Histórico da Página
...
- Configurar parâmetros
- Cadastrar obrigação
- Importar beneficiários
- Validar beneficiários
- Importar produtos
- Validar produtos
- Importar expostos
- Importar despesas
- Validar despesas
- Sintetizar despesas
- Sintetizar beneficiários
- Gerar arquivo de envio
- Tela de Despesas Temporárias
- Guias de Capitação - Contrato Preestabelecido
- Analise SIP
- Wizard SIP
Os processos de validação e sintetização podem ser realizados manualmente ou via Schedule. Ambas as formas são descritas abaixo.
...
Importante: Ao ter seu ambiente atualizado com datas superiores a da implementação DSAUCEN-5207 o sistema irá exigir que você valide a movimentação do SIP antes de gerar o arquivo XML.
...
Trimestre | Operadora | Código da Crítica | Descrição da Crítica |
---|---|---|---|
Trimestre do Compromisso Posicionado | Operadora do Compromisso Posicionado | 1 | Verifica se o compromisso que estamos posicionados está aberto. Também checa se há compromissos anteriores em aberto, caso exista, sugere a finalização do mesmo. Não há necessidade do sistema processar trimestres que já passaram ou já foram entregues. Por isso foi criado esta crítica, desta forma o sistema só irá processar o necessário. |
Trimestre do Compromisso Posicionado | Operadora do Compromisso Posicionado | 2 | Verifica no cadastro de natureza de saúde se o sexo, idade inicial e final das classificações estão de acordo com o manual da ANS (Considera o Grupo gerencial informado no parâmetro MV_PLGRSIP - Caso ele esteja em branco o sistema considera como código 0001). Para entender como cadastrar as naturezas de saúde, favor ler este documento: SIP com SIGAPLS no item "Cadastrar Naturezas de Saúde" |
Trimestre do Compromisso Posicionado | Operadora do Compromisso Posicionado | 3 | Analisa a classificação dos procedimentos na tabela padrão. Para esta crítica devemos realizar ajustes na tabela padrão. Campo BR8_CLASIP, BR8_CLASP2 e BR8_FCAREN. A crítica irá descrever a ação. Em alguns casos é exibida a informação: "Apenas 1 procedimento da classificação XX, deve ter o campo BR8_FCAREN = 1. Isso irá influenciar no cálculo de expostos." Isso significa que você pode ter os procedimentos 12345678, 25489785 e 36528975 classificados como A1. Entretanto apenas 1 deles deve ser configurado com o campo BR8_FCAREN = 1. Somente deve ser marcado BR8_CARENC=1 quando for procedimento que calcula expostos. Exemplo: 10101012 - Classificação A1 - BR8_FCAREN = 1 10101039 - Classificação A2 - BR8_FCAREN = 1 41203070 - Classificação D3 - BR8_FCARENC=0 (D3 não calcula expostos) Classificações que calculam expostos: A1 - Consultas Médicas Ambulatoriais, A2 - Consultas médicas em Pronto-Socorro, B - Outros Atendimentos Ambulatoriais, C - Exames, C3 -Procedimento diagnóstico em citopatologia cito patologia cérvico-vaginal oncótica em mulheres de 25 a 59 anos, C101 - Mamografia em mulheres de 50 a 69 anos, C14 - Pesquisa de sangue oculto nas fezes em pessoas de 50 a 69 anos, D - Terapias, E - Internações, E124 - Fratura de fêmur (60 anos ou mais), E141 - Internação de 0 a 5 anos de idade por doenças respiratórias, E151 E21- Hospitalar, E152 E22 - Hospital Dia, E153 E23 - Domiciliar. Relacionados a Odontologia:I1, I2, I3, I33, I4, I5, I6, I7, I8, I9 e I10. |
Trimestre do Compromisso Posicionado | Operadora do Compromisso Posicionado | 4 | Analise se os procedimentos que tem o código da tabela TUSS estão classificados. O sistema olha sua tabela padrão campos BR8_CLASIP, BR8_CLASP2. Quando os 2 estiverem em branco, o sistema compara o código do procedimento com os da tabela SIP X TUSS. Isso para avaliar se há algum procedimento da tabela TUSS sem classificação. Tabela Sip X TUSS: |
Trimestre do Compromisso Posicionado | Operadora do Compromisso Posicionado | 5 | Verifica se os Produtos do PLS (BI3) estão na Central de Obrigações (B3J). O sistema avalia se seu produtos do PLS (BI3) estão na tabela de produtos da central de obrigações (B3J).Caso algum deles não exista, o sistema apresenta a crítica indicando qual o produto. |
Trimestre do Compromisso Posicionado | Operadora do Compromisso Posicionado | 6 | Verifica se existe o diretório sip no servidor. Em seguida, verifica se os XSDs do SIP estão no diretório sip do servidor para geração do arquivo. Os XSDs são: sipV1_02.xsd, sipSimpleTypeV1_02.xsd e sipComplexTypeV1_02.xsd |
Trimestre do Compromisso Posicionado | Operadora do Compromisso Posicionado | 7 | Verifica se os beneficiários do PLS estão na Central de obrigações com Status ativo. Isso influencia no cálculo de expostos. Quando aparecer esta crítica, significa que o sistema encontrou um beneficiário no PLS (BA1), mas não o encontrou na Central de Obrigações (B3K).Nesse caso, acesse a Central de Obrigações vá em Atualizações/ Beneficiários → Botão Outras Ações → Imp. Beneficiários. Faça a importação dos beneficiários do PLS para Central. Em seguida, nesta mesma tela, marque o combo do beneficiário importado clique no botão Outras Ações → Valid. Selec. →Regras SIP. Com esses 2 passou o beneficiário foi importado e validado na Central de Obrigações. Agora ele irá existir na tabela B3K e com o B3K_STATUS = Ativo. |
Resolvendo Crítica 1:
Resolvendo Crítica 2:
Resolvendo Crítica 3:
Resolvendo Crítica 4:
Resolvendo Crítica 5:
Resolvendo Crítica 6:
Resolvendo Crítica 7:
Wizard SIP
Foi implementado na Central de Obrigações, na obrigação SIP a opção "Wizard SIP", com o objetivo de facilitar a implantação da rotina. Trata-se de 12 etapas importantes para configurar o SIP. Abaixo o detalhamento de cada Etapa. Veja na imagem abaixo a utilização da funcionalidade:
Etapa 1 - Compromisso Status
- Tela
->Esta etapa é para que o sistema feche todos compromissos anteriores ao que estamos posicionados. Isso é necessário porque o SIP processa todos compromissos anteriores em aberto. Nesta tela também é apresentado se o P.E. PLSDADCON está compilado. Vale lembrar que a utilização do P.E. não é obrigatória. No fim desta documentação falaremos mais sobre ele.
- Botão Avançar - Ao clicar no botão avançar o sistema faz as seguintes validações:
->Verifica se há ao menos 1 Operadora que tem o campo Num Reg.ANS (BA0_SUSEP) prenchido com o número do Registro da Operadora que estamos processando (B3D_CODOPE).
->Verifica se o compromisso atual não está finalizado (B3D_STATUS <> '6')
->Verifica se o conteúdo do seu parâmetro MV_PLSTIPO está igual a 1,2. Também olha se o conteúdo do parâmetro MV_PLSEXCO é .T.
->Verifica se você tem compilado o Ponto de Entrada PLSDADCON e analisa o retorno dele. Este P.E. está documentado ao fim deste documento.
Etapa 2 - Segmentação e Tipo Contrato
- Tela
->Esta etapa é para corrigir os cadastros de Tipo de Contrato e Segmentações. Há um botão para cada cadastro, caso clique e não seja apresentado registro, significa que não será necessário o ajuste. Para a Segmentação, é necessário ter conteúdo no campo Seg.SIP (BI6_SEGSIP). Já em tipos de Contratos, é necessário ter o campo Tp Plano (BII_TIPPLA).
- Botão Avançar - Ao clicar no botão avançar o sistema faz as seguintes validações:
→Verifica se os campos Tp Plano e Seg.SIP estão preenchidos.
Etapa 3 - Natureza de Saúde
Importante: Caso você já utilize a contabilidade do PLS, avalie se poderá utilizar esta rotina.
Na tabela BF0, há campos que a contabilidade utiliza e nessa etapa a BF0 será excluída totalmente de acordo com o parâmetro MV_PLGRSIP. A contabilidade utiliza o parâmetro MV_PLSCTGR para encontrar seu Grupo Gerencial, ou seja, é um parâmetro diferente do SIP, porém caso seja informado o mesmo código utilizado pelo SIP ou até mesmo o parâmetro estiver em branco pode gerar problema. Esta etapa não apaga a tabela BFA (Grid Inferior da tela Natureza de Saúde).
- Tela
->Esta etapa irá olhar o conteúdo do seu parâmetro MV_PLGRSIP (Grupo Gerencial), caso não exista irá assumir o conteúdo 001, vai deletar sua tabela de Natureza de Saúde (BF0) e recriá-la de acordo com apresentado nesse documento na seção "Cadastrar Natureza de Saúde) dessa documentação SIP com SIGAPLS . Caso você não tenha este cadastro, ele será criado.
- Botão Avançar - Não há validação.
Etapa 4 - Especialidade
- Tela
->Esta etapa irá adequar suas Especialidade (BAQ) ao SIP. Quando estiver gerando despesas do SIP, o sistema olha este cadastro, para classificar consultas. Para isso o sistema avalia o conteúdo do campo CBO-S (BAQ_CBOS) e verifica se há uma classificação SIP possível para ele. Caso encontre ele a insere no campo Classif.SIP (BAQ_ESPSP2).
- Botão Avançar
->Não há validação.
Etapa 5 - Produto Saúde
- Tela
->Esta etapa é para corrigir (caso necessário), seus Produtos que estejam com os campos Segmentação e Tp.Contrato sem preenchimento. Clique no botão "Produtos Saúde" e na tela será carregado, todos produtos que necessitam a correção de um dos campos mencionados anteriormente.
- Botão Avançar
->Valida se os campos mencionados acima estão preenchidos.
Etapa 6 - Produto Saúde - Cons.ANS
- Tela
->Esta etapa é para corrigirmos o campo Considera ANS (BI3_INFANS). Clique no botão Produtos Saúde e na tela será apresentado todos os Produtos que tenham o conteúdo do campo em branco ou igual a Não. Nesta Etapa que entra o Ponto de Entrada PLSDADCON, pois ao finalizar o Wizard o sistema irá "olhar" para cada Produto (campo BI3_INFANS) e replicar para os Beneficiário (BA1_INFANS), Contratos(BT5_INFAN) e Subcontratos (BQC_INFANS) que o utilizam. O Ponto de entrada serve para você retornar um Array com as empresas que você quer desconsiderar nesse processamento. Exemplo:
Meu Produto 0050 está associado as empresas 0050 e 0060. Se eu retornar no Ponto de Entrada a Empresa 0050 todos beneficiários, contratos e Subcontratos dessa empresa não terá o campo INFANS alterado. Já as empresas que não estão no P.E. serão alteradas conforme mencionado anteriormente. Vale lembrar que para o SIP enviar Expostos, ele avalia os 3 níveis de cadastros.
- Botão Avançar - Não há validação.
->Valida se há algum produto com o campo INFANS em branco.
->Quando encontrar um Produto com o Campo INFANS igual a Não e informa isso ao usuário, porém permite que você passe para a nota etapa ou permaneça nessa etapa para ajustar.
Etapa 7 - Tabela Padrão - Expostos
- Tela
->Nesta etapa informarmos quais são os procedimentos que vamos parametrizar para o cálculo de Expostos. Para o cálculo de expostos é necessário apenas 13 procedimentos. Caso o sistema apresente nessa tela alguns campos já preenchidos, significa que ele está lhe dando sugestões. Exemplo:
Digamos que para classificação A1 - Consultas médicas ambulatoriais o campo já venha preenchido como 10101012. Caso você não altere o sistema vai automaticamente preencher os campos BR8_CLASIP = A1, BR8_FCAREN = 1, BR8_TPCONS=1, BR8_BENUTL=1 e BR8_REGATD = 1. Para cada classificação, o sistema já sabe os campos que deve preencher.
Importante: O sistema não avalia na sugestão de procedimentos, se ele tem classe de carência válida. O procedimento deve ter uma classe de carência válida e será com base nela que o sistema irá calcular os expostos.
- Botão Avançar
->Valida se todos campos estão preenchidos.
->Verifica se há procedimentos repetidos no grid.
Etapa 8 - Tabela Padrão Expostos Od.
- Tela
→Esta Etapa é semelhante a anterior, porém é para procedimentos odontológicos. Caso você não utilize deixe todos os campos em branco. O sistema só apresentará sugestões caso encontre procedimentos odontológicos que estão na tabela SIP X TUSS com o campo BR8_ODONTO igual a Sim.
Importante: O sistema não avalia na sugestão de procedimentos, se ele tem classe de carência válida. O procedimento deve ter uma classe de carência válida e será com base nela que o sistema irá calcular os expostos.
- Botão Avançar
->Valida se não há procedimento repetido.
Importante: Nas etapas 8 e 9 mencionadas acima, o procedimento deve ter a regra de carência parametrizada na tabela padrão.
Etapa 9 - Tabela Padrão - SIP X TUSS
- Tela
→Esta Etapa pega as classificações e procedimentos da tabela SIP X TUSS. Na sua tabela Padrão, caso encontre um procedimento igual, o sistema o classifica de acordo com a SIP X TUSS. Lembrando que caso você tenha parametrizado um procedimento TUSS com uma classificação qualquer, o sistema irá reclassificá-lo.
- Botão Avançar
->Não há validações
Etapa 10 - Importações e Validações
- Tela
→Nesta Etapa o sistema importa os beneficiários e Produtos do Módulo PLS e importa na Central de Obrigações. Em seguida, roda as validações para ambos. Para que o SIP considere um beneficiário como Exposto o cadastro dele na Central de estar como validado (B3K_STATUS).
- Botão Avançar
→Não há validações
Importante: Caso tenha alguma crítica no beneficiário/ produto validado, o SIP não irá contar o beneficiário como exposto, ou seja, após rodar o Wizard, você deve avaliar se todos seus beneficiários e produtos estão validados na Central de Obrigações.
Etapa 11 - Download dos XSDs SIP
→Nesta Etapa o sistema baixa os arquivos XSDs do SIP e os salva no diretório SIP que fica na estrutura Protheus.
- Botão Avançar
→Não há validações
Etapa 12 - Wizard Finalizado
Nesta Etapa ao clicar em concluir, o sistema processa todas etapas anteriores.
Exemplo do Ponto de Entrada PLSDADCON: