Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Esse estudo visa detalhar as alterações necessárias na rotina de Cálculo de Depreciação (ATFA050) para melhora de performance no melhorar a performance em seu processamento. 

Hoje já existe no sistema a opção de executar o cálculo da depreciação via procedure, porém esta opção só está disponível quando o cliente seleciona a opção "Não contabiliza" é selecionada na tela de parâmetros da rotina.

Ou seja, somente o fato de instalar a procedure via configurador não garante que a rotina será executada via procedurepor ela.

Esta particularidade não é de conhecimento de todos os clientes e isso acaba gerando insatisfação com a performance da rotina.

PortantoDessa forma, foi definido que o trabalho para ganho de performance na rotina ATFA050 , será: executar o cálculo da depreciação via procedure sempre que essa esta estiver instalada.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

ESTIMATIVA DO GANHO DE PERFORMANCE COM PROCEDURE

Neste passo, será verificada a melhora de performance da rotina ATFA050 quando executada via procedure.

O teste será feito no mesmo período e com a mesma quantidade de registros.

...

Hoje para executar a rotina de apuração de resultados calculo de depreciação (ATFA050) com procedure são necessários dois passos:

  1. Passo 1: Instalar a procedure via configurador:

...

NOVA REGRA DE PROCESSAMENTO DA ROTINA

A regra atual gera um problema para o cliente, pois por estar com a procedure instalada ele imagina que já está utilizando a rotina por ela.

Porém, se o parâmetro mv_par01 estiver configurado diferente de 3 (mv_par01<>3), a rotina é executada pelo ADVPL padrão.

Portanto, deve ser criada uma regra para, caso a procedure esteja instalada, sempre executar a rotina por ela.

A alteração deve ser feita no ponto após a execução da rotina via procedure. Se o cliente escolheu contabilizar (mv_par01<3), deve ser chamada a contabilização dos itens depreciados.

De maneira resumida o novo processo só mudará quando a rotina for executada com a procedure instalada e com a opção de contabilização ativada.Na execução deste cenário, o sistema deve executar o cálculo via procedure e chamar a contabilização offline logo após o término do processamento.

Fluxo resumido do processo:

Observações:

A chamada da contabilização offline deve ser feita somente para o processo de depreciação. Não deve contabilizar inclusões e outros movimentos, por exemplo.

Esta funcionalidade já existe no fonte CTBATF - Contabilização Offline do Ativo Fixo (Tipo de Função 02 - Depreciação).

Deve ser verificada a possibilidade de  chamar as funções de contabilização diretamente do fonte CTBATF.

Caso não seja possível, devido a exibição de telas ou outras situações, devem ser criadas funções específicas no fonte ATFA050, baseadas nas funções do CTBATF.

SUGESTÕES DE ALTERAÇÕES NO CÓDIGO FONTE (ATFA050)

  • Função ValidSP(ATFA050) - Retirar a validação do parâmetro mv_par01

    Dessa forma, sempre que a procedure estiver instalada, a rotina será executada por ela.

...