Histórico da Página
Índice
Índice | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
Sobre Layouts
O layout define a composição de uma página e é composto por múltiplos slots. A quantidade, posição e dimensão desses slots é o que define o corpo de um layout. Dessa forma, o layout é a estrutura de uma página, definindo a distribuição dos widgets que a compõe por meio dos slots.
Slot
Slots são contêineres definidos que são aptos a comportarem widgets. A quantidade, posição e dimensão desses slots é o que define o corpo de um layout. Sendo assim, o layout é o esqueleto de uma página (sua estrutura), definindo a distribuição dos widgets que a compõem através dos slots.
Estrutura de Arquivos
Layouts possuem a estrutura de arquivos semelhante à de um widget comum, e também são empacotados em formato “war”. A estrutura de pastas-fonte de um layout é a que segue:
<codigo-do-layout> |
---|
Onde:
Arquivo / Pasta | Descrição |
---|---|
<código-do-layout> | Nome/Identificador do layout |
src/main/resources/application.info | Arquivo de configuração do layout onde é persistida, entre outras informações, o código do layout, título e desenvolvedor. Este arquivo será mais detalhado nas próximas páginas deste documento. |
src/main/resources/layout.ftl | Arquivo do Freemarker que será interpretado durante a renderização do layout. Contém a configuração dos slots. |
src/main/resources/<código-do-layout>.properties | Arquivo de strings traduzíveis utilizadas pelo layout. Deve possuir derivações de acordo com o idioma suportado pelo layout. |
src/main/webapp/WEB-INF/web.xml | Descritor padrão de uma aplicação Java para web. |
src/main/webapp/WEB-INF/jboss-web.xml | Descritor específico para o servidor de aplicação. Deve conter pelo menos a propriedade “context-root”. O context-root representa o contexto Web do layout e é recomendado que seja o próprio código do layout. |
src/main/webapp/resources/css | Folhas de estilo do layout (caso seja necessário). |
src/main/webapp/resources/js | Arquivos Javascript do layout (caso seja necessário). |
src/main/webapp/resources/images/icon.png | Ícone que representa o layout, é exibido, por exemplo, durante a criação de páginas para que o usuário possa pré-visualizar a distribuição de slots do layout. |
Para o sistema, o que diferencia um layout de um widget comum é a definição da propriedade “application.type = layout” no arquivo descritor “application.info”. Este arquivo é um descritor detalhado dos widgets e também dos layouts. É através deste que a aplicação tem conhecimento das propriedades do layout, identificação do desenvolvedor, arquivos necessários para sua renderização, arquivos de linguagem e outras propriedades.
Arquivo application.info
Abaixo o detalhamento de todas as propriedades do arquivo application.info:Propriedade | Descrição | ||
---|---|---|---|
application.type = <layout> | O valor layout define que o componente é do tipo layout, existem outras opções como widget e theme. | ||
application.code = <código-do-layout> | Iidentificador do layout. | ||
application.title = <título-do-layout> | Título do layout. | ||
application.description = <descrição-do layout> | Descrição do layout. | ||
application.category = <SYSTEM> | Categoria do layout. Propriedade utilizada para filtro em determinados funções do sistema, esta propriedade é para uso futuro, atualmente não é utilizada. | ||
application.renderer = <freemarker> | Indica o tipo de renderizador exigido (atualmente somente o Freemarker é suportado). | ||
application.icon = <icon.png> | Ícone para representação visual do layout. Caso não informado o sistema assumirá um ícone padrão para sua representação visual. | ||
developer.code = <developer-code> | Código do desenvolvedor do layout. | ||
developer.name = <TOTVS S.A.> | Nome do desenvolvedor. | ||
developer.url = <http://www.totvs.com> | URL do desenvolvedor. | ||
layout.file=layout.ftl = <layout.ftl> | Nome do arquivo a ser renderização. Se não informado, será assumido “layout.ftl”. | ||
locale.file.base.name = <prefixo> | Nome base do arquivo de tradução que será seguido pelo locale (ex.: prefixo_PT_BR e prefixo_EN_US). Se não informado, será usado o código do layout. | ||
application.resource.css.1 = </resources/css/<codigo-do-layout>.css> | Opcional. Nome do arquivo CSS a ser carregado durante a renderização. Podem ser informado vários arquivos, o número no final do nome da propriedade indica a ordem de carga. | ||
application.resource.js.2 = </resources/js/<código-do-javascript>.js> | Opcional. Nome do arquivo JS a ser carregado durante a renderização. Podem ser informado vários arquivos, o número no final do nome da propriedade indica a ordem de carga. | ||
slot.SlotMenu = <menu> | Opcional. Entretanto, quando o arquivo .ftl possuir slot de Menu (SlotMenu), é necessário informar qual widget de menu deve ser utilizada. "menu" deve ser informado nesse caso. Entenda melhor aqui. | ||
slot.SlotLogin = <sociallogin> | Opcional. Entretanto, quando o arquivo .ftl possuir slot de Login (SlotLogin), é necessário informar qual widget de login deve ser usada. Apesar de haver mais de um opção para menu, recomendamos a utilização do valor "sociallogin" nesse caso. Entenda melhor aqui. | ||
application.resource.css.1=/portal/resources/css/wcm_responsive_layout.css | Arquivo CSS com configurações globais para a padronização de escrita dos layouts. Sempre necessário incluir.
| ||
application.resource.css.2=/resources/css/responsive_layout.css | Arquivo CSS padrão para o desenvolvimento da responsividade do layout.
| ||
application.responsiveLayout=true | Caso o valor seja true, ilustrará que o layout é responsivo no momento do cadastro de páginas. Validação necessária para informar se o layout está escrito de forma responsivo.
| ||
application.newBuilder=true | Validação para o carregamento Se true significa que a página será carregada no novo construtor de páginas. Se false significa que a página será carregada no antigo construtor. Entenda melhor aqui.
|
Variáveis Disponíveis no FTL
Os principal arquivo de um projeto de layout é o “layout.ftl”. É neste arquivo que será definido, via marcação HTML e Freemarker, a quantidade e disposição dos slots.
Para facilitar o desenvolvimento, alguns métodos da camada de negócio são ofertados pela infra-estrutura do WCM e podem ser acessados via Freemarker. As variáveis disponibilizadas são acessadas através da sintaxe ${nome-da-variável} em qualquer local do FTL, a seguir uma lista das variáveis disponíveis:
Variável | Descrição |
---|---|
serverBaseURL | URL do servidor (sem nenhum contexto). |
i18n | Objeto com as strings internacionalizadas. |
themeURI | Contexto do tema (por exemplo: /themedefault). |
themeURL | URL completa do tema (serverBaseURL + themeURI). |
pageId | ID da página. |
layoutId | ID do layout. |
layoutURI | Contexto do layout (por exemplo: /layoutdefault). |
layoutURL | URL completa do layout (serverBaseURL + layoutURI). |
serverContextURL | Contexto do sistema. |
locale | Objeto com a localização selecionada para o usuário. |
user | Login do usuário (ou vazio se não está logado). |
tenantId | ID do Tenant do usuário logado (-1 se não está logado). |
tenantCode | Código do Tenant do usuário logado (ou vazio se não está logado). |
pageFriendlyURL | URI da página (formado pelo contexto + código da empresa + código da página). |
wcmEnums | Variável de acesso aos enum’s da aplicação. |
wcm | Objeto com os serviços disponibilizados pelo SDK do WCM. |
pageRender | Objeto que também disponibiliza serviços do SDK. |
fluigVersion | Versão do TOTVS Fluig Plataforma. |
O objeto “pageRender” disponibiliza os seguintes métodos do SDK:
Método | Descrição | ||
---|---|---|---|
PageVO getPage() | Retorna um objeto do tipo VO com todas as informações da página corrente, como sua página pai (caso exista), páginas filhas, layout e tema, entre outras propriedades. | ||
List<PageVO> listPageBreadcrumb() | Retorna uma lista de páginas ordenadas em modo de navegação estrutural, possibilitando a localização da página atual em meio estrutura de páginas do sistema. | ||
void renderInstance(long instanceId) | Método que inicia a renderização de um widget utilizando o FTL “decoration.ftl”, ou seja, irá renderizar o widget e seu título no slot onde foi invocado o método. | ||
void renderInstanceNoDecorator(long instanceId) | Método que inicia a renderização de um widget utilizando o FTL “nodecoration.ftl”, ou seja, irá renderizar o widget sem a barra de título, no slot onde foi invocado o método. | ||
boolean isUserLogged() | Retorna se existe um usuário logado através do VO da página. | ||
UserVO getUser() | Retorna objeto VO do usuário corrente contendo informações como nome, email e código do Tenant entre outras propriedades.
| ||
List<Long> getInstancesIds(Slog slot) | Retorna uma lista com ID de todas os widgets contidas no “slot” informado. | ||
List<Long> getInstancesByCode(String code) | Retorna o ID de instância de todas os widgets com o código informado “code” contidas na página. | ||
boolean hasPermission(long instanceId, String permission) | Verifica se o widget com o “instanceId” informado possui uma determinada permissão, conforme a “permission” desejada. | ||
boolean hasViewPermission(long instanceId) | Verifica se o usuário logado possui permissão de visualização do widget. | ||
boolean hasEditPermission(long instanceId) | Verifica se o usuário logado possui permissão de edição para a instancia (“instanceId”) em questão. | ||
String getHomePage() | Retorna a URL de acesso a página inicial (home). | ||
boolean isUserLoggedInOAuthWithConsumerKey(String consumerKey) | Identifica se um usuário logado possui um token válido para o chave de consumo (“consumerKey”) informada. | ||
List<WidgetVO> listAllowedWidgetsByUser() | Retorna a lista de Widgets as quais o usuário possuí permissão de visualização. | ||
Long getTenantId() | Retorna o ID do Tenant do usuário corrente. | ||
pageRender.isPreviewMode() | Diz se a página está em modo preview ou não true|false. | ||
pageRender.isEditMode() | Diz se a página está em modo edição ou não true|false. |
...