Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Para definir a tipologia dos objetos de manutenção do parque, o usuário deverá acessar:  “Objeto de Manutenção  / Tipos de Objetos de Manutenção”.  Na tela de visão é possível incluir, editar, excluir, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, exportar dados, imprimir relatórios, acessar Anexos, acessar Processos e aplicar filtros.


Pasta Identificação

Os identificadores podem ser um número de série, uma placa de veículo e etc. Para os identificadores poderá ainda ser definida uma máscara como no exemplo da figura 1 veremos mais tarde no cadastro de Objeto de Manutenção a aplicação da máscara no campo primeiro identificador.

...

Múltiplos Indicadores de Uso permite marcar o checkbox do indicador de uso que o tipo objeto de manutenção utilizará. No cadastro de Objeto de Manutenção será possível desabilitar um ou todos os indicadores de uso herdados do tipo de objeto. O cadastro dos indicadores de uso default é feito em “Gerais” como mostra a figura 2.

Pasta Campos  Campos e Tabelas Opcionais
Permite incluir campos opcionais (numéricos e alfanuméricos) de acordo com a particularidade de cada objeto e/ou a necessidade da empresa. Esses campos ficarão visíveis no cadastro de objeto de manutenção Pasta “campos Configuráveis” .

  • Anexos – Posições do Tipo de Objeto
    Permite cadastrar as posições que um Objeto de Manutenção filho poderá ocupar ou agregar no objeto pai. Por exemplo: o Objeto de Manutenção Pneu (objeto-filho) pode ocupar o eixo traseiro esquerdo do Objeto de Manutenção veículo (objeto-pai). Marcando a opção “Não atualiza indicador de uso”, se você alterar o indicador de uso do objeto-pai, não será alterado o indicador de uso do objeto-filho, ou seja, do agregado.
  • Anexos – Mão-de-Obra por Tipo de Objeto
    Permite associar uma mão-de-obra habilitada para execução dos serviços para cada Tipo de Objeto de Manutenção, Modelo ou Submodelo. Quando o parâmetro “Disponibilizar todas as Mãos-de-Obra de obra quando não segmentado” estiver marcado e não haver segmentação de Mão-de-Obra. Todas as Mãos-de-Obra ficarão visíveis na abertura de Ordem de Serviço, caso a situação da Mão-deObra no RM Labore seja diferente de (férias, afastado, demitido e etc). Nas Ordens de Serviços a Mão-de-obra será alocada de acordo com sua disponibilidade. Para Mão-de-Obra terceirizada será necessário a integração do Gestão de Manutenção com RM Vitae. Caso não possua o RM Vitae, toda Mão-de-Obra alocada será proveniente do castrado de funcionários, realizado no Gestão de Manutenção com integração com o aplicativo RM Labore.
  • Anexos – Modelos / Submodelos
    Permite definir os modelos de cada Tipo de Objeto de Manutenção e o fabricante dos mesmos. É necessário cadastrar os fabricantes antes de definir os modelos. Acesse Cadastros / Fabricantes. No anexo do  cadastro de modelo é possível classificar os Submodelos de acordo com o Modelo de Objeto de Manutenção.

...

Objeto de Manutenção
Por meio do cadastro de Objeto de Manutenção podemos gerenciar todos os equipamentos e seus subconjuntos mapeados. Bem como seu histórico de manutenção, agregação, proprietário, responsável, localização, centro de custo, acessórios e informações complementares específicas de cada tipo de objeto. Para cadastrar o Objeto de Manutenção, acesse menu Cadastros / menu  Objeto de Manutenção. Na tela de visão é possível incluir, editar, excluir, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, exportar dados, imprimir relatórios, acessar Anexos, acessar Processos e aplicar filtros.

...


Quantidade de Reformas: mostra a quantidade de reformas que já foram executadas para o Objeto de Manutenção. Ao emitir uma Ordem de Serviço e marcar o checkbox “Reforma” na Pasta Identificação da OS, o sistema incrementa em uma unidade este campo no momento em que a OS tiver com o seu status alterado para “Terminado” ou “A Faturar”.

Ao cancelar ou reiniciar uma Ordem de Serviço de Reforma do
respectivo Objeto de Manutenção que estava com status “Terminado” ou “A Faturar”, este campo será decrementado em uma unidade.

...

Clicando no botão “Verificar Local de Instalação” o sistema emitirá uma mensagem informando onde o Objeto de Manutenção se encontra instalado. A mensagem mostra o código do Cliente/Fornecedor e
nome, o local da instalação e endereço completo. Para efetuar a instalação do Objeto de Manutenção, acesse o menu Operações / Instalação do Objeto de Manutenção. Para se fazer uma instalação é necessário acessar o menu Cadastros / Clientes / Fornecedores, selecionar o cliente ou fornecedor onde será feita a instalação do objeto e depois em anexos / Locais de Instalação e cadastrar o local e o endereço onde será feita a instalação do objeto de manutenção.


Os campos “Identificador do Objeto Raiz”, “Identificador do Objeto Pai” e “Código da Posição do Objeto Filho”, serão apresentados quando o objeto filho estiver agregado a outro objeto pai. Por exemplo: o
objeto Pneu (filho) agregado ao objeto Veículo (pai). A diferença entre “Identificador do Objeto Raiz” e “Identificador do Objeto Pai” é quando tiver a seguinte situação: o pneu agregado ao veículo e o step
agregado ao pneu. Então na edição do objeto step, o veículo seria “Identificador do Objeto Raiz”, o pneu “Identificador do Objeto Pai”.


Clicando no botão “Mudar posição” é possível mudar a posição do objeto, desagregando e agregando novamente na posição desejada.


Pasta Dados  Dados Complementares
Permite incluir um funcionário responsável e uma descrição para o objeto de manutenção. Basta digitar as observações no espaço apropriado.

Pasta Campos Configuráveis
Será exibida quando houver configurações de campos no cadastro do Tipo de Objeto de Manutenção, Pasta Campos e Tabelas Opcionais. Os campos serão usados para inserir informações de acordo com a
particularidade de cada objeto e/ou a necessidade da empresa.

Pasta Indicadores de Uso
Permite visualizar os lançamentos de indicadores de uso dos Objetos de Manutenção. Esta Pasta só ficará visível se houver indicadores de uso habilitados no cadastro de Tipos de Objeto de Manutenção, em
Objeto de Manutenção / Tipos de Objeto de Manutenção. Os indicadores de uso poderão estar habilitados ou desabilitados para um Objeto de Manutenção mesmo que tenha sido definido um indicador de uso para mesmo no Tipo de Objeto de Manutenção.

...

Média dia: média diária dos indicadores de uso, calculada em um intervalo de tempo informado pelo usuário ou em um período parametrizado pelo sistema. Para configurar estes parâmetros acesse Gerais
/ Parâmetros / Sistema / Pasta Identificação, Tipo do Cálculo da média dos Indicadores de Uso. O cálculo tem dois tipos: manual e automático – número de dias para o cálculo.

...

Automático: número de dias para o cálculo: será calculado automaticamente pelo sistema de acordo como número dias parametrizado.


Em Gerais Manutenção / Parâmetros / Sistema / Pasta identificação existe a caixa “Consistência de Média de Uso”. A “Consistência de média de uso” está relacionada à média dos valores dos Indicadores de Uso, e possibilita advertir e/ou bloquear a inserção dos indicadores de uso caso estes estiverem acima da média diária de inserção. Para que isso ocorra, é preciso que a Média dos Indicadores de Uso esteja calculada.

...


O valor de indicador de uso do objeto pai será distribuído entre todos os objetos filhos agregado. Sendo que, se este objeto filho já possuir indicador de uso, ao determinar um novo valor para o objeto pai, será
efetuado a distribuição por diferença para todos os objetos filhos agregado.

...

Após Reforma: este campo informa o valor acumulado do Indicador de Uso medido para o Objeto de Manutenção desde a sua última reforma. Ele apresentará o valor do “Acumulado” caso ainda não exista
reforma para o Objeto de Manutenção. Quando houver reforma, o campo “Após a Reforma” será zerado e passará a contar o valor acumulado após a última reforma. Para calcular o campo “Após Reforma” basta clicar no botão “Após Reforma”.

Pasta Integração
Permite associar um Objeto de Manutenção a um Bem Patrimonial. Esta Pasta ficará disponível se a flag em Gerais / Parâmetros / Sistema, Pasta Identificação “Integração com RM Bonum” estiver marcado. Por
questão de segurança, o será permitido ao usuário associar apenas um Bem Patrimonial a um Objeto de Manutenção, cujo perfil possua permissão de acesso definido em Cadastros / Segurança / Perfil de Usuário / Acesso a Menus.

Pasta Agregados
Permite selecionar os objetos-filhos para que os mesmos sejam agregados ao objeto de manutenção pai selecionado. È possível localizar os objetos filhos e fazer filtros para os mesmos. Selecione o (s) objeto(s)- filho(s) que será(ão) vinculado(s) ao objeto-pai e clique no botão “<<”. É necessário que o objeto-filho tenha sido cadastrado previamente e obrigatoriamente o objeto pai tem que trabalhar com pelo menos um indicador de uso do objeto filho. Para remover um agregado, selecione-o e clique no botão “>>”. Ao agregar um objeto é necessário informar a posição de agregado, as posições foram cadastras no Tipo de Objeto de Manutenção / Anexos – Posições do Tipo de Objeto. Os motivos de agregação são cadastros em Cadastros / Tabelas Auxiliares / Objeto de Manutenção / Motivos de Agregação. Ao desagregar um objeto é preciso informar o motivo de retirada que são cadastrados em Cadastros / Tabelas Auxiliares /Objeto de Manutenção / Motivos / Motivos de Retirada.

Em Gerais Manutenção / Parâmetros / Sistema / Pasta   identificação se o parâmetro “Habilitar/Desabilitar Indicadores de Uso do Objeto Pai no Objeto Filho no momento da agregação” estiver marcado. Ao agregar um objeto filho e o mesmo estiver com um indicador de uso desabilitado na Pasta indicador de uso e esse indicador de uso for igual ao do pai, após a agregação o indicador de uso será habilitado no objeto filho.

...

Para efetuar a agregação de um objeto, a mesma dever estar configurada em Gerais Manutenção / Parâmetros / Tipos de Objetos de Manutenção, edição de um Tipo de Objeto de Manutenção, Anexos Gerais / Opções de
Agregação.

Para agregar um determinado objeto em outro com o qual ele não esteja vinculado (cadastrado), a agregação não será permitida. Caso exista o vínculo (exista o cadastro da agregação), serão disponibilizadas as posições pré-cadastradas entre esse dois Tipos de Objetos.

...

Não é permitido fazer “Lançamentos de Indicadores de uso” e/ou “Alteração de medidor” para objeto filho. Ao tentar fazer uma alteração de medidor para um objeto filho o sistema irá emitir a seguinte mensagem: “A alteração do “Medidor do Indicador de Uso” não é permitida para “Objetos Agregados”!” Ao tentar inserir indicador de uso para um objeto filho o sistema irá emitir a seguinte mensagem: “Não é permitido inserir “Indicador de Uso” para objetos filhos!”.

Pasta Campos  Campos Complementares
Permite inserir dados nos campos complementares criados para o cadastro de Objeto de Manutenção de acordo com a necessidade de cada empresa. Para cadastrar os campos complementares acesse o menu Cadastros / Campos Complementares / Objeto de Manutenção. Os campos complementares permitem a criação de campos do tipo inteiro, alfanumérico, data, real e texto. Para que a Pasta Campos Complementares fique visível no cadastro de Objeto de Manutenção é necessário a criação dos campos primeiro.

Anexos – Reforma de Pneu
Permite informar os dados relacionados ao processo de reforma do Objeto de Manutenção pneu. A opção de Reforma de Pneu só estará disponível quando o controle de pneus estiver parametrizado em: Gerais / Parâmetros / Sistemas, Pasta   Cadastro / Manutenção de Objeto /  Pneus, Campo “Utiliza Controle de Pneus”.

...

Anexos – Análises de Índices
Data de Medição Inicial e Data de Medição Final: digite a data do período em que se deseja gerar o gráfico com a evolução dos valores do índice de acompanhamento.


Índice de Acompanhamento

MELHORA A IMAGEM

Image RemovedImage Added

Selecione o índice cujos valores serão utilizados para gerar o gráfico. É necessário registrar previamente os valores para o índice desejado. Para gerar o gráfico, clique no botão “Atualizar”. Na tela é possível salvar imagem do gráfico, copiar gráfico, imprimir, visualizar impressão, selecionar o tipo de gráfico, selecionar esquema de cores, ativar/desativar 3D, adicionar anotações e acessar a propriedade do gráfico. A figura 7 mostra o gráfico do consumo do combustível do Corsa Placa FDS-1545, o eixo do Y mostra o consumo em litros e o eixo do X mostra a data e hora do lançamento do consumo. 

Image Added

Anexos – Objeto de Manutenção (Visão em Árvore)

A visão em árvore do cadastro de Objeto de Manutenção permite visualizar e trabalhar com todos os Objetos de Manutenção de forma simplificada. Pois podemos identificar a situação dos objetos agregados, sucateados e transferidos entre coligadas. Observe na imagem do lado esquerdo a árvore mostra ícones agrupando os objetos em situação normal, sucateado e transferido entre coligadas. Do lado direito na imagem na Pasta Dados do Objeto de Manutençã” mostra a identificação do objeto, Tipo de Objeto, Modelo, Submodelo, Posição onde objeto está agregado quando ele for um objeto filho e o objeto pai.
Na tela de visão em árvore é possível incluir, editar excluir, atualizar, localizar um registro, acessar o anexo “Inicialização de Plano de Manutenção” para inicializar um plano e aplicar filtros. Existem ainda os botões “Encolher Tudo” que encolhe toda árvore do Objeto de Manutenção e “Expandir Tudo” que expande toda árvore do Objeto de Manutenção.

...

Para desagregar um Objeto de Manutenção
Selecione do lado esquerdo o Objeto de Manutenção pai, do lado direito irá aparecer o objeto filho, clique com o botão direito sobre o objeto filho e clique em “desagregar”. Será solicitado o motivo de retirada. Na Pasta Controle de Plano de Manutenção permite visualizar os planos de manutenção para o Objeto de Manutenção selecionado, os produtos do plano e se possui pendência ou não e seus detalhes.

Nota

Veja mais detalhe sobre a Pasta Controle de Plano de Manutenção” no módulo cadastro de Plano de Manutenção.


Anexos – Acessório
Permite cadastrar Anexos – Acessório
Permite cadastrar os acessórios que acompanhavam o objeto de manutenção quando ele entrou na oficina. Esta janela permite a utilização de campos livres específicos para cada cliente. Basta cadastrá-los em Gerais / Parâmetros / Sistema, Pasta Campos e Tabelas Opcionais / Subpasta Tabela de Acessórios de Objeto.

...

Nota

É possível fazer lançamento simultâneo de Indicadores de uso através do menu Operações / Processos / Inserir varias Medições de Indicador de Uso /  Lançamento(s) de Indicador(es) de Uso. Assim não será necessário acessar cada Objeto de Manutenção para inserir a medições. Na tela de visão é possível incluir, salvar, excluir, desfazer, cancelar, navegar pelos registros, localizar um registro e configurar colunas.

Lançamento Simultâneo de Indicadores de Uso

Fig. 10Image Added

Marcando o checkbox “Fixar 1o Identificador” na próxima linha de inserção do indicador de uso, o primeiro identificador do Objeto de Manutenção será fixado. Quando houver a necessidade de se fazer vários lançamentos para um mesmo Objeto de Manutenção marque o checkbox “Fixar 1o Identificador”.Marcando o checkbox “Fixar Data de Coleta” quando houver a necessidade de se fazer vários lançamentos para Objetos de Manutenção diferentes com data de coleta igual, na próxima linha de inserção do indicador de uso, a “Data da Coleta” ficará fixa.

...

Exemplo:
Vamos supor que o objeto veículo Palio EX 1.0, será enviado para o estoque. Então no cadastro de Produto do sistema Gestão de Estoque e Faturamento faça o cadastro do Produto Palio EX 1.0 e no cadastro de submodelo informe no campo Produto o código do produto Palio EX 1.0 como na figura abaixo .

Após efetuar a parametrização e executar o processo enviar objeto para estoque, é possível verificar em Saldos e Custos do produto Palio EX 1.0 que o saldo atual foi acrescido de uma unidade.

Processos - Retirar Objeto de Manutenção do Estoque
Permite retirar um Objeto de Manutenção do estoque e o mesmo ficará em situação normal no cadastro de Objeto de Manutenção. Após execução do processo o saldo atual em Saldos e Custos do cadastro de produto será decrescido uma unidade.

...

  • Processos - Cancelar Sucateamento de Objeto de Manutenção
    Permite cancelar o sucateamento do Objeto de Manutenção que esteja neste estado de conservação. Ao ser cancelado, o estado de conservação do objeto passará a ser “Usado”.
  • Processos – Cria OS do Plano de Manutenção
    Permite criar ordem de serviço para o objeto de manutenção que possua Plano de Manutenção vencido. Caso o Plano de Manutenção não esteja vencido o sistema irá emitir uma mensagem avisado que o plano não está vencido.
  • Processos – Cria OS para Terceiros do Plano de Manutenção
    Permite criar ordem de serviço para terceiros do Objeto de Manutenção que possua Plano de Manutenção vencido. Caso o Plano de Manutenção não esteja vencido o sistema irá emitir uma mensagem avisado que o plano não está vencido. 
  • Processos - Imprimir Objeto de Manutenção
    Permite a impressão e a visualização de um relatório de Objeto de Manutenção personalizado por meio do Gerador de Relatórios.

Instalação do Objeto de Manutenção

Permite gerenciar a instalação dos equipamentos nos clientes internos ou externos. Normalmente utilizado pelas assistências técnicas que alugam equipamentos. Para que a Instalação de Objeto de Manutenção fique visível é necessário acessar Gerais /  Pasta Identificação e marcar o checkbox “Controla Instalação”. Depois acesse menu Operações / Instalação de Objeto de Manutenção. Na tela de visão é possível incluir, editar, excluir, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, e aplicar filtros.

1º Identificador: o identificador do Objeto de Manutenção a ser instalado.
Cliente: nome do cliente onde será instalado o Objeto de Manutenção.
Localização: local específico de instalação no cliente.
Vendedor: vendedor responsável pela locação do Objeto de Manutenção.
Técnico: técnico responsável pela instalação.
Data: refere-se à data/hora em que foi instalado o objeto.

...

  • uma mensagem avisado que o plano não está vencido. 
  • Processos - Imprimir Objeto de Manutenção
    Permite a impressão e a visualização de um relatório de Objeto de Manutenção personalizado por meio do Gerador de Relatórios.


Controle de Pneu

O Pneu é um item crítico da manutenção do ponto de vista de custos e disponibilidade de operação dos equipamentos. Devido a isto o pneu é um tipo de objeto de manutenção com algumas particularidades de controle.

...

Os Planos de Manutenção são conjuntos de serviços e produtos a serem executados e aplicados periodicamente a uma unidade ou a um grupo de Objetos de Manutenção do mesmo tipo. Através
do Plano de Manutenção é possível Planejar e controlar a execução da manutenção periódica. Estes devem ser executados em intervalos que variam em função dos Indicadores de Uso Cadastrados no
Tipo de Objeto de Manutenção. É possível que Objetos de Manutenção pertencentes ao mesmo grupo (Tipo, Modelo e Submodelo) façam parte de Planos de Manutenção diferentes. O vencimento dos Planos de Manutenção poderá ser por marco ou cíclico em função do indicador de uso. E o vencimento será calculado em função da média atual do indicador de uso do Objeto de Manutenção. Para cadastrar um plano de manutenção acesse o menu Tabelas  / Manutenção / Plano de Manutenção.

Pasta Identificação
Informe o Tipo de Objeto, Modelo e Submodelo do grupo de Objetos de Manutenção que o plano se aplica.

...

Processos – Cópia de Planos de Manutenção
Permite criar cópias dos Planos de Manutenção selecionados. Para fazê-lo, selecione o(s) plano(s) que deseja copiar, e defina o Tipo de Objeto, Modelo e SubModelo que a cópia do(s) plano(s) terá(ao). Os planos copiados terão os mesmos itens do(s) plano(s) selecionado(s) para fazer(em) a(s) cópia(s).


Ordem de Serviço

As Ordens de Serviços(OS) devem ser emitidas para a execução de serviços nos Objetos de Manutenção. As OS são compostas por itens de serviços e peças. Acesse o menu  Manutenção / Ordem de Serviço.

...


Processos e Informações acessados por meio dos botões da tela de edição da Ordem de Serviço:

Indicador de Uso: acesso ao histórico e apontamento da medição de indicador de uso do objeto de manutenção da OS selecionada.

Dados de Cliente: permite visualizar dados do cliente ou fornecedor da OS selecionada. Os campos mostrados não estão disponíveis para edição. A edição deles está disponível no cadastro de Cliente/Fornecedor no aplicativo RM Fluxus.

Acessório: permite visualizar os acessórios do Objeto de Manutenção. Os acessórios do Objeto são cadastrados no “Anexo – Acessório” do cadastro do Objeto de Manutenção.

Problemas: permite inserir os problemas padronizados diagnosticados nesta intervenção e/ou visualizar os problemas inseridos no atendimento que gerou a OS selecionada. Os Problemas são cadastrados no menu Tabelas / Ordem de Serviço / Problemas.

...

Nota

Não é permitido emitir Ordem de Serviço para Objetos Sucateados ou Transferidos. Ao tentar salvar a OS o sistema irá emitir uma mensagem de restrição.


Status da Oficinado Objeto de Manutenção: relatório sintetizado da situação da oficina que informa o número de OS em função dos status. 

Image Added

Ao clicar em um dos campos “Número total de mãos-de-obra”, “Número de mãos-de-obra ociosas” ou “Número de mãos-de-obra atrasadas” será aberto à visão do controle de mão-de-obra: “Cronograma pessoal”. O Cronograma Pessoal mostra a previsão de disponibilidade de cada técnico, de acordo com sua alocação nas ordens de serviço. Esta informação permite aumentar a produtividade através do controle de alocação dos técnicos para realizar os serviços.


 ItensPasta Itens
Permite adicionar os produtos e serviços que compõem a Ordem de Serviço. A partir da inclusão dos produtos é possível requisitá-los, ordenar a compra ou executar qualquer movimento do Sistema Gestão de Estoque e Faturamento necessário para o desenvolvimento da OS. Ao adicionar um produto caso não possua estoque do mesmo no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento o sistema irá emitir a seguinte uma mensagem: "Não existe no local de estoque "X" a quantidade "X" do produto "Determinado pelo usuário", Deseja selecionar um produto similar ou substituir?

Image Added

O produto similar ou substituto é cadastrado no sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Ao clicar em “SIM” o sistema irá abrir uma tela para com relação de produto similar. Clicando em “NÃO” o produto será inserido na Ordem de Serviço e será necessário providenciar a compra do mesmo. Para os serviços é possível alocar mão-de-obra e gerenciar a execução. Serviços também podem ser requisitados, como por exemplo a Ordem de Serviços de Terceiros.

...


Apontamento de Mão de Obra
Na tela de visão dos itens há três botões “Iniciar Apontamento para Serviço”, “Interrompe Apontamento para Serviço” e “Termina Apontamento para Serviço”. Os mesmo botões são visíveis na edição do item do tipo serviço. Ao editar um serviço a Pasta Mão de Obra será habilitada. A diferença é que na tela de isão da Pasta Itens o apontamento é feito para todos os itens ao mesmo tempo. Na Pasta Mão de Obra o apontamento é feito para cada serviço e mão de obra isoladamente. É possível alocar mais de uma mão-de-obra em um mesmo serviço. Na Pasta Mão de Obra existe também um botão chamado “Inserir Apontamento”, para fazer apontamento múltiplo, ou seja, é possível iniciar, interromper e terminar um serviço em única tela.

FIG.37

Image Added

Image AddedFIG.38

  • O apontamento é feito apenas para itens do tipo serviços e mão de obra ativa.
  • A data e hora de início do apontamento não poderão ser maiores que a data atual.
  • A data e hora de início não poderão ser menores que a data e hora de emissão da ordem de serviço.
  • A data e hora de término não podem ser maiores do que a atual.
  • A data e hora de término não podem ser menores ou iguais à data e hora de inicio.
  • Ao incluir vários apontamentos para uma mão-de-obra em um mesmo serviço, a data e hora de início do novo apontamento não poderão ser menores que data e hora do término do último apontamento.

No cadastro de Produtos/Serviços, Anexos Produto – Informações de manutenção, ao marcar o parâmetro “Permite abertura simultânea para mesma mão-de-obra”, o sistema permite fazer apontamentos simultâneos para uma mesma mão de obra. Através do menu Cadastros / Segurança / Perfis , Pasta Acesso à Menus. É possível remover as permissões de acesso aos botões “Iniciar”, “Interromper” e “Terminar” apontamento de mão-de-obra, para determinado perfil de usuários. Faça o logout/login no sistema para que as alterações sejam validadas. É possível criar campos complementares para Ordem de Serviço e para o Item da Ordem de Serviço. Para cadastrar os campos complementares acesse o menu “Cadastros / Campos Complementares / Movimento e Item do Movimento”. Os campos complementares permitem a criação de campos do tipo inteiro, alfanumérico, data, real e texto.

Backlog Peças e Serviços
Ao finalizar os apontamentos nos itens da Ordem de Serviço o campo status ficará como “Terminado” e o campo Processamento ficará como pendente. Ao mudar o status da Ordem de Serviço para “Terminado” sem ter feito o processamento dos itens o sistema o emitirá a seguinte mensagem: 

FIG.39Image Added

Caso clique em “SIM” o sistema colocará os serviços e/ou peças como pendente para a próxima ordem de serviço. O status da Ordem de Serviço passará para “Terminado” e o campo processamento continuará como Pendente. Ao abrir uma nova Ordem de Serviço para o Objeto de Manutenção na Pasta Itens da Ordem de Serviço clicando no botão “Lista de Peças/Serviços Pendentes” a tela apresenta todos os serviços e peças pendentes para o Objeto Manutenção que podem ser inseridos na Ordem de Serviço atual.

FIG.40Image Added

Selecione os itens e clique no botão “OK” e os mesmo serão inseridos na Ordem de Serviço com o status “Não-Iniciado”. Após finalizar o apontamento dos itens para colocar a Ordem de Serviço no status “Terminado” é preciso efetuar o processamento dos itens. Na tela de visão do cadastro de Ordem de Serviço clique no menu Movimentação / Executar Processamento. Ao abrir a tela na Pasta Itens selecionem os itens desejados e clique em “OK” para efetuar o processamento. O campo “Processamento” da Ordem de Serviço e do Item ficará com “Executado”. É possível “Cancelar” e “Dispensar” o processamento dos itens. Ao solicitar a dispensa do processamento o campo “Processamento” ficará como “Dispensado” permitindo
assim a mudança de status da Ordem de serviço para “Terminado”.

...

Considere o exemplo da estrutura do arquivo texto abaixo, o mesmo foi configurado de acordo com o layout citado acima.

FIG.41Image Added

Pasta Identificação
Na tela é possível visualizar a configuração do layout de importação para o exemplo do arquivo “ArquivoCTF.txt” ilustrado na figura 41. Como no arquivo o “Separador de Campo” usado foi “;” marcar para “Desconsiderar cabeçalho e rodapé” e “Id. do Objeto Utilizado” será o primeiro identificador do objeto.“Caminho Padrão do Layout” será o caminho, no qual o arquivo de importação será armazenado.

...