Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Painel
borderColororange
borderWidth2
borderStylesolid
titleInformações sobre Consumo de licenças Totvs
Deck of Cards
width50
idLicenças
tabLocationnone
effectTypefade
height50
Expandir
titleTipo de licenças TOTVS e seus agrupadores e visão desenvolvedor para a gestão de licenças
Para controle de uso de software há um processo de controle de licenças que são divididos em conformidade de acordo com sua natureza (Agrupadores) :
  • Licenças Concorrentesé realizado através da contagem dos usuários simultâneos do sistema em um determinado Agrupador de Negócio TOTVS. Para cada Agrupador de Negócio adicional que um usuário determinado utilizar, será considerado um novo consumo de licença. Não será considerado como um novo consumo de licença se o usuário utilizar, simultaneamente, mais de uma funcionalidade de um mesmo Agrupador de Negócio;
  • Licenças de capacidade de demanda/OnDemandsão aquelas cujo controle é realizado pela contagem do volume de itens ativos de uma determinada métrica, por exemplo: volume de funcionários ativos. Esta natureza de licença não realiza a contagem do número de usuários simultâneos nos sistemas, mas faz o bloqueio da métrica definida, impedindo a operação do sistema quando a mesma é atingida e permite um número infinito de usuários;
  • Licenças de capacidade de processamentosão aquelas cujo controle é realizado no startup do sistema, onde as licenças são consumidas conforme o volume de processadores ou núcleos do hardware hospedeiro da linha de produto;
  • Licenças de Habilitaçãosão aquelas que habilitam determinada funcionalidade no software e geralmente estão atreladas as rotinas de menu que possuem integração com software de terceiros.
O TOTVS|License Server controla diversos tipos de licenciamento TOTVS, entre estes tipos:
  • Licença TOTVS Full - Agrupador de controle desta licença é concorrente;
  • Licença TOTVS Light -  Agrupador de controle desta licença é concorrente;
  • Licença TOTVS Light OnDemand - Agrupador de controle desta licença é OnDemand;
  • Licença TOTVS I - Agrupador de controle desta licença é concorrente;
  • Licença TOTVS T - Agrupador de controle desta licença é OnDemand;
  • Licença TOTVS V - Agrupador de controle desta licença é concorrente;
  • Licença Core - Agrupador de controle desta licença é Capacidade de Processamento;
  • Licença Processor - Agrupador de controle desta licença é Capacidade de Processamento;
  • Modalidade Corporativa - Agrupador de controle desta licença é por Habilitação;
  • Modalidade Ativação - Agrupador de controle desta licença é por Habilitação;
  • Licença INTERA ou App INTERA - Agrupador de controle desta licença é OnDemand;


Expandir
titlelicença TOTVS I e On Demand
Licença TOTVS Light OnDemand

A licença TOTVS Light OnDemand permite o acesso de um usuário ao agrupador de negócio definido na aquisição do TOTVS Light OnDemand, sem que haja restrição do número de usuários. A natureza de controle desta licença é OnDemand.

Licença TOTVS I

A licença TOTVS I é um tipo de licença utilizado para licenciar o Pool de conexões de Web Services, que atendem customizações e/ou funcionalidades do produto como Portais. A natureza de controle desta licença é concorrente.
Pool de Conexões, ou connection pooling, é uma técnica utilizada para otimizar o uso dos recursos associados a um Servidor de Aplicação. Nesta técnica, o servidor de aplicações gerencia uma coleção de conexões para servir os diversos usuários de um sistema. O uso do pool de conexões tem dois objetivos principais:

  • O primeiro é escalabilidade, uma vez que permite o compartilhamento de um número menor de conexões físicas para atender às requisições de conexões de uma aplicação. Esse compartilhamento é possível com o uso do tempo ocioso de uma conexão para atender outras requisições da aplicação. Desta forma, temos um relacionamento 1:N, onde uma conexão física pode atender N conexões lógicas de usuários.
  • O segundo objetivo é performance, já que minimiza o elevado custo para se estabelecer conexões. Esse elevado custo é referente à necessidade de alocação memória, criação de um processo servidor e uma série de recursos necessários para o estabelecimento de uma conexão. O pool de conexões minimiza esse custo ao manter, sempre, conexões pré-estabelecidas, sem que seja necessário abrir e fechar, repetidamente, as conexões físicas.


Note que o TOTVS I é um Agrupador de Negócio e mesmo que o Servidor de aplicação utilize a técnica do Pool de conexões é necessário verificar se a licença consumida é a TOTVS I ou uma TOTVS Light.


Expandir
titleConsumo de licença por demanda REST

O consumo de licença por demanda é uma solução no Protheus para permitir o serviço REST consumir licenças somente quando uma API está em execução, ao invés de manter permanente o consumo de uma licença para cada Working Thread em funcionamento no REST. Este consumo de licença por demanda deve ser habilitado na seção da URI no arquivo de configuração do AppServer, o nome da chave é “Stateless” e deve conter o valor “1” para habilitar o comportamento de consumo de licença por demanda. 

Caso a chave não exista ou contenha o valor zero, o consumo de licença no inicio da thread será mantido. Como a configuração é por URI, é possível ter em uma mesma porta URIs diferentes, cada uma trabalhando com um modelo de licenciamento.

Exemplo:

[URIHTML]
URL=/rest/app
PrepareIn=All
Instances=2,2
CORSEnable=1
AllowOrigin=*
Stateless=1


Caso o colaborador utilize licenças do tipo OnDemand, faz-se necessário informar de qual módulo as licenças serão consumidas. Essa informação deverá constar dentro do bloco [HTTPENV]. 

[HTTPENV]
MODULE=7

*Módulo - no protheus é Gestão de Pessoal.

Expandir
titleComo configurar o Portal GCH para utilizar licenças OnDemand

Caso o cliente não possua licença OnDemand RH contratada, o webservice consumirá a licença TOTVS I conforme um webservice padrão. 

Para habilitar esse comportamento é necessário adicionar a chave abaixo na configuração do webservice: MODULE=7 

Exemplo:

[JOB_WS]
type=webex
environment=P12127MNTDBEXP
instances=5,10

PrepareIn=18, D MG 01 
SIGAWEB=WS
INSTANCENAME=WS
ONSTART= _WSSTART
ONCONNECT=__WSCONNECT

MODULE=7


...