Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Processo Originação de Grãos

Produto:

Microsiga Protheus

Definição

Originação de Grãos trata-se do processo de Origem, no que diz respeito à comercialização dos Produtos.

O processo de Originação é responsável pelas etapas que antecedem a comercialização do produto, sendo responsável pela recepção, classificação, armazenagem, controles fiscais e demais processos que preparam o produto para que ele seja comercializado.

O Originação é um macroprocesso do módulo de Gestão Agroindústria - SIGAAGR.

Objetivo

O processo de Originação surgiu pela necessidade existente no mercado de commodities agrícolas, com o objetivo de auxiliar nos processos de compra, venda e armazenagem de grãos, efetuando recebimentos e saídas de cargas, controle de fixações de preço e controle de prestação de serviços armazenagem.

Utilização pelas Empresas

O processo de Originação visa atender demandas de vários segmentos, como:

Comercializadores de Grãos - Setor que envolve Cerealistas, Cooperativas, Traders e Produtores.

Indústria - Setor que envolve Alimentos, Biocombustíveis, Rações e Sementes.

O sistema de Originação auxilia na rapidez, agilidade e segurança dos processos das empresas que o utilizam.

Na época de colheita há um intenso fluxo de movimentação, veículos, pessoas e documentos, e o sistema de originação visa, portanto, administrar toda essa demanda e automatizar da melhor maneira possível a execução dos processos.

Na recepção do produto são logo realizadas a classificação, a pesagem, o destino da carga (armazenagem, compra ou contrato), e a emissão da Nota Fiscal do produto, e para que o processo seja realizado de maneira ágil e precisa toda automação é bem-vinda, pois serviços automatizados evitam o trabalho manual.


Principais Características

Cadastros

Para dar início ao processo de Originação é necessário que primeiramente sejam realizados os registros dos cadastros iniciais, pois é por meio dessas informações que as demais etapas serão realizadas.

Movimentos Internos

Os processos relativos aos movimentos internos são realizados em uma etapa anterior à armazenagem.

Nesse processo são retiradas as Amostras de produto para Classificação, são cadastrados os Romaneios, é efetuado o registro de Ordem de Trânsito do produto, dentre outros processos de preparo de produto para a armazenagem.


Armazenagem

No processo de Armazenagem são realizados os cadastros referentes ao depósito do produto, serviços de armazenagem, relatório dos serviços realizados, dentre outros.

Esse processo é anterior ao processo de Comercialização dos produtos.

Comercialização

No processo de Comercialização dos produtos são realizados os fechamentos contratuais, em que são firmadas as contas a pagar, as contas a receber, são geradas as autorizações dos produtos, e os demais processos referentes à comercialização.


Principais Termos e Conceitos

Termos e Conceitos

A seguir, listamos os principais Termos e Conceitos que estão diretamente relacionados ao contexto de utilização do Macroprocesso de Originação de Grãos.

Blq. Qualidade

No momento do descarregamento da carga, ao realizar a análise de qualidade do produto, pode ocorrer o Bloqueio pela Qualidade, que acontece quando o produto não atende aos requisitos necessários para ser aprovado.

Classe

No Originação, a Classe é responsável por identificar a qual classe pertence uma entidade no momento do seu cadastro, exibindo as opções de Próprio, Cooperado e Terceiro.

DAP

DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf.

O Pronaf é um programa do Governo Federal que visa incentivar os pequenos produtores do setor de Agroindústria, e para que esses produtores possam obter o financiamento é necessário que possuam a DAP, que é emitida por instituições e órgão especializados.

OM

OM - Outra Moeda.

Essa sigla é utilizada principalmente na rotina de Acordo de Troca, em que a troca de um produto é negociada em moedas distintas pelos negociadores.

As moedas utilizadas são referentes aos produtos negociados.

Informações
titleExemplo:

A moeda 1 é soja em grãos, enquanto a moeda 2 é semente de soja.

Operação Triangular

A Operação Trinagular ocorre quando uma empresa "x" realiza a venda para uma empresa "y", e o pagamento é feito para a empresa "y", porém, a entrega da remessa é efetuada em uma empresa "z".

É necessário que seja lançada uma Nota Fiscal para as duas situações, sendo uma Nota Fiscal de Venda e uma Nota Fiscal de Remessa.

ParidadeO termo Paridade possui o significado de igualar a troca realizada. No Originação há duas opções de paridade, por Preço de Venda ou Por Unidade.
Quebra TécnicaDurante o período de Armazenagem dos grãos, ocorre uma perda da quantidade do produto, e isso ocorre devido a inúmeros fatores, como umidade, deterioração natural, temperatura do armazém, dentre muitas outras variáveis responsáveis, e o valor atribuído à essa perda é chamado de Quebra Técnica.
Talhão

O Talhão é um pedaço de terreno cultivado.

Geralmente na Agroindústria a produção é dividida em talhões, principalmente, para facilitar a colheita e também todo o restante do processo de produção e comercialização da cultura produzida.

TES

TES - Tipo de Entrada e Saída.

A TES é responsável por informar o tipo de negociação realizada com o produto, podendo ser uma TES de Entrada, em que ocorre a entrada de mercadorias por compra, devolução, entre outros, e podendo ser uma TES de Saída, em que ocorre a saída de mercadorias por venda, cobrança, devolução, etc.

TP Índice

Indica o Tipo de Índice de mercado a ser considerado nas negociações.

O TP Índice pode ser Diário ou Mais Atual.

Unid. MedidaPara realizar a pesagem de uma mercadoria é necessário definir a Unidade de Medida que será utilizada para o cálculo do seu peso. A Unid. Medi., portanto, consiste em avaliar se a pesagem será realizada em Kg, gramas, sacas, arrobas, etc.


Principais Rotinas Envolvidas

Cadastros Básicos

A seguir, listamos as principais rotinas dos Cadastros Básicos do processo de Originação.

OGA010 - Entidades

Essa rotina possui como finalidade o cadastro de Entidades, que pode ser realizado tanto para produtores de grãos Pessoas Físicas, como também, para produtores de grãos Pessoas Jurídicas, por meio de uma identificação única em que é utilizado o código do CPF ou o código do CNPJ.

Nota
titleNota:

Lembrando que antes de cadastrar a Entidade, é necessário que seja cadastrado o Cliente e o Fornecedor.

OGA040 - Tipos de Reserva

Essa rotina possui a finalidade de cadastrar os Tipos de Reserva. A Reserva trata-se de uma garantia de pagamento.

Informações
titleExemplo:

Caso um produto seja Geneticamente Modificado, será gerada uma dívida de Royalts, então, no momento da entrega desse produto ao armazém é realizada uma reserva, tal qual, servirá de garantia de pagamento de Royalts se esse produto ao ser analisado for avaliado como Geneticamente Modificado.


Nesse cadastro é permitido informar uma Entidade Terceira padrão para o Tipo de Reserva. Essa entidade será utilizada para criar Reservas Automáticas a partir de resultados de análises, e para trazer como padrão na inclusão de Reservas Manuais.

As Reservas Automáticas podem ser utilizadas como exemplo para o controle e avaliação das entregas à Retenção e Avaliação de Royalts.
A partir do momento em que a Reserva Automática for gerada, ela poderá ser avaliada, e assim mantida ou liberada se o fornecedor tiver crédito.

AGRA030 - Tipo de Classificação

Essa rotina possui a finalidade de cadastrar os Tipos de Classificação.
Os armazéns têm por finalidade receber a produção e conservá-la em perfeitas condições para que não ocorra a sua deterioração até a venda para a indústria.
A produção agrícola é periódica, enquanto a sua demanda para as indústrias é ininterrupta, portanto, os armazéns permitem estocar os produtos e utilizá-los de acordo com o consumo da indústria.

Informações
titleExemplo:

Os grãos de milho e trigo recebidos são armazenados para venda posterior, e os grãos de soja e canola para a produção de óleo comestível.


Classificação do Produto

No término da safra, ao receber os produtos colhidos, os armazéns realizam sua classificação com base em uma série de fatores que afetam a sua qualidade comercial. De acordo com o percentual de incidência do fator de qualidade, será determinado um desconto que será aplicado sobre o seu peso total. Assim, o produtor não receberá pelo peso total, pois será descontado um percentual conforme a tabela de classificação das amostras avaliadas.
O objetivo deste cadastro é identificar os tipos ou fatores de qualidade que poderão acarretar em descontos sobre o peso da safra entregue aos armazéns.
Após a definição dos Tipos de Classificação, deverão ser criadas as Tabelas de Classificação com as faixas de percentuais que serão aplicadas sobre o peso entregue ao armazém.

Exemplo de Análise e Classificação da Soja:



Informações
titleImportante:

Os dados do cadastro de Tipo de Classificação serão utilizados na rotina de Tabela Classificação - AGRA035.

...