Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

...

Campo:

Descrição:

Tipo Cálculo

Inserir um código de identificação para o tipo de cálculo que está sendo implementado.

Descrição

Inserir uma descrição para o Tipo de Cálculo que está sendo implementado.

Tipo

Selecionar o tipo de cálculo a ser aplicado ao código implementado, as opções são:

  • Amortização: é um tipo de cálculo indicado para Licenças de Uso, onde não deprecia, mas amortiza o valor pago pela licença.
  • Aprop Leasing: é um tipo de cálculo utilizado especificamente nos registros de cálculo que estão associados as apropriações de leasing.
  • Aprop Seguro: é um tipo de cálculo que identifica os valores das apropriações que dizem respeito a um seguro.
  • Correção Monetária: a função da correção monetária é reparar um valor que está desatualizado em decorrência da inflação, tendo em vista a desvalorização que a moeda sofreu durante o exercício.
  • Depreciação: é o procedimento contábil para calcular a desvalorização de um Bem do Ativo Permanente da empresa, em virtude de sua utilização.
  • Reavaliação: quando selecionada esta opção, é habilitado o botão Reavaliação.

Quando o tipo selecionado for Amortização ou Depreciação, devem ser informados os campos: Limite, Incentivo Fiscal, Método de Cálculo e Tipo de cálculo a corrigir.

Início Validade

Inserir a data de início de validade do tipo de cálculo que está sendo implementado.

Finalid Econ Base

Este campo é habilitado quando selecionado no campo Tipo, a opção Correção Monetária. Deve ser informada a finalidade econômica a ser utilizada como base.

Documentacional

Assinalar esta opção, quando o tipo de cálculo de depreciação ou amortização que está sendo implementado for somente a nível documentacional.

Proporc Exercício

Ao assinalar esta opção, determina o método de cálculo da depreciação:

  • Proporcional ao Período: a taxa anual é dividida pelo número de períodos do exercício, resultando na taxa de aplicação na depreciação.

Proporcional:       taxa anual / nº de períodos = taxa do período

  • Não Proporcional ao Período: a taxa anual é dividida pelo número de dias do exercício, sendo multiplicado pela quantidade de dias de cada período, resultando a taxa de depreciação do período.

Não Proporcional: Taxa anual / 365 = taxa por dia

        Taxa/dia X quant. dias Período = taxa depreciaç. Período

Redução Sdo/Linha Reta

Quando assinalado, determina que será utilizado o método de depreciação que reduz o saldo dos bens registrados no ativo fixo até atingirem o valor residual. A depreciação pela Redução de Saldo é aplicada por meio de um percentual da depreciação por método de Linha Reta, e sobre este percentual é aplicado um percentual extra para acelerar a depreciação dos bens.

Limite

Selecionar a opção a ser considerada como limite do cálculo, as opções são:

  • Residual: o valor residual não sofre o cálculo de depreciação.
  • Zero: a depreciação é realizada até que o valor depreciado seja igual ao valor original.
  • Sem limite: a depreciação é calculada independente se é ou não maior que o valor original.

Incentivo Fiscal

Inserir o código que identifique um Incentivo Fiscal a que se aplica o Tipo de Cálculo. Deve ser preenchido quando o tipo de cálculo utilizado é um Método de Cálculo acelerado.

Método Cálculo

Inserir o código que identifique o método de cálculo a ser aplicado no tipo de cálculo que está sendo implementado. Ver mais informações no programa Manutenção Método Cálculo Depreciação (FAS026AA).

Calc CM-DPR

Inserir o Tipo de Cálculo do Tipo Correção Monetária relacionado ao tipo de cálculo que está sendo implementado.

Gera apropriações pagamento parcelas contrato

Este campo terá efeito apenas quando o tipo de cálculo for vinculado a contratos cuja modalidade seja "IFRS 16".

Este campo indica se, ao gerar os registros de cálculo das parcelas do contrato, as apropriações que envolvam o pagamento das parcelas devem ser geradas ou não.

Esta necessidade surgiu devido a utilização do módulo de Contratos para o controle dos pagamentos das parcelas. Como o pagamento das parcelas será feito pelo módulo de contratos, a contabilização deste pagamento também será feita por este módulo, não precisando estar vinculado ao contrato e ao bem do ativo imobilizado.

Então o funcionamento desta parâmetro se dará da seguinte forma:

  • Quando estiver marcado, todo o controle de pagamento e contabilização será feito pelos módulos de Ativo Fixo e Contas a Pagar. Neste caso ao calcular as apropriações do contrato (FAS719AA), as apropriações relacionadas ao pagamento da parcela serão geradas vinculadas ao bem relacionado ao contrato
  • Quando NÃO estiver marcado, indica que o controle de pagamentos será feito pelo módulo de contratos, ou outro modo qualquer que o cliente utilize, gerando também as apropriações por este módulo. Neste caso indica-se não fazer a geração dos títulos para o contas a pagar através do programa de contrato de leasing do ativo fixo.
Mesma contabilização encargos com/sem residual"

Este campo terá efeito apenas quando o tipo de cálculo for vinculado a contratos cuja modalidade seja "IFRS 16" e será habilitado somente quando o parâmetro "Gera apropriações pagamento parcelas contrato" estiver marcado.

  • Quando marcado indica que ao gerar os registros de cálculo das parcelas do contrato, as apropriações "Encargos Financeiros Leasing", para contratos 'Sem'  e "Com" valor residual serão contabilizados da mesma forma. Seguindo a contabilização gerada para contratos com residual.  
  • Caso não esteja marcado , a contabilização se mantem diferenciada para contratos sem e com residual.


Inclui Tipo Cálculo - Reavaliação

...