Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Atualmente a integração entre os dois sistemas é com a utilização do EAI – Enterprise Application Integration.

  • EAI 2.0: nesse pacote nesse pacote os lançamentos a receber e a pagar são gerados pelo TOTVS Educacional e enviado para o BackOffice Protheus. Porém a baixa desses títulos a receber e os títulos a pagar gerados pela integração do lado do RM, é realizada no TOTVS Educacional. Os cadastros básicos continuam sendo realizados no BackOffice Protheus. Exceto , exceto o cadastro de cliente e fornecedor que podem ser realizados nos dois sistemas.

Aviso
titleAtenção

A utilização da integração TOTVS Educacional x BackOffice Protheus no EAI 2.0 só poderá ser ativada quando todos os módulos do RM estiverem com seus adapters (mensagem única) convertido para o EAI 2.0. Isso quer dizer que caso a base de dados tiver outras integrações entre os módulos do RM com os módulos do Protheus, todas as integrações devem estar migradas para o EAI 2.0. 

A liberação da integração do EAI 2.0 é realizada a partir da liberação de script para conversão da integração no EAI 1.0 para o EAI 2.0. 


Sistemas Envolvidos

  • TOTVS Processo Seletivo – Módulo Educacional que gerencia os processos seletivos das escolas e faculdades, possibilitando o ingresso de alunos nas instituições por meio de vestibulares. 

...

      • TOTVS (Educacional, Processo Seletivo, Biblioteca, Financeiro, Contábil e Fiscal) -> PROTHEUS: Os dados são trafegados pelo fluxo normal até a fila de integração TBC, em que este irá consumir o WebService do EAI do Protheus para envio da(s) mensagem(s). Após a resposta do Protheus, o TOTVS Conector atualiza o registro com o status de processamento e demais dados, no monitor da fila de Mensagem Única. 
      • PROTHEUS -> TOTVS (Educacional, Processo Seletivo, Biblioteca, Financeiro, Contábil e Fiscal): O Protheus consume Protheus consume o WebService TOTVS Conector para recebimento de mensagens únicas. Sendo também responsável também responsável por encaminhar as mensagens para o TOTVS Conector, que processa e processa e encaminha o retorno de acordo com o tipo de comunicação definida (síncrona ou assíncrona).

Assim como definido no protocolo de comunicação de mensagens únicas, a comunicação pode ser efetuada de duas formasda seguinte forma

    •  Síncrona: O sistema de origem gera uma mensagem de integração na fila e envia ao WebService de destino. O processo na origem aguarda o processamento da mensagem no destino e ao receber o retorno, atualiza o status do processamento na fila de integração. Assíncrona: O sistema de origem gera uma mensagem de integração na fila, envia ao WebService de destino e aguarda somente a confirmação de recebimento da mensagem. O processo na origem não fica parado aguardando o processamento da mensagem de destino.

Ao término do processamento da mensagem por parte do sistema de destino, este envia outra mensagem de retorno ao retorno ao sistema de origem com status do processamento. Lembrando que as mensagens assíncronas podem ser processadas (status pendente) ou reprocessadas (status erro) manualmente por meio do monitor da fila de integração 

Aviso

Nas integrações entre o RM x Protheus as configurações devem seguir como determinado pelo Configurador EAI 2.0, e este sempre configura no método síncrono.

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

...

Atenção: Para instalar qualquer módulo da linha RM, é necessário instalar a Biblioteca RM o pacote o pacote que contém a maioria dos arquivos necessários para o funcionamento de todos os módulos, inclusive do TBC. (Mais detalhes acesso o documento Orientações para instalar BibliotecaRM). Os pré-requisitos instalação/implantação/utilização da integração pacote 1012 no EAI 1.0 clique aqui


Configurando WS do RM

Para informações da instalação do TBC, consulte os documentos de apoio abaixo: 

...