Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Declaração <!DOCTYPE> HTML

 

Ao publicar um fichário não é recomendada a utilização de declarações <!DOCTYPE>, Ex: <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">”. A utilização dessas pode impactar em algumas funcionalidades do Fichário ou do Workflow na utilização do navegador Microsoft® Internet Explorer ®.

...

Customização de Fichários

 

A customização de fichários é realizada pela criação de scripts na linguagem JavaScript. O código de implementação de cada script é armazenado em banco de dados e dispensa o uso de quaisquer outros arquivos, como por exemplo, “plugin.p”.
Os eventos de customização para o fichário são criados na área de meta dados da publicação deste tipo de documento conforme a figura abaixo.

...

A seguir serão detalhados os eventos disponíveis para o fichário para a customização de um fichário no TOTVS | ECM.

 

AfterProcessing

 

É o último evento a ser disparado para o fichário. O evento recebe como parâmetro uma referência ao formulário do fichário.
Exemplo:

...

No contexto deste evento a variável form pode ser usada somente para consulta aos campos do fichário, seus valores e estado de apresentação.

 

AfterSaveNew

 

Esse evento é disparado após a criação de uma nova ficha. O evento recebe como parâmetro uma referência ao formulário do fichário.
Para obter o valor de um determinado campo do formulário:

...

A consulta aos campos do formulário é “case insensitve”. No exemplo acima, poderíamos obter o valor do campo usando “rnc_colab_abertura”.

 

BeforeProcessing

 

Esse evento é o primeiro a ser disparado. Ocorre antes de qualquer outro evento da ficha. O evento recebe como parâmetro uma referência ao formulário do fichário.

...

No contexto deste evento a variável form pode ser usada somente para consulta aos campos do fichário, seus valores e estado de apresentação.

 

DisplayFields

 

Esse evento é disparado no momento em que os objetos do formulário são apresentados. O evento recebe como parâmetro uma referência ao formulário do fichário e a referência para saída de apresentação do formulário.
Nesse evento é possível alterar os valores a serem apresentados no campo do formulário. Para isto basta usar o seguinte procedimento:

...

Bloco de código
if (form.getFormMode() != "VIEW") {
customHTML.append(“<script> “);
customHTML.append(“function MostraEscondeBtn_zoom()");
customHTML.append(“{");
customHTML.append(“document.getElementById('zoomUsuario').className = 'show';");
customHTML.append(“document.getElementById('zoomModulo').className = 'show';");
customHTML.append(“}");
customHTML.append(“</script>”);
}

 

EnableFields

 

Esse evento é disparado no momento em que os objetos do formulário são habilitados, permitindo desabilitar alguns campos, caso haja a necessidade. O evento recebe como parâmetro uma referência ao formulário do fichário.
Para habilitar ou desabilitar um campo do formulário o seguinte procedimento deve ser executado:

...

document.forms['nomeForm'].nomeCampo.setAttribute('readonly',true);

 

InputFields

 

Esse evento é disparado no momento em que os dados do formulário são passados para a BO responsável pelas fichas do TOTVS | ECM. O evento recebe como parâmetro uma referência ao formulário do fichário. Exemplo:

Bloco de código
function inputFields(form){
}

 

SetEnable

 

Esse evento pode ser executado em diferentes eventos dos fichários. Ao contrário do Webdesk 2.04 esse evento não é implementado automaticamente na customização do fichário.
Exemplo:

Bloco de código
function setEnable() {
log.info(“Teste de chamada de função”);
}
function displayFields(form, customHTML) {
setEnable();
}

 

ValidateForm

 

Esse evento é executado antes da gravação dos dados do formulário no banco de dados. O evento recebe como parâmetro uma referência ao formulário do fichário. Em caso de erros de validação dos dados do formulário esse evento irá retornar uma mensagem de erro.
Exemplo:

Bloco de código
function validateForm(form) {
if ( form.getValue('RNC_colab_abertura') == null ){
throw "O colaborador de abertura não foi informado";
}
}

 

Controles Visuais

 

Neste capítulo será demonstrado como interagir com alguns tipos de controles do formulário que possuem características especiais, como por exemplo, o preenchimento do conteúdo de um ComboBox através da utilização de Datasets.

 

ComboBox

 

Geralmente é necessário popular um ComboBox de um formulário com um determinado grupo de valores.
No TOTVS | ECM isto é possível através da utilização de “Datasets”. Os Datasets são serviços de dados padrão disponibilizados pelo TOTVS | ECM, como por exemplo, o serviço de “Colaboradores” ou “Áreas” do produto.
Para habilitar o Dataset no ComboBox basta usar a seguinte construção:

...

Bloco de código
<select> 
<option value="te te te">Teste</option>
</select>

 

Zoom

 

Permite a consulta de entidades e outros fichários criados no TOTVS | ECM para seleção de dados pelo usuário.

...

Neste exemplo, o zoom irá retornar somente as fichas inativas.

 

Zoom Externo

 

Em situações aonde os dados dos Elementos externos ao TOTVS | ECM são muito volumosos é recomendada a construção de uma aplicação externa ao TOTVS | ECM que fará o papel de zoom para o usuário. Abaixo será descrita uma técnica JavaScript aonde será possível chamar uma aplicação externa e a mesma poderá devolver o dado solicitado pelo usuário para um campo do formulário do TOTVS | ECM.

...

Ao clicar em um dos itens da tela de zoom será chamada a função JavaScript escolha que ira enviar o valor para o campo cod_fornec no formulário do TOTVS | ECM.

 

Serviços de dados

 

O ECM possui integração com dois tipos de serviços de dados, são eles: Dataset e Serviços Externos. Ambos podem ser usados em todos os eventos disponíveis para customização de fichário.

 

Dataset

 

É um serviço de dados que fornece acesso às informações, independente da origem dos dados. O ECM fornece Datasets internos que permitem acesso as entidades, como Colaboradores, Grupos de Colaboradores, entre outros. Consulte o cadastro de Datasets do ECM para obter a relação completa dos Datasets disponíveis e seus respectivos campos.

...

Informações
titleObservação

A biblioteca “vcXMLRPC.js“ era incompatível com algumas tecnologias disponíveis, como por exemplo o jQuery UI. Para aperfeiçoar a customização de formulários e possibilitar a utilização de bibliotecas Javascript complementares, foi desenvolvida a nova biblioteca de integração de datasets “ecm_datasets.js”. Esta nova biblioteca pode ser utilizada da mesma forma que a “vcXMLRPC.js“ e deverá ser utilizada para construção de novas customizações. As customizações que já utilizam a antiga biblioteca “vcXMLRPC.js“ continuarão funcionando normalmente, entretanto esta biblioteca está depreciada.

 

DataService

 

É um serviço de dados que permite o acesso de aplicações de terceiros através do ECM. Este serviço de dados suporta dois tipos de conexão, são eles: AppServer do Progress® e Web Services.

...

A técnica 2.0 do pai Filho não aceita todos os componentes html, mas aceita os principais, sendo os homologados pelo produto os tipos: text, radio button, checkbox, select, select multiple, hidden, textarea, image e button.

 

Pai Filho Radio Button

 

Para utilizar campos radio button, além da definição padrão do componente html, é necessário que seja utilizado o atributo „value‟ para os dados serem salvos corretamente.
Ex:

...

Fichários para Dispositivos Móveis

 

Com a inclusão de fichários que suportem a visualização em dispositivos móveis, é possível movimentar solicitações Workflow através destes dispositivos e realizar o preenchimento das informações do fichário HTML, ggarantindo maior mobilidade e agilidade para realizar movimentações de solicitações workflow.

...

A principal recomendação para criação de fichários para dispositivos móveis é otimizar a quantidade de informações mostrada ao usuário, pois o tamanho das telas dos smartphones são relativamente pequenas comparadas a um monitor convencional ou notebook.
Procure apresentar informações de maneira sucinta e com estilo (CSS) adequado para visualização neste tipo de dispositivo, evitando que o usuário tenha que ampliar a pagina para poder visualizar as informações.
Para os campos de formulário recomenda-se definir altura e largura adequada para cada item, facilitando o toque do usuário no campo para realizar o preenchimento.

 

Third Party Trademarks

 

Adobe, Flash, Flex, Flex Builder, PostScript and Reader are either registered trademarks or trademarks of Adobe Systems Incorporated in the United States and/or other countries.

...