Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Apontamento de Produção - productionappointment

Visão Geral do Programa

Na Listagem listagem principal do Apontamento de Produção são exibidas todas as ordens e splits aptos a receber apontamento pelo operador. A Listagem Apontamento de Produção apresenta , apresentando as ordens que estão em aberto no sistema, ou seja, as ordens diferentes de Finalizadas ou Terminadas.

São consideradas somente as principais opções para apontamento por Ordem ou por Operação / Ponto de Controle, tais como informar OP, quantidade reportada e quantidade refugada. Não deverá tratar estornos e requisição de material.

aonde também deverá permitir o filtro rápido por Ordem, Item ou Centro de Trabalho.
Essa listagem deverá conter tanto ordens que são destinadas ao PCP quanto ao SFC (implementar tratativas internas para direcionar automaticamente os reportes).
Também deverá permitir a consulta de detalhes adicionais da ordem de produção conforme imagem de layout.
DOCUMENTAÇÃO: Deverá ser criado uma tarefa separada para contemplar a documentação geral do épico.
Não será produzido documento técnico simplificado pela mesma razão citada acima.
Resultados esperados:
Listagem de OPs com nr. OP, Qt. Produzida, estado(atrasado, em dia, etc), Saldo a produzir, Data de Início Prevista...
Ordenação das OPs por: data início, nr. OP, item, centro de trabalho. (ordenação será contemplada na tarefa de filtro avançado DMANFACTORY01-535)
somente filtro básico;

As ordens de manutenção são classificadas de acordo com a sua situação no sistema, podendo ser:
1. Não Iniciada: São as ordens cadastradas no sistema que ainda não receberam a liberação para iniciar o serviço de manutenção. Estas ordens possuem o estado "Não Iniciada".
2. Em andamento: São as ordens que já possuem algum tipo de movimentação no sistema. Estas ordens possuem os estados de "Liberada", "Reservada", "Requisitada" ou "Iniciada".
3. Suspensa: São as ordens que foram suspensas devido alguma pendência para a realização do serviço de manutenção. Uma vez suspensas, elas são classificadas desta forma, independentemente do estado da ordem.
4. Finalizada: São as ordens em que o serviço de manutenção está encerrado. Estas ordens possuem os estados de "Finalizada" ou "Terminada".
Nota:
Ao selecionar uma classificação é possível realizar um filtro rápido, apresentando todas as ordens referentes à classificação selecionada.

Na release 12 1 19, foi disponibilizada a rotina para Apontamento de Produção e Chão de Fábrica, em tecnologia HTML.
Na tela inicial são exibidas as Ordens e Splits aptos para apontamento pelo operador.

Inicialmente, deve ser selecionado se o apontamento será pela Produção ou pelo Chão de Fábrica.
Pela Produção, apresenta as Ordens em aberto com reporte por Ordem. E pelo Chão de Fábrica apresenta as Ordens já liberadas, listando os splits em aberto.
Exibe dados resumidos como Ordem, Item, Quantidade e percentual produzido, e a partir desta listagem, pelo botão Apontar, apresenta a nova função de apontamento.
A rotina de apontamento é resumida, tanto para Produção quanto para o Chão de Fábrica. No entanto, para este último, algumas informações a mais são solicitadas como: Centro de Trabalho, Data e Hora de Início e Término. Ocorrendo refugo, deve-se informar os motivos.
Por ser um apontamento simplificado, não é possível modificar a requisição ou realizar apontamento de GGF e MOB no momento do apontamento.
Essa nova rotina possui interface responsiva, sendo possível realizar o apontamento utilizando dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Esta funcionalidade tem como objetivo principal o apontamento de produção simplificado, que permite informar 

...

Informações
titleImportante:

Até a release 12.1.20, essa rotina era denominada Listagem Apontamento de Produção e estava localizada no menu em Produção > Cadastros.

A partir da release 12.1.21, passou a ser denominada Apontamento de Produção e está disponível em Produção > Tarefas. 

Rotina para Apontamento de Produção simplificado em dispositivos móveis.
Possui as principais opções para apontamento por Ordem ou por Operação / Ponto de Controle (não contempla opções avançadas como estornos e requisição de material)
O escopo desse épico contempla o apontamento opção "Detalhado", que a partir da Listagem de OPs / Split, permite informar os principais campos para apontamento de produção.

...

DMANFACTORY01-453 Apto Mobile - Definição de layout tela Spike CONCLUÍDO 

DMANFACTORY01-534 Apto Mobile - Listagem de OP (html) Story CONCLUÍDO 

DMANFACTORY01-535 Apto Mobile - Listagem de OP (filtro avançado) Story CONCLUÍDO 

Atenção

Nota
titleAtenção:

Essa rotina não comporta apontamento com:

  • Operador;
  • Ferramenta;
  • Equipe;
  • Tempos de preparação.

Para isto, deve ser parametrizado no Grupo de Máquina SFC (SF0103), que não reporta Operador e nem Equipe, e que não possui preparação.

Itens do tipo débito direto não conseguirão ser apontados nessa rotina, pois não há uma conta padrão para informar, e não será solicitado a conta em tela.


Por tratar-se de apontamento simplificado, não é possível modificar a requisição no momento do apontamento

...

. As informações das reservas, como depósito, lote e localização serão buscadas diretamente da ordem de produção (CP0301). Caso seja linha de processo, a busca de saldo será sempre automática, ou seja, será utilizado o primeiro saldo que

...

for encontrado conforme o estabelecimento e depósito da reserva, exceto quando existir alocação.

Também com relação ao GGF e MOB, não é possível informá-los durante o apontamento quando forem pelo real, (

...

deve ser lançado manualmente em Custos via CS0301 e CS0306), no entanto estando

...

estes pelo padrão, serão automaticamente criados.

Rotina não comporta: apontamento com operador, ferramenta, equipe, tempos de preparação.
Por isto parametrizar no Grupo de Máquina SFC (SF0103), que não reporta Operador nem Equipe, e que não possui preparação.

Itens tipo débito direto, não conseguirão ser apontados na rotina, pois não temos uma conta padrão para informar, e não solicitaremos a conta em tela.

...

Dica
titleNota:
Essa rotina está disponibilizada em tecnologia HTML e possui interface responsiva, sendo possível realizar o apontamento em tablets e smartphones.

Apontamento de Produção

Objetivo da tela:

Exibir as ordens e splits aptos a receber apontamento.

...

Ação:

Descrição:

Busca AvançadaQuando acionado, apresenta a tela Pesquisa Avançada, que permite definir critérios para a exibição das informações.

Exibir detalhes...

Quando acionado, para cada Ordem/Operação/Split apresentadp,


permite a visualização dos cartões alocados no centro de trabalho ou aqueles que se encontram na faixa fixa da fila de programação da célula.

Apontar

Quando acionado, apresenta a tela Apontamento de Produção (productionappontmentadd), que permite realizar o apontamento da ordem de produção selecionada quando for um reporte de Produção, ou do split selecionado quando for um reporte de Chão de Fábrica.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Tipo de Listagem

Selecionar se o tipo de reporte será por ordem (PCP) ou SFC. As opções disponíveis são:

  • Chão de Fábrica: quando selecionado, são apresentadas as ordens já liberadas, e que ainda não tenham sido apontadas pela Produção, listando os splits em aberto.
  • Produção: quando selecionado, são exibidas as ordens em aberto com reporte por ordem, e que ainda não tenham sido apontadas pelo Chão de Fábrica.

Ordem/Item/Centro de Trabalho

Inserir o código ou a descrição da ordem, item ou centro de trabalho a ser listado e acionar o botão Filtro para apresentar as ordens/splits.

Pesquisa Avançada

Objetivo da tela:

Definir critérios para a exibição das informações.


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Restaurar Padrões

Quando acionado, limpa todos os registros digitados na busca.


Seleção - Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Ordem de Produção

Inserir o número de ordem de produção inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujos números de ordem de produção estejam dentro dessa faixa.

Estabelecimento

Inserir o código de estabelecimento inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo código de estabelecimento esteja dentro dessa faixa.

ItemInserir o código inicial e final do item que está sendo produzido, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujos códigos de itens estejam dentro dessa faixa.
Data OrdemInserir a data da ordem inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cuja data de emissão da ordem esteja dentro dessa faixa. 
Data EmissãoInserir a data de emissão inicial e final da ordem de produção, estabelecendo uma faixa. Somente serão consideradas as ordens que as datas que se encontrem dentro dessa faixa.
PlanejadorInserir o código de planejador inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujos códigos de planejadores estejam dentro dessa faixa.
Linha de ProduçãoInserir o código de linha de produção inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujos códigos de linhas de produção estejam dentro dessa faixa. 
Centro de TrabalhoInserir o código de centro de trabalho inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujos códigos de centros de trabalho estejam dentro dessa faixa. 
Ordenação

Selecionar o critério de ordenação da listagem. As opções disponíveis são:

  • Data Inicial;
  • Ordem de Produção;
  • Item.
Tipo de Listagem

Selecionar se o tipo de reporte será por ordem (PCP) ou SFC.


Situação - Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Situação

Definir os estados das ordens/operações/splits que devem ser apresentados na listagem principal. As opções disponíveis são:

  • Não Iniciada;
  • Liberada;
  • Reservada;
  • Separada;
  • Requisitada;
  • Iniciada.


Pedidos - Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Cliente

Inserir o código de cliente inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujos códigos de clientes estejam dentro dessa faixa. 

Grupo Cliente

Inserir o código de grupo de cliente inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujos códigos de grupos de clientes estejam dentro dessa faixa.

Pedido

Inserir o número do pedido do cliente inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujos números de pedidos do clientes estejam dentro dessa faixa.

Seq

Inserir a sequência do cliente inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujo números de sequências estejam dentro dessa faixa.

Entrega

Inserir a entrega inicial e final, estabelecendo uma faixa. Somente serão selecionados registros cujas entregas estejam dentro dessa faixa.

Apontamento de Produção

Objetivo da tela:

Permitir

Efetuar o apontamento simplificado da produção (reporte)

das operações nos centros de trabalho do Chão de Fábrica

.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Ordem de Produção

Exibe o número da ordem de produção a ser apontado.

Item 

Exibe o código do item e sua descrição.

Quantidade ProduzidaExibe o percentual atual da quantidade produzida da ordem.
ReferênciaExibe a referência do item selecionado, quando este for controlado por referência.

DepósitoInserir o depósito em que está sendo efetuado o apontamento. 
LocalizaçãoInserir a localização em que está sendo efetuado o apontamento.
Data do ApontamentoInserir a data do apontamento.
Quantidade ProduzidaInserir a quantidade produzida a ser apontada.
Quantidade Refugada

Inserir a quantidade de refugo da ordem que está sendo apontado.


Apontamento do Chão de Fábrica

Objetivo da tela:

Permitir

Efetuar o apontamento da produção (reporte) das operações nos centros de trabalho do Chão de Fábrica.

Nota
titleNota:

Ocorrendo refugo, ao ser informada a quantidade refugada e salvar o apontamento, será apresentada uma nova tela, para que seja(m) informado(s) o(s) motivo(s) de refugo e a sua quantidade.

Para informar Refugo:

  1. No campo Motivos de Refugo, clique na Lupa, e na tela seguinte, clique em Aplicar.
  2. Selecione o motivo na listagem de motivos.
  3. Defina a quantidade refugada e clique em Adicionar.
  4. Com o(s) motivo(s) de refugo(s) e suas quantidade(s) definida(s), clique em Confirmar.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Ordem de Produção

Exibe o número da ordem de produção / operação / split a ser apontado.

Item 

Exibe o código do item e sua descrição.

Quantidade ProduzidaExibe o percentual atual da quantidade produzida da ordem / operação / split.
ReferênciaExibe a referência do item selecionado, quando este for controlado por referência.

DepósitoInserir o depósito em que está sendo efetuado o apontamento. 
LocalizaçãoInserir a localização em que está sendo efetuado o apontamento.
Lote/Série

Inserir o lote/série do item da Ordem de Produção.

Este campo é somente habilitado quando o parâmetro “Tipo Controle Estoque” estiver definido como número série, lote ou referência.

ValidadeInserir o número de dias a ser acrescentado ou deduzido da sugestão validade do lote.
Data
do ApontamentoConc/PPMQuantidade ProduzidaQuantidade Refugada

Conteúdos Relacionados:

Inicial/FinalInserir a data inicial e final do apontamento.
Hora Inicial/FinalInserir a data inicial e final do apontamento.
Quantidade AprovadaInserir a quantidade aprovada a ser apontada.
Quantidade Refugada

Inserir a quantidade de refugo do split que está sendo apontado.

Se a soma das quantidades informadas nos motivos não for igual a informada no campo quantidade refugada, deve gerar um aviso (acredito que essa validação exista nas APIs de reporte).

Informações
titleImportante:

Ocorrendo refugo, ao ser informada a quantidade refugada e salvar o apontamento, será apresentada uma nova tela, para que seja(m) informado(s) o(s) motivo(s) de refugo e a sua quantidade.

Para informar Refugo:

  1. No campo Motivos de Refugo, clique na Lupa, e na tela seguinte, clique em Aplicar.
  2. Selecione o motivo na listagem de motivos.
  3. Defina a quantidade refugada e clique em Adicionar.
    A soma das quantidades informadas nos motivos deve ser igual a informada no campo Quantidade Refugada.
  4. Com o(s) motivo(s) de refugo(s) e suas quantidade(s) definida(s), clique em Confirmar.


Conteúdos Relacionados:


Conector de Widget
width1000
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=wut16ExU4bA&t=1s
height800
Links dos principais conceitos e processos.