Objetivo
O módulo Folha Agrícola tem por objetivo coletar informações dos Tarefeiros nas Unidades Agrárias da organização, a partir de coletores de dados configuráveis, permitindo assim a importação e valorização diária das tarefas, bem como o controle dos Transportadores e Fiscais que auxiliam neste processo.
O módulo Folha Agrícola faz parte do sistema Administração de Pessoal do aplicativo Recursos Humanos do DATASUL-EMS Framework.
Características
As principais características do módulo são:
Controle de remuneração por atividade (deslocamento, plantio, colheita, entre outros);
Possibilita a definição de vários padrões diferenciados para lançamento de tarefas (em horas, valores ou quantidade);
Permite a inserção de valores para cada tarefa, horas e quantidades no momento do apontamento;
Possibilita utilizar qualquer coletor móvel de dados;
Informações advindas dos coletores móveis de dados (o sistema permite a montagem dos layouts de informação como horas, valor das tarefas, quantidades);
Utiliza coletor para apurar a produção dos Tarefeiros.
Permite ainda o pagamento de horas conforme tipo de dia e sindicato (extras e noturnas).
Cadastramento das Propriedades, dos Tipos de Produtos, Safras e Serviços com respectivos preços diários.
Calcula valores para Transportador Rural com o registro das linhas e viagens efetuadas.
Valorização diária das tarefas dos Trabalhadores.
Determinação das Regras de Cálculo como horas extras, percursos, DSR, adicionais.
Efetua rateio contábil por Unidade Agrícola, permitindo uma distribuição mais eficaz dos custos.
Exportação de Dados para o Coletor de Dados conforme layout pré-definido
Controle dos funcionários por Fiscal.
Cálculo e Controle dos Tarefeiros independente com integração total dos valores na folha de pagamento.
Integração total com a Folha de Pagamento Normal e Rescisões.
Visão Geral
Este módulo tem como objetivo atender as necessidades relativas ao Controle e Cálculo dos Tarefeiros contratados, bem como dos Transportadores e Fiscais que executam suas atividades dentro da organização. Diante disto, são efetuadas diversas parametrizações no sistema que visam este controle. Estes cadastramentos visam alimentar o sistema e determinar toda a parametrização necessária para que as regras de cálculo definidas pela organização sejam realizadas corretamente.
Nestes cadastramentos, destacam-se os cadastros de Propriedades, dos Tipos de Produtos, as Safras e os Serviços desenvolvidos em cada Propriedade. Tendo como base estes cadastros, pode-se efetuar o lançamento dos movimentos para os tarefeiros que executaram as atividades, onde posteriormente estes Serviços serão calculados e valorizados no sistema, respeitando todas as regras definidas em cada função.
O sistema dispõe de Recursos como a integração com o Coletor de Dados (se a empresa possuir), que auxilia na apuração das atividades envolvidas bem como no controle dos tarefeiros que executaram as atividades, com suas devidas horas, quantidades e valores. Isto agiliza o processo, pois podem ser definidos Layouts diferentes para cada tipo de serviço a ser realizado pelos tarefeiros. Assim, pode-se exportar e importar informações não havendo a necessidade de digitação das atividades relacionadas. Como consequência, as tarefas realizadas podem ser valorizadas diariamente no sistema, conforme a importação destes movimentos. Após a Importação e cálculo dos serviços executados, o sistema permite a Integração dessas informações com o Módulo de Folha de Pagamento, valorizando os serviços e efetuando todo o cálculo de Proventos e Descontos dos Tarefeiros. Estas informações também estarão disponíveis para os outros módulos do Datasul-HR, como o módulo de Férias e Rescisões, Benefícios, entre outros.
Todos os serviços executados nas Propriedades ou Unidades Agrárias podem ser valorizados de acordo com as regras definidas pela organização. Isto facilita também uma visualização ainda melhor dos custos envolvidos em cada Unidade.
Os Transportadores, que são pessoas que efetuam o transporte dos funcionários entre as Unidades Agrárias também possuem o tratamento no sistema. Pode-se efetuar o cálculo de todas as viagens realizadas para que posteriormente seja efetuado o correto pagamento por estes serviços prestados.
Com esta visão geral inicial, o Módulo de Folha Agrícola vem a auxiliar as organizações que possuem este ramo de negócio a efetuar o total controle de todas as atividades realizadas, a controlar seus custos e a identificar sua lucratividade em cada Unidade Agrária.
Diante deste contexto, o módulo de Folha Agrícola foi dividido nos seguintes processos como apresentado no fluxo a seguir:
O Processo de Introdução irá permitir que o usuário tenha uma visão geral do módulo, de suas principais características, e que ainda possa conhecer a sequência de implantação do Módulo. Esta sequência define a melhor forma de implantação, respeitando os cadastros que são pré-requisitos para cada função.
O Processo de Preparação das Informações apresenta os cadastros gerais que deverão ser realizados para a Implantação do Módulo de Folha Agrícola (cadastros de Outros Módulos), bem como todos os cadastros do módulo e suas respectivas funcionalidades. Este processo possui todas as funções que definem as regras de cálculo de todo o sistema. Diante disto, é de extrema importância a definição correta destes cadastros e de suas respectivas regras.
No Processo de Movimentação Diária, são efetuados todos os lançamentos referentes aos serviços realizados nas Unidades Agrárias da Organização. Desta forma, são apresentadas as funções de Movimento Agrícola, Preço das Tarefas, Proventos e Descontos dos Tarefeiros, Viagens do Transportador, Movimentos do Coletor (importação e exportação), Controle de Ponto, entre outros. É com base nestes movimentos que as atividades serão valorizadas.
No Processo de Cálculo Diário, são efetuados os cálculos relativos aos Movimentos lançados para os Tarefeiros conforme apresentado no parágrafo anterior. Assim, pode-se diariamente acompanhar a evolução das atividades realizadas e dos serviços prestados.
O Processo de Integração Folha de Pagamento visa transferir todos os movimentos valorizados neste módulo para o módulo de Folha de Pagamento. Neste módulo será efetuado o cálculo dos Proventos e Descontos dos Tarefeiros e de todos os encargos envolvidos (INSS, FGTS, IRF, GPS, entre outros).
Nos Processos de Consultas e Relatórios, pode-se consultar todas as informações cadastradas e movimentadas no sistema, bem como emitir relatórios para a Conferência de todos os lançamentos realizados.
Integração com Outros Módulos
Neste tópico é apresentado o Fluxo de Integração do módulo Folha Agrícola com os demais módulos do HCM.
A seguir é apresentada uma tabela para descrever com detalhes o fluxo de informações entre os módulos.
Módulo: | Informação: | Descrição: |
Folha de Pagamento | Informações cadastrais | O módulo Folha de Pagamento repassa para o Módulo Folha Agrícola todas as informações cadastrais prévias a serem utilizadas pelo módulo, como por exemplo Empresa, Estabelecimento, Plano de Lotação, Funcionários, entre outros cadastros. |
Folha de Pagamento | Movimento dos Tarefeiros | O módulo Folha Agrícola repassa para o módulo Folha de Pagamento a partir do Processo de Integração todos os movimentos de Horas e Valores dos Tarefeiros no período identificado. Estes movimentos podem alimentar tanto a Folha de Pagamento Normal quanto a de Adiantamento Salarial. |
Férias e Rescisões | Informações cadastrais e movimentos dos funcionários | O módulo Férias e rescisão recebe do módulo Folha de Pagamento todas as informações cadastrais dos funcionários bem como os movimentos relacionados a estes para o cálculo de Férias e Rescisões que podem acontecer no período. Estes cálculos utilizam os valores, horas e médias disponíveis no módulo Folha de Pagamento. |
Férias e Rescisões | Informações cálculos e movimentos de Férias e Rescisões | O módulo Férias e Rescisões envia para o Módulo Folha de Pagamento todos os cálculos realizados, tanto para Férias quanto para Rescisões ocorridas no período. Desta forma, o módulo Folha de Pagamento efetua todo o tratamento destas informações, realizando o cálculo dos Encargos (INSS, FGTS, IRF) bem como toda a contabilização dos valores gerados. |
Sequência de Implantação do Módulo
Neste tópico é apresentado o Fluxo de Sequência de Implantação do Módulo de Folha Agrícola com relação aos seus cadastros gerais. Este fluxo representa a forma sequencial em que as funções interagem, respeitando seus pré-requisitos para cadastramento e execução.
Diante dos cadastros prévios parametrizados, as movimentações e cálculos podem ser realizadas no sistema. Desta forma, o fluxo a seguir representa o processo de Movimentação e Cálculo e as suas respectivas funcionalidades.
Com esta demonstração gráfica, será possível ter uma noção dos principais programas que o módulo possui. Cabe salientar ainda que, os processos de Consultas e Relatórios também são importantes, ainda mais depois do cálculo Diários dos Tarefeiros realizado. Pode-se extrair várias informações que vão auxiliar e muito o dia-a-dia do usuário, tanto no acompanhamento das informações que estão sendo geradas quanto na análise e interpretação dos fatos acontecidos.