Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Sangria

 

Esta rotina realiza a transferência dos títulos de um caixa para o outro, no ambiente Controle de Lojas. A visualização detalhada de todos os títulos a serem transferidos permite a conferência dos valores em qualquer moeda.

É utilizada por todos os países, exceto o Brasil.

Os códigos dos caixas devem estar contidos no parâmetro MV_

...

CARTEIR, para serem considerados como caixas ou o parâmetro MV_CXLJFIN deve estar com conteúdo T, o que indica que todos os caixas são caixas financeiros.

Os caixas envolvidos na transferência devem trabalhar com a mesma moeda.

Caso o caixa origem trabalhe com a moeda 1, o sistema habilita a opção Todas as moedas para que selecione os títulos sem considerar a moeda. Caso contrário, a seleção dos títulos é feita somente para os que estão na moeda do caixa. Por exemplo, se o caixa trabalha com a moeda 2, os títulos selecionados serão todos nessa moeda.

A moeda de conversão determina em que moeda se deseja visualizar o valor total dos títulos selecionados, não tendo nenhum impacto na seleção dos títulos.


...

Procedimentos

Para efetuar a sangria:

1.

...

Em Sangria, são apresentados todos os títulos gerados pela venda. Os títulos em verde possuem um portador, geralmente o caixa que efetuou a venda. Para os que estão em vermelho, não há portador.

2.

...

Selecione a opção Sangria.

Ao selecionar essa opção, aparecem os dados que serão utilizados no filtro desejado, considerando o intervalo da data de emissão do título, os caixas origem (atual portador) e destino (futuro portador), a forma de pagamento e a moeda em que se deseja visualizar os totais.

Tanto para a forma de pagamento (dinheiro, cheque, cartão de crédito, etc.) quanto para a moeda (1, 2, 3, etc.), o sistema permite a seleção por meio de um check box.

A opção Gerar Movimento Bancário por Título a Receber determina se, para cada título transferido, serão gerados dois movimentos bancários (um de pagamento do Caixa Origem e outro de recebimento do Caixa Destino) ou se serão gerados dois registros somente com o montante total transferido. É recomendado que essa opção esteja desabilitada, para que o arquivo de Movimento Bancário não seja sobrecarregado a cada operação realizada. A geração por título somente é válida para a forma de pagamento Dinheiro.

3.

...

Por padrão, todos os títulos aparecem selecionados, mas esse status pode ser alterado caso o usuário não deseje realizar sua transferência. Para isso, dê um duplo clique na primeira coluna de forma a tirar a marca do registro.

No cabeçalho,

...

  serão apresentados o total e a quantidade dos títulos selecionados (à medida que o usuário seleciona ou não, esses valores são atualizados).

No canto superior direito, o sistema apresenta os totais de acordo com a moeda.

Para efetuar uma sangria, o Caixa deve ter permissão para tal. Esse direito é habilitado na opção Configuração do Caixa no menu Miscelânea.

4.

...

Ao confirmar a transferência, os dados atualizados nessa rotina são os de portador, agência e conta.

Se o título estiver em uma moeda diferente da do caixa destino, o sistema cria automaticamente um caixa para a moeda com o seu símbolo no campo de agência. Por exemplo, se houver um título em moeda Dólar (símbolo US$) a ser transferido para um caixa L01, que trabalha com a moeda 1, será criado um caixa com o mesmo código (L01) com o símbolo US$ na agência e a conta será a mesma do caixa origem.

Dessa forma, os títulos que foram selecionados passam ao novo portador.

5.

...

Um exemplo prático para o uso dessa rotina é a transferência dos títulos do caixa que faturou as notas fiscais para o caixa da tesouraria da empresa. Assim, esse último caixa pode conferir se os valores coincidem com o que foi recebido.



Exibir filhos