Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Se o parâmetro estiver marcado, os valores de juros, desconto, multa e opcionais (este último também será atualizado no item de baixa do lançamento mesmo que o valor indicado nas posições correspondentes do layout bancário esteja zerado), serão considerados somente do arquivo, senão serão considerados também os valores do lançamento. Caso exista mais de um lançamento no boleto contido no arquivo de retorno, o sistema irá proporcionalizar o valor dos juros em cada lançamento. O mesmo vale para os campos nativos "Multa" e "Desconto"). No caso dos valores opcionais, o sistema irá considerar os valores somente do lançamento que possuir tal valor. Se existir valor no arquivo de retorno referente aos valores opcionais mas não existir no (s) lançamento (s) vinculado (s) ao boleto, o sistema irá proporcionalizar tais valores em cada lançamento.

Atenção: Esse parâmetro deve ser usado somente para situações onde o boleto gerado possui a mesma data de vencimento do lançamento. Para outros boletos gerados com vencimento posterior, o cálculo no retorno bancário pode resultar num valor a maior.

Data para cálculo do valor líquido dos lançamentos do boleto não vencido:

Opção disponível apenas quando a flag 'No retorno bancário utilizar os valores (juros, multa, desconto e opcionais) do arquivo (layout), sobrepondo os do lançamento' está desmarcada. Existem duas opções para uso:

Data do pagamento: É a opção padrão do sistema e continua da mesma forma, com o sistema calculando o valor líquido dos lançamentos envolvidos sendo a data do pagamento como data de referência. Ao utilizar esta opção, quando o arquivo de retorno de cobrança for importado, o sistema irá calcular o valor líquido do lançamento na mesma data de pagamento que constar no arquivo de retorno.
Data do vencimento do boleto: Nova opção, com o objetivo de calcular o valor líquido dos lançamentos envolvidos com a data de referência sendo a data de vencimento do boleto. Ao utilizar esta opção, quando o arquivo de retorno de cobrança for importado, o sistema irá calcular o valor líquido do lançamento conforme a data de vencimento do boleto.

...

Define a proporcionalização dos valores na baixa. O valor pago é distribuído proporcionalmente por cada valor do lançamento, inclusive os valores de Integração. 1º Considera o valor das retenções do item de baixa e considera o valor total de: IRRF, INSS, SEST/SENAT, Devoluções, Notas de Crédito e Adiantamentos. 2º Considera  os valores proporcionais de: Desconto, Vr. Opcionais a DESCONTAR, Valores de Integração à DESCONTAR. 3º Considera os valores a ACRESCENTAR proporcionalmente. 4º Considera o valor ORIGINAL proporcionalmente. 5º Ajusta a diferença de cálculo entre os valores Calculados e o efetivamente BAIXADO.

Obs. Caso lançamento tenha valor de devolução ou valor de adiantamento ou valor de nota de crédito maior que o valor original, a baixa será efetuada por prioridade, para que o valor vinculado seja totalmente consumido, evitando assim que ocorra valores negativos na proporção devido ao valor original ser menor que o valor vinculado.

Baixa calculada por proporcionalização

...