Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Esta política não considera o saldo disponível para os itens da estrutura que possuam esta política, porém é necessário considerar o tempo de ressuprimento.

 

Nota
titleNota:

O tempo de ressuprimento pode ser para itens comprados e fabricados:

  • Comprados: É o prazo, em dias corridos, necessário para a compra do material desde a cotação, emissão do pedido, entrega pelo fornecedor e controle de qualidade. Desta maneira, este prazo é dividido em três fases, que são utilizadas para medir o desempenho de departamentos e de fornecedores envolvidos no processo, como: Ressuprimento Interno, Ressuprimento Externo e Tempo de CQ.
  • Fabricados: É o prazo, em dias úteis, necessário para a fabricação do produto. Deve ser considerado o tempo de transporte, de espera em função de máquinas ocupadas, de controle de qualidade e entre outros. Desta maneira, este prazo é dividido em duas fases: Tempo de Fabricação e Tempo de CQ.

Para itens com esta política, ao carregar as quantidades dos períodos, o programa passa a utilizar a quantidade de saldo das ordens de compra e produção que irão atender as necessidades. O programa considera a quantidade já produzida em caso de reporte parcial da ordem e replanejamento, para não gerar novamente a ordem com o saldo da ordem original. Isto ocorre para itens que possuem política igual a Make-To-Order e Nível Superior, mesmo que o disponível esteja negativo e não exista nenhuma reserva planejada, prevista para o caso.

...

 101112131415161718192021
Reservas A ( - ) 012550755007510050025
Reservas B ( - ) 25010015010001502001000500
Ordens B ( + )025010015010001502001000500
Estoque Disponível ( = )10010010010010010010000000

  

Na tabela acima é possível observar que:

  • É considerada a fabricação de 125 unidades do item A.
  • É necessário reservar 250 peças do item B.
  • Como saldo disponível há 100 unidades. Portanto são necessárias mais 150 unidades para zerar o saldo disponível para o período 11.
  • Para os demais períodos o raciocínio é o mesmo.
Nota
titleNota:

• No cálculo do planejamento serão desconsideradas todas as ordens de compra de beneficiamento e ordens finalizadas dos itens.
• Uma ordem de compra de beneficiamento é gerada em função de uma operação externa de uma Ordem de Produção e geralmente diz respeito a um SERVIÇO que será contratado para realizar determinada função no produto da Empresa. As Reservas desta Ordem de Produção já estão sendo consideradas (baixando estoque) e a Ordem de Produção como entrada no Estoque do produto Acabado. O cálculo do Planejamento desconsidera todas as Ordens de Compra de Beneficiamento, pois estas já possuem ou deveriam possuir uma Ordem de Produção e se considerarmos também a Ordem de Compra de Beneficiamento estaremos dobrando a quantidade do item.
• O planejamento considera como saldo disponível no período, todas as ordens e reservas que tenham data de entrega ou de termino inferior ou igual ao primeiro dia do período.
• As ordens e reservas com datas superiores ao primeiro dia do período são consideradas no período seguinte.
• Isto porque só é possível considerar como saldo no período o que realmente esta previsto. Se existir uma reserva de um item comprado para 05/10 e uma ordem de compra para o dia 10/10, não se pode considerar esta ordem neste período, pois na data da necessidade não teria o material desejado.
• Contratos de Fornecimento: Para este caso, o cálculo do planejamento regera as parcelas de uma programação de entrega de acordo com as novas necessidades. Porém, não são geradas novamente as parcelas que estejam dentro do horizonte fixo.
Antes de começar a calcular um item, são desconsideradas todas as parcelas de Contratos de Fornecimento que não tenham sido recebidas e estejam fora do horizonte fixo.
O cálculo do planejamento no caso de ordens de contrato de fornecimento não mostra as ordens comprometidas. Um novo cálculo do planejamento sempre substitui as ordens em aberto pôr novas ordens planejadas, e sua confirmação joga as novas ordens planejadas em cima das ordens abertas.
Se as novas quantidades forem diferentes, essas devem sobrepor a programação de entregas do fornecedor. Para evitar a reprogramação das ordens imediatas utilizar o conceito de horizonte fixo.

Configurado: Itens com política tipo configurado, têm suas necessidades de componentes calculadas somente para a parte da estrutura fixa da engenharia.
São confirmadas somente as ordens dos componentes da estrutura fixa do item configurado, para compor o estoque. Porém a ordem planejada do item configurado não é confirmada.
O parâmetro que determina se os itens configurados são calculados está no plano de Produção (CD0301) no campo "Configurado". Este campo é verificado somente se o Plano é uma Previsão de Vendas (PV). (detalhes, ver função Manutenção do Plano de Produção/Previsão de Vendas - Configurado).
A ordem planejada é a diferença entre a previsão de vendas e a carteira de pedidos. Se a quantidade de pedidos em carteira for maior, existe quantidade planejada.
Portanto, para item com política tipo configurado, não são consideradas Ordens, Reservas e Saldos, mas somente pedidos.
Composto: A política composto, trabalha da mesma forma que a política configurado, mas atende aos clientes que não possuam o módulo de Configurador de produtos e fazer a configuração do item por intermédio do módulo de pedidos (CD0222 Manutenção Produto Composto).

Ponto de Reposição: O saldo em estoque do item é monitorado conforme a quantidade informada no campo Ponto de Reposição.
Exemplo:
Quando o saldo do item atinge o ponto de reposição é disparada uma ordem de produção ou de compra. Essa ordem gera uma entrada de material ou disponibilidade para o período, que corresponde a data onde o disponível está abaixo do ponto de reposição mais a quantidade de dias necessários para o ressuprimento da ordem.