Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Microsiga Protheus®

Versões:

11 / 12

Tema:

RASTREABILIDADE CONTROLE DE LOTE

Descrição:

 O conceito de rastreabilidade existe para garantir que um produto tenha todo seu "caminho" dentro da empresa mapeado, desde seu recebimento ainda como Matéria Prima até a sua venda já como produto acabado. É através da rastreabilidade que as indústrias automobilísticas e farmacêuticas realizam seus 'recalls', após constatarem qualquer falha em determinado componente que comprometa a garantia do produto. Em resposta a essas questões foi criado o conceito de rastreabilidade, que trabalha baseado em normas de qualidade internacionalmente conhecidas.

Passo a passo:

Para ativar a rastreabilidade deverá ser alterado o parâmetro SX6 MV_RASTRO (http://tdn.totvs.com/display/PROT/MV_RASTRO) para “S” e no cadastro de produto preencher o campo B1_RASTRO com “L” (Lote) ou “S” (SubLote);

Se o produto em questão já possuir saldo e este não possuir lote informado, deverá ser executada a rotina de manutenção de lotes MATA390, com a indicação do saldo total para 1 ou mais lotes;

Informações
titleATENÇÃO - Procedimentos para Migração

Caso seus produtos NÃO utilizem Rastreabilidade por Lote/SubLote e Deseja inciar o controle devido a obrigação da NFE 4.0 recomendamos que siga os passos abaixo:

a. Realizar um Backup Completo do Ambiente (Banco de Dados, Repositório, Dicionários, etc.)

b. Realizar um Fechamento de Estoque Completo;

bc. Antes de liberar o ambiente para os usuários realizar os seguintes procedimentos

1. Alterar o parâmetro MV_RASTRO = S

2. Alterar o parâmetro MV_ESTNEG = N (Se for possível sua configuração)

3. Alterar o conteúdo do campo B1_RASTRO para Lote e/ou Sublote (conforme sua escolha ), somente dos produtos que irá controlar rastreabilidade.

34. Caso tenha saldo em estoque de dos produtos que irá utilizar rastreabilidade por lote e é necessário definir os lotes e/ou sublote desse saldo (Utilizar a rotina "MANUTENÇÃO DE LOTES - MATA390")

cd. Após os ajustes liberar o ambiente para os usuários.


(aviso) IMPORTANTE:

      • Obrigatório seguir os passos a,b e , c, d para conversão de produtos já existentes na base de dados para utilizar Lote/SubLote.

      • O controle de saldos de produtos por rastreabilidade de Lote/Sublote NÃO PERMITE SALDO NEGATIVO, mesmo que temporário.A liberação de Estoque para faturamento será bloqueada, caso não tenha saldo por lote para faturamento (Avaliar este item caso utilize Faturamento NEGATIVOLote/Sublote NÃO PERMITE SALDO NEGATIVO, mesmo que temporário.

      • A liberação de Estoque para faturamento será bloqueada, caso não tenha saldo por lote para faturamento (Avaliar este item caso utilize Faturamento NEGATIVO)

      • No faturamento ("Doc. de Saída") quando habilitar o controle de rastreabilidade por Lote/SubLote irá perceber que os itens gerados serão quebrados por Lote/SubLote gerando N linhas que não poderão ser aglutinadas. Maiores detalhes consulte a documentação contida no link ( http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=267791229 )

      • Caso utilize Estoque Negativo (MV_ESTNEG=S) você terá que reavaliar este conceito, pois controle de Lote/SubLote NÃO permite NEGATIVOS. (Gera Desbalanceamento de Saldos acarretando problemas na base de dados)

      • O controle de Rastreabilidade por Lote/Sublote e parcialmente baseado na NBR ISO 9000:2015.


Requisições e devoluções (movimentos internos) deverão sempre ter o lote/sublote informado;

O saldo do produto com rastreabilidade não pode ficar negativo. Parâmetro MV_ESTNEG é ignorado;

Tabelas SB8 (Saldos); SD5 (Movimentação) e SBJ (Saldo Inicial);


RASTREABILIDADE POR LOTE/SUBLOTE

 Pode-se optar entre dois tipos de rastreabilidade através do campo “Rastreabilidade Produto” (B1_RASTRO) no Cadastro de Produtos (SB1):

“S” - Rastreabilidade por sublote
“L” - Rastreabilidade por Lote
“N” - Não usa rastreabilidade



Exemplos das diferenças entre a Rastreabilidade por Lote x Sublote (entradas por nota fiscal; devoluções internas; apontamento de produção):


Rastreabilidade por lote (saldos)

ProdutoQuantidadeSublote
PAxx1000LOTE01
PAxx1000LOTE01


Rastreabilidade por sublote (saldos)

ProdutoQuantidadeLoteSublote
PAxx1000LOTE01000001
PAxx1000LOTE01000002



Quando se efetua movimentação do produto PAxx:

Quantidade vendida/requisitada = 1300

Por Lote:           1300 do LOTE01

Por Sublote:      1000 do LOTE01 Sublote 000001 e 300 do LOTE01 Sublote 000002


Fórmula de Preenchimento do código do Lote

 No campo “Cód. Fórm. Lot.” (B1_FORMLOT) no Cadastro de Produtos (SB1) pode ser definida uma fórmula de preenchimento de lote para cada produto. Este recurso sobrepõe o conteúdo do parâmetro MV_FORMLOT.

Caso queira utilizar uma fórmula geral para preenchimento do Lote de todos os produtos, deve informá-la no parâmetro “MV_FORMLOT” e não preencher o campo “Cód. Fórm. Lot.” (B1_FORMLOT - Cadastro de Produtos) dos produtos que utilizem este recurso. O SIGAADV baseia-se nestas informações, para gerar lote/sublote automaticamente quando efetuada entrada do produto. Não existindo estas informações e não informando o número do lote quando da digitação, este será definido da seguinte forma: constante “AUTO” mais o conteúdo do parâmetro MV_PRXLOTE. Ex. AUTO000001.

Na rastreabilidade por sublote, o saldo é considerado separadamente em cada sublote e na rastreabilidade por Lote o saldo é considerado por lote como um todo. O uso da Rastreabilidade por sublote possibilita um controle detalhado da movimentação, com a informação do Lote e do sublote a cada transação realizada.

Na Rastreabilidade por Lote o número do sublote é ignorado no arquivos de movimentação (SC6, SC9, SD1, SD2, SD3 e SD4 ), sendo necessária apenas à informação do número do lote nas movimentações, somente no arquivo SD5 ( movimentação por lote ) o sublote é gravado automaticamente pelo SIGAADV. Neste caso, quando da geração da nota fiscal de saída, do apontamento de produção (requisição dos componentes) ou requisição interna, pode ocorrer mais de um registro no SD5 para cada registro do SD2 e SD3, pois no SD5 sempre haverá registro de movimentação pelo sublote.  

Processos de atribuição de Lotes/Sublotes


Nota fiscal de Entrada (SF1/SD1)

Na digitação da nota fiscal de entrada o número do lote/sublote para o produto será gerado automaticamente pelo sistema ou informado pelo usuário. Será criado um registro no Arquivo de Saldo por lote/sublote para o PA e gravado um registro no Arquivo de Movimentações por lote/sublote.

Na exclusão da nota fiscal o saldo por lote/sublote é recomposto e o registro do Arquivo de Movimentações por lote/sublote será estornado. O registro no SB8 não será excluído, porém o saldo disponível para o lote/sublote gerado nesta transação será zerado.

Quando o produto, via nota mínima, é enviado ao CQ a tabela SD7 também conterá o controle de lote.

Na digitação de nota fiscal de devolução de venda, ao se informar a nota fiscal de saída e o item original, o SIGAADV buscará os dados do lote no arquivo SD2 e preencherá os campos relativos ao mesmo no item da NFE digitado. 


Movimentações Internas (SD3)

Na digitação de requisição interna é obrigatório informar o número do lote/sublote.

Na digitação de devolução interna não é obrigatório; quando não informado o SIGAADV gera um número de lote automaticamente. O saldo por lote/sublote é baixado e grava-se registro no arquivo de Movimentações por sublote.

No estorno das movimentações o saldo por lote/sublote será recomposto e o registro do Arquivo de Movimentações por lote/sublote será estornado. 

O registro no SB8 não será excluído, porém o saldo disponível para o lote/sublote gerado nesta transação será zerado ( válido para movimentos de devolução ). 


Transferência

Na digitação das transferências é obrigatório informar o número do lote/sublote (disponível a tecla [F4] no campo Lote/Sublote). O saldo por lote/sublote do local origem é baixado e grava-se registro no arquivo de Movimentações por lote/sublote, será criado registro no Arquivo de Saldo por lote/sublote para o Produto + Local destinatário e gravado um registro no Arquivo de Movimentações por lote/sublote.

No estorno de uma transferência o roteiro de atualizações é idêntico ao da movimentação interna.


Empenho
É permitido ao usuário selecionar os lotes/sublotes dos componentes empenhados ou na abertura da OP ou posteriormente através da opção de ajuste de empenhos, atualizando o saldo empenhado por lote/sublote.
Quando da abertura da OP o SIGAADV sugerirá o lote a ser empenhado para cada componente desde que a pergunta “Sugere Lote/Loc Emp?” tenha o conteúdo Sim ( tecla F12 na rotina de manutenção de OP ).
No ajuste ou exclusão de empenho (manualmente ou pela exclusão da OP) o saldo empenhado é recomposto.

Produção
No apontamento da produção o número do lote/sublote para o produto da OP em questão (PA), será gerado automaticamente pelo sistema ou informado pelo usuário. Será criado um registro no Arquivo de Saldo por lote/sublote para o PA e gravado um registro no Arquivo de Movimentações por lote/sublote.
Na baixa de componente, não existindo lote/sublote informado para o empenho do mesmo, o SIGAADV requisitará baseado na data de validade (método FEFO - First Expired, First Out - primeiro a vencer, primeiro a sair). O saldo por lote/sublote e baixado e grava-se registro no arquivo de Movimentações por sublote.
No estorno de uma produção o roteiro de atualizações será o mesmo do estorno da movimentação interna.
Quando produção enviada ao CQ a tabela SD7 também conterá o controle de lote.


Pedido de venda/geração de nota fiscal (SC5/SC6/SF2/SD2)
Na digitação do pedido de venda pode-se atribuir lote/sublote ao produto manualmente, neste caso as quantidades são limitadas ao saldo por lote/sublote informado, ou seja, poderá ser necessário mais de um item no pedido de venda para o mesmo produto.
Se não informado pode-se incluir um único item no pedido de venda para cada produto pois, não se verifica o saldo por lote/sublote neste momento. Neste caso um item do pedido de venda (SC6) poderá gerar mais de um registro no SC9 quando da liberação de estoque pois, o SIGAADV adequará a quantidade vendida a disponibilidade por lote/sublote. Na seleção automática o SIGAADV trata lote/sublote baseado na data de validade (método FEFO - First Expired, First Out - primeiro a vencer, primeiro a sair).
Até este momento o saldo por lote/sublote esta apenas empenhado. Caso haja estorno da liberação do pedido o saldo é recomposto.
Na geração da nota fiscal efetiva-se a movimentação, ou seja, o saldo por lote/sublote será baixado e se inclui registros no arquivo de Movimentações por sublote. Na exclusão da nota fiscal o saldo por lote/sublote será recomposto e o registro do Arquivo de Movimentações por lote/sublote será estornado. 
Quando nota fiscal de devolução de compra, o SIGAADV buscara os dados sobre o lote com base na nota fiscal de entrada e item da mesma, ou seja, no arquivo SD1.


Observações:

Tabelas e campos:

Observação: Os campos já estão contidos no dicionário nativo do Protheus, não é necessária a execução do UPDDISTR.

X3_ARQUIVO

X3_ORDEM

X3_CAMPO

X3_TIPO

X3_TAMANHO

X3_DECIMAL

X3_TITULO

X3_TITSPA

X3_TITENG

X3_DESCRIC

SB1

57

B1_RASTRO

C

1


Rastro

Seguimiento

Tracking

Rastreabilidade Produto

SB1

75

B1_FORMLOT

C

3


Cod Form Lot

Cod For.Subl

Lot Formula

Cod. Formula preen. Lote

SB7

10

B7_LOTECTL

C

10


Lote

Lote

Lot

Lote

SB7

11

B7_NUMLOTE

C

6


Sub-Lote

Sublote

Sublot

Sub-Lote

SB7

12

B7_DTVALID

D

8


Data Validad

Fch Validez

Validity Dt.

Data de Validade do Lote

SB8

01

B8_FILIAL

C

8


Filial

Sucursal

Branch

Filial do Sistema

SB8

02

B8_QTDORI

N

14

2

Qtd.Original

Ctd.Original

Original Qty

Quantidade Original

SB8

03

B8_PRODUTO

C

15


Produto

Producto

Product

Codigo do Produto

SB8

04

B8_LOCAL

C

2


Armazem

Deposito

Warehouse

Armazem

SB8

05

B8_DATA

D

8


Data

Fecha

Date

Data da CriaþÒo do Lote

SB8

06

B8_DTVALID

D

8


Data Validad

Fch Validez

Validity Dt.

Data de Validade do Lote

SB8

07

B8_SALDO

N

14

2

Saldo Lote

Sldo Lote

Lot Balance

Saldo do Lote

SB8

08

B8_EMPENHO

N

14

2

Emp. do Lote

Res. Lote

Lot Alloc.

Empenho do Lote

SB8

09

B8_ORIGLAN

C

2


Origem Lcto.

Origen Reg.

Origin Entry

Origem do Lancamento

SB8

10

B8_LOTEFOR

C

18


Lote Fornec.

Lote Prov

Supplier Lot

NÀm. Lote no Fornecedor

SB8

11

B8_CHAVE

C

36


Chave Acesso

Clave Acceso

Access Code

Chave de Acesso SD1/SD3

SB8

12

B8_LOTECTL

C

10


Lote

Lote

Lot

Lote

SB8

13

B8_NUMLOTE

C

6


Sub-Lote

Sublote

Sublot

Sub-Lote

SB8

14

B8_QEMPPRE

N

14

4

Empen. Previ

Res. Previs.

Alloc.Expect

Quantidade Empenhada Prev

SB8

15

B8_QACLASS

N

14

2

Qtd. Distrib

Cantidad

Quantity

Quantidade a Distribuir

SB8

16

B8_SALDO2

N

14

2

Sdo.Lote 2UM

Sdo Lote2

2UM Lot Bal.

Saldo do Lote 2a UM

SB8

17

B8_QTDORI2

N

14

2

Qtd.Orig.2UM

Ctd.Orig.2UM

Oirg.Qty 2

Quantidade Original 2a UM

SB8

18

B8_EMPENH2

N

14

2

Emp.Lote 2UM

Res. Lote2

2UM Lot Allo

Empenho do Lote 2a UM

SB8

19

B8_QEPRE2

N

14

4

Emp.Prev.2UM

+Res.Prev.2?

Fore.Alloc.2

Qtde Emp. Prevista 2a UM

SB8

20

B8_QACLAS2

N

14

2

Qtd.Dist.2UM

Cantidad 2

Quantity 2

Qtde a Distribuir 2a UM

SB8

21

B8_DOC

C

9


Documento

Documento

Document

Numero do Documento

SB8

22

B8_SERIE

C

3


Serie

Serie

Series

Serie do Documento

SB8

23

B8_CLIFOR

C

6


Clie/Forn

Clien/Provee

Cust./Sup.

Cod. Cliente/Fornecedor

SB8

24

B8_LOJA

C

2


Loja

Tienda

Unit

Loja Cliente/Fornecedor

SB8

25

B8_CODGRP

C

4


Grupo

Grupo

Group

Grupo Veiculos/Oficina

SB8

26

B8_CODITE

C

27


Cod. Produto

Cod.Producto

Product Code

Produto Veiculos/Oficina

SB8

27

B8_POTENCI

N

6

2

Potencia Lot

Potencia Lot

Lot pot.

Potencia do Lote

SB8

28

B8_PRCLOT

N

12

2

Preco Lote

Precio Lote

Lot Price

Preco do Lote

SB8

29

B8_ITEM

C

4


Item NF

Item Fac.

Invoice item

Item da Nota Fiscal

SB8

30

B8_NUMDESP

C

16


Nro Despacho

Nro Envio

Despatch Nbr

Numero do Despacho

SB8

31

B8_ORIGEM

C

3


Origem Imp.

Origen Imp.

Imp.Origin

Origem da Importacõo

SB8

32

B8_DFABRIC

D

8


Data Fabric

Fecha Fabric

Manuf Date

Data de FabricaþÒo Lote

SB8

33

B8_SDOC

C

3


SÚrie Doc.

Serie Doc.

Inv. Series

SÚrie do Documento Fiscal

SBJ

01

BJ_FILIAL

C

8


Filial

Sucursal

Branch

Filial do Sistema

SBJ

02

BJ_COD

C

15


Produto

Producto

Product

Codigo do produto

SBJ

03

BJ_LOCAL

C

2


Armazem

Deposito

Warehouse

Armazem do Produto

SBJ

04

BJ_DATA

D

8


Data Saldo

Fecha Saldo

Balance Date

Data Saldo inicial

SBJ

05

BJ_QINI

N

14

2

Qtd.Inic.Mes

Ctd.Inic.Mes

Mth.Int.Qty.

Qtde inicial no mes

SBJ

06

BJ_QISEGUM

N

14

2

Qt.Ini.2a UM

Ct.Ini.2a UM

In.Qt.Mt.2UM

Qtde inicial no mes 2a.UM

SBJ

07

BJ_LOTECTL

C

10


Lote

Lote

Lot

Lote

SBJ

08

BJ_NUMLOTE

C

6


Sub-Lote

Sublote

Sublot

Sub-Lote

SBJ

09

BJ_DTVALID

D

8


Dt. Validade

Fc. Validez

Validity Dt.

Data de Validade

SC6

51

C6_LOTECTL

C

10


Lote

Lote

Lot

Lote

SC6

52

C6_NUMLOTE

C

6


Sub-Lote

Sublote

Sublot

Sub-Lote

SC6

53

C6_DTVALID

D

8


Valid. Lote

Vald.Lote

Lot Validity

Validade do Lote Inform.

SC9

21

C9_LOTECTL

C

10


Lote

Lote

Lot

Lote

SC9

22

C9_NUMLOTE

C

6


Sub-Lote

Sublote

Sublot

Sub-Lote

SC9

26

C9_DTVALID

D

8


Dt. Validade

Fch Validez

Validity Dt.

Data de Validade do Lote

SD1

56

D1_LOTEFOR

C

18


Lote Fornec.

Lote Proveed

Supplier Lot

m.do Lote no Fornecedor

SD1

60

D1_LOTECTL

C

10


Lote

Lote

Lot

Lote

SD1

61

D1_NUMLOTE

C

6


Sub-Lote

Sublote

Sublot

Sub-Lote

SD1

62

D1_DTVALID

D

8


Valid. Lote

Validez Lote

Lot Validity

Validade do Lote inform.

SD2

60

D2_LOTECTL

C

10


Lote

Lote

Lot

Lote

SD2

61

D2_NUMLOTE

C

6


Sub-Lote

Sublote

Sublot

Sub-Lote

SD2

62

D2_DTVALID

D

8


Valid. Lote

Validez Lote

Lot Validity

Validade do Lote Inform.

SD3

36

D3_LOTECTL

C

10


Lote

Lote

Lot

Lote

SD3

37

D3_NUMLOTE

C

6


Sub-Lote

Sublote

Sublot

Sub-Lote

SD3

38

D3_DTVALID

D

8


Valid. Lote

Vald.Lote

Lot Validity

Validade do Lote inform.

SD4

11

D4_LOTECTL

C

10


Lote

Lote

Lot

Lote

SD4

12

D4_NUMLOTE

C

6


Sub-Lote

Sublote

Sublot

Sub-Lote

SD4

13

D4_DTVALID

D

8


Data Validad

Fch Validez

Validity Dt.

Data de Validade do Lote

SD5

01

D5_FILIAL

C

8


Filial

Sucursal

Branch

Filial do Sistema

SD5

02

D5_LOTEFOR

C

18


Lote Fornec.

Lote Prov

Supplier Lot

NÀm. Lote no Fornecedor

SD5

03

D5_PRODUTO

C

15


Produto

Producto

Product

Codigo do Produto

SD5

04

D5_LOCAL

C

2


Armazem

Deposito

Warehouse

Armazem

SD5

05

D5_DOC

C

9


Documento

Documento

Document

Documento

SD5

06

D5_SERIE

C

3


Serie

Serie

Series

SÚrie

SD5

07

D5_OP

C

14


O.P.

O.P.

P.O.

Ordem de ProduþÒo

SD5

08

D5_DATA

D

8


Data Movim.

Fch  Movim.

Movement Dt.

Data da MovimentaþÒo

SD5

09

D5_ORIGLAN

C

3


Origem Lcto.

Origen Reg.

Entry Origin

Origem do Lanþamento

SD5

10

D5_NUMSEQ

C

6


Sequencial

Secuencial

Sequential

Numero Sequencial

SD5

11

D5_CLIFOR

C

6


Cliente/Forn

Clien/Provee

Cust./Supp.

Cliente/Fornecedor

SD5

12

D5_LOJA

C

2


Loja Cli/For

Tda.Cli/Prov

Unit

Loja Cliente/Fornecedor

SD5

13

D5_QUANT

N

12

2

Quantidade

Cantidad

Quantity

Quantidade

SD5

14

D5_LOTECTL

C

10


Lote

Lote

Lot

Lote

SD5

15

D5_NUMLOTE

C

6


Sub-Lote

Sublote

Sublot

Sub-Lote

SD5

16

D5_DTVALID

D

8


Valid. Lote

Vald.Lote

Lot Validity

Validade do Lote inform.

SD5

17

D5_QTSEGUM

N

12

2

Qtd. 2a UM

Ctd. 2a. UM

2nd.Unit Mea

Quantidade 2a UM

SD5

18

D5_ESTORNO

C

1


Estornado

Devolucion

Reversed

Indica se Mov. Estornado

SD5

19

D5_CODGRP

C

4


Grupo

Grupo

Group

Grupo Veiculos/Oficina

SD5

20

D5_CODITE

C

27


Cod. Produto

Cod.Producto

Product Code

Produto Veiculos/Oficina

SD5

21

D5_POTENCI

N

6

2

Potencia Lot

Potencia Lot

Lot potency

Potencia do Lote

SD5

22

D5_SLDINI

C

2


Lote inicial

Lote inicial

Initial Lot

Lote inicial

SD5

23

D5_SLOTEPR

C

6


SubLote Prod

Sublote Prod

Prod.Sublot

Sub Lote produzido

SD5

24

D5_LOTEPRD

C

10


Lote produzi

Lote prod.

Produced Lot

Lote produzido

SD5

25

D5_PRMAIOR

C

1


Prod Maior

Prod Mayor

Greater Prod

Prod Maior

SD5

26

D5_SDOC

C

3


SÚrie Doc.

Serie Doc.

Inv. Series

SÚrie do Documento Fiscal

SD7

18

D7_LOTECTL

C

10


Lote

Lote

Lot

Lote

SD7

19

D7_NUMLOTE

C

6


Sub-Lote

Sublote

Sublot

Sub-Lote


Parâmetros:

X6_FIL

X6_VAR

X6_TIPO

X6_DESCRIC

X6_DESC1

X6_DESC2

X6_CONTEUD


MV_A390QTD

L

Indica se no cadastro de saldos iniciais poderÒo

ser informados apenas um lote(.T.) ou N Lotes(.F.)




MV_DATALOT

D

Grava a ultima data em que ocorreu uma verificacao

de data de validade dos lotes. Controle interno do

sistema: NAO DEVE SER ALTERADO PELO USUARIO !!!

19800101


MV_FORMLOT

C

Código da formula default utilizada para preenchi

mento dos lotes.




MV_LOTVENC

C

Indica se devem ser utilizados Lotes/Sub-Lotes com

a data de validade vencida. (S)im ou (N)ao


S


MV_PRXLOTE

C

Próximo numero de Lote disponível.

Nao deve ser alterado pelo usuario.


000001


MV_RASTRO

C

Determina a utilizacao ou nao  da  Rastreabilidade

dos Lotes de Produção (Informar S para  Sim  ou  N

para Nao).

S



Pode lhe interessar

Apostila completa de Rastreabilidade de Produtos para consulta.
http://tdn.totvs.com/download/attachments/367232994/Apostila%20de%20Rastreabilidade.zip?api=v2