Central de Compras (Multiplanta)
Permite efetuar as aquisições de materiais ou serviços de forma centralizada, negociando melhores condições de fornecimento. Além disto, permite acompanhar o consumo de materiais e serviços nos demais estabelecimentos da empresa.
A partir do EMS 2.02, o conceito de Central de Compras foi modificado. O Estabelecimento Central, definido na Função Manutenção dos Parâmetros de Compras (CC0104), passou a ter a função de centralizador das informações. Dessa forma, a mesma constitui uma base para consulta das informações. A planta que realiza a compra será o Estabelecimento Gestor, definido na ordem de compra.
Caso o processo de compra seja feito na própria planta origem, o campo Estabelecimento Gestor deve ficar em branco. A figura do comprador corporativo e o parâmetros Compras Centralizado na Base não serão utilizados a partir do EMS 2.02.
Estabelecimento Executor | Estabelecimento de origem da compra. |
Estabelecimento Gestor | Estabelecimento do responsável pela compra. |
Estabelecimento Central | Recebe todas as informações. O mesmo tem a finalidade de ser a base de consulta para todas as informações. |
Poderão ser integradas empresas diferentes numa central de compras, desde que não coincida a codificação dos seus estabelecimentos. A mesma é somente um controle interno, e não depende de legislação fiscal ou contábil.
O módulo do Multiplanta replica essas informações, portanto o processo de cotação passa a ser tratado pela central (planta destino).
Será apresentado como o módulo de compras se relaciona com o módulo Multiplanta.
Para a maioria do fluxo de compras existe uma transação com o Multiplanta.
Exemplo 1:
Ordem de Compra – MAT002
Emissão de Pedido – MAT006
Para cada transação do Multiplanta existe um destino.
Exemplo 2:
Cadastro de Fornecedor = os destinos são as Filiais.
Cadastro de ordem de compra, o destino é o Estabelecimento Gestor e o Estabelecimento Central.
Para que uma compra não seja enviada para a planta destino, o campo Estabelecimento Gestor, na ordem de compra, deve estar em branco.
Sequência Central Compras
Ao cadastrar a ordem de compra (CC0301) na filial (planta origem), informando um estabelecimento gestor, será gerada uma transação no Multiplanta (MAT002), assim como para o Estabelecimento Central definido nosParâmetros de Compras (CC0104). Não será possível modificar a ordem de compra na planta origem.
Essa transação gerada será encaminhada para a planta destino, sendo possível utilizar o processo de envio RPW* (Remote Procedure Wait), conforme programado, ou utilizar o programa de envio manual de mensagem no Multiplanta.
No Estabelecimento Gestor a ordem de compra seguirá o fluxo normal da área de compras (ordem compra, cotação e pedido).
Na emissão do pedido será criada uma transação MAT006. A mesma terá como destino o Estabelecimento de entrega (normalmente a planta origem), desde que tenha sido informado o campo Estabelecimento Gestor no pedido (que é o mesmo estabelecimento gestor informado na ordem de compra).
Após o envio, seguirá a mesma lógica da ordem de compra, podendo ser enviado via RPW ou via manual pelo Multiplanta. Dessa forma, a empresa tem replicado o pedido, na planta destino que originou o pedido, assim como na planta origem que originou a ordem de compra.
Na efetivação da transação MAT006 serão replicados, pelo Multiplanta, todos os dados do pacote de compras: dados da ordem de compra, parcela, cotação e pedido.
Após o recebimento dos itens, pela planta origem (estabelecimento ordem de compra), será gerado um processo MAT038, para que possa ser baixado o pedido de compra que se encontra no Estabelecimento Gestor e no Estabelecimento Central.
Se durante o processo, na cotação pela planta destino (gestor), por exemplo, o item não estiver relacionado a um fornecedor (relação Item x Fornecedor), será criada a transação MAT001, a qual será enviada para a planta origem antes da transação MAT006.
Essa transação dar-se-á tanto da planta origem para a destino, quanto da destino para a origem.
O Processo Central de Compras atua hoje como um facilitador de compras, dando oportunidade de negociar melhores preços e condições de pagamento para maiores quantidades, unificando assim as compras.
Integração da Ordem de Compras
A transação criada é MAT002.
Para cada ordem de compra é gerada uma mensagem.
Na mensagem constam todos os dados da ordem de compra.
A ordem de compra pode ter sido originada por intermédio da programação do estoque, programação do planejamento ou cadastrada diretamente em compras;
Ao informar um Estabelecimento Gestor na ordem de compra, cujo estabelecimento relacionado no Multiplanta seja remoto, não será possível alterar a ordem de compra na planta origem.
Integração do Pedido
Após o recebimento das ordens de compras das unidades, o Estabelecimento Gestor deverá efetuar o processo de cotações das ordens e depois cadastrar o pedido de compra. As mensagens de envio serão geradas após a impressão do pedido (CC0305) e/ou alteração de pedido (CC0300), mediante o seguinte requisito:
Estabelecimento de entrega do pedido de compra deve estar relacionado a uma planta cadastrada. Dessa forma, no Cadastro de Empresas e Estabelecimentos da Planta (MP0108), deverá estar cadastrado o relacionamento referente à entrega do pedido de compra.
Por intermédio da indicação do estabelecimento de entrega, na ordem de compra, é definido para qual planta será enviado o pedido. Logo, a definição constante na lista de destino da transação não será considerada.
O Estabelecimento Gestor deve estar informado no pedido.
Mesmo que a função Relatório Emissão de Pedidos (CC0305) gere pedidos e que a função CC0308 realize a manutenção dos pedidos, a mensagem de envio sempre fará referência à transação MAT006.
Sempre que um pedido for alterado na central, todo conjunto de ordem de compra, pedidos e parcelas serão transmitidos ao estabelecimento de entrega, sobrepondo-se ao conjunto anterior.
Para cada pedido será gerada uma mensagem.
Na mensagem, constarão todos os dados do pedido.
No momento da efetivação na planta destino, serão efetuadas as consistências e verificações de erros possíveis que devem ser corrigidos na central, por intermédio da opção modifica.
Antes de efetuar qualquer alteração do pedido de compra na central, deve ser observado se não existe nenhuma parcela desse sendo recebida ou pendente para enviar à unidade, pois se ocorrer essa situação, o pedido pode estar recebendo uma baixa de parcela da situação anterior. O mesmo ocorre na unidade que pode estar recebendo uma atualização do pedido de compra recebido anteriormente.
Caso o estabelecimento de entrega cadastre pedidos particulares, pode haver duplicidade de numeração. Sendo assim, deve-se definir uma faixa de numeração para os pedidos provenientes da central e outra faixa para os pedidos da planta de entrega.
Integração Recebimento
O objetivo dessa integração é atualizar o pedido de compras no Estabelecimento Gestor, com os dados do recebimento da mercadoria no Estabelecimento de Entrega (executor).
Para cada pedido é gerada uma mensagem.
A integração só ocorre para recebimento de pedidos cujo Estabelecimento Gestor está informado.
A transação criada é MAT038.
As inconsistências serão geradas no banco de dados origem do Multiplanta. No banco de dados do EMS serão atualizadas as ordens de compras OK.
Caso a nota fiscal, no Estabelecimento de Entrega, for desatualizada, será enviada para central de compras uma mensagem contendo as parcelas com o novo saldo. Na implantação do Multiplanta deve ser definido o tipo de transação, que nesse caso é a MAT038
A mensagem de replicação será gerada no momento do recebimento do material pela unidade, onde é atualizada a ordem local. A atualização da ordem, na central de compras, somente é realizada após o envio da mensagem criada na unidade, pela transação MAT038.
Se a nota de entrada for desatualizada na unidade, as parcelas da ordem de compra serão reabertas e essa nova situação será replicada para o Estabelecimento Gestor.
Estabelecimento de Entrega das parcelas deve estar relacionado a uma máquina cadastrada. Dessa forma, no Cadastro de Empresas e Estabelecimentos da máquina (MP0108), deve estar cadastrado o relacionamento referente à entrega das baixas das parcelas (esse relacionamento é realizado por intermédio do código do cadastro de estabelecimento).
O Estabelecimento Central (definido nos Parâmetros de Compra) receberá as transações acima mencionadas, sendo assim, uma planta para consulta de todas compras efetuadas. Portanto, esse estabelecimento também deverá estar relacionado aos LOGs Multiplantas mencionados acima.
Não será mais utilizado o conceito de Lista de Destino a partir da release 2.02. Sempre será considerado o relacionamento Empresa x Estabelecimento x Planta. A partir desse relacionamento, será verificado se o estabelecimento pertence a uma planta remota ou não.
Não é obrigatório o cadastro da ordem em uma planta origem. A ordem poderá ser cadastrada em qualquer estabelecimento (Gestor, Executor ou Central). A mesma será replicada para os estabelecimentos que forem remotos. Ex.: Pode ser cadastrada uma ordem no Estabelecimento Gestor, e recebê-la no Estabelcimento Executor.
Dúvidas Mais Frequentes
- Por que a ordem de compra não foi enviada ao Estabelecimento Gestor?
R: Verificado se o Estabelecimento Gestor foi informado na ordem de compra, e se essa planta está relacionada aos LOGs MAT002, MAT006 e MAT038, conforme descrito acima. - Por que não é possível alterar a ordem de compra na Planta Origem ?
R: Uma vez informado um Estabelecimento Gestor na ordem de compra, sendo que o mesmo é uma planta remota (definido no Multiplanta), qualquer alteração da ordem de compra deverá ser efetuada no Estabelecimento Gestor. - Por que o pedido não gera LOG Multiplanta ?
R: Deve ser informado, no pedido, o Estabelecimento de Entrega e o Estabelecimento Gestor (no caso é o próprio estabelecimento no qual está sendo digitado o pedido).