Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 

Caminho Básico

 

01. Selecionar a funcionalidade Iniciar Solicitação no menu principal. 

Expandir
titleSaiba mais

O atalho para a funcionalidade Iniciar Solicitações fica disponível no menu principal, através do ícone Processos. Para visualizar o manual de procedimentos de como Executar Atividade,clique aqui

02. Selecionar a categoria do processo e, em seguida, o processo.

Expandir
titleSaiba mais

 É possível encontrar um processo específico pelo campo "Buscar", localizado na parte superior esquerda da janela. A busca pode ser efetuada por processo, pela categoria ou pela subcategoria à qual o processo pertence.

03. Na aba Formulário, é apresentado os campos da definição de formulário informada na configuração do processo. Preencha os campos requeridos. 

Expandir
titleSaiba mais

 Os campos apresentados no formulário são previamente definidos por intermédio do recurso de Formulário, o qual permite padronizar o formato, a disponibilidade e os campos a serem preenchidos em determinada atividade. Caso o processo não possua um formulário relacionado ao mesmo, a aba Formulário não será apresentada.

04. Acionar a aba Histórico

Expandir
titleSaiba mais

A aba Histórico apresenta o registro de todas as movimentações feitas na solicitação, quais foram as atividades executadas até o momento, o responsável e a data em que foi executada cada atividade, bem como as observações feitas por cada usuário. Quando uma solicitação de um processo está sendo iniciada, a aba Histórico não será apresentada. O histórico somente será apresentado após o primeiro registro de movimentação para a solicitação em questão.

05. Caso necessário realizar os apontamentos, acessar a aba Apontamentos.

Expandir
titleSaiba mais

A aba Apontamentos permite que o usuário registre os apontamentos de horas trabalhadas na execução da atividade. Caso a atividade não controle esforço por apontamentos, a aba Apontamentos não será apresentada. Para incluir um novo apontamento deve se informar a data e o tempo gasto e acionar o botão Salvar. Para eliminar um apontamento, basta acionar o ícone lixeira ao lado do registro do apontamento.

06. Acionar a aba Observações.

Expandir
titleSaiba mais

A aba Observações permite que o usuário registre comentários sobre a execução da atividade. Estes comentários serão armazenados no histórico da solicitação.

07. Acionar a aba Anexos

Expandir
titleSaiba mais

A aba Anexos permite que o usuário anexe, à solicitação, qualquer tipo de documento existente na plataforma, ou ainda faça o upload de novos arquivos. Também é possível excluir anexos existentes ou publicar na plataforma os documentos anexados via upload. A execução destas ações depende da definição de segurança de anexos configurada para o processo. A Função Anexos na Solicitação apresenta informações detalhadas sobre esta atividade.

08. Acionar a aba Processo

Expandir
titleSaiba mais

A aba Processo permite visualizar o gráfico do fluxo de um processo, facilitando a identificação da atividade atual e a verificação dos fluxos de avanço e retorno possíveis.

09. Na área de Decisão, selecionar uma opção no campo Enviar para atividade. 

Expandir
titleSaiba mais

As atividades existentes na caixa de seleção são as atividades de avanço ou de retorno que estão configuradas para a atividade em questão.

10. Na área de Decisão, selecionar uma opção no campo com o usuário.

Expandir
titleSaiba mais

O usuário escolhido ficará responsável pela atividade escolhida no campo "Enviar para atividade". Existem casos em que esta opção não aparecerá, isso ocorre quando a atividade escolhida no campo “Enviar para atividade” possua alguma condição de atribuição que não necessite selecionar o usuário, como por exemplo um mecanismo de atribuição POOL para Grupo ou Papel, ou uma atividade conjunta para todos os usuários. É possível também pesquisar o usuário desejado digitando seu nome no campo Pesquisar.

11. Acionar Enviar

Expandir
titleSaiba mais

Clicando no botão “Enviar” a solicitação será criada e movimentada para a próxima atividade, escolhida no campo "Enviar para atividade". Também é possível inicializar o processo no botão "Salvar", no entanto, desta forma a solicitação permanece na atividade inicial e fica sob a responsabilidade do usuário solicitante.

 

 

Falando de Iniciar Solicitação...

Uma vez que o processo tenha sido totalmente modelado e esteja liberado para utilização, os usuários que possuem permissão podem iniciar solicitações do processo.

Durante todo o período em que uma solicitação estiver ativa, a mesma irá utilizar as atividades e fluxos definidos na versão em que for criada, mesmo quando novas versões forem liberadas.

A área de decisão apresenta as opções de atividades e usuários disponíveis para movimentação da solicitação.

A área de instruções apresenta as instruções definidas para o processo e para a atividade atual. As instruções são informações com o objetivo de auxiliar na execução do processo e da atividade atual.

Para cada opção de atividade disponível a plataforma calcula a lista de usuários válidos para a atividade, conforme o Mecanismo de Atribuição definido para a mesma. Se a atividade for conjunta, é possível que sejam selecionados vários usuários, utilizando a tecla Ctrl.

Quando o mecanismo de atribuição não conseguir localizar um usuário que atenda aos requisitos definidos para a atividade, a mesma passa a ser atribuída ao gestor do processo.

É possível transferir a atividade para outro usuário. Para isso deve-se selecionar a opção “Transferir” no campo “Enviar para atividade” e selecionar o usuário que deve receber a tarefa. Existem casos em que a opção “Transferir” não estará disponível, isso ocorre quando foi configurado na atividade que a mesma deve inibir a opção Transferir.

No caso de transferência, o prazo para execução da tarefa não é alterado.

Caso o executor da atividade necessite efetuar algum registro na atividade (inclusão de anexos, alteração nos dados do formulário ou inclusão de observações na solicitação e não pretende movimentar a tarefa para a próxima atividade neste momento, é possível gravar as informações utilizando o botão “Salvar”.

Cada solicitação iniciada recebe uma identificação numérica que representa a referência da mesma. Esta identificação numérica é comum para todos os processos criados na plataforma.