Índice exclude CONTEÚDO
Este documento tem como objetivo demonstrar como verificar se houve mudanças no GMT no dispositivo. Essa validação está ligado ligada com as informações sobre o GMT alterado da marcação indevidamente pelo funcionário no aplicativo Mobile.
...
...
Para a verificação das informações é necessário ter o entendimento de como funciona a parametrização da do settings "Detecção de alteração do fuso horário do Settingsdispositivo:"
Para que a função seja habilitada será necessário alteraalterá-la no settings como mostra a imagem abaixo:
...
...
...
Após o envio a propagação das marcações no BackOffice, na aba 'Marcações', podem ser filtrados 3 campos para a Carol, dentro das DM 'Clockin Records' e 'Employee Photos Approval' mostrarão se o funcionário efetuou a alteração ou não do GMT no dispositivo mobile através do campo "Indicador de Alteração do Fuso Horário no dispositivo" como mostrado na imagem abaixo:
Todas as demais informações ficarão disponíveis no connectors "timezonevalidations" como mostra a imagem abaixo:
Para a obtenção do campo GMT o aplicativo busca sempre do dispositivo, independente da parametrização do campo "Origem da Data/hora" utilizada pelo dispositivo para definir o instante da marcação de ponto".
Nos dispositivos que não possuem o campo "Fuso Horário Automático" quando o usuário desabilitou a "Data e Hora Automáticas" do dispositivo existe o risco de ter ocorrido uma alteração no GMT do dispositivo.
...
que ocorra a validação do FUSO HORÁRIO/GMT do dispositivo, sendo possível validar se houve ou não alteração, segue exemplo abaixo:
O Campo "Fuso Horário Automático" pode vir de 3 maneiras: Inexistente, habilitado e desabilitado:
Também é possível validar o GMT e verificar se o fuso horário foi alterado ou não. Após selecionar as colunas correspondentes, é possível visualizar de acordo com as marcações que foram efetuadas se houve ou não alteração do fuso horário e qual GMT correspondente da marcação foi selecionado por dispositivo:
Aviso |
---|
Importante salientar, na coluna 'GMT Validação': as mensagens correspondentes podem vir como: (Não validado, Alterado o Fuso ou Não alterado o Fuso) conforme exemplo abaixo: |
Para um melhor acompanhamento, foi adicionado um campo cujo objetivo é validar a data/hora com GMT em que foi feita a marcação.
Campo adicionado nas engrenagens, conforme exemplo abaixo:
Desta maneira, após selecionar o campo conforme exemplo acima, é possível validar as informações referentes a 'Data/hora do Dispositivo com GMT':
Aviso |
---|
É importante salientar que também é possível extrair os dados deste novo campo, através da opção 'Exportar para Excel' |
Desta maneira, é possível ter um acompanhamento completo das informações pertinentes ao fuso horário do dispositivo e do GMT.
Para garantir a obtenção correta do campo GMT, o aplicativo sempre extrai essa informação do dispositivo, independentemente da configuração usada pelo dispositivo para marcar o ponto.
Em dispositivos que não oferecem suporte ao campo "Fuso Horário Automático" ou quando o usuário desativa a opção "Data e Hora Automáticas", há o risco de ocorrer uma mudança no GMT do dispositivo.
É importante notar que, mesmo quando a opção "Data e Hora Automáticas" está ativada, o sistema operacional do dispositivo mantém o último GMT
...
registrado.
...
Portanto, se ocorrer uma alteração no GMT com
...
essa opção desativada, o último GMT
...
Nos casos em que origem da data e hora é do Dispositivo e como é feito para consultar se foi feita alteração do horário duas informações hoje podem ser rastreadas na marcação:
Passo 1 - Acessar o Backoffice
Passo 2 - Acessar a consulta de marcações
Passo 3 - Selecionar o Data Model Clock in Records
Passo 4 - Filtrar as informações do CPF e da data e hora que deseja consultar
...
registrado será considerado.