Histórico da Página
Atualização em:
Menu>>IFRS9 Manutenção
Detalhamento:
Esta página tem por objetivo atualização dos avanços no Rating relacionados ao IFRS9, com a criação novas telas.
Menu >> IFRS9>>
Menu IFRS9 >> Manutenção 3040
Aba Manutenção 3040, para atender as adequações necessárias para 2025.
- Os novos campos serão demonstrado na tela independente se o cliente utilizará a geração do 3040 no modelo completo ou simplificado;
Caso no cadastro da empresa esteja marcado como Simplificado, alguns campos ficarão desabilitados.
Para o modelo IFRS9 foram disponibilizadas novas informações:
Principal:
Valor bruto contábil: Valor Contábil Bruto do Instrumento Financeiro, conforme conforme art. 73 ou ou art. 75 da Resolução BCB nº nº 352/2023.
Cliente Exterior:
Habilitado apenas quando o tipo de pessoa for:
- PF Estrangeira
- PJ Estrangeira
Nome: Nome Nome do Cliente no Exterior
CNPJ: CNPJ CNPJ da Empresa líder
Tipo Identificação: Tipo Tipo identificação do cliente no exterior (Anexo 29).
Identificação: Identificação Identificação do cliente no exterior
País: Código Código do país (Anexo 30)
Informações Informações Adicionais 4966:
Valor justo: Informar Informar no caso de instrumentos financeiros classificados nas categorias Valor Justo em Outros Resultados Abrangentes (VJORA) ou Valor Justo no Resultado (VJR).
Rend. Contábil Mês: Referente Referente ao accrual dos juros e amortização dos custos de transação e dos valores recebidos diferidos, quando for o caso a ser informado para todas as formas de mensuração contábil.
Vlr Prd Acumulada: Valor Valor da perda acumulada reconhecida para o instrumento financeiro
Valor Perda Esperada: Valor Valor perda esperada
Alocação estágio: Quando Quando essa opção estiver selecionada, a a probabilidade de default (PD) considerada for para o prazo total do instrumento financeiro, para efeitos de apuração de perda esperada.
Qtd Instrumento: Quantidade Quantidade do instrumento financeiro adquirida, a ser informado para os instrumentos financeiros da modalidade 18 (Títulos de crédito (fora da carteira classificada)) - Anexo 3.
Valor Perda Adicional: Valor perda Adicional
Valor Perda Incorrida: Valor Perda Incorrida ativo problemático
Tratamento Risco: Quando Quando essa opção estiver selecionada, referente ao tratamento do risco de crédito seja realizado de forma isolada, não se aplicando ao Art. 42 da Resolução BCB 352/2023.
Carteira Provisão: Informação Informação referente a carteira utilizada para cálculo de provisão mínima requerida - Resolução BCB 352/2023 (Anexo 43).
Estágio Inst Financ: Informação Informação referente ao Estágio do Instrumento Financeiro conforme o Art. 37 - Resolução BCB 352/2023 (Anexo 41).
Campo a ser preenchido pelas instituições que seguem a metodologia completa de apuração da Provisão para Perdas Esperadas associadas ao risco de crédito.
Classif Contb Inst Financ: Informação Informação referente a categoria contábil em que o instrumento financeiro está classificado, de acordo com Art. 4º da Resolução BCB 352/2023 (Anexo 40), conforme códigos:
Ativo Problemático: Quando Quando essa opção estiver selecionada, indica enquadramento em ativo problemático, prendimento conforme as seguintes regras:
Declaração completa
Estágio 1 e 2 não pode haver informação de Ativo Problemático e característica especial 19 é proibida
Se estagio = for igual 3 a marcação de Ativo Problemático é obrigatória e assim como também a característica especial 19 é obrigatória.
Declaração Simplificada
Ativo problemático obrigatório para operações vencidas acima de 90 dias característica dias característica especial 19 é obrigatória.
Motivo Perda:
Motivo: Informar o(s) motivo(s) de perda, de acordo com os códigos disponíveis na tabela (Anexo 44).
Valor: Valor da perda reconhecida na data-base
Motivo Alocação:
Vigência: Somente será obrigatório a partir da competência 012026
Quando o estagio for 1 ou 2, o sistema permitirá apenas uma ocorrência, por competência e os valores permitidos, são os constantes no anexo 42.
Exemplo: se na na data base 012026 o instrumento estava no estagio 1 e motivo era 0101 e não houver alteração no motivo nas competências seguintes, ele deverá ser reportado na competência 022026 e 032026 com motivo 101 data base 012026
Para o Estagio 3, o sistema permitirá a informação de mais de um código, mas para as data bases diferente. Exemplo: Na competência 03206, poderá ser informado, na data base 012026 código 301, data base 022026 302 e 303 na data base 032026.
Motivo: Motivo(s) de alocação do Instrumento Financeiro no Estágio - Art. 37 (Anexo 42). A ser preenchido pelas instituições que seguem a metodologia completa de apuração da Provisão para Perdas Esperadas associadas ao risco de crédito.
Data Base: Informar a data-base de alocação para o(s) motivo(s) informado(s)
Importante:
A tela de Manutenção Interface, Manutenção Interface Temporária e 3040, estão utilizando as mesmas regras de validação.











