FIN10057 - Preparação de Cobrança e Remessa de Títulos Para a seleção dos títulos para o Pix, foi alterada a opção "Preparação de Cobrança" do FIN10057 (Preparação de Cobrança e Remessa de Títulos), para permitir o envio nessa modalidade de cobrança. Foram criados os seguintes campos: - Modalidade cobrança - Com as opções "Cobrança Pix", "Cobrança Boleto" e "Ambos"
- Instruções bancárias - Com as opções "Somente instruções bancárias", "Somente títulos" e "Ambos".
- Título - Nova opção de filtro composto pela empresa, número do título, tipo do título.
- Nota Fiscal - Nova opção de filtro composto pela empresa, tipo de nota fiscal, nota fiscal, série e subsérie.
- Detalhar títulos / instruções bancárias?
Opção "Informar": Modalidade Cobrança: A preparação dos títulos poderá ser feita exclusivamente para uma das modalidades de cobrança (Pix ou Boleto) ou então agrupando as modalidades de Cobrança Pix e Cobrança Boleto no mesmo processamento. Ao selecionar a opção "Ambas" e houver títulos que não possuem boleto gerado, cujo cliente estiver parametrizado para efetuar cobrança por Pix (conforme FIN10008 ou VDP10000), esses títulos serão preparados para Cobrança Pix; caso contrário, serão preparados para Cobrança Boleto. Instruções bancárias: Agora é possível preparar "Somente instruções bancárias", "Somente títulos" ou "Ambos". Através da opção "Somente instruções bancárias" o programa irá ignorar a preparação de títulos para o envio e trará somente instruções, onde, em conjunto com a opção "Detalhar títulos / instruções bancárias?" é possível tratar e até administrar de forma separada as instruções que deverão ser enviadas aos bancos. O mesmo processo ocorre quando selecionado "Somente títulos": ao selecionar essa opção, serão desconsideradas do processamento as instruções bancárias. Títulos e Notas Fiscais: Os campos que compõe a informação dos Títulos e Notas Fiscais ficarão disponíveis para filtrar os títulos a serem preparados. Além disso, os dados do "Contrato Vendor" e "Seleção de títulos" ficarão desabilitados quando a modalidade de cobrança selecionada for "Cobrança Pix". Ao acessar o zoom multivalorado do "Título" será feita uma busca dos títulos em aberto, com portador definido, que ainda não tenham sido preparados para envio, respeitando também os outros dados já informados em tela, ou seja, trará somente títulos que pertençam à(s) empresa(s), tipo(s) de cobrança(s), cliente(s), portador(es), e também que estejam no período de emissão e vencimento informados. Além disso, se o cliente do título não efetuar cobrança por Pix, o título não será mostrado no zoom, caso tenha sido selecionada a modalidade de cobrança Pix. Caso o título seja informado manualmente, seu cliente precisará estar parametrizado para "Efetuar cobrança por Pix" no FIN10008 e precisará ter portador banco definido, caso tenha sido selecionada a modalidade de cobrança Pix.
Ao acessar o zoom multivalorado da "Nota Fiscal" o filtro para a busca das notas fiscais se dará apenas pela empresa, caso esta já tenha sido informada. Detalhar títulos / instruções bancárias?: Através desse campo é possível detalhar os títulos prontos para preparação. Selecionar títulos sem portador definido?: Caso o campo "Detalhar títulos / instruções bancárias?" estiver marcado, é possível trazer à tela de consulta os títulos sem portador definido e através dessa tela, definir um portador para esses títulos, bem como alterar o portador original dos títulos consultados.
Opção "Processar": Ao marcar o campo "Detalhar títulos / instruções bancárias?", será aberta a seguinte tela: Image RemovedImage Added A partir da tela de detalhes trazemos as principais informações referentes aos títulos que estão prontos para serem preparados. É possível indicar os que devem ou não ser preparados, e também alterar a "Data de envio para o banco". Além disso, quando na tela inicial for informado "Ambas" na "Modalidade cobrança", o título não tiver boleto impresso ainda e o cliente do título estiver marcado para efetuar cobrança por Pix, é possível escolher, para aquele título, entre a modalidade de cobrança "Cobrança boleto?" ou "Cobrança Pix?". O sistema irá considerar inicialmente a cobrança Pix para um título com essas características. Agora é possível alterar o portador dos títulos apresentados na consulta, um a um ou em massa. Para isso, existem alguns campos no cabeçalho da consulta. São eles: "Alterar portador para:": Indicar o novo portador para os títulos que estão em tela. "Somente títulos sem portador definido": Indica se a alteração de portadores ocorrerá para todos os títulos ou somente para os que estão sem portador definido ainda. Essa opção ficará habilitada somente se na tela principal o campo "Selecionar títulos sem portador definido?:" foi selecionado. "Títulos sem portador definido:": Indicar de que forma deverá ser atualizado o portador dos títulos para os títulos sem portador definido, indicar qual regra melhor se aplica: Assumir portador da tela, Assumir o portador do cliente ou Ambos. Caso selecionado a opção "Ambos" o programa irá considerar o portador do cliente e caso não tenha um portador definido no cadastro de clientes, será considerado então o portador/tipo definido nessa tela, no campo "Alterar portador para:". Observação: Essa opção ficará habilitada somente se "Somente títulos sem portador definido" estiver marcado. Botão "Atualizar": Ao pressionar esse botão, o novo portador/tipo será preenchido nas colunas "Port Alterado" e "Tipo" para cada documento, conforme a regra acima indicada. É possível também, alterar o tipo de cobrança do título, diretamente na grade de títulos. Caso o novo portador tenha parâmetros escriturais, será permitido também efetuar a preparação dos títulos. Caso contrário, será feito apenas a alteração do portador.
Quando a opção de detalhamento não for selecionada, o processamento será feito utilizando os critérios que já eram aplicados anteriormente. Após informar os dados de tela e efetuar o processamento, será verificada a existência de um código de instrução de remessa cadastrado no FIN10011, onde o tipo de instrução seja igual a "G" (Gerar QR Code) para o portador do título.
Nota |
---|
É importante que uma instrução do tipo "G" (Gerar QR Code) esteja parametrizada no FIN10011 para os portadores utilizados para cobrança Pix. Essa informação é utilizada no arquivo de remessa para cobrança Pix - esse cadastro é um pré-requisito para a rotina. Caso essa instrução não tenha sido cadastrada, os títulos que estão nesse portador não serão preparados para envio nessa modalidade de cobrança. Outra parametrização necessária é preencher o conteúdo "Numero banco camara compensacao" na opção "Complementos" do FIN10019. Com relação à alteração da "Data de envio para o banco", será validado o parâmetro "Quantidade mínima de dias para envio escritural" disponível no LOG00087. Caso esteja maior que zeros, a diferença entre a data de envio ao banco e o vencimento do título deverá ser maior que a quantidade de dias deste parâmetro. |
Aviso |
---|
Para a preparação de títulos a serem enviados pelos arquivos de remessa CNAB 240 e CNAB 400, esta rotina deverá ser processada informando "Ambos" ou "Cobrança Boleto" no campo "Modalidade cobrança". |
Instruções Bancárias: Para o envio das instruções bancárias para os títulos Pix, ao fazer a solicitação de processamento deverá ser marcada a opção "Somente instruções bancárias" ou "Ambos" no campo "Instruções bancárias". As instruções serão preparadas e enviadas no arquivo de remessa CNAB750, seguindo a mesma lógica de funcionamento da rotina das demais modalidades de cobrança.
O detalhe, porém, é que as únicas instruções bancárias previstas para os títulos Pix são as seguintes, de acordo com o manual CNAB de cada banco: - Gerar QR Code
- Excluir QR Code
- Alterar QR Code
Aviso |
---|
Para que estas instruções sejam geradas e enviadas corretamente, é necessário que estejam devidamente cadastradas no FIN10011 para os portadores utilizados para cobrança Pix:
|
|