| Índice |
|---|
Esta documentação tem como objetivo orientar sobre a funcionalidade NO DAT no Clockin Mobilefinalidade fornecer orientações o processo de unificação dos aplicativos e migração doaplicativo Clock In Kiosk para o Clock In Mobile.
A Unificação dos Aplicativos nasceu da necessidade de termos mais qualidade e agilidade nas entregas de melhorias e manutenções referente ao aplicativo. Desta forma a ideia é uma versão única de aplicativo contemplando e centralizando todas as novas funcionalidades.
Na primeira versão única que liberamos para o mercado tivemos grandes mudanças em relação a forma como ocorre o gerenciamento de imagens dentro do aplicativo. Enquanto o Kiosk faz esse gerenciamento através de arquivos contendo os hashes (os códigos das imagens), o Mobile possui uma estrutura de banco de dados que permite um gerenciamento de hashes de forma mais otimizada. A seguir temos uma detalhamento maior dessa nova arquitetura que chamados de "NO DAT".
O conceito "NO DAT consiste em mudanças " engloba modificações nos aplicativos Mobile para possibilitar a melhoria do com o propósito de aprimorar o reconhecimento facial. Atualmente Tradicionalmente, o processo de reconhecimento envolve facial envolvia a leitura de dados da imagem do funcionário em um informações contidas em arquivo de imagens com extensão "DAT" para o reconhecimento facial. , correspondentes às imagens dos funcionários.
No entanto, uma transformação foi implementada nesse fluxo. Agora, a leitura de informações contidas nas imagens é efetuada por meio de consultas diretas ao banco de dados, realizadas O fluxo atual do reconhecimento foi modificado para que essa leitura de dados da imagem seja feita através de consulta em banco de dados dentro do próprio aplicativo.
Os dados de imagem gerados para que seja feito Para viabilizar o reconhecimento facial são chamados de hashes de imagem que nada mais é do que a codificação dos pontos da face da pessoa. Nada mais é do que o DNA da face da pessoa., o processo gera conjuntos de dados de imagem denominados "hashes". Essencialmente, esses "hashes" representam codificações das características faciais de cada indivíduo.
Com essa nova funcionalidade a geração de Arquivo DAT (nome do processo na Carol - Essa nova arquitetura operacional introduziu uma mudança notável no processo. A geração do arquivo DAT, anteriormente conhecido como "generate_dat_file) ", foi substituída pelo processo de Geração de Hashes (nome do processo na Carol - criação dos "hashes", denominado "hash_db)".
Alguns pontos a liberação do NO DAT:
No aplicativo Mobile agora é possível informar um PIN para acesso a tela de configurações. O PIN nada mais é do que uma senha que permite restringir o acesso as funções da tela de configurações. Clique aqui e saiba mais.
O botão de atualizar batidas possui um comportamento semelhante à sincronização de batidas, porém deve ser utilizado quando há a necessidade de sincronizar marcações que possuam mais de 48 horas.
Esta funcionalidade irá atualizar todas as marcações dos últimos 40 dias.
Após a sincronização destes dados, o botão ficará desabilitado pelas próximas 4 horas.
ATENÇÃO!
O Multi reconhecimento nada mais é do que a relação de pessoas que foram identificadas pela IA como sendo as possíveis faces para efetuar o reconhecimento.
O Multi reconhecimento ocorre quando o funcionário vai efetuar o reconhecimento no aplicativo. Neste momento o aplicativo gerava uma lista de pessoas que poderiam ser as possíveis faces, e então o funcionário selecionava o nome da pessoa para receber as marcações.
Foi feito uma implementação para aumentar a privacidade de dados e exatidão do reconhecimento facial diante dessa situação. Clique aqui e saiba mais.
Passo 1 - Obrigatório - Novo processo de geração de Hashes - O agendamento da geração de Hashes foi criado automaticamente para clientes que possuem o agendamento da geração de DAT. Desta forma é necessário somente conferir se o processo está sendo executado com sucesso. Para entender como realizar essa ação acessar o item 06 desta documentação.
Passo 2 - Opcional - Parametrizar o usuário do Aplicativo Mobile para utilização do PIN, para verificar como realizar essa ação acessar aqui.
Passo 3 - Opcional - Orientação dos funcionários através de um comunicado sobre a alteração de fluxo para o reconhecimento facial quando ocorrer o Multi Reconhecimento.
Passo 4 - Opcional - para os clientes que estão sofrendo com perdas de marcação, entrar em contato com o Suporte para solicitar a ativação da funcionalidade Ressincronização de marcações. Mais detalhes no item 3.1 desta documentação.
Passo 5 - Opcional - Realizar a atualização da versão Beta Teste para conhecer a versão e verificar a funcionalidade. Em caso de erro solicitamos a abertura de ticket. Para verificar como realizar a atualização de versão beta acessar aqui.
Passo 6 - Obrigatório - Após a liberação da versão oficial o aplicativo poderá ser baixado na loja do Google Play ou do Apple Store para a utilização.
Segue os benefícios do NO DAT:
Dessa maneira, o "NO DAT" impulsiona uma abordagem mais ágil e eficiente no reconhecimento facial, simplificando a operação ao utilizar diretamente os dados codificados das imagens e eliminando a necessidade de manipulação de arquivos intermediários. Para saber mais sobre a Geração de Hashes acessar aqui.
Quando os cliente migram para a solução do Aplicativo Mobile tem uma série de benefícios que listamos a seguir:
Ganho de performance e estabilidade nas cargas através do login e nas atualizações dados dados da imagem no aplicativo. Isso contribui para uma experiência mais fluída e confiável para os usuários.
...
...
A Geração dos Hashes é feita por um processo da Plataforma Carol, o processo chama-se “hash_db”, é executado através de agendamento. Para acessar, selecionar Carol Apps, e depois “TOTVS RH Clockin BackOffice”. Conforme print abaixo na Aba Process, temos o processo “hash_db”:
A Geração dos Hashes será concluída quando for demonstrado o status "Complete" na linha do Processo hash_db, conforme print abaixo:
Para verificar se o processo já está agendado, na Tela de Execução do Processo Hash_db (Selecionar Carol Apps, e depois “TOTVS RH Clockin BackOffice”. na aba "Process" temos o processo “hash_db”). Na coluna Schedule da consulta dos Processos é possível ver o agendamento do processo realizado. Segue abaixo algumas regras:
Para realizar o agendamento, na coluna "Schedule" é necessário acessar o link "+ Add a Schedule" e informar o agendamento conforme as regras descritas no parágrafo acima. Lembrando que o agendamento pode ser informado considerando a mesma configuração do processo generate_dat_file porém intercalando os horários.
Os hashes gerados são facilmente visualizados através do "Data Model Hashes". No Menu lateral esquerdo clica-se em "Data Model", para escolher a opção "Hashes". Segue abaixo um descritivo do que significa cada campo do "Data Model Hashes":
Abaixo as regras para ocorrer a Geração de Hashes:
...
Para identificar se existem funcionários efetuando marcação no aplicativo Clock In Kiosk, pode ser realizada consulta no BackOffice do Clock In, através do passo a passo abaixo:
Caso sejam demonstradas informações na consulta significa que existem funcionários que efetuaram marcações no aplicativo Clock In Kiosk nos últimos 60 dias. Então será necessário ações para migração para o Aplicativo Clock In Mobile descritas a seguir.
Para facilitar esse processo elaboramos um passo a passo detalhado para a migração.
Não. Essa migração poderá ser feita de forma gradual.
Haverá um processo de descontinuidade da Geração de DAT dentro em breve, onde os clientes serão comunicados sobre qual será o prazo dessa migração
O fluxo do NO DAT é composto dos seguintes passos:
Passo 1 - Cadastramento da Foto, que pode ser feito de três maneiras:
Passo 2 - Efetuar o agendamento do processo de Geração de "Hashes" ("hash_db"). Este processo gera informações no "Data Model Hashes". Para maiores detalhes acessar o item 06 desta documentação
Passo 3 - O aplicativo Mobile realiza a sincronização dos "hashes" e grava as informações em banco de dados de três maneiras:
Passo 4 - Quando o funcionário se posiciona para realizar a marcação por reconhecimento o aplicativo consulta as informações no banco de dados para realizar o reconhecimento facial. Abaixo as regras que são usados para o buscar o os "hashes" para o reconhecimento:
...
.