Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


CONTEÚDO

...

  1. Outras Ações / Ações relacionadas

...

  1. Principais Campos e Parâmetros

Índice
exclude.*CONTEÚDO
stylenone
separatornone

...


01. VISÃO GERAL

Esta documentação é destinada a destacar, as mais diferentes formas que o sistema coleta e trata informações pertinentes a montagem do grupo de informações Percurso (<InfPercurso), no MDFeMDF-e, e atender assim a legislação atual para as mais diferentes operações de transporte rodoviário.

PARÂMETRO

        MV_TMSPERC = .T. 

        Na geração dos manifestos das viagens com status em aberto ou fechada.
        Para viagens em trânsito sempre será aberta. 
        Ao gerar um Manifesto, o sistema sempre deve gravar dados nas tabelas do Percurso da Viagem (DL0/DL1/DL2).

02.

...

DETALHAMENTO REGRAS

Para o correto funcionamento e montagem das informações de Percurso no MDFe MDF-e emitido no Totvs Logistica TOTVS Logística TMS Protheus,  precisamos destacar as diferenças de comportamentos que o sistema possui, dependendo do momento que o MDFe MDF-e foi gerado durante a viagem. Vejamos a seguir as principais diferenças.

1. GERAÇÃO MDF-e

Ao gerar um Manifesto, o sistema sempre gravará as tabelas do Percurso da Viagem (DL0/DL1/DL2).

DL0 - Estados do Percurso

DL1 -  Documentos do Manifesto

DL2 - Para quebra e montagem dos MDFe's.

2. EXCLUSÃO DE MDF-e

Uma vez que sejam excluídos todos os manifestos de uma viagem, o sistema excluirá os respectivos dados das tabelas do Percurso da Viagem.

3. EDITAR PERCURSO

Disponibilizada funcionalidade chamada "Editar Percurso" para que seja possível ajustar a sequencia dos estados do Percurso da Viagem a fim de evitar ou corrigir a rejeição "663-Rejeição - Percurso informado inválido".

O Intuito desta tela é permitir a visualização e algumas manipulações dos estados de passagem da viagem, para efeito da geração do MDF-e, podendo desta forma realizar as seguintes ações na tela:

  • Adicionar novos estados de passagem: Adicionar novos estados de passagem entre os estados já apresentados automaticamente.
  • Realizar reordenação dos estados: Realizar a reordenação de estados utilizando o campo "Seq. Passagem", para definir o trajeto que o veículo realmente realizará nesta viagem.
  • Realizar a movimentação dos documentos entre estados iguais no percurso: Realizar a movimentação do documento entre as passagens de mesmos destino. (Este caso deve ser utilizado, caso o veículo transite mais de uma vez dentro do estado e o documento será entregue nas passagens posteriores).

02.1 COMO O SISTEMA SE COMPORTA EM MONTAR O PERCURSO DO MDFE COM A VIAGEM EM ABERTO/FECHADA?

...

Ao gerar um Manifesto para viagens com status "Em aberto" ou "Fechada", a tela do Percurso da Viagem somente abrirá quando o parâmetro MV_TMSPERC estiver preenchido com ".T.", ou seja, se o parâmetro MV_TMSPERC estiver preenchido com ".F." o sistema não abrirá a tela do Percurso da Viagem.

Regras:

Origem MDF-eCarga do primeiro EstadoFilialCarga dos estados de passagemRotaDocumentoExclusão de documento

O estado de origem usado na definição dos pontos do percurso,

será selecionado à partir do campo Cd.Ori. MDF-e (DA8_CDOMDF),

 que define a região de origem da viagem no cadastro da rota,

caso o mesmo esteja em branco, o sistema utilizará o Estado de entrega "M0_ESTENT" do SIGAMAT.

Cd.Ori.MDF-e = Região de Origem para o percurso MDF-e 

Estado da filial conectada 🡪 M0_ESTENT

Percurso MDF-e definido no  Cadastro de Rotas.

Caso a rota selecionada na viagem possua um percurso de MDF-e já definido, o sistema usará estes estados como base para geração do percurso.

Caso a rota selecionada na viagem não possua percurso de MDF-e definido, o sistema usará os estados de destino do documento.

 Os documentos serão adicionados dentro de cada um dos seus respectivos estados de destino de forma automática.

Os documentos serão adicionados dentro de cada um dos seus respectivos estados de destino, , caso contrário vide a descrição de "editar percurso" mencionada abaixo. 

Caso algum documento seja excluído da viagem o mesmo será replicado na tela do percurso.


Neste caso o sistema quebrará os manifestos pelos estados do percurso, contendo os estados até o destino de cada manifesto. 
Quando uma viagem 

02.2 COMO O SISTEMA SE COMPORTA EM MONTAR O PERCUSO PARA VIAGEM EM TRÂNSITO?

Regras:

Origem MDF-eCarga do primeiro EstadoFilialCarga dos estados de passagemRotaDocumentoExclusão de documento

O estado de origem usado na definição dos pontos do percurso,

será selecionado à partir do campo Cd.Ori. MDF-e (DA8_CDOMDF), que define a região de origem da viagem no cadastro da rota, caso o mesmo esteja em branco, o sistema utilizará o Estado de entrega "M0_ESTENT" do SIGAMAT.

Cd.Ori.MDF-e = Região de Origem para o percurso MDF-e 

Estado da filial conectada 🡪 M0_ESTENT

Percurso MDF-e definido no  Cadastro de Rotas.

Caso a rota selecionada na viagem possua um percurso de MDF-e já definido, o sistema usará estes estados como base para geração do percurso.

Caso a rota selecionada na viagem não possua percurso de MDF-e definido,  o sistema usará os estados de destino do documento.

Os documentos serão adicionados dentro de cada um dos seus respectivos estados de destino de forma automática, desde que façam parte das UFs existentes no percurso, caso contrário vide a descrição de "editar percurso" mencionada abaixo

Caso algum documento seja excluído da viagem o mesmo será replicado na tela do percurso.

Os documentos não previstos entrarão sempre em um ponto que possui destino o estado da filial da viagem, mesmo que o destino da entrega seja outro estado, neste caso, quando o documento chegar na filial será gerado um novo Movimento de viagem (DUD) para que o mesmo possa concluir seu processo de entrega.

Caso a viagem já esteja em trânsito e ocorra a inclusão de documentos não previstos, o sistema realizará logo após a gravação do percurso a inclusão das operações de chegada e saída de cliente (caso as mesmas não existam), sendo que a chegada no cliente já será apontada automaticamente.

Caso as operações já existam, o sistema não realizará o apontamento de chegada.

Informações
titleImportante:

(aviso) O estado de origem do ponto do percurso será referente ao código da região de origem do documento, por isso é importante na digitação da nota selecionar a região de origem como remetente no campo Selec. Origem (DTC_SELORI), igual a  2- Cliente Remetente ou igual a 3- Local Coleta.

Ao gerar um Manifesto para viagens com status "Em trânsito", o sistema sempre abrirá a tela do Percurso da Viagem independentemente do conteúdo do parâmetro MV_TMSPERC.

  • Caso exista algum manifesto para o estado de inclusão do novo documento, o mesmo deverá ser encerrado antes de realizar a saída do cliente, este procedimento deverá ser realizado para o correto funcionamento da transmissão do MDF-e de retorno contendo o novo documento. Segundo a Nota Técnica 30/03/2017 - Nota Técnica 02.2017 existente em https://mdfe-portal.sefaz.rs.gov.br/Site/Documentos, o sistema não permitirá a transmissão de um manifesto para a placa principal (mesmo CNPJ base do emitente do MDF-e, mesma placa, mesmo tipo de emitente e contendo o par UF de Carregamento / UF de Descarregamento, no sentido oposto ao MDF-e que está sendo autorizado.
  • Como o processo é de mercadorias não previstas, é interessante que o novo manifesto seja gerado somente após a passagem pelo último cliente do estado para que o mesmo não precise ser encerrado novamente para a criação de um novo. 
  • Caso ocorra entrada de documentos não previstos em mais de um estado, o manifesto referente deverá ser encerrado e deverá ser gerado um manifesto único para os documentos referente ao estado de destino, este processo deve ser feito, pois ocorre uma trava na transmissão do MDF-e para manifestos não permitindo possuir mais de um manifesto para o mesmo CNPJ base do emitente do MDF-e, mesma placa, mesmo tipo de emitente e mesma UF descarregamento, segundo a Nota Técnica  13/12/2016 - Nota Técnica 2017.

...

Outras Ações / Ações relacionadas

...

04. TELA XXXXX

Principais Campos e Parâmetros

...

  • 001 existente em https://mdfe-portal.sefaz.rs.gov.br/Site/Documentos.
  • Foi criada uma nova funcionalidade chamada "Editar Percurso" para que seja possível ajustar a sequencia dos estados do Percurso da Viagem a fim de evitar ou corrigir a rejeição "663-Rejeição - Percurso informado inválido". O caminho para editar o percurso dos MDF-es de uma viagem é através do botão Outras Ações → Manutenção → Manifesto → Editar Percurso.

    Aviso
    titleLembre-se:

    Para novos documentos (CTe's) inseridos em uma Viagem em trânsito e que NÃO foram previstos durante a criação, carregamento e fechamento da viagem, ou seja, o documento não foi planejado inicialmente será necessário que a cada novo Mdfe inserido com a viagem em trânsito tenha o seu próprio percurso.

02. CADASTROS ENVOLVIDOS X MOMENTO DE GERAÇÃO DO MDFE



03. EXEMPLO DE UTIILIZAÇÃO - VIAGEM COM DOCUMENTOS PREVISTOS E NÃO PREVISTOS (MDF-e Manual).

Neste exemplo, vamos demonstrar o processo onde serão embarcados 2 documentos previstos e 1 documento não previsto, ou seja, será carregado com uma viagem em trânsito:

1º Documento - Origem RS Destino PR
2º Documento - Origem RS Destino MG

Documento não previsto, carregado no estado do PR:

3º Documento - Origem PR Destino MG

...

CLIENTES

Exemplo Cadastro de Cliente Remetente dos Documentos Previstos - Origem UF RS

Image Added

Exemplo Cadastro de Cliente Destinatário do Documento Previsto - Destino UF MG

Image Added

Exemplo Cadastro de Cliente Destinatário do Documento Previsto - Destino UF PR,

sendo o mesmo cliente utilizando como Remetente do Documento não Previsto - Destino a UF MG

Image Added

ROTA

Cd.Ori.MDF-e = Região de Origem para o percurso MDF-e  → CAXIAS DO SUL

Caso a rota selecionada na viagem não possua percurso de MDF-e definido,  o sistema usará os estados de destino do documento.

Image Added


VIAGEM

Image Added


Caso necessário
atentar para o campo Origem de Carregamento. Para mais informações sobre o campo consulte a documentação: Evento de Envio/Autorização - Mais de um município de carregamento.


OPERAÇÕES

Image Added


GERAR MDFE

Image Added


PERCURSO MDF-e

Caso a rota selecionada na viagem não possua percurso de MDF-e definido,  o sistema usará os estados de destino do documento:

  1. No nosso exemplo usará PR e MG.
  2. Atentar para a coluna de Estado de origem, neste momento RS.
  3. Como existem estados intermediários/de passagem, é necessário editar o percurso:
    O caminho para editar o percurso dos MDF-es de uma viagem é através do botão Outras Ações → Manutenção → Manifesto → Editar Percurso.

    Image Added

  4. Foram inseridos manualmente os estados de passagem SC e SP:

    Image Added

    Image Added

  5. Autorizar os MDF'es:

    Image Added

    Image Added

  6. Apontamento de Operações, até a chegada no primeiro cliente.
  7. Realizar o encerramento do primeiro MDFe relacionado ao Estado Paraná:

    Image Added

  8. Apontar o registro de ocorrência para o primeiro documento CTe e MDFe destinado a UF do PR.

    Image Added

  9. Neste momento com a viagem em trânsito,  será inserido na viagem o 3º documento com estado final em MG.
  10. Lembrando que temos um CTe autorizado e em curso, contudo esse documento tem como origem a UF do RS. Neste cenário o primeiro documento MDFe é previsto e o segundo a ser gerado é considerado como não previsto. Neste cenário, ao clicar em + NF da Viagem Modelo 3 podemos reparar que o documento já entra como origem no cliente onde o veículo esta parado SP0011-02.

    Image Added

    Documento calculado e autorizado.

    Image Added

    Image Added

  11. Caso ocorra a tentativa de saída de cliente sem a geração de MDFe para o novo CTe incluído na viagem ocorrerá esta validação:

    Image Added

  12. Como neste cenário estamos inserindo um novo CTe e há necessidade de geração de novo MDFe, vamos encerrar o 2º Manifesto desta viagem e na sequencia:
    1. Ajustar o percurso, para a correta geração deste novo MDFe, que contemplará agora os 2 CT'es.
    2. Gerar um novo MDFe que contemplará ambos os CTes destinados ao estado de MG:

      Image Added

      Atentar a coluna de Estado de Origem para que cada novo MDFe emitido com viagem em trânsito tenha o seu MDFe de acordo com percurso, no exemplo a nova origem passa a ser PR, uma vez que ocorreu a consolidação de carga com destino MG  (inserção de mais um CTe para o destino final da viagem).

      Perceba que quando houve carregamento no cliente PR,  a linha do percurso que antes possuía origem RS foi alterada para PR, devido a consolidação para MG.

      Além disso, foi necessário a inserção da UF de SP (estado intermediário) com UF de Origem PR (Sequencia 05).

      No grid inferior podemos ver todos os documentos destinados a MG.


      Image Added

      Image Added

      Gerar novo MDFe:

      Image Added

  13. Saída de Cliente Paraná, e chegada no cliente Minas Gerais:

    Image Added

    Image Added

  14. Encerrar MDFe.

  15. Apontar as ocorrências dos CTes com destino a UF MG.

  16. Apontar operação de saída de cliente:

    Image Added

  17. Apontar operação de chegada de viagem.
    Image Added

  18. Encerrar a viagem.

    Image Added

04. TELA XXXXX

...




05. TABELAS UTILIZADAS

  • DL0 - Percurso de Viagem.
  • DL1 - Estados do Percurso.
  • DL2 - Documentos do Manifesto.
  • DUD - Movimento de Viagem.

06. ASSUNTOS RELACIONADOS