Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Descrição (CJ4_DESINF): Descrição da informação complementar selecionada no campo (CJ4_INFCOM).

Aviso
titleImportante!

A partir da release 12.1.2310 ou caso o ambiente 12.1.33/12.1.2210 seja atualizado com o pacote de expedição acumulado de Junho de 2023, estará disponível uma nova opção no campo Vencimento (CJ4_CFVENC).
A opção 4 - Dia fixo meses subsequentes, habilita os campos Data do Dia Fixo e o novo campo Quantidade de Meses para configuração da geração de Data de Vencimento da Guia que será atrelada ao tributo, possibilitando a geração da Guia de Escrituração, para meses posteriores ao mês subsequente da operação ou apuração do tributo atrelado a essa regra.



...

Cadastro de Código de Receita

...

Através desta rotina é possível definir qual será código da receita que será utilizado na Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE).
Durante processo de gravação da GNRE dos tributos genéricos, será requisitada enquadramento do código da receita. Com base na definição de usuário é possível definir códigos de receita por modelo de documento e UF não sendo necessário nenhum outro tipo de amarração no configurador de tributos.


Image RemovedImage Added


Neste cadastro devemos preencher as seguintes informações:

...

Referência (CJ6_REF): Intervalo de referência. Ex.: Mensal, 1ª Quinzena, 2ª Quinzena, etc.

Cadastro de Indicadores Econômicos FCA

Codigo de obrigação a recolher (CJ6_COBREC):  Código de obrigação a recolher.


Aviso
titleImportante!

A partir da release 12.1.2310 ou caso o ambiente 12.1.33/12.1.2210 seja atualizado com o pacote de expedição acumulado de Janeiro de 2024, estará disponível uma nova opção no campo Codigo de obrigação a recolher (CJ6_COBREC).

Esta solução também contempla a implementação e preenchimento automático do campo “Código de obrigação a recolher”.


...

Cadastro de Indicadores Econômicos FCA


Através desta rotina é possível realizar o cadastro dos Indicadores Econômicos FCA (Fator de Conversão e Atualização) para cada Estado/Período.

...

  1. CJA_NFBASE*      - Considera Base de ICMS     - Neste campo temos 3 opções - Valor / Nulo / Zero, para atender caso a regra de calculo precise considerar a Base do ICMS como Zero , Valor ou NULO caso for necessário gravar no SPED o conteúdo |EM BRANCO|
  2. CJA_NFALIQ *      - Considera Alíquota             - Neste campo temos 3 opções - Valor / Nulo / Zero, para atender caso a regra de calculo precise considerar a Alíquota do ICMS como Zero , Valor ou NULO caso for necessário gravar no SPED o conteúdo |EM BRANCO|
  3. CJA_VALOR*        - Considera Valor ICMS         - Neste campo controla como a regra vai interpretar o conteúdo do valos do ICMS quando for necessário gerar os campo 7 do registro C197 , se será entendido como Valor. Esse campo temos uma consulta padrão na CIN com filtro de regra de Tributo com o campo CJ9_REGCAL.
  4. CJA_VLOUTR*     - Considera Valor ICMS Outr - Neste campo controla como a regra vai interpretar o conteúdo do valos do ICMS quando for necessário gerar os campo 8 do registro C197 , se será entendido como Outros. Esse campo temos uma consulta padrão na CIN com filtro de regra de Tributo com o campo CJ9_REGCAL.

    Aviso
    titleImportante

    O campo CJA_VLOUTR  irá gravar na Tabela CDA no campo CDA_VLOUTR , esse campo na CDA é exclusivo no Configurador de Tributos.

    Essa gravação na CDA é realizada de forma automática, tendo como premissa configurar na regra de Código de Ajuste de Lançamento  como será entendido o valor do ICMS pra levar no Registro C197, se na coluna no campo Valor ou se na coluna no campo ICMS Outros.

    Lembrando que esse processo é totalmente independente das configurações realizadas no fluxo do Legado, utilizando cadastro de reflexo x campo Vl REG 197 .

Seção Mensagens, preencher os com as informações de mensagens  que serão utilizado nos  registos 0460, C195 e C197.

  1. DescriçãoGravação da CDAOrigem das Informações
    Cód.. Msg Desc. Reg. 0460    CDA_TXTDSCCJA_TXTDSC
    Cód.. Msg Complementar     CDA_CODCPLCJA_CODCPL
    Cód.. Msg Lançamento       CDA_CODMSGCJA_CODMSG
    Considera Valor ICMS OutrosCDA_VLOUTRCJA_VLOUTR
    Regra de Calculo         CDA_REGCALCJA_REGCAL
    Opção de escolha Base    CDA_OPBASECJA_NFBASE
    Opção de Alíquota        CDA_OPALIQCJA_NFALIQ
    Agrupa Cód. Lacto        CDA_AGRLANCJA_GERMSG


Seção Mensagens, preencher os com as informações de mensagens  que serão utilizado nos  registos 0460, C195 e C197.


  1. CJA_CODMSG     - Código da Mensagem      - Neste campo será selecionado
  2. CJA_CODMSG     - Código da Mensagem      - Neste campo será selecionado a mensagem pré cadastrada na rotina FISA178 - Cadastro de mensagem  que será utilizada no EFD ICMS IPI Registro C197 campo 3
  3. CJA_CODCPL       - Texto do Complemento   - Neste campo será selecionado a mensagem pré cadastrada na rotina FISA178 - Cadastro de mensagem  que será utilizada no EFD ICMS IPI Registro C197 campo 3. 
  4. CJA_CODCPL       - Texto do Complemento   - Neste campo será selecionado a mensagem pré cadastrada na rotina FISA178 - Cadastro de mensagem  que será utilizada no EFD ICMS IPI Registro C195 campo 2 e campo 3.    
  5. CJA_TXTDSC       - Texto de Descrição           - Neste campo será selecionado a mensagem pré cadastrada na rotina FISA178 - Cadastro de mensagem  que será utilizada no EFD ICMS IPI Registro C195 campo 2 e campo 3.

...

  1.  Realizar os Cadastros
     
    1. Cadastrar o  Tributo



    2. Cadastrar as Regras de NCM



    3. Cadastrar o Código de Situação Tributaria 




  2.  Realizar os Cadastro de Perfil

    1. Perfil de Produto



    2. Perfil de Operação





    3. Perfil de Participante





    4. Perfil de Origem e Destino



  3.  Regras de Calculo Documento Fiscal

    1. Regra de Base de Calculo

      1. Exemplo Base do ICMS




      2. Exemplo Base do ICMS Desonerado via Fórmula.


      3. Exemplo Base do IPI

    2. Regra de Alíquota





    3. Regra de Escrituração




    4. Regra de Calculo - Documentos Fiscais

      Nesse cadastro iremos vincular os cadastros relacionamento acima que serão utilizados nos cálculos das notas fiscais.

      1. Regra de ICMS



      2. Regra de Calculo de FECP



      3. Regra de Calculo de ICMS Desonerado





      4. Regra de Calculo IPI

  4.  Regra de Ajuste de Lançamento



    1. Regra de  Mensagem


      Mensagem com Fórmula Especifica:

      Não basta só criar a mensagem, o próximo passo é amarrar a mensagem cadastrada a uma regra de ajuste de lançamento.
    2. Regra de Ajuste de Lançamento

      1. Exemplo ICMS - Aba Lançamentos



        A proposta do cadastro é centralizar os códigos de lançamentos em uma regra de ajuste mais abrangente o possível, para que não tenha realizar vários cadastros de regra de ajuste de lançamento para perfis semelhantes, portanto para o release 12.1.2210 foram adicionados dois campos que não estão ilustrados no exemplo acima, na qual o usuário tem o poder de escolha sobre o momento em que o código de lançamento deverá ser utilizado:




        Campo Operação- Valores Válidos (01-Entrada| 02-Saída| 03-Devolução)
        Campo Tipo de Operação- Valores Válidos (01-UF Origem| 02- UF Destino)

        Na ilustração acima, podemos ver que foram atribuídos diversos códigos de lançamento até mesmo de outro estado, sendo que a filial do exemplo é SP.
        Através dos campos Operação e Tipo de Operação o usuário tem a possibilidade de definir em qual momento o código de lançamento poderá ser utilizado. No exemplo foi cadastrado um código de lançamento para a UF do Rio de Janeiro, na qual os campos Operação e tipo de operação foram configurados como "Saida"|"UF Destino" respectivamente, ou seja, o código de lançamento só vai ser apresentado durante uma emissão de nota de saída onde a UF destino seja RJ.

        Na aba lançamentos temos também o campo "Tipo de Mensagem" com 3 opções possíveis:

        01- Código de Lançamento por Período - Nessa configuração para fins de geração do arquivo do EFD ICMS/IPI os códigos de lançamento serão agrupados por período de acordo com o bloco que determinado código de lançamento se encaixa no SPED.
        02- Código de Lançamento por Nota - Nessa configuração para fins de geração do arquivo do EFD ICMS/IPI os códigos de lançamento serão agrupados por Nota de acordo com o bloco que determinado código de lançamento se encaixa no SPED. Ex.: Bloco C195 e C197.
        03- Código de Lançamento por Item - Nessa configuração para fins de geração do arquivo do EFD ICMS/IPI os códigos de lançamento não terão agrupamento , ou seja , serão detalhados por item, conforme a gravação original do registro na tabela CDA.
      2. Aba Valores

        Na aba Valores definimos como os valores serão apresentados de acordo com código de lançamento. Essa aba tem muita utilidade para a composição do bloco C197 e seus blocos semelhantes no SPED FISCAL.


        Exemplo Configuração de Lançamento com destaque em valor Outros.

        Image Added


      3. Aba Mensagens 

        Nesta aba é feito a amarração das mensagens cadastradas na rotina FISA178 ( Cadastro de Mensagem), no exemplo abaixo os campos foram utilizados de várias maneiras:



        Obs.: Para que apareça corretamente no SPED FISCAL é necessário que o campo "Cód Msg de Complemento" esteja preenchido.
      4. Exemplo IPI

        Com o IPI a dinâmica é semelhante ao ICMS.




  5. Aplicando a Regra de Ajuste de Lançamento na Nota Fiscal

    1. A Regra TRIB03 criada com ICMS Desonerado , foi utilizada no cadastro de Ajuste de Lançamento e será demonstrado na ABA de Lançamento na Planilha Financeira. Essa regra tem a objetivo de calcular os valores necessários para serem apresentados nos Lançamento indicados.



    2. A Regra IPI001 criada para gerar lançamento de ajuste de "Outros Créditos" para apuração do IPI e também ter seu reflexo no bloco E531 do EFD ICMS/IPI.



      Na apuração de IPI os valores referentes aos ajuste de IPI provenientes do configurador de tributos ficara separado dos valores que vierem através dos lançamentos de ajustes da TES. Abaixo exemplo de como ficara a apuração quando ter os dois tipos de lançamento:


      Os lançamentos manuais permanecem com o comportamento atual.

...

TabelaDescrição
F20Perfis Tributários            
F21Perfil Tributário Orig./Dest. 
F22Perfil Trib. de Participante  
F23Perfil Tributário de Operação 
F24Perfil Tributário de Produto  
F25Perfil Produto x Origem       
F26Perfil Tipo de Operação       
F27Regra de Base de Calculo      
F28Regra de Aliquota  Alíquota             
F29Unidade de Referencia Fiscal  
F2AValores da URF                
F2BRegra Tributária              
F2CTributos De/Para              
F2DTributos Genéricos Calculados 
F2ECadastro de Tributo      
F2FTítulos de Tributos x NF      
F2GRegra de Apuração             
F2HApuração Tributo Genérico     
F2ISaldos Apuração Trib. Genérico
F2JResumo Apuração por Regra     
F2KResumo Analítico Trib Gen     
F2LTítulos Apuração Trib. Gen.   
F2MAjustes Apuração Trib Gen     
F2NRegras de Título da Apuração  
CIQTabela Progressiva
CIRItens Tabela Progressiva
CINCadastro de Fórmulas
CIOCódigo de Serviço Municipal do perfil de operações
CIQTabela Progressiva
CIRItens Tabela Progressiva
CISCabeçalho da Regra de NCM
CITTributo x Regra
CIURegra Adicional de Tributo por NCM
CIVRegra por Dependentes
CIXCabeçalho da Regra de ISS
CIYAlíquota de ISS por Município
CJ0CST - Cabeçalho
CJ1CST - Item
CJ2Regra Escrituração
CJ3Escrituração por item
CJ4Regra para Guia de Recolhimento
CJ5Regra de Código de Receita
CJ6Código de Receita por Estado
CJ7

Mod. Documento Código Receita

CJ8Cadastro de Mensagem
CJ9Cabeçalho Regra de Ajuste de Lançamento
CJAItens - Regra de Ajuste de Lançamento
CJLControle de Mensagens Decodificadas
Informações

Tabelas que são relacionadas e necessitam de análise para realizar o compartilhamento:

Perfis:

F20, F21, F22, F23, F24, F25, F26 e CIO

Regras de calculo:

F27, F28, F29, F2B e CIN


(É necessário também analisar a SX5 - Tabela Genérica)

Aviso
titleAtenção

O compartilhamento das tabelas eventualmente poderá ser alterado se necessário, para melhor atender as configurações das regras dos tributos. As únicas tabelas que não poderão ter o modo de compartilhamento alterado são as tabelas F2D, F2F, F2H, F2I, F2J, F2K, F2L e F2M, F2M e CJ3.


Informações
titleInformação

Antes de aplicar compartilhamento é necessário entender o contexto na qual a companhia esta inserido.


...

Contabilização dos tributos genéricos

...

Já para contabilizar o tributo no documento fiscal, não foi necessário criado nenhum código de lançamento padrão, serão utilizados os mesmo códigos já existentes para contabilização da nota fiscal, e neste caso os valores dos tributos estarão disponíveis na tabela F2D(Tributos Genéricos Calculados), que são vinculados com o documento fiscal por meio dos campos D1_IDTRIB e D2_IDTRIB. Neste caso é importante ressaltar que pode haver mais de um tributo calculado por item de documento fiscal, então poderá haver mais de uma movimentação na tabela F2D para o item de documento fiscal(SD1, SD2).


...

Perguntas e Respostas

01 - Quando devo utilizar o configurador de tributos?

O configurador de tributos deverá ser utilizado nas situações que houver necessidade de calcular, recolher ou apurar determinado tributo, por exemplo os diversos fundos estaduais existentes, ICMS, IPI, ISS, entre outros. Ao configurar um tributo legado, como o ICMS, no configurador e possuir a configuração do tributo no TES o configurador irá sobrescrever as configurações do legado no momento do cálculo do imposto ou escrituração.

02 - O configurador de tributos não está disponível no menu, como devo proceder?

Neste caso o sistema não atende o requisito mínimo, que é estar atualizado pelo menos com o release 12.1.23, o sistema precisa ser atualizado para ter esta funcionalidade disponível.

03 - Estou tentando configurar uma regra de determinado tributo, porém nenhuma das opções de configuração me atendem, o que devo fazer?

Neste caso deverá ser aberto um ticket no suporte técnico, explicando a necessidade de configuração, com embasamento legal, para que seja analisada a possibilidade de disponibilizar novas opções de configuração.

04 - Meu tributo não aparece na listagem da apuração. O que aconteceu?

Para que um tributo seja listado na apuração pelo menos uma de suas variações (regra de cálculo) deve possuir uma regra de apuração vinculada.

Não há necessidade de alterar nada nas movimentações. Basta vincular uma regra de apuração em uma ou mais regras de cálculo e processar a apuração novamente.

05 - Preciso incluir mil registros no perfil Tributário de Produto, existe alguma forma para auxiliar este preenchimento ou terei que fazer manualmente?

Sim existe, para esta tarefa existem os facilitadores dos perfis de Participante, Produtos, Operações e UF Origem/Destino.
Os facilitadores fornecem mecanismos de filtros, para que as inclusões ou exclusões sejam realizadas em lote, pois dependendo da quantidade de registros seria uma tarefa inviável de ser realizada manualmente. Os facilitadores estão disponíveis no próprio cadastros de perfis.

06 - Preciso gerar título financeiro para determinado tributo, porém minha TES está com "Gera Duplicata" = "Não". Existe alguma forma de gerar o título neste contexto?

Sim existe, para gerar o título neste contexto, no módulo SIGAFAT (Faturamento), na geração do Documento de Saída, será apresentada a tela de parâmetros. Ajuste a pergunta: Gera Tit FUNRURAL/Conf Trib ? com a opção Sim. Desta forma os tributos calculados que possuírem regra financeira vinculada poderão ter os títulos gerados.

07 - Como configurar corretamente o Desconto da Zona Franca de Manaus no configurador?


Para configurar corretamente o o desconto da Zona Franca de Manaus no configurador deve-se criar uma TES genérica (Calc. ICMS = Não e Calc. IPI = Não) e fazer toda a configuração de Base, Alíquota e Regra de calculo no configurador. Outra alternativa é utilizar no perfil de base de calculo do configurador 06 - Base ICMS origem. Disponível no link CFGTRIB - Perguntas e Respostas