Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Microsiga Protheus V12



Passo a passo:

Primeiro passo para o funcionamento do CNAB é cadastrar o Banco que deseja utilizar tal processo, como exemplo utilizaremos o Banco Bradesco (237).

  • Acessando o módulo "06" Financeiro (SIGAFIN) > Atualizações > Cadastros > Bancos (Mata030) > "Incluir"


    Deverão ser preenchidos os campos: Código (A6_COD) com o Código do Banco, no exemplo o que estamos usando é o Bradesco então está sendo utilizado o código "237", em seguida os campos Nro da Agência (A6_AGENCIA) o qual se refere a sua conta e o Nro da Conta (A6_NUMCON) o número da conta que será utilizada.

Após a inclusão do Banco, é necessário definir os "Parâmetros" que serão utilizados para realizar tanto a geração do arquivo de remessa (FINA150,FINA420,FINA300) quanto para o processamento do retorno (FINA200.FINA430,FINA300)

  • Acesse ainda no módulo Financeiro acesse: Atualizações > Cadastros > Parâmetros de Bancos (FINA130) > "Incluir"


    Deverá ser informado o banco cadastrado anteriormente, para isso clique na "lupa" no campo Banco (EE_CODIGO) e selecione o Banco cadastrado anteriormente na rotina de Cadastro de Bancos (MATA030), feito isso o gatilho padrão já preencherá os campo posteriores com Agência (EE_AGENCIA) e Conta (EE_CONTA).

    Sub Conta (EE_SUBCTA) é essencial para esse processo, uma vez que podemos utilizar o mesmo cadastrado de banco para diversos "parâmetros de bancos", o conteúdo desse campo é aleatório, não há uma definição de numeração.

    Extensão (EE_EXTEN) é para definição da extensão do arquivo CNAB.

    Tabela (EE_TABELA) esse campo deve ser sempre preenchido com "17", que é a referência a tabela genérica que contém na Tabela SX5. No arquivo de retorno bancário, há posições de colunas que definem e ESPÉCIE do título, o conteúdo retornado é "pesquisado" na tabela 17 dentro da SX5 para identificar a existência do mesmo.

    Nro Bytes (EE_NRBYTES) é para definição da quantidade de CARACTERES POR LINHA (espaço também conta) do arquivo de remessa e do arquivo de retorno: Ex: Modelo 1 = 400 e Modelo 2 = 240

    Formato Data (EE_TIPODAT) define qual será o formato da data utilizado nos arquivos de remessa e retorno:

    Image Added

    Obs: O formato é definido pelo Banco, ou seja, para saber qual utilizar terá que consultar no Layout disponibilizado pelo Banco.

     
Observações: