Páginas filhas
  • 245 - Gerenciar Cotação de Compra - DR.

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Gerenciar Cotação de Compra - 245

Visão Geral do Programa

Esta rotina tem como objetivo gerar cotação de compra de produtos entre fornecedores cadastrados, realizar a manutenção ou inclusão de itens de uma cotação já gravada, conforme a necessidade. Sendo possível também realizar a análise dos fornecedores ganhadores da lista de cotação e gerar pedidos das cotações ganhadorasEla será utilizada antes de realizar um pedido de compra, aonde a empresa poderá decidir de qual fornecedor irá comprar, de acordo com o menor preço oferecido e os critérios que foram estabelecidos.

Antes de utilizar a rotina, é necessário verificar os parâmetros da rotina 132 - Parâmetros da Presidência e as permissões de acesso da rotina 530 - Permitir Acesso a Rotina.

Objetivo da tela:

Tela principal da rotina 245

 

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Listar as ações relacionadas à tela.

 

Ação:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

 

 

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Opções para manutenção de cotação de compras - Tela Principal da Rotina

01 Nova lista de cotação

Utilizada para gerar uma nova lista de cotação para compra de produtos.

02 – Manutenção dos dados gerais da lista de cotaçãoUtilizada para alterar os dados gerais da lista de cotação.
03 – Manutenção de produtos na lista de cotação por filialUtilizada para realizar a inclusão ou a retirada de produtos na lista de cotação considerando as necessidades de uma determinada filial. 
04 Analisar ganhadores da lista de cotaçãoUtilizada para analisar os fornecedores ganhadores da lista de cotação em andamento.
05 – Gerar pedido de compra da lista de cotaçãoUtilizada para gerar o pedido de compra da lista de cotação considerando os produtos dos fornecedores ganhadores definidos.
06 Cotar produtos (fornecedores)Utilizada para informar o preço de compra para os produtos de uma lista de cotação de acordo com período de vigência.

 

 

 

Informações
titleValidações Importantes


Segue abaixo as principais validações realizadas nesta rotina:


  • Controle dos alvarás do fornecedor: valida a data de vencimento dos alvarás conforme informado na rotina 202 - Cadastro Fornecedor, na aba Medicamentos, que funciona da seguinte maneira:

    - Produtos Monitorado(M) ou Monitorado Alto Custo(MA): ao clicar o botão Gerar da opção 05 - Gerar pedido de compra da lista de cotação da rotina 245, será verificada a data de vencimento do alvará da ANVISA e de Funcionamento. Caso a data utilizada seja menor que a atual, a rotina apresenta uma mensagem de alerta e o processo será interrompido.

    - Produto Psicotrópico: ao clicar o botão Gerar da opção 05 - Gerar pedido de compra da lista de cotação da rotina 245, será verificada a data de vencimento do alvará Psicotrópico. Caso a data utilizada seja menor que a atual, a rotina apresenta uma mensagem de alerta e o processo será interrompido.

    - Produtos Monitorado(M), Monitorado Alto Custo(MA) ou Liberado(L): ao clicar o botão Gerar da opção 05 - Gerar pedido de compra da lista de cotação da rotina 245, será verificada a data de vencimento do CRF. Caso a data utilizada seja menor que a atual, a rotina apresenta uma mensagem de confirmação. Se clicar o botão Sim uma tela é aberta para informar e incluir os dados do produto, se clicar o botão Não o processo será interrompido.
  • Verificação do NCM na geração de pedidos oriundos de cotações: quando gerado um pedido de compra oriundo de uma cotação será verificado se o código definido para a tributação do NCM por produto na rotina 212 - Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria, equivale ao NCM com exceção, quando a empresa utilizar Tributação por NCM / figura tributária.
  • Política comercial por Produto ou Produto/Filial: defini as políticas comerciais dos produtos por filiais, na opção 03 - Manutenção de produtos na lista de cotação por filial da rotina 245. É necessário marcar o parâmetro 2632 - Utilizar política comercial por na rotina 132 - Parâmetros da Presidência conforme descrição abaixo:

    - Quando a opção marcada for Produto/Filial(F), a rotina pesquisará as políticas comerciais do produto por filial. Caso não encontre, a busca será feita por produto, e os dados da filial serão preenchidos de acordo com a seleção inicial. Serão atualizadas, também, as políticas comerciais e o nome do responsável pela alteração.
    - Quando a opção marcada for Produto(P), a rotina mantém o comportamento padrão.

    Independente da opção utilizada, a rotina gravará os custos: fornecedor e próxima compra.
  • Tributação de IPI por produto: valida o parâmetro 2539 - Usa dados do IPI conforme a tributação por produto na rotina 132 - Parâmetros da Presidência, ao clicar o botão Gerar na opção 05 - Gerar pedido de compra da lista de cotação. Caso esteja marcado como Sim, ao clicar duas vezes sobre o produto na planilha da aba Pesquisa, será buscado os dados referentes ao IPI da opção Tributação por Produto da rotina 212 - Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria, caso contrário, o processo segue normalmente.
  • Validação do endereçamento por filial: a validação do parâmetro 1657 – Usar Endereço Filial, será realizada sempre que o produto utilizar endereçamento, ou seja, sempre que o parâmetro 1149 – Utilizar Endereçamento por Filial da rotina 132 estiver marcado como Sim. Essa validação será realizada conforme segue:
    - Caso o parâmetro 1657 esteja marcado como Não, considera para o produto, o endereçamento da rotina 282 – Cadastrar Produto Armazenagem;
    - Caso o parâmetro 1657 esteja marcado como Sim, considera o endereçamento por filial, conforme cadastrado na rotina 294 – Digitar End. Apanha por Filial;
    - Caso o parâmetro 1149 esteja marcado como Não e o 1657 como Sim, considera para o produto, o endereçamento da rotina 282.
  • Botão Gravar da tela Pedidos gerados através da cotação selecionada: o parâmetro 2307 - Quantidade máxima de dias para o vencimento de novas verbas da rotina 132 - Parâmetros da Presidência, funciona da seguinte maneira, ao clicar o botão Gravar , opção 5 - Gerar Pedido de Compra, caso o parâmetro esteja preenchido com um valor maior que 0 (zero), será verificado se o vencimento está no limite de dias permitido. Se quantidade de dias vencimento da verba não estiver de acordo com o cadastro, a rotina irá questionar e não será permitido a gravação do pedido de compra,caso contrário, o processo segue normalmente.
  • Ao clicar o botão Gravar será validada a coluna Aplic.Red.IVA P.Liq da tabela Tributação por produto na rotina 212 – Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria, conforme tributação selecionada no parâmetro 1533 - Tipo tributação de entrada na rotina 132 - Parâmetros da Presidência, com os seguintes critérios:

    - Quando selecionada a opção Sim na coluna Aplic.Red.IVA P.Liq, o percentual de redução do IVA será sobre o preço líquido do produto;
    - Quando selecionada a opção Não na coluna Aplic.Red.IVA P.Liq, o percentual de redução do IVA será sobre a base ST.

    Observação: para utilizar a validação informada acima é necessário acessar a rotina 560 - Atualizar Banco de Dados, aba Criação/Alteração de Tabelas e Campos e selecionar as opções abaixo:
    - Sub-aba P, sub-aba PR.2, marque a opção Tabela de Produto (PCPRODUT);
    - Sub-aba F, marque a opção Tabela de Figura tributaria do IPI (PCFIGURATRIBIPI);
    - Sub-aba T, sub-aba TR, marque a opção Tabela de Tributação por Produto de Importação (PCTRIBENTRADAIMP);
    - Sub-aba I-J-K, sub-aba I.2, marque a opção Tabela de Itens Pedido de Compra (PCITEM).
  • Validação do parâmetro 2467 – Somar Frete FOB à base do PIS/COFINS na rotina 132 – Parâmetros da Presidência, caso seja marcado como Sim, ao gravar o pedido de compra, o frete FOB será considerado na base de cálculo do PIS/COFINS, atendendo à lei Nº 10.833, de 2003, art. 3º; RIR/99, art. 289, § 1º e Instrução Normativa SRF Nº 247, de 2002, art.66, caso contrário, o processo segue normalmente.

    Observação: para utilizar a validação informada acima é necessário seguir os critérios abaixo:
    Os parâmetros na rotina 132 - Parâmetros da Presidência devem estar marcados como Não:
    - 1670 - Calcular redução de PIS no frete.
    - 1568 - Calcular redução de PIS no frete contábil.

    Observação: para utilizar o processo acima informado é necessário acessar a rotina 560 - Atualização do Banco de Dados, aba Criação/Alteração de Tabelas e Campos, sub-aba P, sub-aba PA e marque a opção Tabela de parâmetros por filial (PCPARAMFILIAL).
  • Validação da coluna Vl. Pauta IPI, na coluna principal IPI da tabela, tela de precificação (exibida ao clicar o botão Pesquisar da tela inicial) da rotina 212 - Cadastrar tributação Entrada de Mercadoria, caso o valor informado neste campo seja maior que zero, ao gravar a cotação como pedido de compra, este valor será utilizado como base para o IPI, caso contrário, o processo segue normalmente.

    Observação: para utilizar o processo acima informado é necessário acessar a rotina 560 - Atualizar Banco de Dados, aba Criação/Alteração de Tabelas e Campos e selecionar as opções abaixo:
    - Sub-aba F, marque a opção Tabela de figura tributaria do IPI (PCFIGURATRIBIPI);
    - Sub-aba P, sub-aba PR.2, marque a opção Tabela de Produto (PCPRODUT);
    - Sub-aba T, sub-aba TA, marque a opção Tabela de Percentuais Lucro Presumido (PCTABTRIBENT);
    - Sub-aba M, sub-aba MO.2, marque a opção Tabela de Movimentação (PCMOV);
    - Sub-aba M, sub-aba MO.2, marque a opção Tabela de complemento da movimentação de registros (PCMOVCOMPLE).
  • Validação da opção Deduzir o frete CIF do crédito presumido na rotina 202 – Cadastrar Fornecedor, tela Cadastro, exibida ao clicar o botão Novo Registro, aba Parâmetros, sub-aba Tributação, item Crédito presumido. Caso seja selecionada, ao gravar o pedido de compra, o frete CIF será deduzido do cálculo do crédito presumido, caso contrário o processo segue normalmente.

    Observação: para utilizar a validação acima informada é necessário acessar a rotina 560 - Atualizar Banco de Dados, aba Criação/Alteração de Tabelas e Campos e selecionar as opções abaixo:
    - Sub-aba F, marque a opção Tabela de Fornecedor (PCFORNEC);
    - Sub-aba P, sub-aba PE.2, marque a opção Tabela Pedidos de Compra (PCPEDIDO).
  • Validação do parâmetro 2328 - Percentual de tolerância da quantidade pedida da rotina 132- Parâmetros da Presidência:
    - Caso a quantidade pedido seja maior que a sugerida, porém menor que o percentual de tolerância, o pedido será gravado como liberado;

    Observações:
    * É necessário que os parâmetros 1886 - Utilizar a liberação de pedido de compra e 2299 - Liberar pedidos de compras sem divergência da rotina 132 – Parâmetros da Presidência estejam marcados como Sim;
    * Para ser gravado como liberado, o pedido de compra deve estar com o mesmo preço de compra, caso exista divergência entre o preço digitado e o preço da última entrada a rotina gravará o pedido como bloqueado.
    * Durante a geração do pedido de compra na opção 05 – Gerar pedido de compra da lista de cotação da rotina 245, ao clicar o botão Gravar da tela Pedidos gerados através da cotação selecionada, será verificado se há cadastro de limite de compra por período, por múltiplas filiais e/ou fornecedores conforme descrito abaixo:
    - Caso não exista cadastro de limite por período, por filial e/ou fornecedor, deverá considerar o limite por período para todas as filiais e fornecedores;
    - Caso o pedido de compra exceda o limite de compra por período e/ou filial/fornecedor, deverá apresentar a mensagem: Esta(s) parcela(s) excede(m) o limite de compras do período e/ou filial/fornecedor.