Árvore de páginas

Contabilização de Notas Fiscais de Transferência entre Estabelecimentos

A contabilização das notas fiscais de transferência entre estabelecimentos é efetuada a partir dos movimentos gerados com a digitação da nota de entrada por transferência, no programa Manutenção Documentos (RE1001), e dos movimentos gerados com a atualização da nota fiscal de transferência calculada no faturamento por intermédio do programa Cálculo Notas Fiscais (FT4003).

A conta transitória de transferência é sugerida na digitação da nota fiscal, conforme parametrizado no programa Parâmetros do Recebimento (RE0103). Essas informações poderão ser alteradas pelo usuário.

Quando o Recebimento não encontra o grupo de Contas do Faturamento (CD0309), será utilizada a conta Transitória de Transferência para substituir as contas faltantes.

Para utilização das contas do faturamento, o recebimento pesquisa, no programa Manutenção Contas Faturamento (CD0309), considerando as informações da natureza de operação e série de nota fiscal da nota fiscal de transferência de entrada.

Caso não for encontrado o grupo de Contas do Faturamento (CD0309), com os dados da nota de entrada, será feita uma nova pesquisa, utilizando a natureza de operação e a série da nota fiscal de transferência de saída.

 

Nota:

O estabelecimento usado na pesquisa de contas do faturamento deve ser o mesmo da nota fiscal de entrada.

 

Contabilização de Entrada

Lançamentos a Débito:

  • Valor do material na conta de saldo de estoque do item, definida no programa Manutenção Contabilização (CE0110).

  • Valor dos impostos a Recuperar ICMS e IPI, definidos no programa Manutenção Estabelecimento (CD0602). Quando o IPI não for recuperável, e o código de tributação for igual a Outras, o lançamento de Débito será efetuado na Conta de Saldo do Grupo de Estoque do item, parametrizada no programa Manutenção Contas Contabilização (CE0110).

Lançamentos a Crédito:

  • Valor do material na conta Transitória de Transferências, definida no programa Manutenção Estabelecimentos do Estoque (CD0611), quando o tipo de fechamento de estoque for por “Estabelecimento”, ou no programa Parâmetros do Recebimento (RE0103), quando o tipo de fechamento do estoque estiver parametrizado como Único.

  • Valor dos impostos nas contas de Despesas de imposto IPI e ICMS, definidas no programa Manutenção Contas Faturamento (CD0309).

Exemplos:

  1. Estabelecimento 1 transfere material para o Estabelecimento 2.

Valor do Material = 1.000,00

ICMS = 170,00

IPI = 100,00 (Código de Tributação = Outras)

Total = 1.100,00

  1. Estabelecimento 2 transfere material para o Estabelecimento 1.

Valor do Material = 600,00

ICMS = 102,00

IPI = 48,00 (Código de Tributação = Tributado)

Total = 648,00

 

Contabilização de Saída

Lançamentos a Débito:

  • Valor do material na conta de Transitória de Transferências, definida no programa Manutenção Estabelecimentos do Estoque (CD0611), quando o tipo de fechamento do estoque for por Estabelecimento, ou no programa Parâmetros do Recebimento (RE0103) se o fechamento do estoque for Único.

  • Valor dos impostos nas contas de Despesas de imposto IPI e ICMS, definidas no programa Manutenção Contas Faturamento (CD0309).

Lançamentos a Crédito:

  • Valor do material na conta de saldo de estoque do item, definida no programa Manutenção Contabilização (CE0110).

  • Valor dos impostos a Recuperar ICMS e IPI, definidos no programa Manutenção Estabelecimento (CD0602).

 

Exemplo:

  1. Estabelecimento 2 transfere material para o Estabelecimento 1.

Valor do Material = 800,00

ICMS = 136,00

IPI = 80,00 (Código de Tributação = Outras)

Total = 880,00

Quando da atualização da nota fiscal no estoque, caso não for encontrado o grupo de Contas do Faturamento (CD0309), Será utilizada a conta Transitória de Transferência para substituir as contas de despesas de impostos.