Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Estado de Conservação: é de preenchimento obrigatório e é utilizado para definir o estado atual de
conservação do objeto de manutenção. Os estados disponíveis são: novo, usado, reformado, sucateado e
danificado e indefinido. O estado de conservação pode ser alterado pelo usuário. Porém, para os estado
reformado e sucateado a alteração é realizada pelo sistema.

Novo: O Objeto nunca foi usado.
Usado: O Objeto que já está sendo utilizado.
Reformado: Ó Objeto já passou por um processo de reforma.
Danificado: Não pode ser utilizado, não pode ser agregado a outro objeto.
Sucateado: O objeto impróprio para uso.


  • Quando é emitido uma Ordem de Serviço do tipo reforma, o sistema altera o “Estado de Conservação” do objeto de manutenção para “Reformado”.
  • Quando um objeto de manutenção é “Sucateado” o sistema atualiza o seu “Estado de Conservação” e não é permitido alterar os seus dados.


Nota

Objetos sucateados não podem ser alterados, agregados, mandados para o estoque e nem gerar ordem de serviço. Todo o Objeto que for sucateado deverá ter um motivo do sucateamento informado.


Status” é de preenchimento obrigatório e poderá ser utilizado para classificar o Objeto de Manutenção de acordo com a necessidade da gestão de manutenção. Para cadastrar os Status acesse o menu Cadastros / Tabelas Auxiliares / Manutenção / Status do Objeto de Manutenção. Em Opções / Parâmetros / Sistema na Pasta Identificação, ao marcar o checkbox “Campo Status do Objeto de Manutenção é Obrigatório” torna-se obrigatório o Status no cadastro do Objeto de Manutenção.


Nota

O status não deve ser utilizado para expressar situações alteradas freqüentemente, porque é difícil a atualização do cadastro de todos os objetos com freqüência.

Ao alterar o status o sistema não mantém histórico do mesmo.


Situação do Objeto de Manutenção: informa a situação do objeto em relação à disponibilidade e localização do mesmo dentro da oficina.


Normal: o equipamento ou subconjunto encontra-se disponível.
Agregado: o objeto de manutenção é um objeto agregado a um equipamento ou outro Objeto de Manutenção.
Oficina: o equipamento ou subconjunto encontra-se em manutenção interna. Existe ordem de serviço Em Andamento para o mesmo. Caso exista ordem de serviço aberta com status “Aguardando Análise” ou “Não Iniciada” o status continuará “Normal”.
Transferido: objeto transferido para outra coligada.
Em Terceiros: objeto com ordem de serviço para terceiros em andamento.
Estoque: objeto enviado para estoque. Ao apresentar esta mensagem o sistema também informa o local de estoque.


Filial e a Localização do objeto de manutenção são tratadas no processo de transferência.


Centro de Custo: ao qual o Objeto de Manutenção esta vinculado. Quando este é um patrimônio o centro de custo é definido no RM Bonum e não fica disponível para edição no RM Officina. Se o vínculo for desfeito, o Centro de Custo, no RM Officina, receberá o valor nulo.


Cliente/Fornecedor: é associado ao Objeto de Manutenção. Este campo pode ser utilizado em algumas situações específicas:

  • Equipamento de terceiros alugado para a empresa: o campo informa o fornecedor do equipamento.
  • Equipamento de cliente em manutenção na Empresa: o campo informa o cliente proprietário do equipamento.
  • Equipamento Alugado pela empresa: o campo informa o cliente locatário do equipamento.


Quantidade de Reformas: mostra a quantidade de reformas que já foram executadas para o Objeto de Manutenção. Ao emitir uma Ordem de Serviço e marcar o checkbox “Reforma” na Pasta Identificação da OS, o sistema incrementa em uma unidade este campo no momento em que a OS tiver com o seu status alterado para “Terminado” ou “A Faturar”. Ao cancelar ou reiniciar uma Ordem de Serviço de Reforma do
respectivo Objeto de Manutenção que estava com status “Terminado” ou “A Faturar”, este campo será decrementado em uma unidade.


Data de Criação: é a data de inclusão do Objeto de Manutenção no Sistema.


Clicando no botão “Verificar Local de Instalação” o sistema emitirá uma mensagem informando onde o Objeto de Manutenção se encontra instalado. A mensagem mostra o código do Cliente/Fornecedor e
nome, o local da instalação e endereço completo. Para efetuar a instalação do Objeto de Manutenção, acesse o menu Operações / Instalação do Objeto de Manutenção. Para se fazer uma instalação é necessário acessar o menu Cadastros / Clientes / Fornecedores, selecionar o cliente ou fornecedor onde será feita a instalação do objeto e depois em anexos / Locais de Instalação e cadastrar o local e o endereço onde será feita a instalação do objeto de manutenção.


Os campos “Identificador do Objeto Raiz”, “Identificador do Objeto Pai” e “Código da Posição do Objeto Filho”, serão apresentados quando o objeto filho estiver agregado a outro objeto pai. Por exemplo: o
objeto Pneu (filho) agregado ao objeto Veículo (pai). A diferença entre “Identificador do Objeto Raiz” e “Identificador do Objeto Pai” é quando tiver a seguinte situação: o pneu agregado ao veículo e o step
agregado ao pneu. Então na edição do objeto step, o veículo seria “Identificador do Objeto Raiz”, o pneu “Identificador do Objeto Pai”.


Clicando no botão “Mudar posição” é possível mudar a posição do objeto, desagregando e agregando novamente na posição desejada.


Pasta Dados Complementares
Permite incluir um funcionário responsável e uma descrição para o objeto de manutenção. Basta digitar as observações no espaço apropriado.


Pasta Campos Configuráveis
Será exibida quando houver configurações de campos no cadastro do Tipo de Objeto de Manutenção, Pasta Campos e Tabelas Opcionais. Os campos serão usados para inserir informações de acordo com a
particularidade de cada objeto e/ou a necessidade da empresa.


Pasta Indicadores de Uso
Permite visualizar os lançamentos de indicadores de uso dos Objetos de Manutenção. Esta Pasta só ficará visível se houver indicadores de uso habilitados no cadastro de Tipos de Objeto de Manutenção, em
Opções / Parâmetros / Tipos de Objeto de Manutenção. Os indicadores de uso poderão estar habilitados ou desabilitados para um Objeto de Manutenção mesmo que tenha sido definido um indicador de uso para mesmo no Tipo de Objeto de Manutenção.


Medidor e Acumulado: O valor indicado no medidor do indicador de uso é o valor Medido ou valor do medidor. O valor Acumulado é o total de uso do objeto. Os valores acumulados e medidos são iguais
caso o medidor não tenha sido alterado, zerado ou trocado por outro cuja medida seja diferente do valor acumulado. Em Opções / Parâmetros / Sistemas / Pasta identificação o parâmetro “Campo “Medidor”
é obrigatório” estiver marcado, será obrigatório o preenchimento do indicador de uso no cadastro do objeto de manutenção. Caso contrário, não será necessário preenchê-lo.


Média dia: média diária dos indicadores de uso, calculada em um intervalo de tempo informado pelo usuário ou em um período parametrizado pelo sistema. Para configurar estes parâmetros acesse Opções
/ Parâmetros / Sistema / Pasta Identificação, Tipo do Cálculo da média dos Indicadores de Uso. O cálculo tem dois tipos: manual e automático – número de dias para o cálculo.


Manual: o usuário informa manualmente o intervalo para o cálculo. O cálculo manual poderá ser feito pelo botão “Calcular Média/Dia” na Pasta indicadores de uso, ou em Processos “Calcular média diária de
indicador de uso”.


Automático: número de dias para o cálculo: será calculado automaticamente pelo sistema de acordo como número dias parametrizado.


Em Opções / Parâmetros / Sistema / Pasta identificação existe a caixa “Consistência de Média de Uso”. A “Consistência de média de uso” está relacionada à média dos valores dos Indicadores de Uso, e possibilita advertir e/ou bloquear a inserção dos indicadores de uso caso estes estiverem acima da média diária de inserção. Para que isso ocorra, é preciso que a Média dos Indicadores de Uso esteja calculada.

Após calculada a média, o sistema irá verificar cada inserção de valor dos Indicadores de Uso, baseado nessa média, o sistema vai enviar uma advertência. Veja abaixo como o sistema poderá advertir:

  • Avisar se Ultrapassar (%): A porcentagem aqui é baseada na média diária do indicador de uso. Se o valor inserido para o indicador de uso ultrapassar esta porcentagem, o sistema irá advertí-lo.
  • Barrar se Ultrapassar (%): A porcentagem aqui também é baseada na média diária do indicador de uso. Se o valor inserido para o indicador de uso ultrapassar esta porcentagem, o sistema irá impedir que o indicador de uso seja inserido.


Exemplo:
O valor de Avisar se Ultrapassar é 10% e já temos um valor de 100 quilômetros para o Indicador de Uso para um Veículo. Insere outro indicador de uso para o Veículo, no valor de 120 quilômetros. O sistema emitirá um aviso de que o valor inserido ultrapassou a média de consistência de uso, porque o valor 120 é maior que os 10%, definidos no “Avisar se Ultrapassar (%)” para a média diária de Indicadores de Uso. A mesma situação acontecerá se definirmos o parâmetro para “Barrar se Ultrapassar”, porém a diferença é que o indicador de uso não poderá ser salvo. Quando o campo “Barrar se Ultrapassar” possuir um valor (diferente de zero), não poderá ser menor que o campo “Avisar se Ultrapassar (%)”.

Em Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Identificação existe a caixa “Lançamento(s) de Indicador de Uso”.

Atualização: na inserção de indicador de uso por “Atualização” o valor digitado substitui o valor anterior pelo novo valor. Veja o exemplo abaixo do comportamento do parâmetro.


Exemplo:
Valor Anterior: 1000 km
Novo Valor Digitado: 1500 km
Resultado Final:1500 km


Incremento: na inserção de indicador de uso por “Incremento” o valor digitado e irá incrementar o valor anterior. Veja o exemplo abaixo do comportamento do parâmetro.

Exemplo:
Valor Anterior: 100 km
Novo Valor Digitado: 50 km
Resultado Final:150 km

Não é possível alterar indicadores de uso em objetos filhos, devendo proceder a alteração apenas nos objetos pai.


O valor de indicador de uso do objeto pai será distribuído entre todos os objetos filhos agregado. Sendo que, se este objeto filho já possuir indicador de uso, ao determinar um novo valor para o objeto pai, será
efetuado a distribuição por diferença para todos os objetos filhos agregado.


Exemplo:
Agregação do objeto pneu 26 no veiculo Fiesta.
Considere que ambos não tenham histórico de indicadores de uso.
Ao agregar o pneu informe a uma Quilometragem de 1500 km, essa Quilometragem ficará visível somente no histórico de indicadores e uso do objeto pai. Depois da agregação ao fazer lançamentos de indicadores de uso no objeto pai 2500 km, no histórico do objeto filho ficará visível o seguinte valor de indicador de uso 1000 km, ou seja, (2500 -1500) isso significa a distribuição por diferença para todos os objetos filhos agregados.

Após Reforma: este campo informa o valor acumulado do Indicador de Uso medido para o Objeto de Manutenção desde a sua última reforma. Ele apresentará o valor do “Acumulado” caso ainda não exista
reforma para o Objeto de Manutenção. Quando houver reforma, o campo “Após a Reforma” será zerado e passará a contar o valor acumulado após a última reforma. Para calcular o campo “Após Reforma” basta clicar no botão “Após Reforma”.

Pasta Integração
Permite associar um Objeto de Manutenção a um Bem Patrimonial. Esta Pasta ficará disponível se a flag em Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Identificação “Integração com RM Bonum” estiver marcado. Por
questão de segurança, o será permitido ao usuário associar apenas um Bem Patrimonial a um Objeto de Manutenção, cujo perfil possua permissão de acesso definido em Cadastros / Segurança / Perfil de Usuário / Acesso a Menus.

Pasta Agregados
Permite selecionar os objetos-filhos para que os mesmos sejam agregados ao objeto de manutenção pai selecionado. È possível localizar os objetos filhos e fazer filtros para os mesmos. Selecione o (s) objeto(s)- filho(s) que será(ão) vinculado(s) ao objeto-pai e clique no botão “<<”. É necessário que o objeto-filho tenha sido cadastrado previamente e obrigatoriamente o objeto pai tem que trabalhar com pelo menos um indicador de uso do objeto filho. Para remover um agregado, selecione-o e clique no botão “>>”. Ao agregar um objeto é necessário informar a posição de agregado, as posições foram cadastras no Tipo de Objeto de Manutenção / Anexos – Posições do Tipo de Objeto. Os motivos de agregação são cadastros em Cadastros / Tabelas Auxiliares / Objeto de Manutenção / Motivos de Agregação. Ao desagregar um objeto é preciso informar o motivo de retirada que são cadastrados em Cadastros / Tabelas Auxiliares /Objeto de Manutenção / Motivos de Retirada.

Em Opções / Parâmetros / Sistema / Pasta identificação se o parâmetro “Habilitar/Desabilitar Indicadores de Uso do Objeto Pai no Objeto Filho no momento da agregação” estiver marcado. Ao agregar um objeto filho e o mesmo estiver com um indicador de uso desabilitado na Pasta indicador de uso e esse indicador de uso for igual ao do pai, após a agregação o indicador de uso será habilitado no objeto filho.


Exemplo:

Image Added

No cadastro do Tipo de Objeto de Manutenção filho foi habilitado km e horas e no cadastro do objeto de manutenção filho está habilitado somente horas. Ao efetuar a agregação no cadastro do objeto filho será habilitado o indicador de uso km.

Para efetuar a agregação de um objeto, a mesma dever estar configurada em Opções / Parâmetros /Tipos de Objetos de Manutenção, edição de um Tipo de Objeto de Manutenção, Anexos Opções de
Agregação.

Para agregar um determinado objeto em outro com o qual ele não esteja vinculado (cadastrado), a agregação não será permitida. Caso exista o vínculo (exista o cadastro da agregação), serão disponibilizadas
as posições pré-cadastradas entre esse dois Tipos de Objetos.

Ao fazer uma agregação e os objetos de manutenção pai e filho estiverem integrados a um BEM no RM Bonum (Pasta integração) e os BENS integrados ao objeto pai e filho estiverem em filial e/ou local
diferente, o sistema emitirá uma mensagem informando que será necessário realizar uma transferência física de BENS no RM Bonum entre a filial e/ou local para que o sistema prossiga com a agregação do
objeto filho no objeto pai.

Caso seja feito um cancelamento da transferência física entre filial e/ou local do BEM no RM Bonum e esse BEM estiver integrado a um objeto de manutenção pai, o sistema irá permitir o cancelamento de
transferência. Mas se o BEM estiver integrado a um objeto filho ao fazer a transferência, o sistema emitirá uma mensagem informativa.

Não é permitido fazer “Lançamentos de Indicadores de uso” e/ou “Alteração de medidor” para objeto filho. Ao tentar fazer uma alteração de medidor para um objeto filho o sistema irá emitir a seguinte mensagem: “A alteração do “Medidor do Indicador de Uso” não é permitida para “Objetos Agregados”!” Ao tentar inserir indicador de uso para um objeto filho o sistema irá emitir a seguinte mensagem: “Não é permitido inserir “Indicador de Uso” para objetos filhos!”.

Pasta Campos Complementares
Permite inserir dados nos campos complementares criados para o cadastro de Objeto de Manutenção de acordo com a necessidade de cada empresa. Para cadastrar os campos complementares acesse o
menu Cadastros / Campos Complementares / Objeto de Manutenção. Os campos complementares permitem a criação de campos do tipo inteiro, alfanumérico, data, real e texto. Para que a Pasta Campos
Complementares fique visível no cadastro de Objeto de Manutenção é necessário a criação dos campos primeiro.

Anexos – Reforma de Pneu
Permite informar os dados relacionados ao processo de reforma do Objeto de Manutenção pneu. A opção de Reforma de Pneu só estará disponível quando o controle de pneus estiver parametrizado em: Opções / Parâmetros / Sistemas, Pasta Pneus, Campo “Utiliza Controle de Pneus”.

Processo de Reforma: selecione o processo de reforma aplicado ao Objeto de Manutenção pneu, cadastrados e visualizados no menu Pneus / Processo de Reforma.

Modelo do Desenho: selecione o modelo do desenho do objeto pneu, utilizado no processo de reforma, cadastrados e visualizados no menu Pneus / Modelo do Desenho.

Tipo de Borracha: selecione o tipo de borracha do objeto pneu, utilizado no processo de reforma, cadastrados e visualizados no menu Pneus / Tipo de Borracha.


Anexos – Análises de Índices
Data de Medição Inicial e Data de Medição Final: digite a data do período em que se deseja gerar o gráfico com a evolução dos valores do índice de acompanhamento.


Índice de Acompanhamento