Árvore de páginas

Manutenção de Famílias x Estabelecimento de Materiais - CD0136

Visão Geral do Programa

Permitir a manutenção das informações pertinentes as famílias de materiais, respeitando as características de um determinado estabelecimento.

Manutenção Famílias x Estab Materiais - Pasta Geral

Objetivo da tela:

Permite a manutenção das informações pertinentes as famílias de materiais, respeitando as características de um determinado estabelecimento.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Compras

Quando acionado, apresenta o programa Manutenção Famílias x Estab Compras (CC0118), na qual é possível manutenir mais detalhes da família considerando as informações relevantes ao módulo de Compras.

Estoque

Quando acionado, apresenta o programa  Manutenção Família X Estabelecimento (CE0333), na qual é possível manutenir mais detalhes da família considerando as informações relevantes ao módulo de Estoque.

Recebimento

Quando acionado, apresenta o programa Manutenção Famílias x Estab Recebimento (RE0114), na qual é possível manutenir mais detalhes da família considerando as informações relevantes ao módulo de Recebimento.

Exportar

Quando acionado, apresenta o programa Exportação Dados Família x Estab (CD0136A), na qual é possível definir parâmetros para a exportação dos dados.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Família

Exibe o código e a descrição da família selecionada para manutenção.

Estab

Exibe o código e a descrição do estabelecimento selecionado para manutenção das informações do item.

Tipo Fluxo Financ

Selecionar o tipo de fluxo financeiro padrão dos itens da família, sendo esse sugerido ao movimentá-los no estabelecimento.

Natureza Despesa

Selecionar a natureza de despesa padrão dos itens da família, sendo essa sugerida quando da movimentação dos mesmos no estabelecimento.

Depósito

Selecionar o depósito padrão do item, sendo esse sugerido quando da movimentação do mesmo no estabelecimento.

Localização Única

Quando assinalado, determina que os itens da família possuem localização única, não podendo ser armazenados em uma localização diferente da informada.

Localização

Selecionar a localização padrão dos itens da família no estoque, sendo essa sugerida quando da movimentação dos mesmos no estabelecimento.

Política

Selecionar a política padrão dos itens da família, sendo essa sugerida quando da movimentação dos mesmos no estabelecimento. A política é o critério a ser adotado na geração de ordens de compra ou de produção, referente ao item no estabelecimento. As opções disponíveis são:

  • Período Fixo: toda a quantidade necessária em um determinado período é produzida ou comprada de uma só vez.

  • Lote Econômico: as necessidades de compra ou produção são geradas em quantidades correspondentes a um lote econômico definido em função do consumo ou do preço do item.

  • Ordem: para cada pedido de cliente ou para cada reserva é gerada uma Ordem. Este conceito é utilizado por empresas cuja produção é por encomenda, havendo a necessidade de acompanhar a produção por intermédio do pedido de venda.

  • Nível Superior: para item que possuem este tipo de política o sistema gera uma Ordem de produção para cada pedido de cliente, porém observando o saldo disponível de itens. Se houver saldo suficiente, os pedidos são atendidos até zerar o saldo disponível no estoque. Quando não houver saldo suficiente são geradas Ordens de Compra para ressuprimento.

  • Configurado: o item de um produto configurado é gerado à partir de uma estrutura de modelos definida no módulo Configurador de Produtos(ver detalhes no Manual de Referência Configurador de Produtos – Processo Estrutura de Modelos- Função Montagem das Estruturas). Sua utilização é mais característica para empresas que produzem sob encomenda, ou fabricação de produtos com grande variedade de opções.

  • Composto: semelhante ao produto configurado, utilizado para a formação de Kits.

Prior. Aprov.

Selecionar a prioridade de aprovação da ordem de compra para os itens da família. As opções disponíveis são:

  • Muito Alta.

  • Alta.

  • Média.

  • Baixa.

Situação

Selecionar a situação dos itens da família no estabelecimento. As opções possíveis são:

  • Ativo: informa que o item não está obsoleto;

  • Obsoleto Ordem Automática: informa que o item está parcialmente obsoleto (não são mais emitidas ordens automáticas de compra e de produção);

  • Obsoleto Todas as Ordens: informa que, além de parcialmente obsoleto, não é mais emitida nenhuma ordem, seja automática ou manual; porém, o material pode ser consumido normalmente;

  • Obsoleto Total: informa que o item é totalmente obsoleto (não é mais permitidas a emissão de qualquer tipo de requisição, nem a criação de ordens e movimentações no estoque).

Nota:

Mesmo sendo declarado como obsoleto, total ou parcialmente, o item pode voltar à situação de ativo. Esta característica permite a execução do controle manual de determinado item, quando necessário. Ele pode, posteriormente, retornar ao controle automático.
Pode-se evitar a utilização do item na produção, informando, nos parâmetros do item, no módulo de Planejamento, que o mesmo é obsoleto.
Necessitando-se reutilizar o item, deve-se modificá-lo para ativo, para que ele não sofra nenhum procedimento até a liberação.

Variação Permitida

Inserir a variação permitida para os itens da família. Essa informação é utilizada para aprovação das solicitações de compra dos itens da família.

Unidade de Negócio

Inserir o código da unidade de negócio associada à família de materiais selecionada. Sua descrição é apresentada automaticamente.

Importante:

A Unidade de Negócio pode ser definida como uma subdivisão da empresa por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado, etc. Não é uma unidade independente, embora ela possa gerenciar as transações e os resultados financeiros apresentados no balanço e demonstrativos da empresa na medida em que eles se preocupam com as áreas de negócio. O conceito de unidade de negócio permite extrair resultados a partir de uma análise de lucratividade segmentada.

Lote Econômico

Inserir o lote econômico (LE) dos itens da família, o qual representa a quantidade ideal que a empresa deve comprar ou produzir.

Regra de Negócio:


K = Demanda / Nro. Ordens

Demanda = Somatória das raízes quadradas do valor consumo previsto do item

Nro.Ordens = informação obtida dos parâmetros do estoque, se não houver valor, então soma-se para cada item da curva ABC os seguintes valores:

Para itens de classe A, soma-se 1;

Para itens de classe B, soma-se 0,5;

para itens de classe C, soma-se 0,3.

Consumo Período = (quantidade de saídas nas contas de consumo no período  - quantidades de entradas nas contas de consumo do período) * fator de ponderação do período.

Fator de Ponderação Total = soma dos fatores de ponderação implantados para a família do item.

Nota:

Nos Parâmetros do Estoque – CE0101 é informado o número de dias máximo e mínimo que o item pode permanecer no estoque para cada classe A,B e C dos itens. Com base nisso é calculado: 
Nro. Dias do item = (30 * lote econômico / consumo previsto)

Observação:
Se o número de dias for menor ou maior que o parametrizado então: 
se o número de dias for menor que o parametrizado para a classe do item então o lote econômico é ajustado para: 
LE = Consumo Previsto * Nro. Dias mínimo para classe / 30 
se o número de dias for maior que o parametrizado para a classe do item então o lote econômico é ajustado para: 
LE = Consumo Previsto * Nro. Dias máximo para classe / 30.

Lote Mínimo

Inserir a quantidade mínima de itens da família a partir da qual o sistema calcula as necessidades para as ordens de compra e produção.

Lote Múltiplo

Inserir a quantidade de itens da família a partir da qual o programa calcula uma ordem múltipla de compra ou de produção. O lote múltiplo é utilizado nos casos em que os materiais comprados são fornecidos somente em quantidades preestabelecidas pelo fornecedor, sendo aplicado o conceito de lote múltiplo.

Ressupr CQ

Inserir o prazo em dias corridos necessários para o setor de controle de qualidade libere os materiais para o estoque, a contar da data do recebimento para fins de inspeção.

Ressupr CQ Fabric

Inserir o tempo em dias úteis decorridos entre a data de término da ordem de produção e a de aprovação dos itens da família pelo setor de controle de qualidade.

Ressupr Fornec

Inserir o prazo médio em dias corridos necessários para que o fornecedor efetue a entrega dos materiais programados, a contar da data do pedido, até a data do efetivo recebimento na empresa.

Ressupr Compras

Inserir o prazo em dias corridos necessários a que o departamento de compras efetive o ressuprimento dos itens da família. O tempo necessário é contado a partir da data que ocasionou o ressuprimento, até a liberação do pedido para o fornecedor.

Ressupr Fabric

Inserir o prazo mínimo em dias úteis do ressuprimento de fabricação para os itens da família.

Manutenção Famílias x Estab Materiais – Pasta Geral

Objetivo da tela:

 Permite definir os parâmetros de exportação das informações para os itens da família alterada.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Exporta com Confirmação

Quando selecionado, será exibida a janela Exportação com Confirmação (CD0136B), na qual são apresentados os itens da família que receberão as alterações efetuadas, permitindo definir os itens que não serão atualizados.

Exporta apenas os campos alterados?

Quando selecionado, indica que somente os dados que sofreram alterações serão exportados.

Nota:

Esse campo será habilitado somente quando o programa Exportação Dados Família x Estab for acionada pela confirmação de uma alteração nos dados da Família x Estabelecimento Faturamento.

Exporta conforme conteúdo anterior

Quando selecionado, indica que somente serão exportados os dados para os itens da família que possuírem valor igual ao anterior no campo alterado.

Exemplo:
Se for alterado o campo Depósito de “Exp” para “Alm”, somente os itens da família que possuírem esse campo com o conteúdo igual a Exp serão alterados para Alm.

Exportação com Confirmação

Objetivo da tela:

Permite selecionar para quais itens da família a alteração executada não deverá ser exportada.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Não Copiar

Com o acionamento deste botão sobre um dos itens, o mesmo será excluído da lista de exportação. Sendo assim, a alteração efetuada não será exportada para o mesmo.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Família

Exibe o código e a descrição da família de faturamento a ser exportada.

Estabelec

Exibe o código e a descrição do estabelecimento vinculado à família que será exportada.

Item

Exibe o código do item pertencente à família e que será exportado.

Descrição

Exibe a descrição do item pertencente à família e que será exportado.

Diferenças

Exibe as diferenças estabelecidas no relacionamento família x estabelecimento faturamento que serão exportadas.