Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Onde ao compartilhar um nível é obrigatório compartilhar os níveis abaixoInferiores.    

Ou seja exemplificando com a tabela SB1 de produto, poderíamos ter as 4 configurações abaixo para compartilhamento de qualquer tabela do Protheus.

...

EMPRESA | UNIDADE | FILIAL 




Filial = Último nível de compartilhamento 

compartilhamento - Grupo de Empresa sendo o Primeiro nível de compartilhamento.

...

COMPARTILHADO POR GRUPO DE EMPRESA: Neste Exemplo, foi cadastrado um o cliente "Jose, ele "; Ele é visto por todas as Empresas, Unidades de negócios e Filiais que fazem parte deste Grupo de empresado Grupo em que foi cadastrado.


COMPARTILHADO POR EMPRESA: Neste Exemplo, foi cadastrado um o cliente "Jose, ele "; Ele é visto somente por Empresa , não sendo mais visível por todas Empresas pertencem à um determinado Grupo de Empresasna Empresa  em que foi cadastrado. Caso deseje que este mesmo cliente fique visível na outra Empresa que pertence cliente exista em outras Empresas, mesmo que pertençam ao mesmo Grupo, é obrigado a refazer o cadastro na outra Empresa que faz parte do mesmo Gruponecessário cadastrá-lo na(s) demais Empresa(s).



COMPARTILHADO POR UNIDADE DE NEGOCIO: Neste  Neste Exemplo, foi cadastrado um o cliente "Jose , ele "; Ele é visto somente na Unidade de negócio , não sendo mais visível por todas as Unidades que pertencem à uma determinada empresa em que foi cadastrado. Caso deseje que este mesmo cliente fique visível na outra cliente exista em outras unidades de negócios que pertence à uma determinada empresa  , é obrigado a refazer o cadastro na outra unidade de negócio pertencente à mesma empresa, mesmo que  pertença à mesma Empresa, é necessário cadastrá-lo na(s) demais Unidade(s) de Negócio(s).


COMPARTILHADO POR FILIAL: Neste  Neste Exemplo, foi cadastrado um o cliente "Jose, ele "; Ele é visto somente na filial que foi realizado seu cadastro, não sendo mais visível por todas as outras filiais que fazem parte da Unidade de negócio.   Caso deseje que este mesmo cliente fique visível nas exista em outras filiais que fazem parte de uma determinada ,mesmo que pertença à mesma Unidade de Negócio , é obrigado a refazer o cadastro na outras Filiais que pertencem à uma determinada Unidade de Negócionecessário cadastrá-lo na(s) demais Filiais.



Mais dicas sobre Compartilhamento.




A partir da versão 11.82.31.x, os sistemas RM e Protheus sofreram ajustes para tratar corretamente o ambiente Protheus utilizando Gestão de empresas e compartilhamento.

Cadastro de Coligadas:

No cadastro das Coligadas do RM, deverá ser informado qual o grupo de empresas, no campo “Código externo”

Image Added

 

Configuração da Integração:

É necessário definir o parâmetro SIGNIFICADO DE COLIGADA na configuração da integração TIN x Protheus:

Image Added


Configuração dos de “DE-PARA”:

Deverão ser cadastrados os DE PARA’s conforme deve ser o compartilhamento no cliente.

Por exemplo, caso os registros da empresa 99 do Protheus precisem ser realizados nas coligadas 1 e 2 do RM, no RM deve ser cadastrado da seguinte forma:

Image Added

Obs: Quando o compartilhamento é realizado por empresa e filial no Protheus, nas mensagens, o código da filial é enviado em branco e deve ser tratado assim no DE-PARA, conforme exemplo acima.


Nas mensagens, são enviadas três tags a mais, que identificam o compartilhamento ou exclusividade da Empresa, Unidade de Negócio e Filial:

Image Added


Devido a limitações da arquitetura e modelagem do banco RM, algumas premissas e restrições são definidas:

Os cadastros que são compartilhados, no RM são replicados para as coligadas.

Os cadastros de Centro de Custo, Banco e Natureza Financeira não podem ser Exclusivos por filial, pois não existe o campo FILIAL como chave nas respectivas tabelas. A configuração que não respeite este ponto pode acarretar erros na integração, ao tentar associar no protheus um registro incompatível com a filial utilizada.

Os “DE-PARA’s” serão criados mesmo para arquivos replicados, tanto do lado RM quanto do lado Protheus.


Configuração do Protheus:

A principal configuração no Protheus para a geração das TAGs informadas acima são:

  • Alias (XX4_ALIASP) – Este campo é utilizado somente nas mensagens da arquitetura Mensagem Única TOTVS e deve ser utilizado somente em mensagens que trafegam cadastros e nunca para movimentos. Para a utilização deste campo as equipes envolvidas no desenvolvimento do adapter devem ser consultadas, para determinar e avaliar os riscos do seu usoEm situações normais, este campo não deve ser preenchido. Este campo define o Alias principal da mensagem. Quando este campo é preenchido são enviadas no cabeçalho as seguintes tags:

    • CompanySharingMode – Indica o compartilhamento desta tabela no nível de Empresas;

    • BusinessUnitySharingMode – Indica o compartilhamento desta tabela no nível de Unidade de Negócios;

    • BranchSharingMode – Indica o compartilhamento desta tabela no nível de Filial.

          O conteúdo destas tags pode conter dois valores: E – Para exclusivo e C para compartilhado.

Image Added

Para maiores informações sobre as configurações necessários referentes aos Adapter no Protheus, clique aqui.



Referências:

http://tdn.totvs.com/display/PROT/DT_Tabelas_Compartilhadas_entre_Empresas_V11

...