Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Exibir filhos

Índice de Acompanhamento
Permite cadastrar os valores do índice que será utilizado para aferir a qualidade de um objeto de manutenção através de medição periódica. São estabelecidos no momento da criação do índice, valores
mínimos e máximos aceitáveis de qualidade. Baseado neste intervalo, o sistema classifica o objeto da seguinte maneira: valor do índice abaixo do mínimo, valor do índice dentro da faixa, valor do índice acima do máximo. Os valores mínimos e máximos escolhidos para os índices de acompanhamento podem variar dentro do conjunto dos números racionais (-4,124; -3; 0; 9; 17,865).

Image Removed

Para trabalhar com apropriação direta de produto, na tela de cadastro de índice de acompanhamento marque o parâmetro “Apropriação Direta de Produto” e depois na tela de cadastro de Objeto de
Manutenção / Anexo – Produto do Objeto de Manutenção cadastre o produto a ser apropriado. Informe a quantidade a ser apropriada, a data de inicialização e o consumo médio do produto para o Objeto de Manutenção. Após fazer o cadastro como mostra a figura 28 abaixo, ao acessar o menu Operações / Apropriação Direta de Produto(s) informar o identificador do Objeto de Manutenção o produto ficará visível para fazer a apropriação. Veja mais detalhes no tópico Apropriação Direta e Medição de Consumo.

Image Removed

Plano de Manutenção

Os Planos de Manutenção são conjuntos de serviços e produtos a serem executados e aplicados periodicamente a uma unidade ou a um grupo de Objetos de Manutenção do mesmo tipo. Através
do Plano de Manutenção é possível Planejar e controlar a execução da manutenção periódica. Estes devem ser executados em intervalos que variam em função dos Indicadores de Uso Cadastrados no
Tipo de Objeto de Manutenção. É possível que Objetos de Manutenção pertencentes ao mesmo grupo (Tipo, Modelo e Submodelo) façam parte de Planos de Manutenção diferentes. O vencimento dos Planos de Manutenção poderá ser por marco ou cíclico em função do indicador de uso. E o vencimento será calculado em função da média atual do indicador de uso do Objeto de Manutenção. Para cadastrar um plano de manutenção acesse o menu Tabelas  / Manutenção / Plano de Manutenção.

Image Removed

Identificação
Informe o Tipo de Objeto, Modelo e Submodelo do grupo de Objetos de Manutenção que o plano se aplica.

  • Se segmentado apenas para um Tipo de Objeto o plano se aplica a todos os Modelos e Submodelos do Tipo.
  • Se segmentado para um Tipo de Objeto e Modelo o plano de aplica a todos os Submodelos do modelo.
  • Se segmentado para um Tipo de Objeto, Modelo e Submodelo o plano se aplica somente ao grupo de objetos determinados.

Anexo – Itens do Plano de Manutenção
São os Produtos e serviços e que irão compor a ordem de serviço para a execução do Plano de Manutenção.

Image Removed

Informações

Para associar um produto através do anexo de Itens do plano de manutenção, é necessário ativar a opção "Disponível para Manutenção/Locação" na tela de configuração do produto, que faz parte do módulo de Gestão de Estoque, Compras e Faturamento. No entanto, essa opção só estará disponível após a conclusão bem-sucedida da integração entre o módulo Obras e Projetos e o módulo de Gestão de Estoque. Para mais informações sobre como realizar esta integração Clique aqui.

Image Removed

Anexo – Inicialização de Plano de Manutenção
Após compor o plano é necessário iniciá-lo para cada objeto de manutenção contemplado pelo mesmo. Isto significa incluir o objeto no plano informando qual a última vez que o mesmo realizou o plano e qual era o indicador de uso. A partir desta informação o sistema passa a gerar as informações necessárias ao gerenciamento do plano para o referido objeto.

Processos – Cópia de Planos de Manutenção
Permite criar cópias dos Planos de Manutenção selecionados. Para fazê-lo, selecione o(s) plano(s) que deseja copiar, e defina o Tipo de Objeto, Modelo e SubModelo que a cópia do(s) plano(s) terá(ao). Os planos copiados terão os mesmos itens do(s) plano(s) selecionado(s) para fazer(em) a(s) cópia(s).

Image Removed

Para calcular a data de vencimento do plano faz-se o (Medidor Final) – (Medidor Inicial). No exemplo citado acima a ultima execução do plano foi dia 30/04/2009, então 20000 km será o medidor inicial e o medido final será 25000 km. (25000 – 20000) = 5000 km. Pega 5000 km e divide pela média de indicadores de uso (5000/165,56) = 30,20, isso significa que o vencimento será daqui a 30 dias. Considerando que a data atual do sistema seja 15/06/2009 o vencimento do plano será dia 16/07/2009 como mostra a figura.