Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

SIGALOJA - Tela de Administradora Financeira não é exibida com parâmetro MV_LJADMFI

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

SIGALOJA

Versões/Release:

11.80

Versão Implementada:11.80
Versão Expedida:11.80
Fontes do Pacote:

 LOJA701B.PRW 20/09/2016 11:13:44
UPDLOJ68.PRW 21/09/2016 11:00:15

Pacote do chamado: TWBAH9.rar

Descrição

Implementado o parâmetro  MV_FORMAFI com a finalidade de informar as formas de pagamento que deverão apresentar o tela de Administradora Financeira mesmo quando o parâmetro MV_LJADMFI estiver habilitado (Retirada da Tela de Escolha das Adm. Financeiras - parâmetro MV_LJADMFI habilitado ) , este novo recurso permite que ao Inibir a tela de Administradora Financeira  para CC e CD, por exemplo, o sistema considere as formas de pagamento que ainda necessitem que seja informada a Administradora Financeira como por exemplo, BOL/BO e FI.

Importante

Esta funcionalidade NÃO altera em nada a rotina anteriormente criada para Identificação_da_Administradora_Financeira_através_da_Rede_Autorizadora .

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o U_UPDLO168UPDLOJ68 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDLO168UPDLOJ68 no campo Programa Inicial.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
  4. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
    1. Clique em Confirmar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. 
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.
 

Importante

O compatibilizador alimenta a tabela MDE com a relação de códigos de retorno das Redes Autorizadoras conforme manual técnico disponibilizado pela Software Express. Esta inclusão somente é realizada no ambiente da Retaguarda, devendo então ser gerada a carga para alimentar essa tabela nos PDVs. Este tratamento é realizado para que não ocorra inclusão indevida de códigos nos ambientes do PDVs. Caso necessário realizar manutenção nesta tabela basta acessar a rotina de cadastro de códigos de retorno do SiTEF (LOJA075).

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

Atualizações do Compatibilizador

1. Criação de Campos no arquivo SX3 – Camposde Parâmetro no arquivo SX6 :

  • Tabela SAE - Administração Financeira:

CampoParâmetro

AEMV_REDEAUTFORMAFI

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Decimal

0

Formato

@!

Título

Rede Autoriz

Descrição

Codigo Rede Autorizadora

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Cons. Padrão

MDERED

Val. Sistema

Vazio() .Or. Lj070VldRD()

Help

Informar o código correspondente a Rede Autorizadora da transação TEF retornada pelo SITEF.

Conteúdo

vazio

Descrição

Informar formas de pagamentos que deverão apresentar a tela ADMINISTRADORA

FINANCEIRA mesmo com o parâmetro MV_LJADMFI =.T.

Procedimento para Utilização

 

  1. No configurador altere os seguintes parâmetros:
    MV_LJSLFIN =F
    MV_FORMAFI=BOL;BO;FI

  2. No Controle de Lojas (SIGALOJA) ambiente da Retaguarda, acesse Atualizações / Cadastros / Administradoras Financeiras (LOJA070).
    O sistema apresenta a janela de Administradoras Financeiras cadastradas.
  3. Configure as Administradoras Financeiras, alimentando o novo campo Rede Autoriz (AE_REDEAUT), que relaciona o código de retorno do SiTEF, referente a Rede Autorizadora da Transação.
     Este campo será considerado para a busca da Administradora Financeira de acordo com o código de Retorno da Rede Autorizadora da Transação TEF.
    Observação: Caso seja necessário realizar alguma manutenção na descrição ou incluir algum código de retorno do SiTEF que ainda não exista na tabela MDE, basta acessar a rotina de cadastro de códigos de retorno do SiTEF (LOJA075) e fazer as alterações necessárias. Para cada código de retorno cadastrado, deve ser informado o tipo (campo MDE_TIPO) ao qual se refere o código de retorno, com as seguintes seguintes opções:
    CC=Cartão de Crédito: Tipo relacionado ao retorno de Bandeiras de Cartão de Crédito.
    CD=Cartão de Débito: Tipo relacionado ao retorno de Bandeiras de Cartão de Débito.
    RD=Rede: Tipo relacionado ao retorno de Redes.
  4. Após efetuar as devidas manutenções no Cadastro de Administradoras, deve ser realizada a Carga de Dados para as tabelas dos PDV ( atualização das tabelas : SAE e MDE dos PDVs). 
  5. Realizar uma venda escolhendo Cartão de Crédito ou Cartão de Débito como forma de pagamento.
    Será exibida a tela do SiTEF para transação do cartão. Basta seguir os procedimentos de preenchimento conforme orientação da tela de Wizard do TEF.
  6. A venda é finalizada sem apresentar a tela para seleção da Administradora Financeira, pois foi identificada de acordo com a configuração do Cadastro de Administradoras Financeiras, conforme a Bandeira a Rede relacionada.
  7. Observe a gravação dos nos novos campos na tabela SL4:
    Exemplo:

 

  • Campo L4_BANDEIR: 00001 (Código de retorno do SiTef relacionado a Bandeira VISA Crédito)
  • Campo L4_REDEAUT: 00125 (Código de retorno do SiTef relacionado a Rede VISANET - ESPECIFICACAO 4.1)

 

  Obs : Para o cartão American Express a Software Express retorna AMEX , ou seja, deve ter uma administradora financeira contendo essa descrição.

 
  1. para o boleto e selecione o Tipo Administradora “BOL” ou “FI”
  2. Realize uma venda e selecione como forma de pagamento “Boleto” ou “Financiado” 
  3. Finalize a venda e verifique se aparece a tela de Administradora Financeira.

Teste realizado em ambiente de desenvolvimento:

View file
nameTWCOJ7_EVIDENCIA_DE_TESTE.pdf
height250