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Executa funções ou procedures de uma função com nome pré-determinado em uma DLL (Dynamic-link library , ou Biblioteca de vinculo dinâmica).
A biblioteca a ser utilizada deve obrigatoriamente conter uma função chamada ExecInClientDLL e com a seguinte assinatura :
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collapse | false |
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O nome da função que irá ser chamada é : ExecInClientDLL .
Sintaxe
Bloco de código | ||
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ExeDLLRun2( < nHandle >, < nOpc >, < cBuffer > ) |
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Nome | Tipo | Descrição | Obrigatório | Referência |
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nHandle | caractere | Indica o handle da DLL obtida através da função ExecInDLLOpen(). | X | |
nOpc | numérico | Indica a opção que será executada pela DLL. | X | |
cBuffer | caractere | Indica o buffer, no formato caracter, que será recebido pela DLL. Esse buffer mesmo parametro será utilizado tanto para input de dados na DLL quanto para output da mesmade dados. | X |
Observações
- A variável cBuffer tem limite de 512.000 caracteres, para ser passada como referencia.
- O nome da função na DLL obrigatoriamente precisa se chamar ExecInClientDLL, lembrando que a DLL pode conter outras funções auxiliares, mas o ponto de entrada deverá ser esse nome. Ela precisa conter os seguintes parametros:
Tipo Parametro | Nome Parametro | Proósito |
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int | idCommand | Número para ser utilizado como tipo de comando a ser identificado do que ser executado na DLL |
char* | buffParam | Buffer contendo informações a serem passadas para a DLL |
char* | bufOutput | Buffer contendo algum possível retorno de dados. Caso a DLL não popule algum conteúdo nesse parametro, o mesmo irá ficar sendo vazio, sendo transmitido ao parametro do cBuffer do ADVPL. |
int | buffLen | Tamanho dos buffers, tanto de entrada quanto de saída |
Exemplos
Bloco de código | ||||||||
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#define COMMAND1 1 #define COMMAND2 2 #define RETURN_COMMAND1 100 #define RETURN_COMMAND2 200 extern "C" __declspec(dllexport) voidint ExecInClientDLL(int IDidCommand, char * BufbuffParam, char * Buf2buffOutput, int nBuf2buffLen) { switch if(ID==1) { strcpy(Buf2,"Retorno opção 01(idCommand) { case COMMAND1: { strcpy(buffOutput, "Comando 1"); return RETURN_COMMAND1; } else if (ID == 2) { strcpy(Buf2, "Retorno opção 02"); case COMMAND2: { strcpy(buffOutput, "Comando 2"); return RETURN_COMMAND2; } default: strcpy(buffOutput, "Comando inválido"); return 0; } } |
Nota | ||||
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Como pode ser observado, a dll desenvolvida para ser executada com a função ExeDLLRun2 tem uma assinatura diferente da utilizada em ExeDLLRun3, por isso não são compativeis e podem causar erros fatais na execução. |
Bloco de código | ||||||||
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#define MB_OK 0 #define MB_OKCANCEL 1 #define MB_YESNO 4 #define MB_ICONHAND 16 #define MB_ICONQUESTION 32 #define MB_ICONEXCLAMATION 48 #define MB_ICONASTERISK 64 User Function ExemploDllTeste() Local hHdl := 0,buffer := "",xRet1 := 0 // Abre Dll hHdl := ExecInDLLOpen( "TSTDLLDllTeste.DLLdll" ) // ---------------------------------------------------------------- // Envia comando para execução, repare que estamos // usando a opção "1" no momento de chamar a DLL. // ---------------------------------------------------------------- // ExecInDllRun não retorna valor da DLL buffer:= "Executando a partir da ExecInDllRunExecInDllRun2..." xRet1 := ExecInDllRunExeDllRun2( hHdl, 1, @buffer ) alertMessageBox("Retorno da ExecInDllRunExeDllRun2: " + xRet1) Alltrim(Str(xRet1)) + " - " + buffer, "ExeDllRun2", MB_ICONEXCLAMATION) // ExeDllRun2 retorna valor numérico da DLL buffer:= "Executando a partir da ExeDllRun2..." nRet2xRet2 := ExeDllRun2( hHdl, 12, @buffer ) alertMessageBox("Retorno da ExeDllRun2: " + Alltrim(Str(xRet2)) + StrZero(nRet2,3)) " - " + buffer, "ExeDllRun2", MB_ICONEXCLAMATION) // ExeDllRun2 retorna valor numérico da DLL buffer:= "Executando a partir da ExeDllRun2..." xRet3 := ExeDllRun2( hHdl, 3, @buffer ) MessageBox("Retorno da ExeDllRun2: " + Alltrim(Str(xRet3)) + " - " + buffer, "ExeDllRun2", MB_ICONEXCLAMATION) // ---------------------------------------------------------------- // Fecha a DLL ExecInDllClose( hHdl ) Return |
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Veja também
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