Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Processamento

Visão Geral do Programa

Objetivo da rotina, como se integra com as demais rotinas do sistema, considerações gerais do programa permitindo ao cliente obter uma visão de como e quando deve ser utilizada.

...

Essas tarefas geram os cubos / análises prontas para a utilização dos usuários finais do BI. As mesmas também são responsáveis por agregar antecipadamente as informações disponíveis no Data Warehouse, permitindo que as consultas realizadas sejam mais eficientes.

Configurar Tarefas - Tipo Tarefa Processamento

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da telaPermitir o processamento de informações no banco de dados multidimensional DTS_Datawarehouse.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Listar as ações relacionadas à tela.

 

Ação:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

 

 

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

 

Conteúdos Relacionados:

 

Campo:

Descrição:

CampoDescrição

String de Conexão

Inserir o nome do servidor OLAP onde o processamento será executado.

Formatar

Selecionar o modelo de formatação da tarefa do tipo Processamento. As opções disponíveis são:

Banco de Dados: quando selecionada, realiza o processamento de todo o banco de dados informado no campo Base de dados. A opção Modo define o tipo de processamento a ser realizado. As opções disponíveis são:

  • Padrão: quando selecionada, verifica os objetos do banco de dados e realiza um processamento de atualização nos objetos já processadas e um processamento completo nos objetos que não foram processados ou que foram marcados para serem reprocessados devido a uma alteração de estrutura, por exemplo.

  • Estrutura: quando selecionada, realiza somente o processamento da estrutura dos objetos, porém não processa os dados. Esse tipo é recomendado apenas para o caso de checagem da estrutura dos objetos do banco de dados.

  • Atualização: quando selecionada, realiza somente a atualização dos dados nos objetos já processados.

  • Completa: quando selecionada, realiza o processamento completo dos objetos limpando os membros que não estão sendo mais referenciados. Esse tipo é o recomendado.

Dimensão: quando selecionada, realiza o processamento da dimensão informada nos itens da tarefa. A opção Modo define o tipo de processamento a ser realizado. As opções disponíveis são:

  • Padrão: quando selecionada, executa o processamento completo nas dimensões que não estão processadas ou que tiveram a estrutura modificada. Caso contrário somente realiza uma atualização.

  • Estrutura: quando selecionada, realiza o processamento checando a estrutura da dimensão porém sem incluir os dados (membros). Essa opção somente serve para verificar a estrutura da dimensão.

  • Atualização: quando selecionada, realiza a atualização dos membros da dimensão adicionando novos membros e atualizando os existentes, porém não elimina os que não estão na fonte de dados.

  • Completa: quando selecionada, realiza a atualização completa dos membros da dimensão, deixando apenas os membros que estão na fonte dos dados.

Cubo: quando selecionada, realiza o processamento do cubo informado nos itens da tarefa.

 O campo Dimensões Compartilhadas define se as dimensões compartilhadas por todos os cubos presentes nos itens da tarefa devem ser processadas antes do processamento de cada cubo.

A opção Modo define o tipo de processamento a ser realizado. As opções disponíveis são:

  • Padrão: quando selecionada, atualiza os dados dos cubos já processados e faz um processamento completo dos cubos que não estão processados ou que tiveram a estrutura alterada.

  • Estrutura: quando selecionada, realiza somente o processamento da estrutura do cubo sem incluir os dados. Essa opção somente serve para verificar a estrutura dos cubos.

  • Atualização: quando selecionada, realiza somente a atualização dos dados dos cubos sem excluir os fatos que não fazem mais parte da fonte de dados e que ainda estão presentes no cubo.

 Essa opção é utilizada somente em situações nas quais não existe exclusão de dados na fonte.
  • Completa: quando selecionada, realiza o processamento completo dos cubos de forma aos dados estarem sincronizados com a fonte. Nesse modo todos os dados do cubo serão reprocessados.

  • Incremental: quando selecionada, realiza o processamento incremental dos dados, gerando uma partição temporária que contém somente os registros não processados desde o último processamento e em seguida fazendo uma mesclagem com a partição atual do cubo.

 Quando selecionada essa opção, o processamento do banco de dados adicionará somente os novos dados que foram gerados desde o último processamento, ao invés de processar todos os dados do banco de dados, o qual corresponde à opção de processamento Completa.
Ao utilizar o processamento incremental o tempo de processamento do banco de dados é menor. Porém, ao mesmo tempo, a curto prazo, pode afetar a performance de acesso aos dados. Para que não haja uma redução significativa é necessário realizar o processamento completo de tempos em tempos, depois de uma seqüência de processamentos incrementais.
Caso houver alguma divergência no controle interno do processamento incremental o processamento completo será forçado para o cubo.
O banco de dados OLAP é desenhado para receber somente dados históricos para análise. No caso da existência de registros que podem ser atualizados depois de adicionados ao banco de dados OLAP, não é recomendado o processamento incremental. Nesse caso o processo de carga de dados adicionará novamente o registro que foi alterado e esse dado será acrescentado ao banco de dados OLAP novamente. Isso prejudicará a análise dos dados, pois a mesma informação será utilizada mais de uma vez nas consultas e agregações. Caso exista essa situação no banco de dados é necessário utilizar sempre o processamento completo.
Nos casos de grandes volumes de dados é recomendado o uso da versão Enterprise do SQL Server para que os cubos possam ser configurados com mais de uma partição. Dessa forma será realizado o processamento completo de cada partição individualmente, ao invés de usar o método de processamento incremental.

Partição

 Links dos principais conceitos e processos.