Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

No processo de matricular o aluno através do processo seletivo é necessário que o usuário tenha executado o pré-requisito para listar os alunos para matrícula. Para listar os alunos, o usuário terá que informar o Processo Seletivo e a Área Ofertada. Após esta seleção, o sistema irá listar a relação dos candidatos que foram aprovados no processo seletivo.

No processo de matrícula, o Totvs Educacional irá aproveitar os documentos entregues no Processo Seletivo, ou seja, documentos marcados como entregue. Ao realizar a matrícula no Totvs Educacional, o sistema irá atualizar a quantidade entregue e a data de entrega será mesma data em que foi realizada a matrícula do candidato através da matrícula no Processo Seletivo RM.

Para que seja feita o aproveitamento dos documentos será necessário:

  • Cadastrar o mesmo código do documento no Processo Seletivo e no Educacional;
  • No Educacional, na parametrização do Curso (que foi associado na Área Ofertada), o tipo do documento a ser entregue deverá estar marcado como Ingresso;
  • No processo Seletivo, no cadastro do Candidato, os documentos associados deverão estar marcados como entregue.

Podemos selecionar o plano de pagamento no processo. O plano que será exibido deverá possuir a data final maior que a data em que a matricula está sendo realizada.

Na regra de matrícula existem várias validações que podem gerar avisos ou erros dependendo das opções configuradas no perfil do usuário. No último passo do processo o usuário tem como interferir nestas questões, ou seja, se este tem no seu perfil a possibilidade de matricular um aluno inadimplente é possível neste passo permitir ou não este ação. Sempre que o usuário possuir pelo menos uma opção marcada no perfil do usuário para os itens "Matrícula / Rematrícula" e/ou "Biblioteca" uma nova aba será disponibilizada. Esta nova aba conterá todas as opões destes itens, no entanto apenas as opções que no perfil estiverem marcadas estarão habilitadas e permitirão modificação. Desta forma se neste perfil a opção "Matricular alunos inadimplentes" estiver marcada será possível alterar o seu valor antes da execução do processo acima mencionado.

Há uma opção de sobrescrever as informações de deficiência e/ou endereço do aluno dentro do processo. O intuito destes parâmetros é permitir ao usuário a possibilidade de sobrescrever ou não os dados de deficiência e/ou endereço, sendo que se o novo candidato não existir no cadastro de pessoas, os dados de endereço e deficiências serão automaticamente copiados para a nova pessoa, a função sobrescrever somente terá ação para candidatos cuja pessoa já existe no cadastro de pessoas. 

Contexto Ensino Básico:

Durante o processo, o aluno pode se matricular em um ou mais itinerários formativos. Para que seja possível visualizar quais itinerários estão disponíveis é necessário realizar a configuração no Totvs Processo Seletivo.

No Processo Seletivo, acesse a Área de Interesse Ofertada e informe quais os itinerários serão ofertados de acordo com a matriz aplicada informada. Após, selecione durante a Inscrição do Candidato em quais itinerários o aluno está apto a se inscrever.

No decorrer da matricula, a seleção da turma do itinerário formativo só ficará disponível mediante a seleção da turma no período letivo (no passo anterior).

Observação: Caso não seja informada a turma para o itinerário, o aluno não será matriculado nas suas disciplinas, apenas no itinerário.

Funcionalidade disponível a partir da versão 12.1.27.


Informações

Á partir da versão 12.1.24.255, 12.1.25.195, 12.1.26.139, o sistema irá validar também as datas dos períodos de matrículas das turma/disciplinas (caso estejam preenchidas) da turma em que o candidato está sendo matriculado, se pelo menos uma das turma/disciplinas estiver fora do período válido de matrícula, o processo irá ser cancelado e o candidato não será matriculado.