Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Guia de Resumo de Internação via Portal do Prestador

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Microsiga Protheus

Módulo

SIGAPLS - Plano de Saúde

Segmento Executor

Saúde

Chamado

TVDJUS

País

X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

 Consultar os seguintes documentos durante o desenvolvimento, pois as tarefas estão ligadas de forma intrínseca:
   

Objetivo

 

Esta especificação visa demonstrar as etapas necessárias para o desenvolvimento da Guia de Resumo de Internação no Portal do Prestador, para que o usuário da prestadora possa lançar o Resumo de Internação no Portal e editá-la conforme suas necessidades, até a finalização da guia.

Ou seja, a prestadora poderá a partir de agora lançar todos os itens de internação da guia de Resumo de Internação, de forma que seja possível o lançamento de acordo com as necessidades operacionais e no final, finalizá-la, indicando que a internação foi concluída e a guia deve ir para faturamento, de forma que possa acompanhar e lançar todos os procedimentos/insumos e demais itens utilizados na internação. O funcionamento dessa guia  no Portal deverá seguir o mesmo funcionamento das demais guias existentes (SADT, Consulta e outras), se diferenciando pela possibilidade de edição dos campos conforme necessidade da prestadora no lançamento das informações. O funcionamento desta guia será semelhante ao que ocorreu com a Digitação Off-Line, pois a guia poderá ser incluída e editada, até que o prestador opte em finalizá-la e gerar a PEG pelo Portal, conforme processo padrão existente.


Definição da Regra de Negócio

 

Conforme Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a guia de Resumo de Internação é o formulário padrão a ser utilizado quando a Internação é finalizada e deve ser faturada. Atualmente, o sistema já consta com o layout da guia de Resumo de Internação no sistema, mas é utilizada apenas no Digitação de Contas (PLSA498/PLSA500), para edição manual da operadora. Ou seja, o prestador preenche a guia e envia para a Operadora, que lança estes dados na guia de Resumo via Digitação de Contas ou então, envia via XML, quando possui sistema preparado para isso.

Assim, devemos criar e disponibilizar a página de guia de Resumo de Internação no Portal do Prestador, para que os prestadores possam preencher esta guia de maneira on-line e de forma prática, pois será possível a inclusão e edição destas guias conforme necessidades da prestadora e quando desejar finalizar, a guia ficará com status Ativa/Pronta e então, poderá ser feito a geração de PEG com estas guias. O funcionamento da inclusão e edição das guias será diretamente nas tabelas de cobrança (BD5, BD6 e BD7), de forma que iremos utilizar um esquema de funcionamento similar ao proposto no Requisito de Edição de Guias no módulo Digitação de Contas Off-Line.


Definição da Regra de Negócio

Abaixo, listamos quais são as necessidades que deverão ser contempladas com esta nova alteração e no item Alterações do Processo, será detalhado de modo técnico as alterações em funções, procedimentos, telas e outros necessários para que as modificações atendam aos itens propostos inicialmente.

  1. O Prestador irá acessar o Portal do Prestador, com seu usuário e senha.
  2. No menu à esquerda, no menu Principal, deve escolher a opção Digitação de Guias.
  3. O sistema irá exibir a tela de Digitação de Guias Off-Line (PPLDIGGUIAS).
  4. O usuário deverá selecionar no combo Tipo de Guia a opção Resumo de Internação e a RDA desejada para inclusão.
  5. Quando o usuário selecionar a opção Guia de Resumo de Internação, o campo matrícula ficará bloqueado e o usuário poderá clicar no botão Incluir.
  6. Será aberta a guia de Resumo de Internação (previamente configurada no PLS, através do menu Tipo de Guias)
  7. Todos os campos deverão estar bloqueados para edição, com exceção do campo número 3 - Número da Guia de Solicitação de Internação.
    1. Isso ocorre para que o sistema possa preencher alguns dados do beneficiário e da internação de forma automática, como ocorre no remote.
    2. Ao clicar no campo 3 - Número da Guia de Solicitação de Internação, o sistema deverá exibir uma caixa de pesquisa, para que o usuário possa localizar a guia de Solicitação de Internação desejada:
      1. A pesquisa pelas solicitações de internação deverão ocorrer apenas para as guias emitidas pelo prestador;
      2. As guias de Solicitação de Internação exibidas deverão estar ativas e não podem estar no status de Faturada (BD5_FASE = 4, Faturada)
      3. A pesquisa poderá ser realizada pela matrícula do beneficiário, pelo número da guia de Solicitação de Internação e por Data.
    3. Assim que localizar o registro, o usuário irá selecionar a guia desejada e o sistema irá liberar os campos para edição, preenchendo alguns de forma automática, de acordo com os dados da guia de Solicitação selecionada.
  8. Durante o lançamento de procedimentos, o sistema irá verificar 
  9. Matrícula deverá ter o label alterado para Número da Guia de Solicitação e uma busca F3 similar as guias de internação e SADT, para retornar as guias de Solicitação de Internação. Após, clicar no botão Incluir.
    1. A pesquisa F3 deverá ser alterada para buscar por número da Solicitação de Internação.
    2. A pesquisa deverá retornar as internações do prestador selecionado no campo da tela.
    3. As guias de Solicitação de Internação exibidas deverão estar ativas e não podem estar no status de Faturada (BCI_FASE = 4) e a data informada na tela não pode ser menor que a data de internação e nem maior que a data de alta.
      Image Added
      Figura 1 - Digitação de Guias Off-Line com a opção de Resumo de Internação (apenas protótipo)
  10. Será aberta a guia de Resumo de Internação (previamente configurada no PLS, através do menu Tipo de Guias)
  11. A guia já estará preenchida com os dados provenientes da guia de Solicitação de Internação, ou seja, os campos similares serão preenchidos baseados no número informado pelo usuário, como os campos de beneficiário e profissional contratado, ficando estes bloqueados para edição. Os demais que exclusivos da guia de Resumo de Internação serão preenchidos conforme necessidade do Prestador.
  12. O usuário irá preencher a guia conforme suas necessidades, informando os dados solicitados.
  13. Ao inserir o primeiro procedimento/Item/material na Guia no campo Procedimentos e Exames Realizados, o sistema deve realizar a gravação do cabeçalho (BE4) e do item direto no Banco de Dados, similar ao recurso do Reembolso. Além disso, a cada nova inclusão de item, os dados serão gravados diretamente na tabela do sistema (BD6).
  14. O usuário irá preencher os dados que precisa e no final, quando clicar no botão Confirmar da página, o sistema irá indagar O usuário irá preencher os dados que precisa e no final, quando clicar no botão Confirmar da página, o sistema irá indagar se o usuário deseja finalizar a guia (para ficar com status Pronta e disponível para geração de PEG) ou não, para poder editar a guia depois (ficará no status Em Digitação).
    Image Added
    Figura 3.2 - Opção quando o usuário clicar em Confirmar, para saber se a guia deve ficar no status de Em Digitação ou Finalizada (pronta).
  15. Enquanto a guia estiver no status Em Digitação, o usuário Enquanto a guia estiver no status Em Digitação, o usuário pode editar os campos disponíveis até sua finalização.
  16. Quando o usuário finalizar a guia, o sistema mudará a guia para a fase Pronta e não poderá ser mais alterada..
  17. Na da página de Digitação de Guias Off-Line (PPLDIGGUIAS), o usuário poderá realizar a consulta das guias de internação pelos filtros: 
    1. O usuário poderá realizar a consulta pela matrícula do beneficiário, por datas e pelo número da guia de Resumo de Internação.
    2. Deverá escolher o status da guia de Resumo (Finalizadas ou Em Digitação).
    3. Após a consulta, deverá ser exibido um grid com as guias encontradas que atendam aos critérios de pesquisa.
    4. No grid, quando o status da guia pesquisada for Em Digitação, o grid deverá exibir um botão, que quando clicado, irá abrir a página para edição da guia selecionada.
    5. OBS: Consulte a especificação TVCM79_ER_TVCM79_Alteracao_Guias_Off-Line_Portal_Prestador para maiores detalhes sobre a tela e possibilidades de edição de guias.
      Image Added
      Figura 4 - Pesquisa de guias de Resumo de Internação (apenas protótipo), onde podemos excluir, editar ou gerar PEG (apenas protótipo)
  18. Enquanto não for gerada PEG para a guia, o usuário poderá voltar o status da guia para Em Digitação, de modo que a guia fique disponível novamente para edição ou realizar sua exclusão.
 
  1. A PEG será gerada conforme processo padrão existente, através do módulo de Protocolos existente no Portal.

 

Alterações no Processo

A guia de Resumo de Internação deverá ser comportar como uma guia de Anexos Clínicos, pois ela será vinculada à uma guia de Solicitação de Internação. Além disso, como ocorre com as guias no Digitação de Guias Off-Line, deverá estar disponível para edição até que o usuário opte em finalizá-la. Outra diferença é que está guia será gravada exclusivamente no Contas Médicas, conforme ocorre hoje no remote, através do Digitação de Contas (PLSA498/PLSA500), onde os dados inseridos serão gravados nas tabelas nas tabelas BD5BE4, BD6 e BD7

Atenção que será necessário criar uma classe para gravar na tabela BE4, pois diferentemente das demais guias, o cabeçalho da Guia de Resumo de Internação é mantido na tabela BE4 - Internações.

A guia de Resumo de Internação deve ser disponibilizada no Portal do Prestador, de forma que possa lançar os dados pertinentes a guia e contar ainda com o recurso de edição, pois por se tratar de uma guia extensa, pode ocorrer de ter vários lançamentos em dias diferentes. Logo, além da criação das funções de carregamento, gravação, mudança de fase e outros, teremos que possibilitar a edição da guia, como se estivesse no ambiente remote do Protheus. Enquanto a guia fica com o status Em Digitação, o usuário pode entrar e realizar alterações diversas e quando terminar sua digitação, deve colocar a guia com status de Ativa/Pronta, além de poder voltar a fase da guia para Em Digitação, enquanto a PEG com esta guia não for gerada, bem como realizar a exclusão, em caso de lançamento errado.

Essa funcionalidade será semelhante com a proposta no chamado TVCM79, pois as tabelas, telas de configuração e outras funções serão semelhantes, devendo ser usada como base. No final deste documento, o desenvolvedor encontrará um anexos com os manuais da TISS, para auxilio em suas dúvidas e modelo da guia.


Etapas:

  1. A guia de Resumo de Internação já existe no Wizard da tabela B7B e os campos estão de acordo com o último manual da TISS. Porém, o campo 15, que corresponde ao números de caracteres, está zerado.
    1. Pode-se atualizar estes campos conforme manual, para ficar conforme versão da ANS.
    2. No Protheus, a guia de Resumo de Internação é corresponde ao código '05'.
    3. Para verificar campos e demais informações, acesse a tela de Tipos de Guias (PLSA496)
    4. É necessário criar os grupos da guia, pois não constam no Wizard e será neecssário criar no Wizard, via tabela xx
  2. Necessário manter o legado de geração de páginas dinâmicas conforme TISS, como ocorre hoje com as outras páginas de guia via Portal.
  3. Será necessário alterar os fontes que trabalham com as macros (nomes das funções) e campos da tabela BCL, pois será necessário diferenciar quando se trata de uma guia inserida no remote ou via Portal, para personalizar as funções de acordo com o ambiente acessado e suas particularidades:
  4. Todas as funções de gravação, edição, entrada e saída, mudança de fase e outras (BCL_FUNGRV - PLSA720GRV, BCL_FUNEDT - PLSA092EDT, BCL_FUNSAI - PLSA092SAI, BCL_FUNINI - PLSA092INI, BCL_FUNMFS - PLSA720MF e outras) deverão ser reaproveitadas ou adaptadas para funcionar com a parte WEB, permitindo a inclusão e edição destas guias como se fosse no remote.
  5. O fonte onde configuramos as guias é o PLSA496. (Extrema cautela ao manusear as informações da tela, pois alterações aqui prejudicam todo o sistema).
  6. Ainda na configuração de guias, necessário inserir dados sobre a página WEB e as funções web que serão utilizadas para Load, Gravação e outras na parte WEB. 
    Image Removed
  7. devemos realizar alguns ajustes no csv do Wizard:
    1. Inserir o número de caracteres dos campos;
    2. Criar os grupos da guia no portal (B7C) de acordo com o layout da Guia;
    3. B7B_NOMXMO necessita ser inserido com as variáveis padrões do sistema;
    4. Configurar demais campos da B7B de forma que permitam a edição de dados e seu pleno funcionamento.
    5. Abaixo, os campos da guia de Resumo de Internação, número na guia, tipo de informação, tamanho do campo e formato (quando aplicável):

      TermoNum. do Campo na guiaTipoTamanhoFormatoGrupo Guia Portal
      Registro ANS1String6 Guia Resumo Internação
      Nº da guia no prestador2String20 Guia Resumo Internação
      Número da guia de solicitação de internação.3String20 Guia Resumo Internação
      Data da autorização4Date8DDMMAAAAGuia Resumo Internação
      Senha5String20 Guia Resumo Internação
      Data de validade da senha6Date8DDMMAAAAGuia Resumo Internação
      Número da guia atribuído pela operadora7String20 Guia Resumo Internação
      Número da carteira8String20 Dados do Beneficiário
      Validade da carteira9Date8DDMMAAAADados do Beneficiário
      Nome10String70 Dados do Beneficiário
      Cartão Nacional de Saúde11String15 Dados do Beneficiário
      Atendimento a RN12String1 Dados do Beneficiário
      Código na operadora13String14 Dados do Contratado Executante
      Nome do contratado14String70 Dados do Contratado Executante
      Código CNES15String7 Dados do Contratado Executante
      Caráter do Atendimento16String1 Dados da Internação
      Tipo de faturamento17String1 Dados da Internação
      Data do início do faturamento18Date8DDMMAAAADados da Internação
      Hora do início do faturamento19Time8HH:MM:SSDados da Internação
      Data do fim do faturamento20Date8DDMMAAAADados da Internação
      Hora do fim do faturamento21Time8HH:MM:SSDados da Internação
      Tipo de internação22String1 Dados da Internação
      Regime de Internação23String1 Dados da Internação
      CID10 Principal24String4 Dados da Internação
      CID10 (2)25String4 Dados da Internação
      CID10 (3)26String4 Dados da Internação
      CID10 (4)27String4 Dados da Internação
      Indicação de Acidente28String1 Dados da Internação
      Motivo de Encerramento da Internação29String2 Dados da Internação
      Número da Declaração de Nascido Vivo30String11 Dados da Internação
      CID10 Óbito31String4 Dados da Internação
      Número da Declaração de Óbito32String11 Dados da Internação
      Indicador DO de RN33String1 Dados da Internação
      Data34Date8DDMMAAAAProcedimentos e Exames Realizados
      Hora Inicial35Time8HH:MM:SSProcedimentos e Exames Realizados
      Hora Final36Time8HH:MM:SSProcedimentos e Exames Realizados
      Tabela37String2 Procedimentos e Exames Realizados
      Código do Procedimento38String10 Procedimentos e Exames Realizados
      Descrição39String150 Procedimentos e Exames Realizados
      Qtde40Integer3 Procedimentos e Exames Realizados
      Via41String1 Procedimentos e Exames Realizados
      Téc42String1 Procedimentos e Exames Realizados
      Fator Red / Acrésc43Numérico1,2 Procedimentos e Exames Realizados
      Valor Unitário44Numérico6,2 Procedimentos e Exames Realizados
      Valor Total45Numérico6,2 Procedimentos e Exames Realizados
      Seq. Ref46String2 Identificação da Equipe
      Grau Part47String2 Identificação da Equipe
      Código na Operadora / CPF47String14 Identificação da Equipe
      Nome do profissional49String70 Identificação da Equipe
      Conselho Profissional50String2 Identificação da Equipe
      Número no conselho51String15 Identificação da Equipe
      UF52String2 Identificação da Equipe
      Código CBO53String6 Identificação da Equipe
      Total de Procedimentos54Numérico8,2 Identificação da Equipe
      Total de Diárias55Numérico8,2 Assinaturas e Observações
      Total de Taxas e Aluguéis56Numérico8,2 Assinaturas e Observações
      Total de Materiais57Numérico8,2 Assinaturas e Observações
      Total de OPME58Numérico8,2 Assinaturas e Observações
      Total de Medicamentos59Numérico8,2 Assinaturas e Observações
      Total Gases Medicinais60Numérico8,2 Assinaturas e Observações
      Total Geral61Numérico8,2 Assinaturas e Observações
      Data da assinatura do contratado62Date8DDMMAAAAAssinaturas e Observações
      Assinatura do contratado63   Assinaturas e Observações
      Assinatura do(s) auditor(es) da operadora64   Assinaturas e Observações
      Observação/Justificativa65String500 Assinaturas e Observações

      Tabela 1 - Campo, tamanho de campos e grupos para a Guia de Resumo de Internação no Portal

    6. Demais configurações necessárias para que a guia seja editável no processo e seus campos corretos.
      1. Ainda será necessário configurar demais funções, validações e outros nas tabelas B7B, B7C para que a guia funcione de forma correta, como as demais guias. Logo, muitas funções em comum poderão ser reaproveitadas para a guia de Resumo, pois teremos grids de procedimentos, executantes e outros e demais validações.
    7. Para verificar campos e demais informações, acesse a tela de Tipos de Guias (PLSA496).
      Image Added
      Figura 5 - Exemplo de como configurar os grupos de Campos para a guia Resumo de Internação na tabela B7C. Será necessário configurar tudo, pois atualmente temos apenas os campos, nenhum outro tipo de informação. (apenas protótipo).
  8. Necessário manter o legado de geração de páginas dinâmicas conforme TISS, como ocorre hoje com as outras páginas de guia via Portal.
  9. Será necessário alterar os fontes que trabalham com as macros (nomes das funções) e campos da tabela BCL, pois será necessário diferenciar quando se trata de uma guia inserida no remote ou via Portal, para personalizar as funções de acordo com o ambiente acessado e suas particularidades:
    1. Todas as funções de gravação, edição, entrada e saída, mudança de fase e outras (BCL_FUNGRV - PLSA720GRV, BCL_FUNEDT - PLSA092EDT, BCL_FUNSAI - PLSA092SAI, BCL_FUNINI - PLSA092INI, BCL_FUNMFS - PLSA720MF e outras) deverão ser reaproveitadas ou adaptadas para funcionar com a parte WEB, permitindo a inclusão e edição destas guias como se fosse no remote.
    2. O fonte onde configuramos as guias é o PLSA496. (Extrema cautela ao manusear as informações da tela, pois alterações aqui prejudicam todo o sistema).
    3. Ainda na configuração de guias - na tabela BCL - será necessário inserir os dados sobre a página WEB e as funções web que serão utilizadas para Load, Gravação e outras para que a guia funcione no Portal do Prestador, pois atualmente, na BCL sobre guias de Resumo de Internação, não existe nenhuma função web para esta. Assim, será necessário criar as funções de:
      1.  Gravação da Guia - BCL_PORGRV;
      2. Load da página - BCL_PORLOA;
      3. Impressão das guias - BCL_PORIMP
      4. Função para voltar a página anterior - BCL_PORVOL
      5. Título no Portal - BCL_PORTIT (Obrigatoriamente deve ser Guia de Resumo de Internação).
      6. Todas as funções acima deverão ser desenvolvidas, de modo similar ao que ocorre com as guias SADT, Consulta e Internação. Tanto, que o desenvolvedor pode utilizar as funções destas rotinas como base para as rotinas da guia de resumo, ou seja, pode reaproveitar funções como SADTLoad, fProcFormCon/fProcFormInt, fImpGuia no arquivo jsuser.js.


        Image Added
        Figura 6 - Aba Outros na tela Tipo de guias, onde devemos inserir as funções para a página web ser gerada de forma correta (apenas protótipo).
    4. As funções existentes (descritas acima) poderão ser reaproveitas ou alteradas de forma que atendam as necessidades da guia de resumo, respeitando que deverá ser mantida a questão performática dos acessos, bem como a facilidade em manutenções futuras, visto que atendem apenas o remote, como grids, objetos e outros, sendo necessário alterar para funcionar com a tecnologia Web ADVPL

  10. A página de Digitação de Guias Off-Line deve ser atualizada, para que o combo Tipo de Guia exiba a opção Resumo de Internação.

    Bloco de código
    titleCombo Tipo de Guia
    comboLoad("Field_CTIPOS",Array('1$Consulta','2$SADT','3$Internação','4$Odontológico','5$Honorário Individual','6$Resumo de Internação'));

    OBS: Lembrando que devido a outros requisitos, talvez o range do combo de número 6 não esteja disponível, bastando apenas selecionar o próximo seguinte.

  11. Na inclusão da guia, devemos constatar se existe PEG aberta para o prestador, verificando:
      1. Código da Operadora;
      2. Código da RDA;
      3. Situação da PEG (deverá estar Ativa - BCI_SITUAC igual a 1);
      4. Tipo de Guia - Deve ser guia de Resumo de Internação, código 05.
    1. Caso não exista PEG em aberto, será necessário criar uma PEG para o prestador, com as informações acima descritas.
      1. A função para criação de PEG é PLSIPP (fonte PLSXMOV). 
      2. Para atualizar uma PEG, a função é PLSATUPP (fonte PLSXMOV).
  12. Utilizar as classes das guias da Digitação Off-Line para realizar a inclusão/alteração e exclusão da guia de Resumo, lembrando que será necessário criar uma nova classe para gravar a tabela BE4, que é o cabeçalho da nossa guia de resumo.
  13. No fonte PPLDIGGUIAS, alterar o fonte para que quando selecionado a guia de Resumo de Internação, o label do campo Matrícula seja alterado para Número da Guia de Solicitação.
    1. Neste campo deverá ser exibido uma consulta F3, para que o usuário possa selecionar e buscar as guias de Solicitação de Internação. Essa busca deverá respeitar: 
      1. A guia de Solicitação não pode estar Cancelada e nem no status Não Autorizado ou faturada;
  14. Ao clicar no botão Incluir, o sistema deve verificar:
    1. A data informada na PPLDIGGUIAS não pode ser maior que a data de alta (caso exista BE4_DTALTA) ou menor que a data dos procedimentos (BE4_DATPRO) informados na Guia.
  15. Caso esteja tudo certo, o sistema deverá abrir a tela com o layout da Guia de Resumo de Internação, onde os campos que são similares a guia de Solicitação de Internação já estarão preenchidos
  16. As funções existentes (descritas acima) poderão ser reaproveitas ou alteradas de forma que atendam as necessidades da guia de resumo, respeitando que deverá ser mantida a questão performática dos acessos, bem como a facilidade em manutenções futuras, visto que atendem apenas o remote, como grids, objetos e outros, sendo necessário alterar para funcionar com a tecnologia Web ADVPL
  17. A página de Digitação de Guias Off-Line deve ser atualizada, para que o combo Tipo de Guia exiba a opção Resumo de Internação.

    Bloco de código
    titleCombo Tipo de Guia
    comboLoad("Field_CTIPOS",Array('1$Consulta','2$SADT','3$Internação','4$Odontológico','5$Honorário Individual','6$Resumo de Internação'));

    OBS: Lembrando que devido a outros requisitos, talvez o range do combo de número 6 não esteja disponível, bastando apenas selecionar o próximo seguinte.

  18. Na inclusão da guia, devemos constatar se existe PEG aberta para o prestador, verificando:
      1. Código da Operadora;
      2. Código da RDA;
      3. Situação da PEG (deverá estar Ativa - BCI_SITUAC igual a 1);
      4. Tipo de Guia - Deve ser guia de Resumo de Internação, código 05.
    1. Caso não exista PEG em aberto, será necessário criar uma PEG para o prestador, com as informações acima descritas.
      1. A função para criação de PEG é PLSIPP (fonte PLSXMOV). 
      2. Para atualizar uma PEG, a função é PLSATUPP (fonte PLSXMOV).
  19. Verificar e analisar os fontes PLSA498 / PLSA500, pois são os fontes principais com relação ao módulo de Digitação de Conta no remote do Protheus.
  20. A função PLSA500MOV é a função inicial para a inclusão de guias com status Em Digitação.
    1. Será necessário alterar a função ou criar semelhante em novo fonte, pois em vários pontos, a PLSA500MOV chama os campos da tabela BCL, sendo que temos que controlar as inclusões, alterações tanto no remote quanto no Portal.
    2. Assim, as funções de gravação, mudança de fase e outras descritas no item 3 deverão ser alteradas para identificar a origem do movimento, ou seja, se trata do remote ou Portal, além de poder trabalhar com as diferenças, pois as funções estão programadas para trabalhar com campos, grids e objetos do remote, não do Portal e tecnologia web.
  21. Quando o usuário clicar no botão Incluir na tela de Digitação de Guias Off-Line, a página da Guia de Resumo de Internação deverá ser aberta, conforme hoje ocorre para as páginas de outras guias  no Portal, de forma dinâmica e de acordo com as configurações do PLSA496.
    1. Criar a página de abertura da guia de Resumo de Internação (PPLRESINT.aph). O código dessa página pode ser baseado nos códigos das páginas PPLSSANR.aph, PPLSCONF.aph e outras.
    2. Essa página deverá chamar as funções genéricas de carregamento de páginas configuradas no menu Tipo Guias do PLS. Algumas das funções usadas para carregar as páginas de forma dinâmica: PPLFORMTISSGetFormTiss e outras de apoio.
  22. Assim que a tela for aberta, todos os campos deverão ficar bloqueados para edição, ficando apenas o campo número 3 - Número da Guia de Solicitação de Internação disponível para inserção de dados.
  23. Este campo deverá contar com pesquisa, para que o prestador possa localizar a guia de Solicitação de Internação.
    1. Deverá ser exibido apenas as guias associadas a RDA logada;
    2. Não pode considerar guias de Solicitação de Internação que estão com o status de Faturada (BD5_FASE = 4, Faturada). 
  24. Ao clicar na pesquisa - que deve ser do tipo F3 - PPLSXF3 ou similar, de modo que o usuário possa pesquisar as guias por data, matrícula do beneficiário e número da guia de Solicitação de Internação.
  25. Quando o usuário selecionar o registro desejado e clicar em Confirmar da janela de pesquisa, o sistema deverá liberar todos os campos para edição (via Javascript) e preencher de forma automática os seguintes campos, de acordo com a guia de Solicitação de Internação e outros dados presentes no sistema, como:
    1. Número ANS da Operadora;
    2. Data da Autorização - É a data da Internação do paciente;
    3. Senha;
    4. Data de Validade da Senha;
    5. Número da Carteira do Beneficiário;
    6. Validade da Carteira do Beneficiário;
    7. Nome do Beneficiário;
    8. Número do Cartão nacional de Saúde (CNS)
    9. Código na Operadora
    10. Nome da RDA
    11. Demais campos serão preenchidos pelo usuário.
    12. OBS: Assim que  o usuário selecionar a guia de internação no campo 3, os campos preenchidos de forma automática - conforme item C - deverão ficar bloqueados para edição. O próprio campo 3 também deve ter um bloqueio, de forma que ao clicar novamente, o sistema deverá exibir um alerta (modalBS ou similar), comunicando ao usuário que caso continue, todas as alterações serão descartadas e então, poderá pesquisar outras solicitações. A janela do alerta deve ter as opções Sim e Não, para que caso pressione o botão Sim, o sistema limpe todos os campos e o usuário possa procurar uma nova guia de Solicitação  e Internação. Caso clique em Não, nenhum dado será perdido.
  26. No grid de digitação de procedimentos, será necessário validar  as datas, pois só são permitidos os procedimentos que estejam contidos entre a Data de Internação e Data de Alta com data entre a data inicial de internação e data de Alta.
    1. Se o usuário inserir um procedimento anterior a data de internação, o sistema deverá emitir um alerta e não deixar prosseguir com a inclusão;
    2. Se o usuário inserir um procedimento com data posterior a data de alta, o sistema deve emitir um alerta e não deixar prosseguir com a inclusão
  27. Após o preenchimento dos demais campos, ao clicar no botão Confirmar da página, o sistema irá indagar o usuário por alerta (modalBS ou similar) se deseja finalizar ou não a guia.
    1. Caso clique em Sim, o guia ficará com o status Pronta, onde podemos gerar PEG  (Pronta - BD5_FASE = "3" e situação Ativa - BD5_SITUAC = "1").
      1. Além disso, deve exibir ao usuário o número da guia autorizada - campo 2 - Número da Guia no Prestador.
    2. Caso clique em Não, a guia ficará com o status em Digitação e podemos editá-la qualquer momento  (Em Digitação - BD5_FASE = "1" e situação Ativa - BD5_SITUAC = "1").
  28. As guias Finalizadas (Prontas) ou Em Digitação serão visualizadas na página de Digitação Off-Line de Guias, como ocorrem com as outras.
  29. O usuário deverá filtrar as guias por:
    1. Por RDA;
    2. Por número da guia de Resumo de Internação;
    3. Por matrícula do beneficiário;
    4. Por datas;
    5. Por tipo de status (Pronta ou Em Digitação)
  30. Após entrar com os dados da pesquisa, o usuário pode selecionar  uma guia e retornar o status de Finalizada (Pronta) para Em Digitação, caso necessite alterar dados ou realizar a exclusão. 
    1. Ou seja, exclusão de guias só será permitida para guias com status em Em Digitação.
  31. Além disso, quando as guias estiverem com status Em Digitação, deve ser habilitado no grid de resultados encontrados o botão Editar.
    1. Quando o usuário clicar neste botão, a guia selecionada deverá ser aberta com todos os dados preenchidos.
    2. A função de Load da página de Resumo de Internação deverá seguir o mesmo esquema de funcionamento da LoadSADt() e outras, que já retornam os dados preenchidos em caso de autorização, é necessário apenas adaptar para o funcionamento da edição de guias e que salve apenas na BD5, BD6 e BD7.
    3. O funcionamento de edição de guais deve seguir a mesma lógica do requisito ER_TVCM79_Alteracao_Guias_Off-Line_Portal_Prestador, pois o funcionamento será o mesmo.
  32. Estes campos estarão bloqueados para edição, ficando os demais abertos para inserção das informações pelo usuário, já que são exclusivos da guia de Resumo.
  33. Quando o usuário incluir o primeiro procedimento no grid de procedimentos e Eventos Realizados, o sistema deverá realizar a gravação do cabeçalho - BE4 - direto no banco de dados, bem como o item inserido na BD6.
    1. Para cada nova inclusão de procedimentos/itens, deverá ser gravado diretamente no banco de dados, similar ao que ocorre no reembolso.
    2. Por isso, criar a classe para gravação do cabeçalho na BE4 e alterar a classe que realiza a gravação na BD6 para realizar a gravação a cada nova inclusão de procedimentos do usuário no grid.
  34. Após o preenchimento dos demais campos, ao clicar no botão Confirmar da página, o sistema irá indagar o usuário por alerta (modalBS ou similar) se deseja finalizar ou não a guia.
    1. Caso clique em Sim, o guia ficará com o status Pronta, onde podemos gerar PEG  (Pronta - BE4_FASE = "3" e situação Ativa - BE4_SITUAC = "1").
      1. Além disso, deve gerar e exibir ao usuário o número da guia autorizada - campo 2 - Número da Guia no Prestador.
      2. Ao mudar de fase, usar as rotinas padrões que existem no fonte PLSFNCDOFF para realizar o trabalho, pois são funções multithreads, que diminuem o tempo de gravação e espera do usuário.
    2. Caso clique em Não, a guia ficará com o status em Digitação e podemos editá-la qualquer momento  (Em Digitação - BE4_FASE = "1" e situação Ativa - BE4_SITUAC = "1").
  35. As guias Finalizadas (Prontas) ou Em Digitação serão visualizadas na página de Digitação Off-Line de Guias, como ocorrem com as outras.
  36. O usuário deverá filtrar as guias por:
    1. Por RDA;
    2. Por número da guia de Resumo de Internação;
    3. Por matrícula do beneficiário;
    4. Por datas;
    5. Por tipo de status (Pronta ou Em Digitação).
  37. Após entrar com os dados da pesquisa, o usuário pode selecionar  uma guia e retornar o status de Finalizada (Pronta) para Em Digitação, caso necessite alterar dados ou realizar a exclusão. 
    1. Ou seja, exclusão de guias só será permitida para guias com status em Em Digitação.
  38. Além disso, quando as guias estiverem com status Em Digitação, deve ser habilitado no grid de resultados encontrados o botão Editar.
    1. Quando o usuário clicar neste botão, a guia selecionada deverá ser aberta com todos os dados preenchidos.
    2. A função de Load da página de Resumo de Internação deverá seguir o mesmo esquema de funcionamento da LoadSADt() e outras, que já retornam os dados preenchidos em caso de autorização, é necessário apenas adaptar para o funcionamento da edição de guias e que salve apenas na BD5, BD6 e BD7.
    3. O funcionamento de edição de guais deve seguir a mesma lógica do requisito TVCM79_ER_Alteracao_Guias_Off-Line_Portal_Prestador, pois o funcionamento será o mesmo.
  39. Para geração de PEG - para as guias de Resumo de Internação com status Finalizada(Pronta), o processo será idêntico ao de hoje, que é feito no menu de Protocolos.
    1. Após a geração da PEG, o sistema irá seguir o processamento normal com relação a cobrança.
  40. Caso o prestador finalize a guia, mas depois note que cometeu algum erro, pode voltar a guia para a fase de Digitação, através de funcionalidade já existente.
    1. Caso retorne a guia para status Em Digitação, poderá excluir a guia (processo já existente);
    2. Ou então, poderá editar a guia de forma normal, pois encontra-se em digitação. Logo, pode clicar no botão Alterar do grid e proceder com as mudanças necessárias.

Pontos de Atenção

  1. Será necessário atualizar o Wizard com as alterações previstas nesta especificação.
  2. As telas são protótipos, logo, não correspondem a versão final de desenvolvimento.
  3. Atualizar no final o Documento Técnico da Digitação de Guias Off-Line, para que contemple as alterações e seja fonte confiável e atualizada de informações. Link: Para geração de PEG - para as guias de Resumo de Internação com status Finalizada(Pronta), o processo será o mesmo que temos atualmente no módulo de Digitação de Guias Off-Line.Consultar o Documento Técnico sobre Digitação de Guias Off-Line no link DT_Digitação_de_Guias_Portal_Prestador, a partir do item Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Gerar Protocolo de Entrega de Guia (PEG).
  4. Após a geração da PEG, o sistema irá seguir o processamento normal com relação a cobrança.
  5. Caso o prestador finalize a guia, mas depois note que cometeu algum erro, pode voltar a guia para a fase de Digitação, através de funcionalidade já existente.
  6. Caso retorne a guia para status Em Digitação, poderá excluir a guia (processo já existente);
  7. Ou então, poderá editar a guia de forma normal, pois encontra-se em digitação. Logo, pode clicar no botão Alterar do grid e proceder com as mudanças necessárias. 

Anexos TISS

Modelo de Guia Resumo de Internação conforme padrão TISS - Conteúdo e Estrutura - Abril de 2016. Clique Guia Resumo da Internação.pdf para abrir o arquivo.

Tabelas Utilizadas

  • BD5 - Processamento de Contas
  • BD6 - Eventos Processamento Contas
  • BD7 - Participação de Honorários
  • B7B - Estrutura Impressão guias TISS
  • BCL - Tipos de Guias
  • B7B - Grupo de Campos 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.