Histórico da Página
INTEGRAÇÃO FISCAL/APROPRIAÇÃO GERANDO DUPLICATAS NO DATASUL
Contexto de negócio (Introdução)
Alguns embarcadores precisam fazer o recolhimento dos impostos retidos no mês de competência, ou seja, no mês que foi dada entrada do Conhecimentos de Transporte eletrônico (CT-e) ou Notas Fiscais de Serviço eletrônica (NFS-e).
Até então, o GFE só gera o título dos impostos no mesmo momento que faz a atualização da fatura de frete com o Financeiro (Contas a Pagar). Porém, ocorre que em muitos casos os transportadores enviam as faturas de frete com a cobrança destes documentos somente no mês posterior, impossibilitando o pagamento no mês que ocorreu o fato gerador.
Esta funcionalidade visa contemplar esta necessidade, dessa forma será feita a geração da duplicata do Documento de Entrada gerado pelo GFE nas integrações Fiscal e Apropriação de Despesas. Assim, para cada CT-e/NFS-e haverá um título gerado no Financeiro.
Com a implantação e integração da fatura enviada pelo transportador, será realizado a substituição das duplicatas dos documentos de entrada pelo Título a Pagar efetivo.
Sistemas Envolvidos
- SIGAGFE
- Datasul – Módulo Módulos de Recebimento e FinanceiroContas a Pagar
Integração
O processo de integração atual entre o GFE e o Datasul não é alterado, apenas existe uma parametrização necessária para que esta funcionalidade esteja ativa conforme demonstrado abaixo.
Escopo
O escopo da funcionalidade compreende a integração Fiscal e Apropriação de Despesa para o Recebimento do Datasul, utilizando a opção de Regime de Competência do GFE. Com as devidas parametrizações, o documento de entrada gerado no recebimento irá gerar duplicatas e integrar com o Financeiro.
Ao atualizar a fatura de frete no Financeiro e estando parametrizado para Gerar Duplicatas por CT-e, o sistema irá verificar se existe título para os documentos de frete relacionados a mesma e caso exista, gera um titulo de substituição para todos eles. Se nenhum conhecimento tiver título gerado, então o processo segue a geração de título normalmente desconsiderando a funcionalidade.
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
Parâmetros
No CD0089, na aba "Financeiro" foi incluída o parâmetro "Integração de Duplicata por CT-e".
Na aba "Recebimento", no campo "Condição integração", a opção "Integração Documento com OF" foi alterada para "Integração Documento", esta opção deve estar Ativa.
Datasul
Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.
Logix
Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.
Protheus
Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.
RM
Insira aqui as informações pertinentes ao RM.
Gerar Duplicatas por CT-e
Quando o novo parâmetro "Integração de Duplicata por CT-e" estiver ativo, o campo "Condição Integração" estiver com a opção "Integração Documento" e a natureza de operação do documento de frete estiver parametrizada para gerar duplicatas, ao integrar um CT-e, além do mesmo ser atualizado em Obrigações Fiscais, o título também será atualizado no Contas a Pagar automaticamente.
Além das condições acima, será necessário que a base esteja parametrizada para regime de competência (GFE - Parâmetros do Módulo) e que o usuário permita atualização automática (RE0101 - Atualiza AP Automaticamente).
A espécie utilizada na criação da duplicata será a espécie relacionada a natureza de operação conforme o retorno da Engine de Regras. Caso não tenha espécie informada na natureza o sistema buscará automaticamente do RE0101 ("Espécie Duplicatas NFF" ou "Espécie para Despesas").
Se houver imposto retido, será criada uma duplicata separada, apenas para o imposto e serão utilizados os códigos de imposto contidos no CD0089 ("Cod Imp ICMS Retido" e "Cod Imp ISS Retido") para a integração do título no Contas a Pagar. Caso haja a necessidade de um código de imposto específico para determinada operação, pode-se utilizar o engine de regras com a operação "GFE-AP".
Substituição dos Títulos pela Fatura de Frete
Na integração da fatura, as duplicatas geradas anteriormente a partir dos documentos de frete, serão substituídas pelo título da fatura. Para a criação do título da substituição será utilizada a espécie do CD0089 ("Espécie Título Fatura").
Estorno do título
Caso seja necessário realizar uma desatualização da fatura através do GFE, será necessário realizar o estorno manualmente no módulo de Finanças a partir do programa "Substituição Nota Por Duplicata" (APB725AA), opção "Cancelamento".
Instalação/Atualização
Necessário atualização dos programas em ambos sistemas Datasul e Protheus conforme especificado abaixo
Instalação/Atualização
Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:
- Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
- Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
- Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
- Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
- Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
- Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
- Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.
Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.
Datasul
Funcionalidade liberada na Expedição Contínua Datasul - pacotes pacotes 12.1.28.14; 12.1.29.8; 12.1.31.3
Liberação Oficial na Release 12.1.32.
Protheus
Funcionalidade liberada na Expedição Contínua Protheus em março 2021, pacotes 12.1.23; 12.1.25 e 12.1.27.
Liberação Oficial Release 12.1.33
Protheus
Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
OChecklist de suporte
aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.
Fluxo das Informações
Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.
Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.
da aplicação
- Parâmetro de integração GFE: regime por competência;
- CD0089 - Aba Financeiro, Gerar Duplicata por CT-e; Integração Documento;
- Natureza de operação Gera DP, espécie da fatura;
- Estorno Fatura: "Substituição Nota Por Duplicata" (APB725AA), opção "Cancelamento".
- Desatualização manual fatura GFE através do Monitor de Integração.
- Os conhecimentos/duplicatas atualizam e desatualizam automaticamente através da opção Desatualizar, quando é possível
- .