Páginas filhas
  • Férias Individuais - Validação de dias de gozo de férias e regras de inicio de férias

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Com as alterações provenientes da Reforma Trabalhista de acordo com a Lei nº 13.467 de 13 Julho de 2017, o colaborador poderá flexibilizar as férias em até 3 (três) períodos de gozo, sendo que nenhum deles pode ser menor que 5 (cinco) dias e pelo menos deve existir um período com 14 (quatorze) dias ou mais de gozo.  Antes da reforma, as férias podiam ser divididas em no máximo 2 (dois) períodos, com a exigência de que um deles fosse de no mínimo 10 (dez) dias. Além disso, a Reforma também orienta que nenhum período de gozo deve iniciar em dia de descanso ou feriado ou até dois dias antes destes.

...

Para a utilização é necessário o entendimento de algumas regras e cada parâmetro faz uso de uma destas regras:


Expandir
titleValidar


Totvs custom tabs box
tabsValidar a quantidade de dias de Gozo de Férias conforme as regras Trabalhistas, Desconsiderar os dias de abono na contagem
idspasso1,passo2

Para utilizar estes parâmetros, é importante entender as regras estabelecidas pela Reforma Trabalhista de 2017 em relação às férias dos funcionários. Antes da reforma, as férias podiam ser divididas em no máximo dois períodos, com a exigência de que um deles fosse de no mínimo 10 dias. Após a reforma, o parcelamento das férias em até três períodos é permitido, desde que pelo menos um dos períodos tenha um mínimo de 14 dias de descanso, e os demais não sejam inferiores a 5 dias de descanso cada. 

Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso1

Podemos exemplificar o uso desta regra com o parâmetro (Validar a quantidade de dias de Gozo de Férias conforme as regras da Reforma Trabalhista) ativo.

Caso tentemos cadastrar três períodos de 10 dias de férias, será exibida a mensagem de alerta ao usuário no cadastro do segundo período, informando que só será permitido cadastrar 3 períodos de férias caso o funcionário tenha ao menos 1 período com um descanso de 14 dias ou mais, como no exemplo abaixo:

O funcionário já havia marcado um período com 10 dias de férias e tentou cadastrar mais um período com 10 dias de férias, nenhum período comportou a regra de no mínimo 14 dias de descanso. 


Caso o funcionário quisesse usufruir de apenas 10 dias de descanso e utilizar o abono para a contagem desses dias de descanso, será permitido, caso o mesmo não esteja utilizando o parâmetro (Desconsiderar dias de Abono na contagem).

No exemplo abaixo, o funcionário já tem uma marcação de férias com 10 dias de férias para o primeiro período. Quando no segundo período tentar cadastrar mais 10 dias de férias e 10 dias de abono, será permitido a inclusão. 


Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2

As regras quando o parâmetro Desconsiderar Dias de Abono na contagem está ativo permanecem iguais, o que muda é o comportamento do sistema ao entender que Dias de Abono não podem ser considerados dias de descanso.

Podemos exemplificar com o seguinte cenário:

O funcionário já tem 10 dias de férias marcados para o primeiro período de gozo. Ao tentar marcar 10 dias de férias mais 10 dias de abono, será considerado que em nenhum período o funcionário terá um descanso de 14 dias no mínimo. Sendo assim, não será permitido a inclusão.
 


...