Páginas filhas
  • O que fazer quando houver inconsistências de tributação nas rotinas 212, 1124 ou 1188?

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Incluir Página
Corrente
Corrente
Inconsistências de tributação nas rotinas 212, 1124 e 1188

Produto:

212 - Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria, 1122 - Montar produtos, 1124 - Transferir produto entre filial/depósito, 1188 - Atualização Contábil de Inventários, 1533 - Tipo tributação de entrada e 1452 - Emitir Documento Fiscal Eletrônico

Passo a passo:

#dica: Verifique se há figura tributária cadastrada com os impostos a serem utilizados na transferência/atualização de inventário. Verifique no parâmetro 1533 da rotina 132,qual o tipo de tributação utilizada, e realize a correção ou alteração necessária, conforme a tributação informada nesse parâmetro.

Quando houver inconsistência de tributação na rotina 2121122, 1124 ou 1188, realize os procedimentos abaixo:

1) Verifique se há figura tributária cadastrada com os impostos a serem utilizados na transferência/atualização de inventário. Caso essa figura esteja com informações inconsistentes ou incompletas, a NF ficará retida na rotina 1452.

2) Acesse a rotina 132-Parâmetros da presidência e verifique no parâmetro 1533-Tipo tributação de entrada,qual o tipo de tributação utilizada, e acesse os links abaixo para realizar a correção ou alterações necessárias, conforme a tributação informada nesse parâmetro.

Informações
titleTipos de Tributação

Observação:

Caso a inconsistência persista, verifique o parâmetro 1493-Utilizar negociação política comercial produto/fornecedor, na rotina 132, pois ao utilizar esse parâmetro, deve ser cadastrada uma política comercial na rotina 240-política comercial por produto e fornecedor, conforme o link: Como alterar o custo do fornecedor através da rotina 240?.


Inserir nas observações:

Quando a rotina 1188 emitir mensagem de que não há tributação de entrada existente, deverá ser consultado a filial emitente na rotina 535 , e verificar o codigo de fornecedor dessa filial emitente. De posse do codigo do fornecedor da filial, verifique o tipofornec na rotina 202 e após isso, crie a linha de tributação da uf da filial emitente com a uf do cadastro do fornecedor.





HTML
<script>
  (function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){
  (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
  m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
  })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga');

 ga('create', 'UA-91324488-2', 'auto', 'newTracker');
 ga('newTracker.send', 'pageview');

</script>

<script>
 ga('create', 'UA-91324488-2', 'auto', 'newTracker');
 ga('newTracker.send', 'pageview');
</script>

1)      Verifique na rotina 535, o código do fornecedor atribuído à filial de origem;

2)      Com esse código verifique na rotina 202, o tipo fornecedor(TIPOFORNEC), localizado no grupo 03 – Classificação;

3)      Na rotina 212, preencha o código do produto que deseja verificar tributação e clique em pesquisar;

3.1)   Se o código do produto não for localizado na rotina 212, verifique na rotina 203, se o NCM + Exceção, localizado no grupo 2.3.1 - NCM, está preenchido. A rotina 212 faz o relacionamento a partir dessa informação no cadastro de produto.

Se possuir tributação utilizando figura tributária faça o processo seguinte:

4)      Clique em adicionar(+), preencha o código NCM do produtoCódigo da filial de destinoTipo de fornecedor coincidindo com a filial de origem, UF da filial de origemOperação e Código da figura tributária.

Caso possuir tributação por estado, siga o passo seguinte:

5)      Consulte o produto, preencha as informações referentes ao produto, se atentando para uma tributação que atenda o estado da filial de origem e filial de destino da operação, ou seja, o estado que esteja definido na rotina 535 deve ser a origem e destino da tributação. 

Obs1.: Processo se aplica a tributação por Código NCM/Figura tributária. Para a tributação por produto mesmo que já exista a tributação cadastrada na rotina 212 faz necessário a replicação para filiais cadastradas posteriormente, procedendo da seguinte maneira:

Execute a rotina 203, Clique em Manutenção de registro, Informe o código do produto ou clique em pesquisar, Selecione todos(Ctrl + A), Clique em Ações, Gerar tabela produto x filial, Clique em OK.  

...