Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Declaração <!DOCTYPE> HTML

 

Ao publicar um fichário não é recomendada a utilização de declarações <!DOCTYPE>, Ex: <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">”. A utilização dessas pode impactar em algumas funcionalidades do Fichário ou do Workflow na utilização do navegador Microsoft® Internet Explorer ®.

...

Customização de Fichários

 

A customização de fichários é realizada pela criação de scripts na linguagem JavaScript. O código de implementação de cada script é armazenado em banco de dados e dispensa o uso de quaisquer outros arquivos, como por exemplo, “plugin.p”.
Os eventos de customização para o fichário são criados na área de meta dados da publicação deste tipo de documento conforme a figura abaixo.

...

A seguir serão detalhados os eventos disponíveis para o fichário para a customização de um fichário no TOTVS | ECM.

 

AfterProcessing

 

É o último evento a ser disparado para o fichário. O evento recebe como parâmetro uma referência ao formulário do fichário.
Exemplo:

...

No contexto deste evento a variável form pode ser usada somente para consulta aos campos do fichário, seus valores e estado de apresentação.

 

AfterSaveNew

 

Esse evento é disparado após a criação de uma nova ficha. O evento recebe como parâmetro uma referência ao formulário do fichário.
Para obter o valor de um determinado campo do formulário:

...

A consulta aos campos do formulário é “case insensitve”. No exemplo acima, poderíamos obter o valor do campo usando “rnc_colab_abertura”.

 

BeforeProcessing

 

Esse evento é o primeiro a ser disparado. Ocorre antes de qualquer outro evento da ficha. O evento recebe como parâmetro uma referência ao formulário do fichário.

...

No contexto deste evento a variável form pode ser usada somente para consulta aos campos do fichário, seus valores e estado de apresentação.

 

DisplayFields

 

Esse evento é disparado no momento em que os objetos do formulário são apresentados. O evento recebe como parâmetro uma referência ao formulário do fichário e a referência para saída de apresentação do formulário.
Nesse evento é possível alterar os valores a serem apresentados no campo do formulário. Para isto basta usar o seguinte procedimento:

...

Bloco de código
if (form.getFormMode() != "VIEW") {
customHTML.append(“<script> “);
customHTML.append(“function MostraEscondeBtn_zoom()");
customHTML.append(“{");
customHTML.append(“document.getElementById('zoomUsuario').className = 'show';");
customHTML.append(“document.getElementById('zoomModulo').className = 'show';");
customHTML.append(“}");
customHTML.append(“</script>”);
}

 

EnableFields

 

Esse evento é disparado no momento em que os objetos do formulário são habilitados, permitindo desabilitar alguns campos, caso haja a necessidade. O evento recebe como parâmetro uma referência ao formulário do fichário.
Para habilitar ou desabilitar um campo do formulário o seguinte procedimento deve ser executado:

...

document.forms['nomeForm'].nomeCampo.setAttribute('readonly',true);

 

InputFields

 

Esse evento é disparado no momento em que os dados do formulário são passados para a BO responsável pelas fichas do TOTVS | ECM. O evento recebe como parâmetro uma referência ao formulário do fichário. Exemplo:

Bloco de código
function inputFields(form){
}

 

SetEnable

 

Esse evento pode ser executado em diferentes eventos dos fichários. Ao contrário do Webdesk 2.04 esse evento não é implementado automaticamente na customização do fichário.
Exemplo:

Bloco de código
function setEnable() {
log.info(“Teste de chamada de função”);
}
function displayFields(form, customHTML) {
setEnable();
}

 

ValidateForm

 

Esse evento é executado antes da gravação dos dados do formulário no banco de dados. O evento recebe como parâmetro uma referência ao formulário do fichário. Em caso de erros de validação dos dados do formulário esse evento irá retornar uma mensagem de erro.
Exemplo:

Bloco de código
function validateForm(form) {
if ( form.getValue('RNC_colab_abertura') == null ){
throw "O colaborador de abertura não foi informado";
}
}

 

Controles Visuais

 

Neste capítulo será demonstrado como interagir com alguns tipos de controles do formulário que possuem características especiais, como por exemplo, o preenchimento do conteúdo de um ComboBox através da utilização de Datasets.

 

ComboBox

 

Geralmente é necessário popular um ComboBox de um formulário com um determinado grupo de valores.
No TOTVS | ECM isto é possível através da utilização de “Datasets”. Os Datasets são serviços de dados padrão disponibilizados pelo TOTVS | ECM, como por exemplo, o serviço de “Colaboradores” ou “Áreas” do produto.
Para habilitar o Dataset no ComboBox basta usar a seguinte construção:

...

Bloco de código
<select> 
<option value="te te te">Teste</option>
</select>

 

Zoom

 

Permite a consulta de entidades e outros fichários criados no TOTVS | ECM para seleção de dados pelo usuário.

...

Neste exemplo, o zoom irá retornar somente as fichas inativas.

 

Zoom Externo

 

Em situações aonde os dados dos Elementos externos ao TOTVS | ECM são muito volumosos é recomendada a construção de uma aplicação externa ao TOTVS | ECM que fará o papel de zoom para o usuário. Abaixo será descrita uma técnica JavaScript aonde será possível chamar uma aplicação externa e a mesma poderá devolver o dado solicitado pelo usuário para um campo do formulário do TOTVS | ECM.

...

Ao clicar em um dos itens da tela de zoom será chamada a função JavaScript escolha que ira enviar o valor para o campo cod_fornec no formulário do TOTVS | ECM.

 

Serviços de dados

 

O ECM possui integração com dois tipos de serviços de dados, são eles: Dataset e Serviços Externos. Ambos podem ser usados em todos os eventos disponíveis para customização de fichário.

 

Dataset

 

É um serviço de dados que fornece acesso às informações, independente da origem dos dados. O ECM fornece Datasets internos que permitem acesso as entidades, como Colaboradores, Grupos de Colaboradores, entre outros. Consulte o cadastro de Datasets do ECM para obter a relação completa dos Datasets disponíveis e seus respectivos campos.

...

Informações
titleObservação

A biblioteca “vcXMLRPC.js“ era incompatível com algumas tecnologias disponíveis, como por exemplo o jQuery UI. Para aperfeiçoar a customização de formulários e possibilitar a utilização de bibliotecas Javascript complementares, foi desenvolvida a nova biblioteca de integração de datasets “ecm_datasets.js”. Esta nova biblioteca pode ser utilizada da mesma forma que a “vcXMLRPC.js“ e deverá ser utilizada para construção de novas customizações. As customizações que já utilizam a antiga biblioteca “vcXMLRPC.js“ continuarão funcionando normalmente, entretanto esta biblioteca está depreciada.

 

DataService

 

É um serviço de dados que permite o acesso de aplicações de terceiros através do ECM. Este serviço de dados suporta dois tipos de conexão, são eles: AppServer do Progress® e Web Services.

...

A técnica 2.0 do pai Filho não aceita todos os componentes html, mas aceita os principais, sendo os homologados pelo produto os tipos: text, radio button, checkbox, select, select multiple, hidden, textarea, image e button.

 

Pai Filho Radio Button

 

Para utilizar campos radio button, além da definição padrão do componente html, é necessário que seja utilizado o atributo „value‟ para os dados serem salvos corretamente.
Ex:

...

Fichários para Dispositivos Móveis

 

Com a inclusão de fichários que suportem a visualização em dispositivos móveis, é possível movimentar solicitações Workflow através destes dispositivos e realizar o preenchimento das informações do fichário HTML, ggarantindo maior mobilidade e agilidade para realizar movimentações de solicitações workflow.

...

A principal recomendação para criação de fichários para dispositivos móveis é otimizar a quantidade de informações mostrada ao usuário, pois o tamanho das telas dos smartphones são relativamente pequenas comparadas a um monitor convencional ou notebook.
Procure apresentar informações de maneira sucinta e com estilo (CSS) adequado para visualização neste tipo de dispositivo, evitando que o usuário tenha que ampliar a pagina para poder visualizar as informações.
Para os campos de formulário recomenda-se definir altura e largura adequada para cada item, facilitando o toque do usuário no campo para realizar o preenchimento.

 

Third Party Trademarks

Adobe, Flash, Flex, Flex Builder, PostScript and Reader are either registered trademarks or trademarks of Adobe Systems Incorporated in the United States and/or other countries.

Apache is a trademark of The Apache Software Foundation.

Apple is a trademark of Apple Inc., registered in the U.S. and other countries

Firefox and Mozilla are registered trademarks of the Mozilla Foundation.

Google, Android and Google Chrome are trademarks of the Google Inc.

IOS is a trademark or registered trademark of Cisco in the U.S. and other countries and is used under license

JavaScript is a trademark of Oracle Corporation.

Liferay, Liferay Portal, and the Liferay logo are trademarks or registered trademarks of Liferay, Inc., in the United States and other countries.

Linux® is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries.

Microsoft, Active Directory, Excel, Internet Explorer, Outlook, PowerPoint, SQL Server, Windows and Windows Vista are either registered trademarks or trademarks of Microsoft Corporation in the United States and/or other countries.

MySQL is a trademark of Oracle Corporation and/or its affiliates.

openDBcopy is an open-source project by Anthony Smith, published under the terms of the GNU General Public License

OpenLDAP is a registered trademark of the OpenLDAP Foundation

Oracle, Java and OpenOffice.org are registered trademarks of Oracle and/or its affiliates. Other names may be trademarks of their respective owners.

Progress and OpenEdge are trademarks or registered trademarks of Progress Software Corporation or one of its subsidiaries or affiliates in the U.S. and other countries.

Red Hat and JBoss are registered trademarks of Red Hat, Inc. in the United States and other countries.

This product includes software developed by the Visigoth Software Society (http://www.visigoths.org/).

Any other third party trademarks are the property of their respective owners.