Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Constantes RM Nucleus
As constantes do sistema são caracteres simples ou numerais que são usados para representar o status de um movimento, cotação, produto ou outros registros no sistema, quando este é gravado no banco de dados. Em alguns casos uma mesma constante pode representar status distintos, dependendo da parametrização do recurso ou processo do sistema. Conhecer o significado de cada um dos status e quando eles são atribuídos é importante na execução de algumas tarefas, como ao criar um filtro, executar uma sentença ou gerar um relatório gerencial.
Status do movimento
Os status do movimento são gravados na tabela TMOV.STATUS e referem-se ao estado atual do movimento. Esses status são atribuídos conforme a parametrização utilizada no movimento ou após a execução de algum processo (como por exemplo o status 'Cancelado').
"A" – Pendente / A Faturar

  • Pendente: Em movimentos do tipo 1.1 significa que o movimento foi incluído e ainda não foi recebido ou faturado;
  • A Faturar: Em movimentos do tipo 2.1 significa que o movimento foi incluído e ainda não foi recebido ou faturado. Em outras palavras pode-se dizer que o movimento está apto a ser faturado. Em movimentos do tipo 1.2 ou 2.2, o status a faturar é atribuído quando o movimento usa integração com o TOTVS – Gestão Financeira e o parâmetro 'Fatura na Inclusão' está desabilitado. No momento em que o usuário gera o financeiro para movimentos com o status 'A Faturar' o status é atualizado para 'A Pagar' ("F").
    "B" – Bloqueado
    Em movimentos que utilizam controle orçamentário/financeiro o status 'Bloqueado' é atribuído quando o valor do movimento ultrapassa o valor do orçamento em determinado período e a parametrização do movimento determina que a ação ao exceder o valor orçado é bloquear.
    "C" – Cancelado
    Indica que o movimento foi cancelado pelo usuário.
    "F" – Recebido / Faturado / Rec/Desdobrado / Fat/Desdobrado / A Pagar / A Receber
  • Recebido: O movimento foi recebido completamente, ou seja, gerou movimento do tipo 1.2.
  • Faturado: O movimento foi faturado completamente, ou seja, gerou movimento do tipo 2.2.
  • Rec/Desdobrado: O movimento de compra foi Recebido parcialmente e sofreu um desdobramento. Nas versões migradas para o novo modelo Backoffice em que não existe mais o conceito de desdobramento, este status foi substituído pelo status 'Parcialmente Recebido'.
  • Fat/Desdobrado: O movimento de venda foi Faturado parcialmente e sofreu um desdobramento. Nas versões migradas para o novo modelo Backoffice em que não existe mais o conceito de desdobramento, este status foi substituído pelo status 'Parcialmente Faturado'.
  • A Pagar / A Receber: Indica um movimento que está integrado ao TOTVS – Gestão Financeira e os lançamentos financeiros já foram gerados. A descrição 'a pagar' ou 'a receber' vai depender da parametrização do movimento.
    "G" – Parcialmente Recebido / Parcialmente Faturado
    Os status 'Parcialmente Recebido' e 'Parcialmente Faturado' foram criados a partir da versão 11.0.0 para contemplar o recurso Faturamento Parcial no novo modelo Backoffice em substituição aos antigos status de desdobramento, sendo estes usados respectivamente no faturamento de movimentos de entrada e saída.
    "N" – Normal
    O status normal é atribuído aos movimentos que não poderão ser recebidos ou faturados segundo a parametrização do movimento e não tem integração com o RM TOTVS Gestão Financeira
    "P" –  Parcialmente Quitado:
    Indica que o movimento está integrado com o TOTVS – Gestão Financeira sendo que um ou mais lançamentos financeiros estão em aberto e os restantes foram baixados.
    "Q" – Quitado
    O movimento gerou lançamentos financeiros e estes por sua vez foram totalmente baixados pelo TOTVS – Gestão Financeira.
    "R" – Não Processado
    Os movimentos gerados com estado 'Não Processado' não modificam o estoque de produtos, não geram lançamentos financeiros e não são contabilizados.
    "U" – Em Faturamento
    No momento que se inicia um processo de faturamento (ou recebimento) de um movimento qualquer, seu status é temporariamente alterado para 'Em Faturamento'. Ao fim do processo, o movimento é alterado novamente para o seu status atual, normalmente diferente do inicial. Este procedimento é necessário, pois se alguma coisa que impeça a conclusão processo iniciado ocorrer, será possível rastrea-lo e tomar as devidas providencias para regularizar sua situação.
    Status do Movimento (Integração TOTVS Manutenção )
    Movimentos integrados ao TOTVS Manutenção normalmente são incluídos através deste e recebem status referentes a situação da ordem de serviço que os gerou. Os possíveis status atribuídos à movimentos gerados a partir do TOTVS Manutenção são:
    "O" – Aguardando Análise
    Quando o movimento é incluído através do TOTVS Manutenção, este recebe o status 'Aguardando Análise'.
    "Y" – Não Iniciado
    A constante "Y" é atribuída às ordens de serviços aprovadas pelo cliente, mas que ainda não tiveram sua execução iniciada.
    "E" – Em Andamento
    O status 'Em Andamento' indica uma ordem de serviço que entrou em execução.
    "Z" – Terminado
    É atribuído às ordens de serviços concluídas.
    Status do Movimento (Integração TOTVS Planejamento e Controle da Produção)
    O Status de programação do movimento é calculado pelo serviço do TOTVS Planejamento e Produção. Este cálculo é feito a partir da analise dos status de programação dos itens de movimento para determinar o status do movimento. O resultado pode ser um dos estados abaixo:
    A programar
    O pedido de venda foi incluído, mas nenhum de seus itens de venda foi associado a uma ordem de produção.
    Programado
    Todos os itens do pedido de venda foram associados a uma ordem de produção.
    Parcialmente Programado
    Pelo menos um item do pedido de venda foi associado a uma ordem de produção.
    Parcialmente Finalizado
    Pelo menos um item do pedido programado foi finalizado. Obs.: o status Parcialmente Programado prevalecerá caso algum dos itens não esteja associado a uma ordem de produção
    Finalizado
    Todos os itens tiveram sua produção finalizada.
    Status do Item de Movimento (Integração TOTVS Planejamento e Controle da Produção)
    O Status de programação do item é referente ao status da ordem de produção no TOTVS Planejamento e Controle da Produção. Os status de programação são enumerados de 0 a 6, representando as fases da ordem de produção e a descrição de cada uma pode ser personalizado de acordo com o desejo do usuário.
    0 – Criada 1 – Aguardando Recurso 2 – Pronto para iniciar 3 – Parcialmente concluído 4 – Interrompida 5 – Concluída 6 – Cancelada (RM Factor) / Indefinida (RM Nucleus) OBS: Quando a ordem de produção é cancelada no TOTVS Planejamento e Controle da Produção, o item de movimento fica o com status de programação "Indefinido", pois, a ordem de produção, perde o vínculo com o item de movimento.
    Tipos de relacionamento do movimento
    O tipo de relacionamento do movimento é gravado na coluna TMOVRELAC.TIPORELAC representando o motivo pelo qual o registro de relacionamento foi criado (Faturamento, Desdobramento, Exportação ou Devolução). Os valores possíveis para este campo são:
    "P" - Faturamento do Pedido
    "D" - Distribuição
    "Q" - Desdobramento do Faturamento
    "V" - Devolução
    "E" - Pedido de Exportação
    "T" - Estoque de Terceiros
    "S" - Substituição de Nota Fiscal Eletrônica
    "R" - Cópia Simples com Relacionamento
    "C" – CT-e
    "A" - NF-e de Ajuste
    "O" - NF-e de Ajuste - Estorno
    "L" – NF-e Produtor Rural
    "G" – Devolução de Consignado
    Status do movimento Cotado
    Os movimentos que entram em processo de cotação têm seu status gravado em uma coluna diferente dos status do movimento. O status de cotação da solicitação são gravados na coluna TMOV.STSCOMPRAS e podem ser visualizados através do aplicativo habilitando a coluna 'Status do Mov. De Compras' na tela de movimentos. Os possíveis status para a solicitação de compras são:
    "C" – Em Cotação
    Indica que o movimento em questão entrou em processo de cotação.
    "P" – Parcialmente Cotado
    Indica que o movimento em questão foi cotado parcialmente.
    "T" – Cotado
    Indica que o movimento em questão teve todos os seus itens cotados
    "G" – Gerado por Cotação
    Indica que o movimento em questão foi gerado a partir de uma cotação.
    Status da Separação
    Ao utilizar o recurso de separação o movimento passa a utilizar a coluna TMOV. STATUSSEPARACAO para gravar o status de separação do movimento. Da mesma forma que os status de cotação, para visualizar o status de separação do movimento é preciso habilitar a visualização da coluna no aplicativo. Os possíveis status para a separação são:
    " " – (Vazio)
    Quando o movimento é criado é não entrou em processo de separação seu status não é preenchido.
    "E" – Em Separação
    Indica que o movimento em questão esta em processo de separação.
    "N" – Não Separado
    Quando um movimento entra em separação e o processo 'Voltar Status Separação Anterior' é executado o status do movimento é setado como não separado
    "S" – Separado
    Indica que o movimento em questão teve seu processo de separação finalizado com ou sem divergências.
    Status da Cotação
    Quando uma cotação é criada seu status é gravado no banco de dados como uma constante numérica. O status da cotação representa em qual o estágio (fases) do processo a cotação se encontra.
    "1" – Em Composição; "2" – Aguardando Resposta do Fornecedor; "3" – Pronto para Cálculo (status interno); "4" – Pronto para Calcular o Quadro Comparativo; "5" – Em Negociação; "6" – Pedido de Compra Gerado; "7" – Cancelada; "8" – Liberada; "9" – Cotação Exportada;
    Tipo de Produto
    Na tabela de Produtos indica o tipo de produto cadastrado.
    "P" – Produto; "S" – Serviço;
    Tributos
    No cadastro de tributos o campo 'Buscar alíquota em:' permite ao usuário indicar onde o tributo encontrará a alíquota a ser aplicada ao tributo cadastrado. Essa informação é gravada no banco de dados (Tabela DTRIBUTO.ACHARALIQUOTA) como um caractere que representa cada opção do campo 'Buscar alíquota em:'. Os valores possíveis para o campo são:
    "T" – Achar Alíquota no Tributo; "P" – Achar Alíquota no Produto; "C" – Achar Alíquota no Tipo de Movimento; "E" – Achar Alíquota no Estado; "F" – Achar Alíquota no Tipo de Produto por Filial; "N" – Achar Alíquota na Natureza; "I" – Achar Alíquota no INSS-PJ do Fornecedor; "A" – Achar Alíquota na Pauta do Produto; "D" – Achar Alíquota no Código da Receita; "R" – Achar Alíquota no Projeto;
    Máscaras
    As Máscaras são utilizadas para formatar campos de códigos do sistema, como por exemplo: código do produto, número de série, fabricante e etc. As seguintes constantes podem ser utilizados na definição de uma máscara no sistema:
    # – Somente números. l  – Somente letras, converte para minúsculas as letras informadas. L – Somente letras, converte para maiúsculas as letras informadas. a – Letras e números, converte para minúsculas quando for letras. A – Letras e números, converte para maiúsculas quando for letras. Q – Qualquer caractere, exceto os separadores: - : (dois pontos) - . (ponto) - , (vírgula) - - (traço) - / (barra)
    . (ponto) – Usado para definir níveis da máscara.