Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

...

Campo:

Descrição:

Tipo

Selecionar o tipo de despesa correspondente à descrição previamente informada. As opções disponíveis são:

  • Valor Fixo: quando selecionado, indica que será atribuído um valor fixo para a despesa.
  • Valor Informado: quando selecionado, indica que o valor será informado durante a digitação da cotação.
  • Taxa sobre Peso (Peso Bruto): quando selecionado, indica que o valor da despesa será multiplicado pelo peso da ordem de compra (importação) ou pelo peso dos itens do processo de exportação. Para cotações via IM0010 o peso considerado é o do item no programa CD0903.
  • Taxa sobre Quantidade: quando selecionado, indica que o valor da despesa será multiplicado pela quantidade da ordem de compra (importação) ou quantidade de itens do processo de exportação. Para cotações via IM0010 não é multiplicada pela quantidade da ordem.
  • Valor Calculado: quando selecionado, indica que o valor informado é assumido como percentual a ser adicionado sobre o valor do material, de acordo com a cotação principal.
  • Taxa sobre Cubagem: quando selecionado, indica que ao ser utilizada na rotina de Importação, será considerado o volume do item. Caso utilizada no processo de Exportação, será considerado o volume total do processo de exportação para o cálculo da despesa.

Incoterm de Rateio

Campo não obrigatório, está habilitado para manutenção quando as despesas foram parametrizadas para serem rateadas por valor (Tipo de despesa igual a valor fixo, valor informado, taxa sobre distancia, taxa sobre dias, adicional sobre valor e fórmula) e, a despesa for diferente de imposto.

É importante destacar que despesas tipo valor fixo somente são rateadas na geração das notas fiscais para comporem os custos dos itens importados corretamente.

Incoterms (International Commercial Terms):  São termos internacionais de comércio criados pela CCI – Câmara de Comércio Internacional (Paris) e são utilizados para facilitar as negociações entre as nações. Basicamente os Incoterms são siglas que designam as responsabilidades das partes envolvidas nas transações (Importador e Exportador).

Exemplos:

  • EXW (Ex Works): a entrega da mercadoria ao importador ocorre no estabelecimento do vendedor, sendo de responsabilidade do importador todas as despesas de retirada da mercadoria daquele local.
  • FOB (Free on Board): a entrega da mercadoria ao importador ocorre a bordo do navio, no porto de embarque. Transporte e outras despesas desde o embarque são responsabilidades do importador.
  • CIF (Cost, Insurance and Freight): a entrega da mercadoria ao importador ocorre a bordo do navio, no porto de embarque, sendo o transporte e o seguro contratados pelo vendedor (exportador).
  • DDP (Delivered Duty Paid): a entrega da mercadoria ao importador, com os direitos de entrada já pagos ocorre em ponto designado do território do importador.

Fator Ponderação

Inserir o índice correspondente ao fator de ponderação.

Informações
titleImportante:

Caso não for necessário informar o fator, deve ser informado o valor 1.

Siscomex

Inserir o código numérico correspondente aos acréscimos disponíveis no programa Siscomex, perfil Importador da Receita Federal.

Grupo Despesa

Selecionar o código do grupo de despesa, cadastrado por intermédio do programa Cadastro Grupo de Despesa (CD2579). Ele permite relacionar um grupo às despesas de importação.

Fornecedor Padrão

Selecionar o código do fornecedor da despesa informada a ser utilizado quando da geração da cotação automática.

Espécie AP Padrão

Selecionar a espécie de documento a ser considerado como padrão para geração de títulos para despesas de notas fiscais de importação no módulo Contas a Pagar.

Informações
titleImportante:

Caso não seja informada uma espécie padrão para a despesa, será considerada a espécie de título definido para o recebimento dos materiais. Essa parametrização é realizada por intermédio do campo Esp Título Recebimento, localizado no programa Manutenção de Parâmetros de Importação (IM0000).

Tipo Despesa

Selecionar o código do tipo da despesa informada.

Informações
titleImportante:

Essa informação será apresentada como padrão nas funções que solicitem o código de despesa, agilizando o processo de implantação, por exemplo, nos programas Cotação de Despesas Adicionais do Item (IM0010) e Cotação por Grupo de Ordens (IM0015).

Imprime Nota Fiscal

Quando assinalado, indica que a nota fiscal será impressa, no programa Manutenção de Documentos (RE1001), com as despesas de importação informadas.

Permite alteração nas cotações

Quando assinalado, determina que as despesas e impostos, caso calculadas automaticamente pelo sistema em compras (cotações ou pedidos emergenciais), poderá ser alterada. Caso não assinalado, não será permitida a alteração das despesas e impostos.

Valor Total no Faturamento Parcial

Quando assinalado, determina que será considerado o valor total da despesa de exportação informada no Pedido e/ou Processo de Exportação, mesmo que seja feito Faturamento Parcial.

Nota
titleNota:

Para o correto funcionamento deste campo é necessário cadastrar a função considera-tot-despesa na Liberação Especial (CD7070).

Incide Valor

Selecionar a forma de incidência do valor da despesa / imposto. As opções disponíveis são:

  • Duplicata: quando selecionado, indica que o valor da despesa / imposto será agregado ao valor da duplicata na nota fiscal de entrada no recebimento.
  • Embalagem: quando selecionado, indica que o valor da despesa / imposto será agregado ao valor da despesa da embalagem na nota fiscal de entrada no recebimento.
  • Seguro: quando selecionado, indica que o valor da despesa / imposto será agregado ao valor da despesa de seguro na nota fiscal de entrada no recebimento.
  • Frete: quando selecionado, indica que o valor da despesa / imposto será agregado ao valor da despesa de frete na nota fiscal de entrada no recebimento.
  • Outras Despesas: quando selecionado, indica que o valor da despesa / imposto será agregado ao valor das despesas (despesas adicionais na nota fiscal de entrada no Recebimento).
  • Incide Valor Aduana: quando assinalada, determina que o valor da despesa correspondente será somado ao valor da mercadoria (ordem de compra) para compor o Valor da Mercadoria no Local de Despacho (VLMD), também conhecido como Valor Aduaneiro, que será base para cálculos dos tributos da importação.
  • AFRMM: quando selecionado, indica que o valor despesa trata-se do valor de AFRMM, e para habilitar este campo será necessário marcar que a mesma também trata-se de "Outras Despesas".
Nota
titleNota:

Quando marcado o campo “Outras Despesas”, o valor da despesa é somado ao total da nota no momento da nacionalização. E ao marcar o campo “AFRMM” esse valor será preenchido automaticamente no programa de NF-e de Importação (RE1001A3), no campo “Valor do AFRMM”.

  • Frete: quando selecionado, indica que o valor da despesa / imposto será agregado ao valor da despesa de frete na nota fiscal de entrada no recebimento.

 

Incide Base

Selecionar a forma de incidência do valor da despesa / imposto na base dos impostos. As opções disponíveis são:

  • IPI: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado à base do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
  • ICMS: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado à base do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
  • Imposto de Importação: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado à base do Imposto de Importação (II).
  • ISS (NF Complementar): quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado à base do Imposto sobre Serviços (ISS - NF Complementar).
  • PIS Valor Aduaneiro: quando selecionado, indica que valor da despesa e/ou imposto será agregado ao valor aduaneiro na fórmula de cálculo do Programa de Integração Social (PIS) para a nota fiscal de entrada.
  • PIS Despesas: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado às despesas na fórmula de cálculo do Programa de Integração Social (PIS) para a nota de entrada.
  • COFINS Valor Aduaneiro: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado ao valor aduaneiro na fórmula de cálculo da Contribuição para
  • Financiamento da Seguridade Social (COFINS) para a nota fiscal de entrada.
  • COFINS Despesas: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado às despesas na fórmula de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) para a nota de entrada.

...