Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Para criar a Na identificação da Demonstração Contábil é necessário preencher alguns campos:

  • Código e Descrição : São obrigatórios
  • Título Relatório e Sub Título Relatório: deverão ser informados conforme a necessidade do cliente.
  • Comparativo: deve ser utilizado ao montar uma demonstração, de forma que possibilite a comparação de valores movimentados nas contas contábeis informadas, entre dois ou mais períodos distintos.
  • Consolidado: Ao marcar este campo é possível associar ao fato contábil contas contábeis de mais de uma coligada. É possível também criar colunas com fatos contábeis que receberão o saldo de contas de mais de uma coligada.

    Informações
    titleSaiba mais

     Demonstrações Consolidadas

  • Grupo Empresarial: Caso a demonstração seja consolidada e este campo esteja preenchido, ao gerar o relatório de demonstração, os cálculos para cada coligada serão feitos levando em consideração a porcentagem de participação que foi informada no cadastro de movimentação dos investimentos societários. Será exibido apenas x (porcentagem de participação) por cento sobre o valor final daquele fato.

    Informações
    titleSaiba mais

    Grupo Empresarial

    Nota
    titleAtenção

    O campo Consolidado fica habilitado para alteração apenas se o campo Comparativo estiver desmarcado e se não houver nenhum Fato Contábil cadastrado na Estrutura.

    O campo Grupo Empresarial fica habilitado para alteração apenas se o campo Consolidado estiver marcado e se não houverem Colunas cadastradas na Estrutura. Estarão disponíveis para seleção neste campo apenas os Grupos Empresariais cuja Coligada do Contexto seja a Holding ou seja Investidora de alguma outra Coligada dentro do grupo.

  • "Utilizar máscara no código do Fato Contábil?": é possível definir uma Máscara para os Fatos Contábeis (linhas horizontais) do relatório a fim de hierarquizar a estrutura do mesmo.

Notas Explicativas: O layout 6.0 do SPED teve como principal novidade a inclusão do  campo NOTA_EXP_REF (Notas explicativas relativas às demonstrações contábeis.), o novo campo vai afetar três registros já existentes, sendo eles: J100 – Balanço Patrimonial, J150 – Demonstração dos Resultados e J210 - DLPA – Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados/DMPL – Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido. Para mais informações sobre notas explicativas, clique aqui.

Fatos Contábeis

Fatos Contábeis são as linhas horizontais que serão apresentadas no relatório.
O sistema identifica a conta correspondente na coluna da DMPL ou DLPA através do Fato Contábil, com a parametrização da Origem do valor igual a "Saldo Anterior", ou seja, tanto na DMPL ou DLPA devemos ter um fato contábil que vai representar o saldo inicial e as devidas parametrizações nas respectivas colunas.

Cadastro de Fatos Contábeis:

Image Removed

Campo Código: O campo de código do fato contábil, é o número que irá aparecer ao gerar a demonstração. Caso haja máscara, esse campo deverá preenchido de acordo com ela.

Campo Grau: Existem três tipos de Graus, sendo eles: 

Sintético: Quando um fato é sintético, ele funciona apenas com o tipo "Totalizador", ou seja, somará valores.

Quando adicionado no topo de uma hierarquia, irá somar todos seus filhos, por exemplo: 

Image Removed

Nesse caso, o fato de código "01", totalizará todos valores de 01.01 até 01.05.

Quando adicionado ao final de uma hierarquia, irá somar todos os valores acima, por exemplo: 

Image Removed

Nesse caso, o fato de código "02.05", totalizará todos valores de "01" até "02.05".

Analítico: Quando um fato é Analítico ele pode possuir todos os tipos, sendo eles:

Fato Contábil: parametrizável.

Totalizador: Funcionará como o sintético.

SubTotal: Que irá apresentar o mesmo comportamento do totalizador de topo de hierarquia, somando apenas valores de um mesmo grupo.

Rótulo: Quando um fato é Rótulo ele funciona como um texto livre, que será exibido na Demonstração Contábil.

Campo Descrição: Descrição será exibida ao executar a Demonstração Contábil.

Campo Número de Ordem no J150: Este campo será utilizado para geração do campo 02 (NU_ORDEM) do Registro J150 do SPED Contábil.
Ele não interfere na ordenação dos Fatos Contábeis, nem na geração da Demonstração Contábil.

Observação:

Na emissão do SPED Contábil, o usuário tem três opções para buscar informações para compor o registro J100 (Balanço Patrimonial):
-Estrutura do Relatório DRE
-A partir do Plano de Contas
-Ferramenta das Demonstrações Contábeis: Caso o usuário opte por buscar as informações da Ferramenta de Demonstrações Contábeis é necessário que no cadastro da demonstração que será utilizada, o usuário cadastre o código do fato contábil iniciando com 1 caso represente o Ativo e com 2 caso represente o Passivo e Patrimônio Líquido. Isso é necessário para identificação do grupo para geração do arquivo da ECD e se informado de forma incorreta pode vir a dar alguma inconsistência quando validado no PVA do SPED.

Colunas da Demonstração

As Colunas são as linhas verticais que serão emitidas no relatório. 

Título: Defina o melhor texto que represente os valores que serão gerados.

Tipo: As mesmas podem ser definidas como Demonstração, Total e Eliminações, sendo que o Tipo Total e Eliminações são calculados automaticamente pelo sistema, calculando os Totais e Eliminações de todas as colunas do Tipo Demonstração à esquerda. Observação: As Eliminações são calculadas quando a estrutura possui o campo "Consolidado" marcado.

Ordem: Define a ordem em que a coluna será exibida na Configuração do Layout e no relatório.

Mostrar no SPED Contábil: Marque-a se desejar que o Fato Contábil seja levado para a rotina da ECD (Sped Contábil) caso a Demonstração seja criada para este fim. Não é mais necessário utilizar a identificação se é um "Fato Contábil totalizador no SPED Contábil".

Configurações do Layout

Após as definições de Fatos Contábeis e Colunas, na aba Configurações do Layout, é possível visualizar como ficou a pré-montagem da Estrutura, e será possível realizar as parametrizações do layout.
A parametrização do layout consiste em definir a origem/composição dos valores que serão visualizados no Fato Contábil x Coluna, ou seja, para cada célula da coluna em que o Fato Contábil deva processar um valor, o usuário deverá clicar sobre a célula e do lado direito parametrizar como o valor será composto (contas contábeis, Origem do Valor e Sinal).

...


Após a identificação, devem ser cadastrados:

Fatos Contábeis
Colunas da Demonstração
Configuração do Layout

...

Informações
titleTemplates para DLPA / DMPL / DRE

Existem arquivos Templates pré montados, confira aqui: Templates da Demonstração Contábil

Informações
titleImportação / Exportação

Importação de um Layout pré-determinado: Possível

...

através do ícone Importar Estrutura. Para que o mesmo seja apresentado é necessário primeiramente clicar para Incluir uma nova Demonstração (este ícone localiza-se abaixo do botão de Exclusão da estrutura).
Exportação da estrutura: É possível através do ícone Exportar Estrutura

...

Ícones na configuração do Layout:

Image Removed - Rótulo;

Image Removed - SubTotal;

Image Removed - Totalizador sintético;

Image Removed - Totalizador analítico;

Image Removed - Parametrização necessária;

Image Removed - Coluna parametrizada;

Image Removed - Parametrização iniciada, porém com pendências;

Templates DLPA e DMPL

Os arquivos modelos de DMPL/DLPA para importação estarão disponíveis no diretório de instalação ObjetosGerenciais\Layout

O modelo de DMPL - Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido foi criado de acordo com o padrão existente no site da BM&FBOVESPA.

O objetivo deste modelo é ajudar o usuário a criar a DMPL de acordo com a sua necessidade. Cada empresa possui seus fatos contábeis e poderá alterar/excluir os fatos contábeis e colunas de acordo com a sua necessidade.

Para exclusão dos fatos contábeis na pasta Identificação, subpasta "Fatos Contábeis", o usuário poderá selecionar o fato contábil desejado e clicar no ícone de exclusão. Se desejar excluir alguma coluna deve-se acessar a subpasta "Colunas da Demonstração" e clicar no ícone de exclusão.

Na pasta "Configuração do Layout" é onde será feita a configuração do fato contábil com a sua respectiva coluna.

Exemplo:

No Modelo que estamos disponibilizando fizemos a configuração dos fatos contábeis da DMPL do período de 01/01/2013 a 30/09/2013 da TOTVS S/A.

A TOTVS não possui em sua DMPL todos os fatos contábeis apresentados em nosso Modelo, por este motivo configuramos apenas os fatos existentes na demonstração.

O primeiro fato contábil da DMPL - Modelo corresponde aos Saldos Iniciais, então ao acessar a aba "Configuração do Layout" e clicar na coluna "Capita Social Integralizado" o ícone com "(inserir o ícone de exclamação)" significa que será necessário completar a configuração.

Para esta configuração foi utilizada a opção de Origem do Valor = Saldo Inicial e o Sinal = Original. Neste exemplo o cliente pode informar a sua respectiva conta contábil que irá compor a coluna de Capital Social Integralizado. Pode ser utilizado uma ou mais contas contábeis.

Se o usuário não desejar utilizar a opção de Saldo inicial poderá alterar a opção de acordo com o desejado, este é apenas um modelo que pode ser alterado a qualquer momento de acordo com a necessidade do cliente.

Em outro fato contábil como por exemplo o fato contábil "5.04.03" - Opções Outorgadas Reconhecidas foi configurado na coluna "Capital Social Integralizado" a opção de filtro genérico.

Esta opção pode ser utilizada quando por exemplo deseja-se buscar um determinado lançamento/partida contábil dentro de uma movimentação de uma conta contábil. Vamos supor que na movimentação da conta de "capital integralizado" houveram 2 lançamentos/partidas à crédito e para determinado fato contábil deseja-se buscar somente 1 destes lançamentos/partidas.

Neste caso pode ser utilizado a opção de filtro genérico, se o usuário optar por manter esta opção deverá realizar a criação do filtro de acordo com sua necessidade.

O filtro genérico passa a ser processado conforme a Filial (Matriz ou SCP).

Observação:

Com relação à geração da DMPL para o SPED CONTÁBIL, o processo foi otimizado, possibilitando a utilização de Filtro Genérico para períodos trimestrais, desde que não seja filtro específicos, por exemplo, IDPARTIDA = 3.

O usuário deverá adaptar/criar a DMPL de acordo com sua necessidade, nos fatos contábeis que foram configurados o cliente deverá analisar se irá mantê-los e caso positivo deverá clicar no ícone "inserir o ícone de exclamação " e alterar as opções conforme desejado. Para os fatos contábeis que não foram configurados, o usuário pode clicar no ícone "inserir o ícone que representado sem configuração" e também realizar sua configuração conforme desejado.

Template DRE:

...

.