Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Nesta forma de controle os menus dos módulos são alterados para conter as restrições/permissões para cada menuMenu.

Assim é possível saber as permissões conforme o menu sendo utilizado pelo usuário de pela pessoa no acesso ao sistema.

As opções de configuração são:

  1. Remover os programas dos menus, isso é, não ter a opção MATA030/Clientes se um determinado usuário não puder usar o programa de clientes;
  2. Indicar os Definir o Status dos Programas como Habilitado (Enable) que significa permitido Permitido e Desabilitado (Disable) e ou Inibido (Hidden) ambos significam não permitidoNão Permitido;
  3. Associar o menu a Grupo de usuários ou diretamente a Usuários.

Essas são possibilidades de configuração e muito mais simples e diretas para depuração, contudo não permitem muita flexibilidade e por isso não é incentivado tem o seu uso incentivado.

02. OMITINDO PROGRAMAS POR ARQUIVO

Este é o modo mais simplificado de configuração onde os programas são removidos e portanto, os usuários deste menu não poderão encontrar e acessar o programa.

...

  1. Usando o programa para alteração de Menus (/CFGX013);
  2. Escolha o menu para edição e confirme;
  3. Na janela de edição do menu, remova os programas restritos e;
  4. Faça a geração do menu com o nome adequado.

Este menu gerado não terá os programas restritos e isso é suficiente para garantir que quando este menu for usado o programa não seja acessado.

03. BLOQUEANDO PROGRAMAS OU AÇÕES POR

...

MENU

Neste formato as rotinas os programas são incluídas incluídos no menu e alguns programas são bloqueados por completo ou tem suas rotinas (ações de menu internas do programa) bloqueadas.

Então ao invés de não incluir os programas com restrição no menu, estes programas são incluídos e a indicação de acesso faz parte da definição do item no menu.

...

Veja a imagem a seguir da opção de Fornecedores/MATA020 no menu Financeiro.

A definição na opção Status vale para todo o programa e portanto indicar como Desabilitado faz com o acesso seja negado, quando no módulo financeiro a opção fornecedores é acionada.

As definições em Rotinas do browse valem para a sequência de opções que o menu no browse do cadastro de Fornecedores oferece. Quando com x indica acesso permitido Permitido, quando vazio (sem o x) indica acesso não permitido Não Permitido. Para esta forma de configuração é preciso conhecer a ordem das opções no browse de Fornecedores/MATA020 para saber o que está sendo bloqueado ou liberado.

...

É recomendada a simplificação com o uso das associações e permissões de acesso por grupo ou por usuário, misturar este tipo estes tipos de liberação de acesso à módulo associação de acessos aos módulos e menus com restrições pode gerar problemas no controle e liberação de dos recursos que não deveriam ficar disponíveis.

Não existe situação de conflito de permissões pois as restrições avaliadas são as restrições do menu utilizado no acesso ao módulo, seja o menu do grupo (quando há alguma priorização) ou do usuário (quando grupos não priorizado)ou seja o menu do usuário.


Templatedocumentos


HTML
<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}

.aui-tabs.horizontal-tabs>.tabs-menu>.menu-item.active-tab a::after { 
	background: #FF9900; !important 
}

.menu-item.active-tab { 
	border-bottom: none !important; 
}

</style>