Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Procedimentos
  3. Preenchimento das Tabelas
  4. Outras Informações

...

Na contabilização, a depreciação acelerada utiliza o lançamento padronizado 840.


Help_buttonImage ModifiedImportante:

Sempre que for necessário pode executar a depreciação acelerada durante o mês. Entretanto, este cálculo será irreversível. Após efetuá-lo não há como desfazer, exceto se houver um backup gerado antes de executar a rotina.

Exemplo:

Se considerarmos que um equipamento foi utilizado durante o mês, por dois turnos de oito horas, durante cinco dias e a sua taxa normal de depreciação é de 10%, pela rotina o sistema calculará a depreciação acelerada pela taxa de 15% apenas para os 5 dias do mês. Para os demais dias será utilizada a taxa de 10% e o cálculo será efetuado no final do mês.

...

Para calcular a depreciação acelerada:

    1. Em Depreciação Acelerada, clique em Parâmetros.
    2. Será apresentado os parâmetros da rotina, onde o usuário precisará informar:
      1. Do Bem ? = Informe o código inicial dos ativos que pretende efetuar a depreciação acelerada.
      2. Até o Bem ? = Informe o código final dos ativos que pretende efetuar a depreciação acelerada.
      3. Do Item do Bem ? = Informe o item inicial dos ativos que pretende efetuar a depreciação acelerada.
      4. Até o Item do Bem ? = Informe o item final dos ativos que pretende efetuar a depreciação acelerada.
      5. Fator ? = Informe o fator desejado para a realização da aceleração da depreciação, este fator será multiplicado pela taxa de depreciação dos bens selecionados gerando a taxa do calculo.
      6. Data Inicial ? = Informe a data inicial na qual os bens selecionados tiveram a depreciação acelerada.
      7. Data Final ? = Informe a data final na qual os bens selecionados tiveram a depreciação acelerada.
      8. Da conta ? = Informe a Conta Contábil inicial a ser utilizada no filtro da rotina para seleção dos bens. Caso queira todas as contas deixe essa pergunta em branco.
      9. Até a Conta ? = Informe a Conta Contábil final a ser utilizada no filtro da rotina para seleção dos bens. Caso queira todas as contas deixe essa pergunta como 'ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ'.
      10. Do Centro de Custo ? =  Informe o Centro de Custo inicial a ser utilizado no filtro da rotina para seleção dos bens. Caso queira todos os centros de custo deixe essa pergunta em branco.
      11. Até o Centro de Custo ? = Informe o Centro de Custo final a ser utilizada no filtro da rotina para seleção dos bens. Caso queira todos os centros de custo deixe essa pergunta como 'ZZZZZZZZZ'.
      12. Do Item Contábil ? = Informe o Item Contábil inicial a ser utilizado no filtro da rotina para seleção dos bens. Caso queira todos os itens contábeis deixe essa pergunta em branco.
      13. Até o Item Contábil ? = Informe o Item Contábil final a ser utilizada no filtro da rotina para seleção dos bens. Caso queira todos os itens contábeis deixe essa pergunta como 'ZZZZZZZZZ'.
      14. Da Classe de Valor ? = Informe a Classe de Valor inicial a ser utilizada no filtro da rotina para seleção dos bens. Caso queira todas as classes deixe essa pergunta em branco.
      15. Até a Classe de Valor ? = Informe a Classe de Valor final a ser utilizada no filtro da rotina para seleção dos bens. Caso queira todas as classes deixe essa pergunta como 'ZZZZZZZZZ'.
      16. Mostra Lanc. Cont. ? = Informe Sim para mostrar os lançamentos contábeis em tela e Não para não demonstrar.
      17. Aglut Lactos ? = Informe Sim para gerar contabilização aglutinada e Não para gerar sem aglutinação.
      18. Contabiliza Online ? = Informe Sim para contabilizar online e Não para não contabilizar no momento do calculo da rotina ATFA171.
    3. Confira os parâmetros e confirme.
    4. Selecione os bens para os quais deve calcular-se a depreciação acelerada.
    5. O cálculo da depreciação acelerada é efetuado considerando o período e os bens selecionados.


03. PREENCHIMENTO DAS TABELAS

...

  • SN3: Preenche o campo N3_DTACELE com a data da ultima depreciação acelerada feita no bem e o N3_VLACEL1 com o valor da ultima depreciação acelerada feita no ativo.
  • SN4: Cria registros com o campo N4_OCORR igual a 10 se o valor da depreciação acelerado for positivo ou 11 se for negativo.
  • SN5: Cria registros com o campo N5_TIPO igual a K se o valor da depreciação acelerado for positivo ou L se for negativo.


Help_buttonImage ModifiedDica:

A alimentação das demais tabelas de saldo do ativo seguem o mesmo conceito da tabela SN5, as demais tabelas de saldos são: SNA, SNC e SN6.

Informações
titleImportante

Foi implementado um tratamento específico na rotina para atender às disposições da LEI Nº 14.871, de 28 de maio de 2024, que estabelece a possibilidade de depreciação acelerada para bens do ativo imobilizado.


Regras de Aplicação:
De acordo com a legislação, é permitido depreciar fiscalmente até 50% do valor de um ativo no ano de sua entrada em operação e no ano subsequente, assim, apenas os ativos imobilizados que atenderem aos critérios estabelecidos pela lei estarão aptos à aplicação da depreciação acelerada no período especificado.

Para mais informações, consulte o material disponível no link:
https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=863919147


Essa atualização tem como objetivo principal assegurar a correta aplicação dos critérios fiscais relacionados à depreciação acelerada, proporcionando confiabilidade e conformidade aos cálculos fiscais realizados pelo sistema.


04. OUTRAS INFORMAÇÕES

...