Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Esse processo visa conciliar os registros de vendas e/ou pagamentos realizados através de operadoras/administradoras de cartões (debito e/ou credito), com os respectivos títulos gerados pelo módulo SIGALOJA do Protheus..Esse processo visa conciliar as vendas e/ou pagamentos feitas através de operadoras de crédito com os títulos oriundo de integração com o modulo de loja do Protheus.


Os arquivos enviados pelas administradoras de cartões são importados e consistidos pela rotina de importação, garantindo a integridade dos dados para posterior conciliação.Com base em arquivos enviados pelas operadoras/administrados de cartão, conforme layouts especificados abaixo, essas informações são consistidas pela rotina de importação de modo a garantir a integridade dos dados para posterior conferencia. 


        Após a importação temos a possibilidade de conciliar os movimentos, de acordo com as regras automáticas, sendo possível realizar ajustes manuais caso seja necessário.

       

       A A conciliação está dividida em duas etapas simplificadas:

        Conciliação  Conciliação das vendas: é o reconhecimento do registro de venda (registro gerado pelo SIGALOJA versus registro de venda enviado no arquivo.

        Conciliação  Conciliação de pagamentos: é a identificação do registro de pagamento (gerado pelo SIGALOJA versus registro de pagamento enviado no arquivo, ao fazer esse reconhecimento e a confirmação da conciliação o título será baixado.

Após a importação temos a possibilidade de conciliar os movimentos, de acordo com as regras automáticas e/ou caso necessário com ajustes manuais. A conciliação está divida em duas etapas, sendo a primeira o reconhecimento da venda em caráter de identificação da venda versus titulo no financeiro, e a segunda etapa que é a identificação do pagamento, que após conferencia pode efetuar as baixas dos títulos financeiros de acordo com a conciliação, mantendo o fluxo operacional e controle financeiro de maneira simplificada. 

Há ainda relatórios para conferência das criticas de importação e acompanhamento das conciliações de vendas efetuadas. 

02. REGRAS E DEFINIÇÕES

Fluxo Operacional 

Image Removed

Descrição do processo

Efetua venda: Processo de utilização do modulo SIGALOJA, registra os movimentos financeiros de cartões (múltiplos cartões), onde as informações são armazenadas em tabela específica tendo sua configuração definida por parâmetro.

Integração com financeiro: Processo de integração entre o módulo SIGALOJA e financeiro, esse processo tem a funcionalidade de atualizar, replicando as seguintes informações para o financeiro. Código NSU - Número Sequencial Unido da operação, Código de autorização da operação de venda.   

 Processo de integração entre o módulo SIGALOJA e financeiro, esse processo tem a funcionalidade de atualizar, replicando as seguintes informações para o financeiro. Código NSU - Número Sequencial Unido da operação, Código de autorização da operação de venda. 

Recebe arquivo: Processo externo de recebimento dos arquivos gerados pela operadora ou administradora de cartões. 

...


Há ainda relatórios para conferência das criticas de importação e acompanhamento das conciliações de vendas efetuadas. 


02. REGRAS E DEFINIÇÕES

Fluxo Operacional 

Image Added

Descrição dos processos

Efetua venda: O processo demonstra as vendas. Através do módulo SIGALOJA registra os movimentos de vendas onde essa informação será armazenada em tabela especifica, podendo utilizar múltiplos cartões.


Integração com financeiro:  O processo demonstra as integrações entre o módulo SIGALOJA e o módulo financeiro. Tem a funcionalidade de atualizar, replicando as seguintes informações para o financeiro. Código NSU - Número Sequencial Unido da operação, Código de autorização da operação de venda.   


Recebe arquivo: Processo demonstra o recebimento dos arquivos gerados pelas operadoras e/ou ou administradoras de cartões. 


Disponibiliza arquivo na pasta: Processo que demonstra a gravação dos arquivos nos diretórios específicos:

                  \baseline\cartao\Import – Diretório onde deverá ser gravado os arquivos para leitura.

                  \baseline\cartao\Process – Diretório onde será gravado automaticamente os arquivos processados com sucesso.

                  \baseline\cartao\falha – Diretório onde será gravado automaticamente os arquivos com falhas.

               Para esse processo as operadoras e/ou ou administradoras deve estar cadastradas como “RD – Rede” no módulo SIGALOJA.


Importa arquivo de Pagamentos/Vendas: O   O processo  demostra O processo de importação grava os registros enviados no arquivo da operadora ou administradora em tabela específica do sistema. Esse processo contempla somente layout homologados como: Software Express, Cielo, Rede, Amex, os detalhes de cada configuração estão em ***laytouts***, sendo que as críticas serão gravadas em um arquivo de “log” para futura análise e providencias.O processo de importação contempla somente layout homologados como: Software Express, Cielo, Rede, Amex, os detalhes de cada configuração está na em Conciliador TEF - Financeiro - P12. Esse processo garante a integridade das informações entre os registros já existentes e os recebidos para importação,  em ***laytouts***, sendo que as críticas serão gravadas em um arquivo de “log” para a futura análise e providencias.


Log de importação: O processo possibilita a visualização em tela das críticas da importação, por arquivo e cada linha com o detalhamento do problema, além disso tem uma opção de impressão dessas críticas.O processo possibilita a visualização em tela das críticas, por arquivo, e no detalhe dos  problemas, de acordo com cada linha, além disso tem uma opção de impressão dessas críticas.


Conciliação de Vendas: O processo permite que seja feita  Processo demonstra a conciliação das vendas que foram importadas com os títulos gravados no sistemavendas. Tem como funcionalidade a de conciliar os registros de vendas (importadas dos arquivos) com os registros financeiros de vendas (ISGALOJA). A efetivação da conciliação marca a venda como conciliada não demostrando mais esse registro em futuras conciliações, Conciliação o registro como conciliados e esse não será mais apresentados em conciliações futuras. a visualização dos registros em tela tem como base o parâmetro configurado em tela "Botão Demais" para as gravações. O processo permite que seja feita a conciliação das vendas importadas com os títulos gravados no sistema. O processo de efetivação da conciliação apenas marca a venda como conciliada não demostrando mais esse venda em futuras conciliações. As formas de conciliações estão descritas abaixo  e as abas  apresentadas são:

 - Conciliados: corresponde às vendas que foram importadas e que cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontradas de acordo com a chave de relacionamento: Filial, Estabelecimento, NSU, parcela, data de emissão, código de autorização, tipo “CD”(Cartão de Debito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) e a diferença entre o valor da venda importada e o valor do título do financeiro está dentro do percentual de tolerância configurado no "Botão Demais".                          

...

Conciliação de pagamento: O processo permite que seja feita  O processo demostra a conciliação dos pagamentos importados com os títulos gravados no sistema, possibilitando as seguintes formas de avaliação:  pagamentos.  Tem como funcionalidade a de conciliar os registros de pagamentos (importadas dos arquivos) com os registros financeiros de pagamentos (ISGALOJA). A efetivação da conciliação marca o registro como conciliados e esse não será mais apresentados em conciliações futuras. A visualização dos registros em tela tem como base o parâmetro configurado em tela "Botão Demais"  e as abas  apresentadas são:

- Conciliados: corresponde aos pagamentos que foram importados e que cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) foram encontradas de acordo com a chave de relacionamento, Filial, Estabelecimento, NSU, parcela, data de emissão, tipo (Debito/Crédito) estão "de acordo" com o percentual de tolerância (o percentual de tolerância será definido pelo usuário através dos parâmetros da rotina).

...

- Totais: demostra quantidade de registros e valores por data para cada uma das respectivas abas.


Relatório de Baixas: Relatórios do sistema para avaliação das baixas efetuadas pelo processo de conciliação.

...