Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

...

Campo:

Descrição:

Malha

Quando assinalado, indica que o item, sendo ele comprado ou fabricado, pertence a alguma malha produtiva para efeito de processamento em separado.

Pulmão Expedição

Permite associar ao item um código de pulmão, em horas, quando o mesmo é um produto acabado. Tem por finalidade proteger a expedição de produtos acabados, fazendo com que os produtos cheguem à expedição com antecedência, prevenindo assim eventuais atrasos no processo (Murphy). A entrega de produtos no prazo é a prioridade absoluta e deve ser protegida.

Pulmão Máquina

Permite associar um código de pulmão, em horas, ao item, quando o mesmo possuir operações que utilizam um grupo de máquina que precisa de proteção. Dessa forma, o pulmão antecipa a chegada de insumos no grupo de máquina de forma a proteger sua capacidade produtiva.

Quando parametrizado o pulmão máquina pelo item, esse passará a ser aplicado para todas as operações do item. Assim, o recomendado é usar o pulmão pelo Grupo de Máquina, ou quando os itens possuem apenas uma operação.

Vale salientar também que esse pulmão é considerado somente no cálculo da data mais tarde. Não é aplicado no cálculo da data mais cedo, pois é utilizado da mesma forma que um pulmão de restrição da metodologia TPC (tambor-pulmão-corda): apenas é aplicado quando não provocar atraso na rede de operações.

Como pela data mais cedo o objetivo é alocar as operações o mais cedo possível, não é permitido defasar esse pulmão. Lembrando que a TPC somente recomenda a utilização de cálculo pela data mais tarde. O pulmão máquina não será considerado para cálculo de nenhuma data quando utilizado conceito APS Simplificado (S-DBR);

Nota
titleNota:

O pulmão de restrição do item é utilizado quando, na Manutenção de Cenários (DB0101), a empresa definir que o pulmão de restrição será o do item, caso contrário, será utilizado o pulmão do grupo de máquina restritivo.

Antecipação

Quantidade de dias que tem como objetivo limitar a máxima antecipação que uma operação pode sofrer.

Exemplo:

Imagine-se uma fábrica de laticínios que possui uma linha de iogurte. Essa linha está, por algum motivo, ociosa, e tem capacidade produtiva excedente. Ao se fazer o sequenciamento, este coloca as operações na data mais cedo possível, porém o pedido foi antecipado em, por exemplo, uma semana. O prazo de validade é também de exatamente uma semana. Assim, o item será enviado ao cliente com o prazo de validade vencido.

Consumo Previsões

Quando assinalado, indica que haverá consumo de previsões antes do processamento de demanda (Mais informações em: Consumo de Previsões).

Considera Planej Demanda

Quando assinalado, indica que o item será processado pela rotina planejamento de demanda.

Informações
titleImportante:

Todo item vendido pela empresa deve, obrigatoriamente, ter esse parâmetro selecionado.

Matéria Prima Restritiva

Quando assinalado, indica que o item, quando comprado, é uma matéria-prima restritiva para a produção. No processo de sequenciamento feito pelo Totvs APS, sempre que for encontrada uma matéria-prima restritiva sem estoque ou sem ordens de compra no horizonte de planejamento, todas as operações subsequentes são programadas (data mais cedo) a partir da data de referência do sistema, mais o seu tempo de reabastecimento (lead time de reposição do item).

Nota
titleNota:

Um item comprado deve ser considerado como restritivo caso não seja possível negociar junto aos fornecedores a data de entrega ou a quantidade solicitada, em pedidos de mercadoria já liberados. Essa identificação é necessária já na programação da produção. Ela indica que as atividades que dependem do material devem respeitar seu tempo de preparação (lead time). Todos os itens comprados não restritivos são tratados como um total agregado e são considerados como disponíveis de imediato.

Estoque nominal máximo

Quando assinalado, indica que o máximo nível de estoque desejado para um determinado item parametrizado com política "Real Consumo". O Totvs APS ressuprirá o estoque projetando exatamente o valor informado neste parâmetro.

Esse campo somente estará habilitado se a política selecionada for Real Consumo.

Velocidade de Pico de Consumo

Quando assinalado, indica que a maior demanda para a qual se deseja estar preparado para atender, dentro de um lead time seguro. A quantidade informada refere-se ao consumo diário, considerando dias corridos. Será utilizado na fórmula que define a data de entrega da ordem planejada para itens com política Real Consumo.

Esse campo somente estará habilitado se a política selecionada tiver sido a de Real Consumo.

Nota
titleNota:

Os itens de política Real Consumo (Make-to-Stock ou MTS) são itens cujo processo produtivo ou de compras se realiza buscando um nível de estoque de produtos acabados, semiacabados, ou comprados baseado em um tamanho de pilha de estoque desejado. Este tipo de estratégia é adotado quando o tempo que o cliente espera pelo produto é menor que o lead-time de produção.

Mais informações em: Política Real Consumo.

...

Campo:

Descrição:

Exportar

Se estiver com valor “*” indica que o estabelecimento será considerado para a exportação/replicação do registro.

Estabelecimento

Exibe o código dos Estabelecimentos em que a família já está replicada.

Descrição

Exibe a descrição do Estabelecimento.

Mostrar todos os Estabelecimentos possíveis

Quando selecionado, exibe todos os estabelecimentos possíveis para a exportação e que podem ser marcados. Caso a família não esteja em um estabelecimento marcado para a exportação o programa cria os registros e exporta os parâmetros da família.

Todos

Esta opção age em conjunto com os botões Selecionar e Inverter. Permite a seleção de mais de uma linha ao mesmo tempo.

Exemplo:

Há vários registros na tela. O usuário precisa exportar para todos os estabelecimentos exceto um, então seleciona o registro que não se deseja exportar, clica em selecionar, depois marca a opção todos e clica em Inverter, pronto, todos os registros estão marcados exceto aquele que não se deseja. Esta mesma facilidade existe nas telas de confirmação de exportação DB0105b e DB0105c.

Exportar para Itens

Quando assinalado, o programa entende que as alterações feitas na família deverão ser efetuadas para todos os itens da família (Itens Manufatura APS – DB0106).

Exportar para Família x Estabelecimento

Quando assinalado, o programa entende que as alterações deverão ser replicadas para a família nos diversos estabelecimentos. Isso ocorre para os registros já existentes e para os novos registros.

Exportar para Item x EstabelecimentoQuando assinalado, o programa entende que as alterações deverão ser replicadas para o relacionamento item x estabelecimento. Isso ocorre para os registros já existentes e para os novos registros.

Exporta com Confirmação

Quando assinalado, no momento da exportação o programa abrirá as telas para a confirmação dos itens (DB0105B) e da família x estabelecimentos (DB0106C) nesta sequência. Nas telas é possível visualizar as diferenças existentes nos parâmetros e decidir se vai exportar ou não os parâmetros alterados.

Exporta Apenas Campos Alterados

Quando assinalado, somente os campos alterados na família serão exportados para os itens.

Exporta Conteúdo Anterior

Somente os itens que possuíam o mesmo conteúdo que o da família e que tiveram seus campos alterados irão sofrer alteração.

Exemplo:

Se o código da malha na família era 10 e foi alterada para 20, somente os itens que possuíam código da malha igual a 10 serão alterados. Itens que já possuíam valor diferente permanecem inalterados.

...