Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

De acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), estima-se 46 novas normas tributárias são publicadas diariamente considerando novas publicações ou alterações as normas existentes.

Configurar as regras tributárias em um sistema em implementação ou manter as regras atualizadas em um sistema em operação torna o trabalho de quem atua na área fiscal e tributária de empresas um verdadeiro desafio. Outro fator importante são os custos de capacidade intelectual para execução de  processos manuais que geram custos desnecessário para empresas e desmotivação profissional para os usuários.

A proposta é a criação de um O "Classificador Fiscal" é , uma ferramenta que será ofertada ao mercado como solução ao grande volume de dados regras tributárias a serem cadastrados no e atualizados para atender as normas tributárias brasileiras.

Basicamente o Backoffice Protheus Módulo Fiscal encaminhará a camada de informações cadastrais como os perfis de empresa, produtos, participantes e operação existente na funcionalidade "Configurador de Tributos"e receberá informações de "ID de cenário" (JSON de retorno) que de acordo com as configurações apresentadas pelo usuário irá alimentar a camada de regras desta mesma funcionalidade.

As informações de retorno poderão ser simplesmente aceitas sem nenhum interação humana ou poderão será analisadas pelos usuários em uma Interface PO UI de acordo com configurações pré cadastradas e aprovadas ou alteradas de acordo como seu entendimento.

Periodicamente a funcionalidade irá consultar as regras já cadastradas a fim de atualiza-las, apresentando ao usuário um sistema de mensageria que poder ser apenas a notificação das regras atualizadas ou a solicitação de aceite de acordo com a configuração de recebimento de regras.

Mais do que um facilitador cadastral, esta ferramenta será uma oportunidade de compliance fiscal as várias regras de cálculo para os mais diversos segmentos e um oportunidade de adequação rápida do sistema as diretrizes de reforma tributária brasileira.

A ferramenta também deve conter um controle de replicas por filiais quando 

Neste projeto contamos Contamos com o parceiro especialista em regras como tributárias, com diferencial para unir tecnologia e normas tributárias, assim este projeto visa unir . A arquitetura prevê uma integração entre a Systax (https://www.systax.com.br/)   e o Protheus por meio de uma API que transitará a camada de perfis e regras. 

Benefícios

Esta funcionalidade visa atender a necessidade de automatizar as tarefas operacionais e direcionar o conhecimento dos analistas fiscais a tarefas mais nobres como, por exemplo, o planejamento tributário com foco na redução de custos tributários.

A funcionalidade também apresentará as empresas um compliance tributário trazendo mais segurança a tributação aplicada a cada operação fiscal e por consequência as entregas das obrigações acessórias.

Análise de Usabilidade - UXLab

O projeto completo esta disponível em: Conteúdo Projeto UX

A necessidade desta damanda teve como origem os resultados do UX Lab do Configurador de Tributos, durante os processos de entrevista foi possível identificar a "Personas" disposta a invertir em facilitadores de cadastros de regras. 

Image Added Image AddedImage AddedImage Added


Diante desta necessidade o projeto desenhado pelo  UXLAB sugeriu um MVP com integração via Web Service consumindo serviços públicos, porém as normas fiscais não estão disponíveis em serviços publicos. Assim buscamos um fornecedor de mercado que pudesse nos apresentar as regras de para este integração.


Image Added


Fluxo de integração:

A integração Systax - TOTVS Protheus tem como premissa de utilização dos cadastros da "Camada de Perfil" como insumo base para envio da REST API de insumos de operações. O REST API de retorno irá alimentar a camada de regras das operações 

Image Added

Etapas de evolução do Projeto:

Uma vez definido o parceiro comercial responsável pelas regras fiscais a serem implementadas, o projeto será executado nas seguintes etapas: 

  1. Protótipo de comunicação de envio;
  2. Protótipo de comunicação de retorno;
  3. Avaliação técnica de aderência das funcionalidades - Systax x Protheus;
  4. Avaliação técnica de comunicação de dados e segurança, com foco nas funções da Engenharia Totvs;
  5. Estimativa de investimento para o desenvolvimento da solução;
  6. Definição de estratégia de comercialização;
  7. Plano de negócio, focando a viabilidade comercial da solução;
  8. Desenho de interface da solução em protótipo visual;
  9. Validação da usabilidade da solução proposta com clientes TOTVS (proposta de validação de prototipo UX);
  10. Estimativa de conclusão do projeto;
  11. Definição de responsabilidade de desenvolvimento TOTVS - Systax;Plano
  12. Definição de responsabilidade de atendimento a funcionalidade TOTVS - Systax;
  13. Definição de responsabilidade de manutenção e evolução da funcionalidade de negócio, focando a viabilidade comercial da solução e tempo de execução desta tarefa;
  14. Apresentação do projeto para desenvolvimento,;
  15. Automação das funcionalidades;
  16. Desenvolvimento efetivo do produto final;
  17. Captação de Clientes Pilotos;
  18. Documentação escrita e HowTo;
  19. Treinamento time de desenvolvimento;
  20. Treimento time de suporte (Equipe Cálculos).


Histórico

...

Artigos relacionados

:

Em Janeiro/2020 com a definição estratégica de seguirmos o projeto do Configurador de Tributos, entendemos para estimular os clientes que já tinham as suas configurações cadastradas a migrarem a estrutura do legado para a nova funcionalidade, seria necessário que oferecêssemos facilitadores. 

Durante o primeiro semestre de 2020 buscamos no mercado parceiros, referência em regras de tributação, que tivessem ferramentas de integração destas regras para softwares ERP. Durante este processos 4 parceiros foram avaliados e entendemos que a Systax seria a mais aderente a nossa realidade. 

No decorrer do segundo semestre/2020 evoluímos a estrutura do "Configurador de Tributos" para tratar a aderência desta funcionalidade ao "Classificador Fiscal". No primeiro semestre/2021 fizemos uma POC (Proof of Conceptpara testar a viabilidade de integração e obtivemos um resultado positivo. Para o segundo semestre estamos evoluindo a funcionalidade.

...

hiddentrue

...