Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice

01. VISÃO GERAL

Este documento tem como objetivo demonstrar como verificar os tempos para integração dos processo Clockin X Plataforma X ERP 

02. TEMPOS DE INTEGRAÇÃO DA MARCAÇÃO DO DISPOSITIVO PARA O ERP


Seguem abaixo os tempos para cada processo do dispositivo de marcação até o ERP:

  • Dispositivo para Plataforma (Staging Table) - de 15 em 15 minutos é executado um processo que integra as marcações com a Plataforma Carol, considerando que o dispositivo deve estar com internet disponível. 
  • Plataforma (Staging Table) Backoffice (Golden Record) - estes tempos depende se o ambiente está atualizado com a Processo via Pipeline ou não. Caso não esteja com o processo via pipeline, o processo é quase que instantánel porém também depende da fila de processamento da Plataforma Carol, existem períodos onde essa fila é grande e isso acaba impactando no processamento das marcações. No caso de ambientes que já possuem o Processo via Pipeline verificar no item 03 o detalhamento.
  • Geração de NSR  - para os processos que não são via pipeline a geração de NSR é executada via agendamento feita pelo usuário. Então o tempo depende deste agendamento. Se for executado de 5 em 5 minutos é esse o tempo considerado. porém é necessário também considerar o volume de informação a ser processada. Para ambientes que possuem o Processo via Pipeline verificar no item o detalhamento. 
  • Golden Record/Backoffice para ERP - depende do processo de agendamento do ERP. Se for executado de 5 em 5 minutos é esse o tempo considerado. porém é necessário também considerar o volume de informação a ser processada.

03. TEMPOS DE INTEGRAÇÃO CONSIDERANDO PROCESSOS VIA PIPELINE

Após a implementação do Processo via Pipeline existem vários processos que ocorrem até a marcação chegar no BackOffice. Nos ambientes os agendamento dos processos estão configurados da seguinte forma: 

  • Processo de pipelines: é executado no tempo máximo de 7 em 7 min. 
  • Geração do NSR: É executado no minuto 0, 20 e 40 de cada hora
  • Processo de pipelines: é executado no tempo máximo de 7 em 7 min. 
  • Geração de recibo: É executado no minuto 10, 30 e 50 de cada hora
  • Envio do recibo: É executado no minuto 0, 20 e 40 de cada hora

Em media o tempo total para para que o processo seja é de 34 minutos até marcação chegar no BackOffice, pois temos 14 minutos para o processamento da pipeline + 20 minutos para o processamento do NSR

Em média o tempo total para que o recibo seja gerado e enviado é de 1 hora e 14 minutos, pois temos 34 minutos para a geração do NSR + 20 minutos para a geração recibo e + 20 minutos para efetuar o processo de envio 

Sobre a fila de chegada do registro a Carol, há um tempo entre o mobile enviar e o registro cair na staging que pode gerar um "delay", desta forma esse tempo que foi passado acima depende do tempo de processamento dessa fila.

04. TEMPOS DE INTEGRAÇÃO DA LISTA DE FUNCIONÁRIOS E ARQUIVOS DE IMAGEM PARA O DISPOSITIVO

...

  • Geração de NSR/Envio do Comprovante  - Em um processo unificado ocorre a geração de NSR, geração e envio de comprovante, que estará disponível para conferência e visualização do colaborador, em até 30 minutos, podendo chegar antes. Este tempo refere-se após a chegada do registro na plataforma. Registros pendentes de aprovação não terão NSR gerados.
  • Visibilidade no BackOffice e Disponibilidade para Consumo ERP - O registro poderá ser visualizado no BackOffice, no tempo de 40 minutos a 1h30. Observar que alguns registros podem constar no BackOffice sem o NSR por alguns minutos até a propagação ocorrer.
  • Consumo pelo ERP - O tempo de processo de importação do registro da Plataforma Carol para o ERP depende das configurações e possibilidades do ERP utilizado pelo cliente.
    .

03. SINCRONIZAÇÃO DA LISTA DE FUNCIONÁRIOS E SINCRONIZAÇÃO DE HASHES 


Segue abaixo o detalhamento das sincronizações de funcionários e hashes para o Aplicativo Mobile: 

  • Sincronização da Lista de Dados dos Funcionários: Este processo realiza a sincronização dos dados dos funcionários que estão como ativos no cadastro de funcionário do Clock in para o Aplicativo. Toda vez que há uma sincronização o aplicativo recebe somente os dados que foram alterados na plataforma Carol, otimizando assim o tempo de resposta. Os dados que são

...

  • sincronizados com o dispositivo são:

    • Nome do funcionário - utilizado para confirmar o reconhecimento facial 

    • CPF - utilizado para confirmar o reconhecimento facial 

    • Endereços de Localização - os endereços serão utilizados para a Gestão de Geofence.

  • Sincronização dos Hashes de Imagens do Funcionário: este processo sincroniza a lista de hashes gerados através do processo da Plataforma Carol "hash_db".(atentar para garantir que o processo executou para que os hashes sejam gerados).


03.1  Momentos da ocorrência da Sincronização de Funcionário e Hashes:

Abaixo estão sendo descritos os momentos em que ocorre a atualização de informações do Clock in para o Aplicativo: 

  • Login no aplicativo: No

    o nome do funcionário, CPF e lista de endereços. O Nome e o CPF é usado para confirmar o reconhecimento facial caso não identificado pela Foto. E os endereços serão utilizado para identificar se o funcionário está dentro ou fora da Geofence, caso o uso do Geofence esteja parametrizado.Plataforma Carol para Dispositivo - a integração ocorre em 3 momentos:Quando é efetuado login no Aplicativo Mobile/Kiosk: no

    momento do login a lista de funcionários, endereços e

    endereços

    hashes é

    integrada

    sincronizada com o dispositivo

    . Esta sincronização é total ou seja todas as informações são sincronizadas nesse momento.

  • Aplicativo minimizado

    Quando Aplicativo Mobile fica Minimizado

    (Background):

    quando

    Quando o Aplicativo

    é

    está minimizado a

    integração

    sincronização da lista é feita através de Jobs que são executados de

    15

    4 em

    15 minutos para integrar lista ou quando abre o Aplicativo é realizada uma atualização de funcionários.
  • Quando Aplicativo Kiosk fica aberto (Foreground): quando o Aplicativo está aberto a integração da lista é feita através de Jobs que são executados de 15 em 15 minutos.
  • 4 horas para sincronizar a lista de funcionários, endereços e hashes (atualização de informações ou seja, somente as diferenças).

  • Quando o aplicativo é reaberto: Quando removemos o aplicativo da "bandeja" ou de segundo plano e abrimos novamente, também é realizada a sincronização dos funcionários, endereço e hashes (atualização de informações ou seja, somente as diferenças).

  • Sincronização manual: Quando o usuário acessa a tela de configuração do aplicativo

    Quando o usuário acessa e tela de configuração do dispositivo

    e pressiona o botão "Sincronizar Funcionários

    "

    Integração do Arquivo de Imagem do Funcionário: este processo integra o arquivo de imagens gerados através da "Task generate_dat_files". (atentar para garantir que o processo executou para que o arquivo de imagem esteja atualizado). 

    a lista de funcionários, endereços e hashes são atualizadas (atualização de informações ou seja, somente as diferenças). 

  • Aplicativo aberto (Foreground): Quando o Aplicativo está aberto a sincronização

    Plataforma Carol para Dispositivo -  a integração ocorre em 3 momentos:
  • Quando é efetuado login no Aplicativo: no momento do login o arquivo de imagem é integrada com o dispositivo
  • Quando Aplicativo Mobile é minimizado (Background): quando o Aplicativo é minimizado a integração

    da lista é feita através de Jobs

    do App

    que são executados de 4 em 4 horas para

    integrar lista. Este tempo mais longo foi necessário devido ao custo da Carol para esse processo.
  • Quando o usuário acessa a tela de configuração do dispositivo e pressiona o botão "Sincronizar Funcionários".
  • Quando Aplicativo Kiosk fica aberto (Foreground): para que a integração de imagens seja realizada quando o Aplicativo Kiosk fica aberto, é necessário informar o campo "Horário para sincronização das imagens"  do Settings,um período onde deverá ocorrer a execução do serviço em Foreground que faz a atualização de imagens, exemplo de 8 as 22 horas (8-22). A medida que esse período for informado então o serviço é executado de 15 em 15 minutos considerando o período informado. Caso o campo "Horário para sincronização das imagens" não seja informado, entre as 03:00 e 05:00 horas o aplicativo abre uma tela onde solicita confirmação do usuário para adiar o download em 1 hora, 12 horas ou executar no próprio momento. Se em caso de 1 minuto não for confirmado a atualização das informações de imagens é realizada. Quando o App (Kiosk) fica aberto (Foreground):  Informar no settings do BackOffice na opção

    sincronizar a lista de funcionários, endereços e hashes (atualização de informações ou seja, somente as diferenças).

  • Sair de (Background) para (Foreground): Ao minimizar o aplicativo e retornar para o mesmo, o processo de sincronismo não ocorre, ou seja, não acontece nenhuma carga de (hashes / funcionários).


Aviso

Quando o aplicativo fica aberto em um tablet,  observar que é necessário que seja efetuada uma configuração do campo "Horário para sincronização das imagens"

...

no Settings informando o horário de início e fim para que o processo em Foreground seja efetuado. Ex: 08-23