Árvore de páginas

Geração de Movimentos de Equalização

No momento do fechamento das planilhas Vendor, são calculados os valores de equalização (entre as taxas negociadas com o banco e o cliente) e o valor do IOF, que poderá ser pago pela empresa ou pelo cliente, de acordo com a parametrização do sistema (no segundo caso - pago pelo cliente - o valor será acrescido às parcelas Vendor que o cliente pagará).

Para o IOF, se for pago pela empresa, será gerado um registro de movimento associado a cada parcela Vendor gerada, para que seja efetuada a contabilização do seu valor na data de fechamento da planilha. Se for pago pelo cliente, será gerado um movimento para cada parcela Vendor, sem efeito contábil, apenas para demonstrar o valor de IOF que está sendo pago pelo cliente (pois ele já está incluído no valor da parcela).

A equalização poderá ser positiva (a empresa receberá do banco esse valor) ou negativa (a empresa deverá pagar ao banco), dependendo das taxas negociadas. O acerto da equalização poderá ser feito na data do fechamento da planilha Vendor ou no vencimento de cada parcela Vendor, quando será recebido/pago o valor correspondente à equalização. O momento em que ocorre a equalização (fechamento ou vencimento) também é parametrizado no sistema.

Caso seja parametrizado para "Vencimento", apesar dos valores da equalização já terem sido calculados no momento do fechamento da planilha, somente serão contabilizados nos vencimentos de cada parcela Vendor. Como o período contábil referente ao mês/ano do vencimento da parcela Vendor poderá estar fechado no momento da efetivação da planilha, o sistema guarda essas informações para uma geração posterior.

Dessa forma, a terceira função do Fechamento Mensal Vendor é gerar os movimentos de receita/despesa de equalização e de despesa de IOF, que estavam pendentes de atualização, para as parcelas Vendor com vencimento no mês/ano informado no campo "Período de Correção".