Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Ao lidar com uma obra é preciso buscar formas de conectar o que acontece em campo ao escritório, controlando a distribuição de tarefas, prazos, orçamentos e a evolução das etapas de construção para que ela seja entregue dentro dos custos e prazos esperados.

Neste contexto, a integração da base ORCECERTO com o ERP TOTVS Obras e Projetos é uma evolução que trouxe lucratividade e otimização do desempenho para empresas. A ORCECERTO é uma empresa 100% focada em Engenharia de Custos e possui Praças onde permite que o usuário tenha acesso a preços médios atualizados de insumos, captados nas 27 capitais brasileiras, para garantir orçamentos mais precisos em qualquer região do País.

Image Added

A ORCECERTO fornece 3 conjuntos de Bases para Composições, Insumos e Preços. São elas: BASE ORCECERTO, BASE SINAPI e BASE SICRO.

  • ORCECERTO - É a mais completa base para Edificações do mercado e conta com equipe especializada para atualizações constantes. A solução possibilita a realização de orçamentos mais eficientes de forma rápida, utilizando as bases de referências da Tabela de Composição ORCECERTO.
  • SICRO -  É a base para obras de infraestrutura (SICRO é a sigla de Sistema de Custos Referenciais de Obras), criado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que em sua essência são insumos e composições usadas como referência para obras de infraestrutura de transportes, porém pode ser utilizada em qualquer obra, pública ou privada, de infraestrutura.
  • SINAPI - É a base voltada para edificações financiadas pela Caixa Econômica Federal (CEF). Através do serviço ORCECERTO você receberá de forma simples e rápida todos os dados desta base, além das opções para escolha do período referência de Importação, atualização de preços, composições, insumos e recursos.

A integração com a ORCECERTO agiliza o processo de importação destas informações, levando mais agilidade e facilidade ao escolher o período de referência (Mês / Ano) desejado e o que se deseja importar, poupando tempo e recursos para tratar estas informações antes de importa-las.

  • Relação Natureza ORCECERTO x Grupo de Custo: Associação das naturezas dos recursos da base ORCECERTO com os Grupos de Custo do projeto. Ao realizar a importação dos recursos, eles serão associados aos grupos de custo correspondentes.


  • Insumos
    • Importar Insumos: Realiza a importação dos insumos de acordo com a Versão e a Praça escolhida. 
    • Atualizar Código do Insumo: Caso o usuário já tenha feito alguma importação de insumo, essa opção atualiza o código dos insumos que sofreram alteração para os códigos originais de acordo com a Versão e a Praça escolhida. 
    • Atualizar descrição: Caso o usuário já tenha feito alguma importação de insumo, essa opção atualiza a descrição dos insumos que sofreram alteração para as descrições originais de acordo com a Versão e a Praça escolhida. 
    • Atualizar unidade: Caso o usuário já tenha feito alguma importação de insumo, essa opção atualiza a unidade dos insumos que sofreram alteração para as unidades originais de acordo com a Versão e a Praça escolhida. 
    • Atualizar Grupo de Custo: Caso o usuário já tenha feito alguma importação de insumo, essa opção atualiza o grupo de custo dos insumos que sofreram alteração para os grupos de custo originais de acordo com a Versão e a Praça escolhida. 


  • Preços
    • Importar preços: Realiza a importação de preços de acordo com a Versão e a Praça escolhida.
    • Ativar preço importado: Após realizar a importação de preços, os preços serão ativados automaticamente.
    • Calcular preços dos insumos: Após realizar a importação de preços, os insumos serão calculados automaticamente.
    • Importar preço desonerado: “A base ORCECERTO publica as composições unitárias de custo sem encargos sociais,
       Pode-se colocar os encargos que desejar, sendo os que o Sinapi Publica ou a ORCECERTO ou os próprios encargos calculados pela empresa ou seja se são onerados ou não é prerrogativa do usuário”.

Obs: Somente para a base ORCECERTO não esta disponível esta opção "Importar preço desonerado".


  • Utilizar código ORCECERTO da Integração: Ao realizar a importação, os recursos importados serão importados com códigos da base ORCECERTO independente da máscara do projeto.
  • Composições
    • Importar Composições: Realiza a importação de preços de acordo com a Versão e a Praça escolhida.
    • Código ORCECERTO como Código Composições: As composições importadas pelo processo serão importadas com códigos da base ORCECERTO independente da máscara do projeto.
    • Atualizar descrição: Caso o usuário já tenha feito alguma importação de composição, essa opção atualiza a descrição das composições que sofreram alteração para as descrições originais de acordo com a Versão e a Praça escolhida. 
    • Atualizar unidade: Caso o usuário já tenha feito alguma importação de composição, essa opção atualiza a unidade das composições que sofreram alteração para as unidades originais de acordo com a Versão e a Praça escolhida. 
  • Importar Recursos: Realiza a importação dos recursos e recursos vinculados da composição.
  • Recalcular o projeto: Após executar o processo de importação, o projeto é recalculado

A ORCECERTO é uma empresa que realiza soluções de informação, conhecimento e sistemas de apoio à indústria da construção. Ela possui uma base de dados que contém uma grande e atualizada lista de composições, insumos e preços. No TOTVS Obras e Projetos existe a Integração com a base PINI que será substituída pela integração com a ORCECERTO.

Foi disponibilizado a opção de escolher qual versão será importada. Entre elas:

  • OC18091
  • SICRO18040
  • SINAP

Image Removed

Para a versão SICRO18040, será possível importar preço desonerado.

A integração do TOP com a ORCECERTO se dá através do consumo dos serviços do WebService que alimentam a base do TOP. O WebService contará com nove serviços a serem consumidos pela TOTVS em seu processo de importação:

...

       Ao realizar a importação de insumos pela primeira vez, serão importados os insumos com os códigos da ORCECERTO. A partir da segunda importação, os parâmetros de importação relacionados a atualização de Descrição, Unidade e Grupo de Custo só atualizarão os insumos caso o parâmetro do processo "Código ORCECERTO como Código Insumo" estiver marcado.

- Obter Preços Insumos:
        Este serviço é um dos mais importantes no processo e irá retornar todos os preços de insumos da praça escolhida pelo cliente no processo de Importar base. O TOTVS irá enviar um arquivo XML contendo um cabeçalho com Usuário e Senha para autenticar o serviço e no corpo terá a praça e o ano e mês da referência de preços atual do cliente TOTVS. Os preços serão importados em moeda brasileira (Real – R$), pois as praças que ao WebService trabalha são todas do território nacional. Tem-se também a opção de calcular os Preços dos Insumos, com o intuito de atualizar os valores dos mesmos após a importação.

...

Para clientes que utilizam a integração com a PINI, existe a opção, no sistema de realizar a conversão para a integração com a ORCECERTO, essa opção está presente na tela de Parâmetros Gerais do TOP e após executar a conversão da integração os campos de Url, Login e Senha deverão ser informados. Após a conversão todas as descrições que anteriormente faziam referência à PINI passam a se referir à ORCECERTO.

Ao executar a importação, a compatibilidade de Unidades de Insumos e Composições será realizada, e caso seja encontrado alguma Unidade que não esteja cadastrada na base destino, uma tela será exibida com todas as Unidades ausentes que necessitam de definição de uma unidade equivalente. É obrigatório o preenchimento de todas as Unidades:

Image Removed

A última versão utilizada na importação é armazenada após a execução do processo, para que em futuras importações, ao abrir a tela, tal versão seja selecionada automaticamente para o projeto em aberto;

Recursos Vinculados:

No cadastro de Recursos de Composição, existe o anexo de "Recursos Vinculados" que permite que recursos da mesma composição "mãe" insumo possam ser vinculados à um recurso do tipo composição auxiliar que esteja presente na mesma composição principal. Essa necessidade se deu a partir de informações e regras do DNIT que define que uma composição auxiliar pode representar um custo do tempo ou do transporte de um determinado material, como pode ser visto na imagem abaixo:

Image Removed

No exemplo acima, é possível notar que o Material "M0082 Areia média lavada" está presente na composição como MATERIALTEMPO FIXO e MOMENTO DE TRANSPORTE, porém trata-se somente de um material. No caso dos outros grupos, o que representa o custo com o material, seriam as composições 5914647 para tempo fixo e 5914359, 5914374 e 5914389 para momento de transporte.

Sendo assim, para que essa representação possa ser considerada e que um relatório possa exibir essa "amarração" existe o cadastro de Recursos Vinculados:

Image Removed

Para composições auxiliares do tipo "Momento de Transporte", se faz necessário que no momento do cadastro do Recurso Vinculado, sejam definidos os valores dos DMT's que são específicos para cada recurso relacionado ao transporte, onde o cálculo realizado afim de definir o Valor Parcial da composição auxiliar considera essas grandezas, como no exemplo a seguir:

Image Removed

Algumas considerações são importantes, tais como:

  • Somente recursos da mesma composição principal podem ser vinculados;

  • Somente em Recursos do tipo Composição que é possível realizar o vínculo;

  • A soma das quantidades dos recursos vinculados atualiza a quantidade do recurso pai;
  • Tanto o cálculo da composição pai quanto o cálculo do projeto atualizam a quantidade do recurso que tem vinculo;

  • O campo quantidade da visão de recursos e da tela são somente leitura para recursos que possui vinculados;

  • O mesmo recurso só pode ser vinculado uma única vez em outro recurso;

  • Os DMT's somente podem ser definidos para Tipos de Associação LN, RP ou P sendo que é possível apenas um dos tipos
  • .